Pediram-me para arquivar a minha cache!!!

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #31 a quarta 10 set 2014, 00:35 

Re: Pediram-me para arquivar a minha cache!!!

Haja paciência. Esta falsa moralidade vindo dum grupo que promove a divulgação de locais abandonados não me merece mais que um condescente encolher de ombros...
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #32 a quarta 10 set 2014, 00:49 

Quando vi o assunto que abriu este tópico fiquei apreensivo e preocupado...
depois cliquei no link e vi de onde vinha o comentário e prontos ficou tudo explicado, mais do mesmo, vindo do mesmo... [:D] [:D] [:D]
provavelmente seriam os mesmos que perseguiam as caches dele em locais abandonados... [:o)]
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #33 a quarta 10 set 2014, 00:55 

IDILIO49 Escreveu:Quando vi o assunto que abriu este tópico fiquei apreensivo e preocupado...
depois cliquei no link e vi de onde vinha o comentário e prontos ficou tudo explicado, mais do mesmo, vindo do mesmo... [:D] [:D] [:D]
provavelmente seriam os mesmos que perseguiam as caches dele em locais abandonados... [:o)]

Não conheço o grupo nem sequer sei quem administra mas a atitude parece-me simplesmente... parva.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Large
Large

Registado: terça 18 fev 2014, 02:13

Mensagem Post: #34 a quarta 10 set 2014, 01:59 

ArqueoLobo Escreveu:A minha opinião é simples, qualquer cache deve ser arquivada se se verificar que está a causar impactos negativos no meio envolvente, seja esse meio uma construção humana ou um meio natural.
Dito isto és tu que tens de avaliar com justiça o que se passa, ou seja se achas que é a tua cache que está a prejudicar o local, ou sequer se o local está de alguma forma a ser destruido...

Acho que diz tudo, no fundo é uma questão de bom senso.
ENVIADO DA ERICEIRA POR CTT EXPRESSO

A CASA DOS DOIS SANTOS | 101 DÁLMATAS | LULLABY | THE ESSENCE OF KONTRABAND

Regular
Regular

Registado: quinta 03 abr 2014, 13:41

Mensagem Post: #35 a quarta 10 set 2014, 04:27 

Não é por alguém descobrir uma coisa que só eu é uns amigos de conheciamos que vou achar que é devido a quem conhece.
Já me aconteceu com ideias para containers e nao foi por causa disso que ficámos a pensar que outros não teriam inteligência e destresa para fazer o mesmo.
Se pensarmos as coisas que descobriamos quando putos então pode se aplicar que até às crianças está acessível.
Pensamos que não são as urbex que até estão perdidas no meio das quase 30000 caches que são p motor de busca de gente que por vezes não sabe diferenciar um fio de Electricidade de um cabo de aço

Micro
Micro

Registado: terça 28 dez 2010, 13:33

Mensagem Post: #36 a quarta 10 set 2014, 10:47 

ArqueoLobo Escreveu:Um dos administradores do grupo lugares abandonados no FB acabou de fazer a sua declaração.
Pelos vistos concluíram que os culpados pela divulgação de localizações e consequente vandalização dos locais são a SIC, o site Ruin'Arte e o geocaching....
Também parece que esses locais eram calmos e agora com a mediatização são mais frequentados perturbando o silêncio dos dinossauros do urbex que vêm assim ameaçado o seu couto pessoal.

Deixo aqui o texto integral.

Boa tarde amigos.
Programas como os ’Abandonados’ da SIC e projectos como o mediático Ruin’Arte parecem ter reforçado definitivamente uma tendência para a exploração de locais desprezados ou ao abandono. Os sites de geocaching, actividade pela qual tenho o maior respeito, também tem contribuído para a ampla divulgação de alguns desses cenários.

Como resultado disso, alguns dos locais, que eram autênticos santuários, não só para fotógrafos, mas também para pessoas que gostam, pelos mais variados motivos, de desfrutar em silêncio desses ambientes, passaram a ser visitados com maior frequência.

Esta página pretendeu sempre ser apenas um ‘local’ onde, quem tem este gosto, possa juntar-se e apreciar registos desses lugares; nunca, nem por um só momento, pretendeu ser uma base de dados ou um local onde se possam elencar esses espaços para conhecimento universal e, efectivamente, nunca foi.

Não obstante as regras sejam claras quanto à proibição de divulgar as localizações, surgem, com demasiada regularidade, debates recorrentes pedindo a divulgação generalizada dos locais registados. Esse debate é um logro, uma falácia!

Já esclareci muitas vezes que que não me oponho à divulgação pública de algumas coisas, mas há locais que, a serem divulgados, seriam certamente pilhados e vandalizados logo após as publicações - invariavelmente quando têm 'coisa interessantes' ou recheio... O hotel paralelo à IC19, perto de Lisboa, constitui-se num perfeito exemplo disso - passou de um hotel completo a um mero bloco de paredes nuas, vandalizadas e grafitadas.

Embora tenha a noção de que não me compete e que não conseguirei, por muito que tente, preservar todos os locais, quero uma vez mais deixar bem claro que aqui, sob a responsabilidade dos administradores, não serão publicadas quaisquer localizações. As publicações desse tipo que forem detetadas serão eliminadas e os utilizadores avisados ou banidos. Não se devem publicitar locais que estão mais desprotegidos! Possivelmente, dezenas de pessoas passam por eles diariamente sem sequer pensarem em lá entrar, até que um dia descobrem que lá há mobílias, livros, brinquedos e ferramentas.

Há quem ache mais importante fazer as reportagens e alertar a população para o património abandonado do que preservar os locais para fotografia; há quem não acredite na teoria de que, ao publicitar os locais, está a contribuir decisivamente para a sua destruição. Mas a verdade é que, se andam por aí em explorações, certamente que já testemunharam actos de vandalismo – quantos de vós conhecem locais que passaram de praticamente intactos a verdadeiros caixotes do lixo? Uma maneira de proteger é não publicar fotos que possam levar à identificação de alguns locais mais sensíveis.

Embora estatisticamente os responsáveis pelos actos de vandalismo sejam pessoas da área circundante, as expectativas para a exploração de um local são quase inseparáveis das possibilidades da sua depredação.

Volto a pedir que não percam a noção do racional e do razoável e que mantenham a dignidade nas argumentações, não abusem dos argumentos logicamente inconsistentes e não usem termos ofensivos, ataques pessoais, injúrias, etc.

Algumas pessoas já me conhecem, outras já me conheciam e outras ainda vão-me conhecendo; de qualquer modo, se quiserem discutir este e outros assuntos mais aprofundadamente, estou e sempre estarei disponível - seja por aqui ou particularmente, sempre com prazer.

Abraço a cada um.

Parece que já vai muito mais alem do titulo deste post...
A cache vai continuar ali! Por mim ficamos por aqui!
É Vergonhoso falarem de geocaching e esquecerem-se do que fazem!
Obrigado a todos!

Micro
Micro

Registado: terça 28 dez 2010, 13:33

Mensagem Post: #37 a quarta 10 set 2014, 10:53 

Acabei de enviar esta mensagem a um dos administradores do grupo, o geocacher ou antigo geocacher que me contactou:
Olá bom dia ****,
li a declaração que alguém postou no grupo Lugares abandonados... só entre nós ****: se um qualquer utilizador do Facebook vir uma das fotos que vocês partilham e enviar uma mensagem a quem a partilhou, qual a probabilidade de quem a partilhou responder com o local exacto de onde as fotos foram tiradas? Quem voltou ao Bairro de São Gabriel voltou também pelo geocaching?
Há pessoas e pessoas e acho que ontem nos entendemos.
Por aqui me fico
Um Abraço!

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 22:11

Mensagem Post: #38 a quarta 10 set 2014, 15:49 

Eu já pedi a alguém para não publicar uma EC ou pelo menos esperar uns meses dado a sensibilidade do GZ. Agora arquivar, nunca!
Geosomething or other
Imagem
Imagem
Imagem

Junta-te ao EarthCachers Anonymous

TB
TB

Registado: segunda 26 abr 2010, 21:57

Mensagem Post: #39 a quarta 10 set 2014, 16:33 

Se me pedissem para arquivar, ponderava os prós e os contras...mas pelo que li não a arquivava.

Se esses senhores publicam fotos dos lugares abandonados no FB ora logo leva a que alguém de outra actividade tente saber onde é o local.
Nas caches desses lugares não aparecem por vezes muitas fotos a divulgar o recheio do local, já nas fotos de locais abandonados no FB isso é constante.

Não, "acredito" que seja o geocaching o motivo de "sacar" o recheio alheio.
Agora percebo porque se vê nas Cidades as Feiras de Antiguidades, pois as pessoas que vendem aquilo, tenho em pensamento que muitas coisas foram "pilhadas" a possiveis locais abandonados.
Será que também serão Geocacheres esses vendedores...Ou sem querer acusar alguém, quem tira essas fotos e vai aos locais depois não regressa para fazer a limpeza, pois nos tempos que correm tudo é possivel, tanto pode ser Geocacher, fotografo desses locais, como todo um outro tipo de grupo que tenha o gosto de meter a mão em coisa alheia.

Espero que com isto não começem esses senhores defensores a vandalizar também as "caixas" que estão a marcar o local.

Mas afinal, esses senhores podem entrar em Propriedade Privada "abandonada" mas tem dono e os outros não podem colocar uma "caixa" perto da entrada do local para mostrar o exterior...

Há uma cache "a mais" antiga no Distrito onde moro que ela até está muito longo do monumento que nos tentam mostrar, mas sendo eu da zona, vejo muitas vezes lá pessoal a tirar fotos e a vandalizar portas e locais que estão (estavam) vedados e agora todos os amantes de fotografia lá pairam, até meninas sem roupa fazem a sua bela pose para umas quantas fotos...Mas, agora por isso o Owner deve arquivar a cache que até está bem retirada do local?
Sim, deve, para que seja possivel tirarem fotos sem serem vistas certas cenas e modelos fotográficos...

Por Amor da Santa Haja Paxorra.

Bzzzzzzzzzzzzzzzz (virtual-)

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sábado 01 mai 2010, 16:11

Mensagem Post: #40 a quarta 10 set 2014, 16:39 

Impressionante, deveras impressionante.

É tão fácil sacudir a água do capote e culpabilizar os outros sem qualquer fundamento.
Qualquer um, mesmo o mais obtuso, consegue dizer sem gaguejar que a culpa é do vizinho sem necessidade de analisar correctamente o que poderá estar verdadeiramente na origem do problema.

A culpa do tráfico de estupefacientes é do vanal TV Discovery porque andou a transmitir uma série sobre os meandros do mundo das drogas divulgando informações do modus operandi desta "actividade".

A culpa do lado negativo do aumento do turismo no Algarve é das agências turísticas que anda a massificar esta e outras regiões do país revelando locais fantásticos para diversão, descanso e deslumbre.

A culpa de....

A culpa, meus amigos, a culpa é de todos nós humanos que não sabemos usufruir com responsabilidade do meio que nos rodeia. Não é porque se revela a existência duma peça valiosa num qualquer museu que seja legitimo responsabilizar este divulgar pelo seu eventual furto.

Vamos lá pender todos os que usam óculos porque são sérios candidatos ao estudo e à inovação e isso pode ser prejudicial para a humanidade.
Vamos fechar as universidades porque corremos o risco de formar os responsáveis pela criação de uma qualquer arma biológica, química ou de qualquer outro tipo que poderá destruir a humanidade.

Sem comentários adicionais.
Ao efectuares um donativo, estás a garantir a continuidade e o crescimento do Geopt.
Existem várias formas de contribuir para que isso aconteça e qualquer uma delas é válida e apreciada por nós.
Para mais informações sobre como ajudar o Geopt e porquê, consulta este tópico.
Obrigado pelo teu contributo!
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 26 visitantes