Pediram-me para arquivar a minha cache!!!

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Micro
Micro

Registado: terça 28 dez 2010, 13:33

Mensagem Post: #21 a terça 09 set 2014, 16:33 

Re: Pediram-me para arquivar a minha cache!!!

o Geocacher que sugeriu que eu desactivasse a cache.

Micro
Micro

Registado: terça 28 dez 2010, 13:33

Mensagem Post: #22 a terça 09 set 2014, 17:21 

Parece-me agora que os contornos estranhos começam a ganhar alguma lógica...
Depois de mais uma visita o geocacher em causa constatou que "A igreja foi varrida de alto a baixo. Roubaram os azulejos todos há uma semana atrás".
Perante isto, e sim com alguma lógica não vá alguém ser apanhado e julgarem que... penso que me resta se não arquivar pelo menos suspender a cache...
Opiniões?

Micro
Micro

Registado: sexta 14 mar 2014, 18:31

Mensagem Post: #23 a terça 09 set 2014, 17:38 

cyclopes Escreveu:Parece-me agora que os contornos estranhos começam a ganhar alguma lógica...
Depois de mais uma visita o geocacher em causa constatou que "A igreja foi varrida de alto a baixo. Roubaram os azulejos todos há uma semana atrás".
Perante isto, e sim com alguma lógica não vá alguém ser apanhado e julgarem que... penso que me resta se não arquivar pelo menos suspender a cache...
Opiniões?

Na minha humilde opnião, acho que não devia arquivar nem suspender, se por acaso algum Geocacher andar a caça da cache e for surpreendido pelas autoridades, só tem que explicar o que lá estava a fazer...de certo que não o vão prender :lol: :lol:
mas... mas... se um "geocacher" tiver munido de utensílios e andar "acartar" azulejos para um carro... ai, aí sim... vai ter problemas... digo eu lolol :lol:

Small
Small

Registado: segunda 22 abr 2013, 15:15

Mensagem Post: #24 a terça 09 set 2014, 17:52 

Olha, deixa-o da mão! , quer dizer que nunca ouve um assalto a uma igreja sem que esta estivesse junto a uma cache??

Esses locais aparecem no google earth + panoramio etc etc etc ... não são assim tão ocultos ou secretos, basta um pouco de procura... e esse em questão no meio de duas estradas (N10 + A13 ) não é nada oculto...

Resumindo: E e mais fácil procurar esses locais no google earth que no geocache.

ps: já sabem não devem criar uma cache perto de casa, podem ser alvo de assalto [:o)] [:o)] [:o)] [:o)] [:o)] .....

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 04 set 2010, 02:01

Mensagem Post: #25 a terça 09 set 2014, 18:02 

Parece-me estranho que o "amante de Lugares Abandonados, ... o criador do maior grupo português sobre este tema no FB" perca tanto tempo com uma cache e não aproveite para relatar o triste acontecimento no referido grupo de FB onde conseguiria sensibilizar muitas pessoas para o perigo da divulgação da existência destes locais. Da mesma forma no referido grupo continuam a existir publicações com fotos deste bairro e comentários que facilmente levam à localização do mesmo, se o interesse fosse proteger o mesmo o mais indicado era apagar essas publicações mantendo o secretismo sobre o local. Ou será que tem provas que foi um geocacher? Se assim for é entregar as provas à polícia...

Mas estranhezas à parte, se já roubaram tudo o que havia para roubar então decerto que a cache já não incomoda ninguém.
E se os quase 50 geocachers que por lá passaram não relataram nada de estranho no local a não ser a presença de alguns cães vadios não me parece que se esteja a colocar alguém em perigo pela existência da cache.

TB
TB

Registado: quinta 29 dez 2011, 01:40

Mensagem Post: #26 a terça 09 set 2014, 18:28 

Quando fui membro desse pseudo-maior grupo de amantes de lugares abandonados, por lá falava-se mais de casas assombradas e almas penadas do que dos lugares e da sua história. Em boa hora pus-me a andar, pois só me estavam a entupir o mural do facebook!
E essa de não revelar os locais é uma bela desculpa para os usar como uma especie de "coutada privada" onde quem lá manda sou eu e só lá vai quem eu deixar! Eu com as fotos que metem e uma pesquisa no google....só não vou onde não me apetece.

Já o delirio de associar este tipo de atos, que são crime, ao geocaching e aos geocachers....enfim, haja paciência!

Deixar estar a cache...que está muito bem!
Imagem Imagem Imagem Imagem

Imagem

Nano
Nano

Registado: quarta 15 ago 2012, 11:56

Mensagem Post: #27 a terça 09 set 2014, 18:40 

Nem é preciso pesquisar, se pedirem a localização por PM à pessoa que colocou as fotos, a maior parte deles dá a localização

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #28 a terça 09 set 2014, 19:54 

Uma coisa... é proibido andar por ali? As ruas são privadas ou estão fechadas? A cache está em local proibido?
Imagem Imagem Imagem Imagem

TB
TB

Registado: segunda 16 jul 2012, 21:29

Mensagem Post: #29 a terça 09 set 2014, 21:18 

cyclopes Escreveu:Bom Dia! Preciso de uma ajuda / Opinião
Sou owner de uma cache - Bairro de São Gabriel http://coord.info/GC53B1Z , na qual me foi pedido ontem para a arquivar.
Coloquei esta cache num local único para nós e que nos diz muito, como poderão ver na página da cache.
Quando redescobri este bairro ele já estava como está hoje, INFELIZMENTE.
Aqui deixo os e-mails com que fui abordado:
E-mail 1
"Esta cache tem que ser arquivada. A igreja foi alvo de um roubo brutal. Desapareceu tudo.
A cache dá a localização exacta deste bairro, completamente parado no tempo, e que agora, vai começar a desaparecer.
Peço ao owner que tenha o bom senso de a arquivar.
Obrigado"
NOTA 1: "e que agora, vai começar a desaparecer" compreendo e concordo que nem todos os geocachers vêem a vida da mesma forma...
A igreja tal como pode ser vista na foto inicial já foi encontrada assim. Apenas restam os bancos em madeira e o armário da Sacristia.
E-mail 2
"Boa noite,
Conforme pedi na página da cache do bairro de são gabriel, venho pedir-lhe por PM, para arquivar a cache.
Sou um amante de Lugares Abandonados, sou o criador do maior grupo português sobre este tema no FB, e fotografei o bairro todo (inclusive até fiz a cache), e parte-me o coração.
Como tal, peço que arquive a cache. Por uma questão de segurança para os próprios geocachers, preservação do espaço e afins.
Obrigado"
NOTA 2: A diferença existente entre geocachers e amantes de lugares abandonados é??? "parte-me o coração"? e a nós? vivemos lá! Fomos felizes lá... podemos partilhar o espaço e as memórias com um hobby do qual somos amantes?

Gostava muito de uma opinião vossa...
Não gostaria de arquivar esta cache como é obvio... a cache existe tal como as fotos num qualquer site de lugares abandonados vão existir tiradas pela pessoa que me contactou....

Obrigado!
Cyclopes
Nuno Castanheira

Não deves arquivar.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 04 set 2010, 02:01

Mensagem Post: #30 a terça 09 set 2014, 23:47 

Um dos administradores do grupo lugares abandonados no FB acabou de fazer a sua declaração.
Pelos vistos concluíram que os culpados pela divulgação de localizações e consequente vandalização dos locais são a SIC, o site Ruin'Arte e o geocaching....
Também parece que esses locais eram calmos e agora com a mediatização são mais frequentados perturbando o silêncio dos dinossauros do urbex que vêm assim ameaçado o seu couto pessoal.

Deixo aqui o texto integral.

Boa tarde amigos.
Programas como os ’Abandonados’ da SIC e projectos como o mediático Ruin’Arte parecem ter reforçado definitivamente uma tendência para a exploração de locais desprezados ou ao abandono. Os sites de geocaching, actividade pela qual tenho o maior respeito, também tem contribuído para a ampla divulgação de alguns desses cenários.

Como resultado disso, alguns dos locais, que eram autênticos santuários, não só para fotógrafos, mas também para pessoas que gostam, pelos mais variados motivos, de desfrutar em silêncio desses ambientes, passaram a ser visitados com maior frequência.

Esta página pretendeu sempre ser apenas um ‘local’ onde, quem tem este gosto, possa juntar-se e apreciar registos desses lugares; nunca, nem por um só momento, pretendeu ser uma base de dados ou um local onde se possam elencar esses espaços para conhecimento universal e, efectivamente, nunca foi.

Não obstante as regras sejam claras quanto à proibição de divulgar as localizações, surgem, com demasiada regularidade, debates recorrentes pedindo a divulgação generalizada dos locais registados. Esse debate é um logro, uma falácia!

Já esclareci muitas vezes que que não me oponho à divulgação pública de algumas coisas, mas há locais que, a serem divulgados, seriam certamente pilhados e vandalizados logo após as publicações - invariavelmente quando têm 'coisa interessantes' ou recheio... O hotel paralelo à IC19, perto de Lisboa, constitui-se num perfeito exemplo disso - passou de um hotel completo a um mero bloco de paredes nuas, vandalizadas e grafitadas.

Embora tenha a noção de que não me compete e que não conseguirei, por muito que tente, preservar todos os locais, quero uma vez mais deixar bem claro que aqui, sob a responsabilidade dos administradores, não serão publicadas quaisquer localizações. As publicações desse tipo que forem detetadas serão eliminadas e os utilizadores avisados ou banidos. Não se devem publicitar locais que estão mais desprotegidos! Possivelmente, dezenas de pessoas passam por eles diariamente sem sequer pensarem em lá entrar, até que um dia descobrem que lá há mobílias, livros, brinquedos e ferramentas.

Há quem ache mais importante fazer as reportagens e alertar a população para o património abandonado do que preservar os locais para fotografia; há quem não acredite na teoria de que, ao publicitar os locais, está a contribuir decisivamente para a sua destruição. Mas a verdade é que, se andam por aí em explorações, certamente que já testemunharam actos de vandalismo – quantos de vós conhecem locais que passaram de praticamente intactos a verdadeiros caixotes do lixo? Uma maneira de proteger é não publicar fotos que possam levar à identificação de alguns locais mais sensíveis.

Embora estatisticamente os responsáveis pelos actos de vandalismo sejam pessoas da área circundante, as expectativas para a exploração de um local são quase inseparáveis das possibilidades da sua depredação.

Volto a pedir que não percam a noção do racional e do razoável e que mantenham a dignidade nas argumentações, não abusem dos argumentos logicamente inconsistentes e não usem termos ofensivos, ataques pessoais, injúrias, etc.

Algumas pessoas já me conhecem, outras já me conheciam e outras ainda vão-me conhecendo; de qualquer modo, se quiserem discutir este e outros assuntos mais aprofundadamente, estou e sempre estarei disponível - seja por aqui ou particularmente, sempre com prazer.

Abraço a cada um.
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 17 visitantes