Sugestões Prémios GPS

Grandes Plásticos do Século - Local onde poderá encontrar as melhores caches nacionais

Moderadores: hulkman, prodrive

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #21 a domingo 28 set 2014, 10:49 

Re: Sugestão fórmulas Prémios

Kinder Escreveu:Como e que os açores estão fora da corrida?

Porque há um oceano de 1500 quilómetros entre eles e o distrito mais próximo. A quase totalidade dos votos obtidos pelas caches dos Açores foram dados por Geoccahers com caches encontradas em apenas um distrito: o deles. Ao valorizares os votos de quem encontrou caches em mais distritos, estás a desvalorizar os votos dos Açorianos que devido à sua insularidade têm enorme dificuldade em procurar caches em distritos "vizinhos". Fui suficientemente claro?
Kinder Escreveu:E qual é o receio deste método?

Eu não tenho receio desse método nem de qualquer outro proposto desde que seja melhor do que o existente, e este é manifestamente pior e cria mais desequilíbrios que o actual. Apenas isso.
Kinder Escreveu:O que é certo é que será sempre uma cache fácil e com 400 votos a melhor nacional.

Não te passa sequer pela cabeça que a generalidade dos Geocachers que votam, possam ter gostos diferentes dos teus e prefiram caches fáceis e descomplicadas? Porque é que achas que a melhor cache terá que ser difícil e complicada? Só porque tu queres que seja assim?
Kinder Escreveu:É por isso que eu depois de selecionar as caches nomeadas ainda escolho as caches porque no meu entender as melhores caches são muito desvalorizadas nesse ranking.

E fazes muitíssimo bem :)
Outros utilizarão outros métodos mais adequados às suas necessidades e aos seus gostos. Precisas de te desprender dessa ideia que o Mundo gravita todo à tua volta e que os teus gostos sejam o standard da generalidade dos Geocachers, ainda que o sejam para muitos e ainda que eu me inclua nesse grupo :)
Kinder Escreveu:Eu deixei a sugestão acho que vou terminar por aqui o debate dei o ponto de vista e basta isso cabe à organização pensar na situação e pensar na solução que querem e acho que já deu para perceber qual o vosso rumo 8-)

Não sinto que os Prémios GPS precisem de uma "solução". Seja qual for o modelo implementado haverá sempre gente satisfeita e insatisfeita. Quanto mais complexarmos o modelo mais dificuldade as pessoas terão em o entender e mais se afastarão dele.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 29 abr 2010, 22:50

Mensagem Post: #22 a domingo 28 set 2014, 12:53 

prodrive Escreveu:
Team Marretas Escreveu:O actual critério de atribuir a maior bolsa de votos possíveis apenas a quem encontra 40 nomeadas, o que implica que pelo menos encontre fora do seu distrito habitual (mesmo que encontre todas as do seu distrito)... E atribuir diferente peso a quem encontre em mais distritos, o que achas Gustavo? Em vez de vencedoras distritais, atribuir peso a quem tenha encontrado nomeadas em mais distritos? Sempre terá uma perspectiva mais global (ou não...!) :)!

Apenas uma ideia que me surgiu a partir da sugestão do Kinder...

Acho que estás a criar desequilíbrios ainda mais acentuados que vão invariavelmente beneficiar os distritos mais litorais e com maior número de vizinhos. Estás a sufocar os distritos mais isolados e a aniquilar os Açores e a Madeira...

Certo... Não tinha ponderado a questão da insularidade...

Depois deste pequeno exercicio, em que fiquei a pensar um pouco, depois da sugestão do Konder, percebo-te quando dizes que é difícil melhorar ainda mais o processo, salvaguardando a justiça para todos...

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 29 abr 2010, 22:50

Mensagem Post: #23 a domingo 28 set 2014, 12:57 

prodrive Escreveu:

Não vale a pena estar a tentar arranjar fórmulas para ganharem as caches que vocês gostariam que ganhassem. Invariavelmente vão ganhar sempre as caches que a generalidade dos Geocachers consideram serem as melhores :)

Pelo menos no meu caso não se trata de estar a arranjar fórmulas para ganharem as caches que eu gostaria que ganhassem, mas sim uma tentativa de reflexão de ver se é possível melhorar ainda mais o que já está bom e de que forma...

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #24 a domingo 28 set 2014, 14:42 

Eu por mim, e propondo algo do género que acho que o Joom propôs, acho que se podia pensar em, sem colocar em causa ou alterar o que quer que seja na votação final, arranjar um periodo em que, pelo menos, se pudesse votar/propor a votação qualquer uma das caches que se tivesse encontrado.

Dois motivos:
1 - resolveria sem dúvida o problema das cotas, sendo que iriam entrar naqueles distritos que não têm caches "boas" o suficiente para entrar à cabeça, aquelas que os geocachers, PM + BM, achassem melhores. Pode-se dar o caso de uma excelente cache ter 20 visitas de BM e uma de PM e só ter, claro, um favorito.
2 - ajudaria e muito a dissipar a sensação de WHAT?!?! quando vemos caches porreiras a serem preteridas em relação a outras inferiores (na opinião pessoal de cada um claro).

Isto tudo porque este ano, primeiro ano em que encontrei as 40 necessárias para a votação total, encontrei algumas (10? 15? Mais?) que não estariam a votação se fosse por mim.

Podia (hehehehe) acrescentar-se, por exemplo, 3 caches por distrito, que entrariam a votação por "vontade do Público", e que seriam apresentadas como tal aquando da divulgação das nomeadas.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: quinta 25 mar 2010, 05:07

Mensagem Post: #25 a domingo 28 set 2014, 15:57 

E nao achas que vai acontecer o caso de serem propostas caches dos amigos sem qualquer qualidade só para poderem dizer que são nomeadas? Como validar essa nomeação?
Quem é que pode nomear caches só porque sim?
Life would be so much easier if we just had the source code.
Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Mensagem Post: #26 a domingo 28 set 2014, 16:06 

1 - Isso já pode acontecer agora. Só que agora só os "espertos" é que o fazem/farão... não me passaria pela cabeça fazer tal coisa.
2 - São nomeadas... e então? :) Tenho algumas nomeadas... uma delas até quase ficou em última das 300 e tal deste ano. :D não me cresceu um palmo.
3 - Se acontecer tal coisa, há hipotese de uma cache dessas ganhar alguma coisa? Sim, Não?
4 - Por outro lado, qual é a hipotese de se chamar a atenção para uma mão cheia de excelentes caches, ao mesmo tempo que te sentes satisfeito com isso, por teres sido tu a fazer tal coisa?

Seja como fôr, tem/tinha de ser pensado, claro, mas apenas se se abrir uma porta para a coisa, claro.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #27 a domingo 28 set 2014, 16:18 

RuiJSDuarte Escreveu:1 - Isso já pode acontecer agora. Só que agora só os "espertos" é que o fazem/farão... não me passaria pela cabeça fazer tal coisa.
2 - São nomeadas... e então? :) Tenho algumas nomeadas... uma delas até quase ficou em última das 300 e tal deste ano. :D não me cresceu um palmo.
3 - Se acontecer tal coisa, há hipotese de uma cache dessas ganhar alguma coisa? Sim, Não?
4 - Por outro lado, qual é a hipotese de se chamar a atenção para uma mão cheia de excelentes caches, ao mesmo tempo que te sentes satisfeito com isso, por teres sido tu a fazer tal coisa?

Seja como fôr, tem/tinha de ser pensado, claro, mas apenas se se abrir uma porta para a coisa, claro.

Poder-se-ia limitar as propostas a caches com menos de x número de founds premium (ex: <5)...
Isto poderia ser associado a um prémio associado a caches com poucas visitas (eremitas :)).
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #28 a domingo 28 set 2014, 17:43 

RuiJSDuarte Escreveu:Eu por mim, e propondo algo do género que acho que o Joom propôs, acho que se podia pensar em, sem colocar em causa ou alterar o que quer que seja na votação final, arranjar um periodo em que, pelo menos, se pudesse votar/propor a votação qualquer uma das caches que se tivesse encontrado.

Sempre que nos fazem uma proposta bem intencionada, a minha primeira reacção é pensar no lado perverso da coisa...
Neste momento estou a ver centenas de caches da tanga propostas só porque se estaria a abrir a possibilidade a que caches da tanga fossem propostas...
RuiJSDuarte Escreveu:Dois motivos:
1 - resolveria sem dúvida o problema das cotas, sendo que iriam entrar naqueles distritos que não têm caches "boas" o suficiente para entrar à cabeça, aquelas que os geocachers, PM + BM, achassem melhores. Pode-se dar o caso de uma excelente cache ter 20 visitas de BM e uma de PM e só ter, claro, um favorito.
2 - ajudaria e muito a dissipar a sensação de WHAT?!?! quando vemos caches porreiras a serem preteridas em relação a outras inferiores (na opinião pessoal de cada um claro).

Quantas caches efectivamente boas (embora sem massa crítica) ficam de fora anualmente das Nomeadas? Meia dúzia, uma dúzia? Vale a pena inquinar a lista de Nomeadas com centenas de caches da tanga só para se garantir que essas caches (sem quaisquer hipóteses nas votações façam parte da lista de Nomeadas?

Isto tudo porque este ano, primeiro ano em que encontrei as 40 necessárias para a votação total, encontrei algumas (10? 15? Mais?) que não estariam a votação se fosse por mim.

Podia (hehehehe) acrescentar-se, por exemplo, 3 caches por distrito, que entrariam a votação por "vontade do Público", e que seriam apresentadas como tal aquando da divulgação das nomeadas.[/quote]

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Mensagem Post: #29 a domingo 28 set 2014, 17:52 

Bem, é como tudo... primeiro sujeri 3 caches por distrito, logo não seriam centenas.

Isto porque se das 40, 15 ou 20 forem "más", teoricamente metade das 300 e tal são iguais. :P

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #30 a domingo 28 set 2014, 17:55 

Com limitação a 3 por distrito, consigo ver 60 caches sem qualquer mérito a serem acrescentadas a uma lista de menos de 400.
AnteriorPróximo

Voltar para PRÉMIOS GPS

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante