Founds Duplicados

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Large
Large

Registado: terça 27 abr 2010, 17:12

Mensagem Post: #341 a quarta 27 ago 2014, 11:33 

Re: Founds Duplicados

Este tópico há muito que desviou dos Founds Duplicados, centrou-se apenas em "então como vamos banir X, Y e Z" dos rankings do GeoPT?

Sinceramente, acho que posso bem com esses todos que estão lá por cima, podem retirar esses que fazem founds duplicados ou nas próprias caches e vão aparecer outros 30 a seguir, porquê?
Porque é o Geocaching que temos.

Vou dar meia dúzia de exemplos, de casos de malta que não está nesse TOP e fez/faz coisas tão ou mais graves para mim, tudo para garantir mais um FOUND!

- Fazem um determinado PT, há uma cache desaparecida, não conhecem o owner de lado nenhum, deixam um pedaço de papel debaixo de uma pedra e logam o FOUND
- Fazem um determinado PT, há uma cache desaparecida, como não vão voltar a esta zona, fazem um FOUND (sem qualquer tipo de log físico) porque "como não vamos passar por estes lados, deixamos a nossa visita e o nosso found"
- Há uma cache com uns 10 DNFs, e há malta que obviamente deu de caras com o DNF e o container não está lá mesmo. A malta não faz o DNF e espera... até que o owner faz uma nota no dia 15/05/2014 "O container desapareceu, vai se reposta em breve", a malta com a cache em watchlist, vai fazer os "logs em atraso" e faz found com data anterior a 15/05/2014, afinal, o owner não tem como comprovar o FOUND. (o mesmo para arquivadas)
- Visitam uma cache, o primeiro ponto não está lá de todo, mas como eles não vão voltar a esta zona, logam a cache com a desculpa de "Não temos culpa que o owner não faça a manutenção, por isso temos o direito de fazer found".
- Malta que em 2 e 3 teams, se junta para ir a uma zona vazia, sem caches. Largam 50 containers e garantem FOUNDS de beta-test a meia dúzia de amigos que estiveram lá a plantar (supostamente) (esta é um 2 em 1, aldrabar founds e plantar caches de m*rda)
- Eventos com vários dias com caminhadas por PT's. A malta vai ao 1º dia, o evento tem 3 dias, logam FOUND nas caminhadas todas.

Estão "todos" preocupados com o Top10 no ranking nacional, eu estou preocupado com estes maus hábitos dos que estão a inchar 500 caches por mês e que acham "tudo normal" em fazer o que acima descrevi.

Podem retirar esses todos do Top10, daqui a uns meses vão ter outro top10 do mesmo género.

Cláudio
Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #342 a quarta 27 ago 2014, 11:59 

Mas o que tu referes (e que estou de acordo contigo é tão ou mais preocupante do que as outras situações) não é possível (ou pelo menos fácil) de ser detectado automáticamente. Essa a razão por nos termos centrado nos dois exemplos em que essa detecção é fácil.

Claro que o principal é muita pedagogia e tentar fazer ver a quem faz isso que está a fazer mal. Mas isso não é incompatível em que se faça alguma coisa por via informática :) ;)
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #343 a quarta 27 ago 2014, 12:27 

paulohercules Escreveu:
paulohercules Escreveu:
IDILIO49 Escreveu:Já manifestei a que na minha opinião o IAAN deveria mostrar números sim, mas não rankings.
Ou seja tudo o que fosse mostrar #posição, e listas ordenadas pelos números desapareciam...

Concordo e subscrevo, incluindo as badges! [^]
Desde que comecei a praticar geocaching que manifesto esta opinião. [8D]

Se não existirem rankings, não há competição e deixa de haver confusão, querem apostar? [;)]

Entendo a vossa posição, mas reparem: Há 30.000 geocachers portugueses que convivem pacificamente com rankings comparativos e 30 tipos repetidamente e recorrentemente a furar as regras = 1/1000. Vamos banir os rankings?
Há um tipo que desata aos tiros numa sala de cinema e mata não sei quantos. Vamos banir os filmes nas salas de cinema?
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 10:52

Mensagem Post: #344 a quarta 27 ago 2014, 12:53 

dupladepeso Escreveu:Este tópico há muito que desviou dos Founds Duplicados, centrou-se apenas em "então como vamos banir X, Y e Z" dos rankings do GeoPT?

Sinceramente, acho que posso bem com esses todos que estão lá por cima, podem retirar esses que fazem founds duplicados ou nas próprias caches e vão aparecer outros 30 a seguir, porquê?

Vou dar meia dúzia de exemplos, de casos de malta que não está nesse TOP e fez/faz coisas tão ou mais graves para mim, tudo para garantir mais um FOUND!

- Fazem um determinado PT, há uma cache desaparecida, não conhecem o owner de lado nenhum, deixam um pedaço de papel debaixo de uma pedra e logam o FOUND
- Fazem um determinado PT, há uma cache desaparecida, como não vão voltar a esta zona, fazem um FOUND (sem qualquer tipo de log físico) porque "como não vamos passar por estes lados, deixamos a nossa visita e o nosso found"
- Há uma cache com uns 10 DNFs, e há malta que obviamente deu de caras com o DNF e o container não está lá mesmo. A malta não faz o DNF e espera... até que o owner faz uma nota no dia 15/05/2014 "O container desapareceu, vai se reposta em breve", a malta com a cache em watchlist, vai fazer os "logs em atraso" e faz found com data anterior a 15/05/2014, afinal, o owner não tem como comprovar o FOUND. (o mesmo para arquivadas)
- Visitam uma cache, o primeiro ponto não está lá de todo, mas como eles não vão voltar a esta zona, logam a cache com a desculpa de "Não temos culpa que o owner não faça a manutenção, por isso temos o direito de fazer found".
- Malta que em 2 e 3 teams, se junta para ir a uma zona vazia, sem caches. Largam 50 containers e garantem FOUNDS de beta-test a meia dúzia de amigos que estiveram lá a plantar (supostamente) (esta é um 2 em 1, aldrabar founds e plantar caches de m*rda)
- Eventos com vários dias com caminhadas por PT's. A malta vai ao 1º dia, o evento tem 3 dias, logam FOUND nas caminhadas todas.

Estão "todos" preocupados com o Top10 no ranking nacional, eu estou preocupado com estes maus hábitos dos que estão a inchar 500 caches por mês e que acham "tudo normal" em fazer o que acima descrevi.

Podem retirar esses todos do Top10, daqui a uns meses vão ter outro top10 do mesmo género.

Cláudio

Grande Cláudio! Disseste tudo o que faltava! Efectivamente, tem se falado de duas ninharias, os logs duplicados e nas próprias caches...então e esta panóplia de aldrabices que se fazem todos os dias às centenas, ou mesmo milhares? Como é? Não se faz nada em relação a isto? Não há pedagogia/acção para isto?
Bastava que cada owner assumisse o seu lugar e denuncia-se os casos que apanha e que sabe para que os outros pensassem duas vezes antes de o fazer ou repetir. Eu assumo que o deixei de fazer quando TODOS (exceptuando o MAntunes, vá) deixaram de o fazer! Vou eu ser o chato, a ovelha negra, a minoria, o gajo que está errado, quando todos os outros permitem? Então se a GS permite logs duplicados vou eu dizer que o geocacher não pode logar com um OPC, ou não pode logar uma cache? Os owner têm que fazer o seu papel e não deixar isto entregue a bicharada. E sim, é isto que são os maus exemplos para quem vai chegando: "ai posso logar uma cache mesmo nao tendo assinado o logbook? Ai posso logar eventos mesmo não tendo participado? Então está bem! Isto sim, é geocaching!"

Claro que cada palavra que aqui se escreve é tempo perdido. Literalmente. Na verdade, os que aqui escrevem e se mostram preocupados com isto são a pequeníssima minoria de uma comunidade que se está a marimbar para estes temas, quer é que os deixem sossegados a fazer o que bem lhes apetecer. São todos clientes da Mediamarket: não são parvos.
Imagem
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #345 a quarta 27 ago 2014, 12:57 

dupladepeso Escreveu:Este tópico há muito que desviou dos Founds Duplicados, centrou-se apenas em "então como vamos banir X, Y e Z" dos rankings do GeoPT?

Cláudio

Concordo perfeitamente, mas isto não é mais do que uma sequência do "faz como vires fazer". Tem tudo a ver com a imitação de "más práticas" que aqui se discute. Alguns geocachers de "referência" começaram por fazê-lo e a coisa alastrou ao ponto de muitos acreditarem que esse é o comportamento correcto, que os powertrails são para fazer de enfiada, todas as caches fazem parte do mesmo e logando uma logam-se todas.
O mesmo para os powertrails de powertrails, logando um, logam-se todos.

TB
TB

Registado: quinta 29 dez 2011, 01:40

Mensagem Post: #346 a quarta 27 ago 2014, 14:12 

Ainda me lembro de grandes discussões que tive aqui no forum, sobre temas semelhantes.
Na altura chamaram-me "purista" por abominar logs duplicados, founds em caches desativadas, founds em caches aquivadas.
Enfim, talvez fosse um "purista" porque isso realmente irritavam-me.

Entretanto vendi a alma ao diabo e muito por causa do uma maxima que aqui já foi falada: o tal "faz como vires fazer".
Hoje já nem verifico os logbooks das minhas caches. Cansei-me de andar sozinho a pregar aos peixes.
Já loguei muita cache desativada, desde que no local.
Já mandei até fazerem logs de sofá nas minhas caches....porque me pediram...e olhem, estou-me nas tintas.

Gostava que algo fosse feito para mudar estas coisas, seguramente que voltaria a ser "purista", mas com esta cada vez maior massificação e falta de regras no geocaching, vai-se tornar cada vez mais impossivel.

"Cada um joga à sua maneira" é a frase que mais me faz confusão. Se há regras é por elas que se deve jogar.
Mas haverá?

Imagem

TB
TB

Registado: quarta 28 abr 2010, 19:51

Mensagem Post: #347 a quarta 27 ago 2014, 14:16 

O Geocaching é um hobbie livre, existe o dever de cumprir algumas normas mas no final cada um faz como bem entende e se sente melhor... Esta é a essência e a beleza do Geocaching. Eu pessoalmente já andei mais preocupado com números, Atualmente como não tenho tempo para números, busco pelo melhor e faço as coisas com outra descontração. Digo-vos já que a recompensa é bem maior... De momento também já não me chateia nada logs de sofa, logs duplicados e outras tramoias que tal. Na vida já tenho tanta coisa com que me preocupar... Só acredita nesse lado mais escuro do Geocaching quem quer e no final quem acaba por perder são as pessoas envolvidas nessas tramoias. Eu dou-lhes credibilidade zero... e quem tenta enganar num simples hobbie pode muito bem enganar no resto...

Abraço Gangster

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #348 a quarta 27 ago 2014, 14:44 

Temos de dar argumentos a estes owners outrora rigorosos para que o voltem a ser :)
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #349 a quarta 27 ago 2014, 14:47 

@sergiomdias

Em quase 200.000 posts, 134 com referência a "Cada um joga como quer" não é muito ;) E uma parte não é precisamente para defender a ideia :)

"Cada um joga à sua maneira", apanha mais 17 entre as quais este post e o teu :)
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #350 a quarta 27 ago 2014, 14:58 

Só indo buscar os "batot*", fora os outros insultos que aqui se fazem a quem "joga como quer" já são mais do dobro dos posts ;)
Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes