Foruns

Boas Vindas, Felicitações, Sugestões e Duvidas sobre o fórum.

Moderadores: hulkman, prodrive, migueis

Large
Large

Registado: quinta 15 abr 2010, 11:20

Mensagem Post: #1 a terça 27 abr 2010, 21:03 

Foruns

Viva,

Sinto uma certa sensação de "mixed feelings" com este fórum. Não o acho escusado, desnecessário e/ou competidor com o "velhinho" geocaching-pt. Também não me compete a mim discutir ou esperar explicações sobre as razões de quem decidiu avançar com o projecto.

Por isso os sentimentos são múltiplos porque gosto muito do geocaching-pt e acho que a situação ideal seria a existência de um único forum que multiplique e potencie sinergisticamente o melhor que cada um pode dar a uma actividade como esta.

Em todo o caso, repito, desejo as maiores felicidade e espero com todo o interesse que este forum tenha o sucesso e o alcance que o geocaching-pt tem , teve e/ou terá (porque o futuro nunca se sabe [;)] ). Eu mantenho-me equidistante. Tenho bons amigos dos dois lados da barricada :lol: e gosto demasido disto para me por agora a escolher um dos lados da "guerra". Se tiver de escolher, morro na terra de ninguém a levar bordoada dos dois lados (a não ser que desenvolva um terceiro forum para juntar aqueles que se sentem equidistantes e imparciais [:D] [:D] [:D] ) .

Posto isto (uma espécie de "statement"), quero dizer que a utilização do formato de site com conteúdos e forum associado bem como a imagem do template joomla facilita comunicação e assegura uma certa frescura. Vê-se que trabalharam o assunto, o debateram e sobretudo apontaram para colmatar algumas lacunas.

Parabéns pela iniciativa, bom trabalho aos moderadores e quando precisarem de alguma coisa que julguem possa colaborar disponham.

Paulo aka PLnauta

Micro
Micro

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:02

Mensagem Post: #2 a terça 27 abr 2010, 23:39 

Re: Foruns

O que vou escrever é semelhante ao que escrevi no geo-pt.

A concorrência é boa. Quem ganha é o consumidor! Pela minha parte, vou ler e escrever nos dois.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 16:44

Mensagem Post: #3 a quarta 28 abr 2010, 13:20 

Lynx pardinus Escreveu:O que vou escrever é semelhante ao que escrevi no geo-pt.

A concorrência é boa. Quem ganha é o consumidor! Pela minha parte, vou ler e escrever nos dois.

IDEM... não há aqui, para mim, nenhuma questão de ser amigo deste ou daquele. É a evolução... e não só Revolução!
Of all the things I've lost, I miss my mind the most. Let see if I can find it with a GPS.

Large
Large

Mensagem Post: #4 a sexta 30 abr 2010, 00:36 

cópia de post colocado no tema quente aqui
http://forum.geocaching-pt.net/viewtopic.php?f=2&t=6134

Viva

Tenho seguido esta discussão com interesse (sim é muito interessante e a equidistância face aos intervenienes é uma vantagem). Acho até que está atrasada vários meses e se tivesse surgido em tempo útil, talvez tivesse sido mais produtiva.

Mas, a situação actual é aquela que parece. E o que parece é [:D]

A "dissidência", descontentamento, ou simplesmente vontade de fazer diferente, de uns face ao geocaching-pt gerou o geopt.org e este surge em oposição clara. Pode não ser essa a intenção, mas é o que parece. Aliás lembro-me da frase agarrada à imagem e que muito "agressivamente" dizia algo como "até ao topo" ou parecido.

Mas isso em meu entender não belisca a existência dos dois foruns e muito menos esgota a capacidade de participação dos diversos actores intervenientes no geocaching nacional. A diversidade é um bem precioso demais para se esgotar apenas numa solução.

Por outro lado, acho muito saudável todos estes esclarecimentos que servem de catarse colectiva. Adorei os bonecos do BT e do Rmatosinhos e acho que com bonecos se percebe muito mas mesmo muito do que querem dizer. Para já julgo que o melhor é deixar assentar a poeira e depois far-se-à uma apreciação qualitativa das participações.

Não posso no entanto deixar de lançar mais uma acha para a fogueira (e já vão perceber o que digo).
Julgo que a discussão sobre direitos e legalidade, lançada pelo Super acerca das stats é de grande pertinência. Nós habituamo-nos a fazer e a utilizar coisas clicando nos "terms" sem os ler devidamente e com o tempo nem pensamos que eles existem, muitas vezes até, julgamos que estamos num processo de utilização livre. O que não é o caso. Este tema deveria ser mais debatido e alargado a outras áreas, que não apenas as geostats :pop: que aqui serviram apenas um propósito :pop:

Parece-me mais do que óbvio que o geocaching se encontra num momento de viragem no nosso país. Estão demasiadas coisas a acontecer e eu estive demasiado envolvido em algumas para, passe a falta de modéstia, achar que posso/devo falar nelas.
Mais tarde ou mais cedo, talvez mais cedo, outras empresas, nomeadamente de Animação Turística vão querer usar este espaço (de grande valor comercial - eu sei-o por experiência própria) de uma forma mais permanente utilizando o geocaching como forma de dinamização de actividades comerciais. Por outro lado existe uma grande dificuldade em colocar uma barreira, leia-se limites na forma como essa utilização se irá processar.

A grande barreira processa-se ao nível da utilização do logotipo do GC.com e das bases de dados para divulgar as caches. Tudo o resto é incontrolável pela Groundspeak. Um nick toda a gente inventa :pop: e é absolutamente fácil contornar as limitações na utilização quer do site, quer das guidelines criando utilizações cada vez mais afastadas das previstas nessas mesmas guidelines. O papel do reviwer, desculpa-me Hugo, é aqui demasiado limitado (sobretudo se o reviwer for uma pessoa séria que siga as regras :wink: e não use o poder discricionário que a posição de reviwer lhe permite ter).

O problema aqui este descontrolo que se traduz ou pode traduzir em:
[list=]Multiplicação de eventos de caracter comercial (sim, são comerciais não tenhamos qualquer dúvida);
Utilização, no limite do abuso, do calendário, criando eventos em zonas distantes das coordenadas de origem, asfixiando a actividade de outros;
Multiplicação de caches sem outro interesse que não o de atrair para o evento e logo com grande potencial de se tornar algo com vida útil curta;
Utilização de eventos para promoção comercial de marcas e outras entidades;
[/list]
E não bastará dizer que só vamos onde queremos, quando queremos e com quem queremos. O geocaching já deixou para trás essa fase à muito tempo.

A minha acha para a fogueira, caso a queiram discutir, é que deveria existir em Portugal uma Associação Nacional de Geocaching, associações regionais, etc... que definisse regras de utilização do bem comum chamado Geocaching, e que servisse de interlocutor legal face a agentes institucionais e comerciais. Dessa forma existiriam mecanismos que impediriam a apresentação de qualquer um junto de um munícipio (eu estou a falar com conhecimento próprio) como os representantes do Geocaching em Portugal e permitiria a todos um maior alcance nas suas iniciativas individuais.

Este passo é em meu entender fundamental para o futuro do geocaching. Até porque só uma associação que congregue interesses pessoais permitirá salvaguardar aquilo que torna o geocaching uma actividade agradável, onde as pessoas colocam caches não para si, mas para os outros.

E existem outras soluções, algumas aliás muito boas e até mais práticas de realizar. Uma delas aliás, foi-me apresentada por um outro geocacher e é absolutamente brilhante (e que não divulgo por razões óvias - quer o modelo, quer o geocacher :wink: - mas que merecia por si só uma discussão muito alargada nos foruns).

A mim, que me sinto muito avariado e rabujento (a idade não perdoa) custa-me ver o caminho que se segue:
[list=]Os eventos conotados com o forum geopt e os eventos conotados com o gc.pt;
As iniciativas conotadas com o forum geopt e as iniciativas conotadas com o gc.pt;
A corrida tendencial a ser o primeiro a apresentar propostas, ideias, etc...;
A defesa de atitudes de uns face aos comportamentos de outros[/list]

Isto não está bonito não senhor. E se todos não ajudarmos acabaremos por tornar o geocaching mais pobre.
É o que acho. sorry.

Paulo
Large Muggle

pss este é o ultimo post duplicado que coloco. Para além de pouco prático parece-me até um pouco imbecil [:I)] . Desculpem-me a arrogância de achar que tenho público nos dois lados [:o)]

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #5 a sexta 30 abr 2010, 00:46 

PLnauta Escreveu:A minha acha para a fogueira, caso a queiram discutir, é que deveria existir em Portugal uma Associação Nacional de Geocaching

Paulo, com toda a frontalidade e sem rodeios deixa-me dizer-te que escolhes sempre o pior timming para trazer este assunto à discussão.

Sempre que há agitação e mudanças dentro da comunidade, lá vem o assunto à baila, e apregoado num tom de: "se não comerem a sopa toda, chamo o papão".

Não estou com isto a dizer que o assunto não possa ser interessante e não mereça ser discutido.

Acho que o trazes à baila nas piores alturas e muito sinceramente isso tem inquinado a discussão e tem sido o veneno que o mata à nascença.

Desafio-te a apresentares as tuas propostas numa altura de calmaria (se é que a vamos voltar a ter) e garanto-te que terás muitos melhores resultados.

Mas isto sou eu...
Imagem Imagem Imagem Imagem

Large
Large

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:27

Mensagem Post: #6 a sexta 30 abr 2010, 01:06 

tenho algumas experiências de associativismo e muito poucas de geocaching.

Não vejo necessidade de uma Associação nacional ou regional... nem de formalizar algo! o associativismo é bonito nos primeiros 2 meses ou 3. depois chateiam-se as comadres e criam novas associações, depois apenas a direcção trabalha para mostrar trabalho... enfim! depois algumas direcções pavões e sócios "falam, falam, mas não os vejo a fazer nada!".

no geocaching não sinto essa necessidade... vejo mais a organização da malta por clubes locais (sem legalização) ou eventos mensais como acontece nas grandes cidades... sem qualquer compromisso legal ou de reuniões e AG. nesses clubes (ilegais) ou encontros mensais acaba-se por produzir mais que numa associação! Troca de ideias, e maior proximidade.

Não entendo essa coisa dos eventos... mas uma coisa é certa. Eu gostava que existissem eventos semanais e poder escolher os que mais me interessam. Neste caso dos 10 anos, tenho pena que não exista pelo menos 1 por capital de distrito... ficará para os 20 anos talvez.

Como ainda conheço pouca malta não sei que confusões levaram à construção de mais um site. :) Foi pena não ter levado à construção de meia duzia. :D quanto maior a diversidade melhor e mais escolha cada geocacher pode ter.

Nota: Não tenho qualquer ligação afectiva com nenhum dos sites, nem comercial e até conheço poucos geocachers.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 13 mar 2010, 00:08

Mensagem Post: #7 a sexta 30 abr 2010, 01:29 

Foi verdade no 1º dia e continuará a ser:

A 25 de Abril de 1974, novos ventos de mudança surgiram em Portugal, a 25 de Abril de 2010 nasce o GeoPT, uma nova brisa na Aventura em Portugal.

O GeoPT é um projecto de praticantes de Geocaching, que cada um à sua maneira, gosta do jogo em si e a forma como este permite conciliar outros passatempos, a viagem, a fotografia, o TT, etc.

Perante o cenário nacional de espaços de discussão sobre Geocaching, sentimos que poderíamos fazer algo mais, dar a voz aos praticantes e ao mesmo tempo dar-lhes informação necessária sobre as várias vertentes da actividade, bem como das outras que se cruzam com cada “caçada”.

Escolhemos esta data com o objectivo, de respeitar, o grito de liberdade que o País emitiu nesse dia, queremos que seja um espaço aberto de discussão e convívio salutar. Não somos obrigados todos a ter a mesma opinião, é a beleza da democracia, devemos e temos o direito de exprimir as nossas ideias.

Este Portal é Nosso e Vosso, irá crescer, mas, queremos que também que Vocês o alimentem, que o sintam como Vosso.

Todas as sugestões e colaborações são bem-vindas.

Esperámos por Vós.

Obrigado,

GeoPT.org

Large
Large

Mensagem Post: #8 a sexta 30 abr 2010, 13:44 

prodrive Escreveu:
PLnauta Escreveu:A minha acha para a fogueira, caso a queiram discutir, é que deveria existir em Portugal uma Associação Nacional de Geocaching

Paulo, com toda a frontalidade e sem rodeios deixa-me dizer-te que escolhes sempre o pior timming para trazer este assunto à discussão.

Sempre que há agitação e mudanças dentro da comunidade, lá vem o assunto à baila, e apregoado num tom de: "se não comerem a sopa toda, chamo o papão".

Não estou com isto a dizer que o assunto não possa ser interessante e não mereça ser discutido.

Acho que o trazes à baila nas piores alturas e muito sinceramente isso tem inquinado a discussão e tem sido o veneno que o mata à nascença.

Desafio-te a apresentares as tuas propostas numa altura de calmaria (se é que a vamos voltar a ter) e garanto-te que terás muitos melhores resultados.

Mas isto sou eu...

Ahaha Obrigado Gustavo,

Bolas que eu não chamo papão nenhum (nem sequer tenho o estatuto para tal). O que eu acho é que (é a minha opinião) é nestas alturas precisamente que se torna mais evidente a falta de alguma coisa que regule (não sei porque têm medo da palavra) a forma como o geocaching se organiza em pt.
Para te dizer a verdade o assunto nunca morreu, pelo menos para mim. Só achei que eticamente não era viável (enquanto responsável na empresa) de tomar iniciativas nesse sentido (eu sou muito complicado no que á ética diz respeito [:o)] ). É apenas mais uma coincidência entre muitas outras que vão acontecendo :lol:

Em relação aos períodos de calmaria. Aí acho-me mais optimista que tu. Eles vão aparecer decerto.
Mas estás equivocado em um aspecto. Eu não quero resultados. Se eu quisesse formar uma associação de geocachers e chamar-lhe nacional ela já existia [:D] . Faz-se na hora (chama-se simplex ao processo). E olha que retiraria vantagens dessa existência - muitas mesmo.

Uma qualquer associação pode ser formada em qualquer altura sem sequer precisar de discussão nos foruns. E esse é um "risco" que corremos (eu sei do que estou a falar). E este "corremos" é aqui colocado no plural porque parto do principio que existem muitas pessoas com objectivos comuns. Olha os promotores deste fórum. Que é que estão à espera!.
Mas isto sou eu ... :lol:

Paulo

Large
Large

Mensagem Post: #9 a sexta 30 abr 2010, 13:58 

ct2jzr Escreveu:tenho algumas experiências de associativismo e muito poucas de geocaching.

Não vejo necessidade de uma Associação nacional ou regional... nem de formalizar algo! o associativismo é bonito nos primeiros 2 meses ou 3. depois chateiam-se as comadres e criam novas associações, depois apenas a direcção trabalha para mostrar trabalho... enfim! depois algumas direcções pavões e sócios "falam, falam, mas não os vejo a fazer nada!".

Acabaste de fazer "um" diagnóstico possível do que se passou. Substitui no texto "associação" por "forum" [:P] .

ct2jzr Escreveu:... vejo mais a organização da malta por clubes locais (sem legalização) ou eventos mensais como acontece nas grandes cidades... sem qualquer compromisso legal ou de reuniões e AG. nesses clubes (ilegais) ou encontros mensais acaba-se por produzir mais que numa associação! Troca de ideias, e maior proximidade.

[:D] Muito bem. É claro que existem outras soluções. Só não concordo com essa necessidade de colocar as coisa no patamar do ilegal. Depois lá para frente acontece como na questão das stats. Pequeno e ilegal pode ser bom apenas numa certa fase da vida. Porque não começar logo legal. Até porque eu não quero estar numc lube ilegal onde apareça o padrinho e/ou o pinto da costa :lol: :lol:

ct2jzr Escreveu:...e até conheço poucos geocachers.

Tens de resolver isso :lol:

Paulo

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #10 a sexta 30 abr 2010, 15:00 

PLnauta Escreveu:Uma qualquer associação pode ser formada em qualquer altura sem sequer precisar de discussão nos foruns. E esse é um "risco" que corremos (eu sei do que estou a falar). E este "corremos" é aqui colocado no plural porque parto do principio que existem muitas pessoas com objectivos comuns.

Se achas que o assunto não precisa sequer de discussão nos foruns, não vejo qual o objectivo de o trazeres à baila.

Não sei se existem muitas pessoas ou poucas com objectivos comuns, mas se insistes em trazer o assunto a discussão misturado com o ruído de fundo de outras discussões mais acesas, perdendo a objectividade que poderia ter, o mais certo é nunca virmos a saber.
Imagem Imagem Imagem Imagem
Próximo

Voltar para FORUM

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes