Duvida etica e moral

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

TB
TB

Registado: domingo 20 nov 2011, 21:46

Mensagem Post: #11 a segunda 01 set 2014, 13:41 

Re: Duvida etica e moral

Joao Narciso Escreveu:Isso é um pouco diferente ...!

Outra coisa é alguem colocar uma cache por nós ... não termos capacidade para a fazer e ainda por cima a logar!

Outra coisa é estarmos num grupo, termos a capacidade para a fazer ... mas é feita em grupo ... tal como subir a uma arvore ... poupa-se um pouco a arvore ... colocar a 6000 metros de altitude ... nunca la ter ido ... ou a 50 metros de profundidade e mal saber nadar e fazer o found?!

Por exemplo fazer uma earthcache sem nunca la ter ido (Austrália) ... desde que acabaram as fotos obrigatórias ainda passa ... se bem que o objectivo seria as pessoas visitarem o local.

Imaginemos assim .... coloca-se uma cache numa ancora ... bem pesada ... com a corrente (Maré) quase parada ... poucos desvios terá ... tiro as coordenadas e ainda a logo?!

Este tópico vai de encontro ao tópico que abri no decorrer do mês de Agosto "Founds Duplicados" que depois passou a ter o nome de "Founds Duvidosos", a GC permite quase todo o tipo de founds moralmente condenáveis, tipo founds duplicados, founds em próprias caches e afins, assim sendo alguns geocachers usam e abusam dessa permissão a troco de founds "gratuitos" [:(!] . A minha conduta no geocaching não é essa, faço o log de uma cache on-line quando a encontro e faço o log físico.
ImagemImagemImagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #12 a segunda 01 set 2014, 13:49 

Joao Narciso Escreveu:Outra coisa é estarmos num grupo, termos a capacidade para a fazer ... mas é feita em grupo ... tal como subir a uma arvore ... poupa-se um pouco a arvore ... colocar a 6000 metros de altitude ... nunca la ter ido ... ou a 50 metros de profundidade e mal saber nadar e fazer o found?!

Exacto! Casos bem diferentes :)
Em relação ao caso em concreto que apresentas. Não, pessoamente não me sinto legitimado para o fazer, mas é-me indiferente que outros o façam :)
Imagem Imagem Imagem Imagem

TB
TB

Registado: segunda 10 dez 2012, 15:24

Mensagem Post: #13 a segunda 01 set 2014, 14:03 

Estou com os demais. Não acho correto fazer found numa cache própria, a não ser em circunstâncias particulares ou específicas como as que têm sido faladas no tópico que o Jasafara indicou.

Pessoalmente não acho que seja totalmente reprovável alguém colocar uma cache em teu nome, embora me pareça que isso a desvirtue e acabe por despersonalizar, ainda para mais se for num local onde nem tu próprio estiveste. Ainda assim, desde que garantisses que a cache observa as regras para a sua colocação e a sua manutenção, aceito que a cache seja colocada nessas condições. Ainda que ache incorreto e não concorde com as mesmas.

Just my 2 cents! :)

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 04 set 2010, 02:01

Mensagem Post: #14 a segunda 01 set 2014, 15:17 

jasafara Escreveu:Mas sobre o outro assunto. Vês algum problema ético em alguém colocar uma cache por ti num síito onde nunca conseguirás ir, se esse alguém ou alguém por ele e por ti garantir a manutenção?

Eu não colocaria caches em locais onde não estive ou com desafios físicos que eu nunca tenha cumprido ou tenha capacidade para os cumprir. Mas cada cabeça sua sentença.

jasafara Escreveu:Já o colocar uma cache atirada por uma âncora não me parece ético. A cache tem de "provar" ser acedível por alguém.

Seria tão acessível com a que existe no fundo do mar dos Açores. É uma questão dos meios que tenhas disponíveis :twisted:

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #15 a segunda 01 set 2014, 15:35 

ArqueoLobo Escreveu:...
jasafara Escreveu:Já o colocar uma cache atirada por uma âncora não me parece ético. A cache tem de "provar" ser acedível por alguém.

Seria tão acessível com a que existe no fundo do mar dos Açores. É uma questão dos meios que tenhas disponíveis :twisted:

Certo, mas a dos Açores e a da ISS supostamente foram colocadas por alguém que foi até lá...Não é a mesma coisa (embora possa a vir dar ao mesmo) do que atirar uma cache borda fora...
Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #16 a segunda 01 set 2014, 18:58 

Eu por exemplo, não subi ao local onde está a cache do Arquelobo na Praia do Cavalo...
Estive mais de meia hora a trepar nos locais errados porque as coordenadas andam à maluca para um lado e para o outro e depois de desistir apareceram outros geocachers que sabiam onde estava a cache foram lá direitinhos! :)
Fui ter com eles, identifiquei-me e um deles foi buscar a cache... assinei-a sem problemas e fui embora. SE achasse não não conseguia alcançar a cache sózinho, NÃO tinha logado.

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sábado 01 mai 2010, 16:11

Mensagem Post: #17 a segunda 01 set 2014, 19:09 

Sendo o Geocaching uma actividade (não é um jogo) ao ar livre cujas linhas de orientação regulam essenciamente a forma como se esconde os contentores e os locais onde os mesmos estão escondidos, não vejo onde a ética aqui possa ser aplicada.

Se para uns o número de founds é importante, para outros isso é um "mal menor". Se existe alguém que engorda o ego ao fazer um found numa cache escondida por terceiros a seu pedido reclamando à partida a sua propriedade, este alguém só se estará a engar a si próprio e isso a sociedade está repleta de pessoas com estes pensamentos, digamos.

Pessoalmente, neste momento, não me choca absolutamente nada que o geocacher A tenha pedido ao fulano B para colocar uma cache na lua sabendo que esta cahe pertenceria a A e mais tarde escrever um log do género:

"Ah e tal, daqui a terra é tão bonita e azul.
O que faz mesmo falta aqui encima é uma marisqueira.
OPC"

E até publica umas fotos da duma miúda muita gira com a lua tatuada nas nalgas.

Enquanto eu fizer o meu geocaching, aquele que me deixa feliz e completo, o resto são cantigas. [:)]
Ao efectuares um donativo, estás a garantir a continuidade e o crescimento do Geopt.
Existem várias formas de contribuir para que isso aconteça e qualquer uma delas é válida e apreciada por nós.
Para mais informações sobre como ajudar o Geopt e porquê, consulta este tópico.
Obrigado pelo teu contributo!

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #18 a segunda 01 set 2014, 19:15 

Uma coisa é se um comportamento nos chateia ou não, outra é se o consideramos correcto...
Claro que é saudável que não nos chateie. Afinal fazemos geocaching para disfrutarmos do que nele retiramos de bom e não para nos chatearmos com comportamentos de terceiros.
Agora e sem nos chatearmos deveremos se estivermos para aí virados, defender o que achamos correcto. E eu pessoalmente não acho correcto que alguém faça um found numa cache na Lua se lá não for :) Diria que tu também não ;)
Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 04 set 2010, 02:01

Mensagem Post: #19 a segunda 01 set 2014, 19:22 

RuiJSDuarte Escreveu:Eu por exemplo, não subi ao local onde está a cache do Arquelobo na Praia do Cavalo...
Estive mais de meia hora a trepar nos locais errados porque as coordenadas andam à maluca para um lado e para o outro e depois de desistir apareceram outros geocachers que sabiam onde estava a cache foram lá direitinhos! :)

Coordenadas por ali é para esquecer. Se visses as fotos spoiler tb tu irias saber onde estava a cache e ias lá direitinho ;)
RuiJSDuarte Escreveu:Fui ter com eles, identifiquei-me e um deles foi buscar a cache... assinei-a sem problemas e fui embora. SE achasse não não conseguia alcançar a cache sózinho, NÃO tinha logado.

Não trepaste até ao local da cache?....vou fazer uma pausa para apagar um log... :twisted:

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #20 a segunda 01 set 2014, 19:26 

Trepei até BEM MAIS alto que o local da cache... onde está é para meninos... não pensei que estivesse TÂO fácil!
Até a maré alta te levou a cache vê lá... :D
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes