Founds Duplicados

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #281 a segunda 25 ago 2014, 18:56 

Re: Founds Duplicados

Só para que conste. Eu continuo a achar que a maioria dos founds duplicados e em caches próprias são enganos.
Assim avançando apenas para pedagogia da boa (embora não concorde que a pedagogia implique só inclusão ;)).

Que tal começar por uma coisa que me parece simples e concensual!

Ou seja começar a enviar mails a quem faz founds que me parece consensualmente a quase totalidade dos geocachers (mesmo os mais liberais...) considerarão no mínimo que podem muito bem ser resultantes de erros (isto é que é ser políticamente correcto :)).
Ou seja.

:arrow:Esperava-se uma semana sobre a detecção do duplicado.
:arrow:Forçava-se uma verificação para verificar se entretanto a situação tinha sido regularizada.
:arrow:Mandava-se um mail muito diplomático a alertar para a coisa.
---e via-se os resultados...

Claro que os mails teriam de ter aquela frase do costume a dizer "se não quiser mais ser contactado, é favor enviar mail para..." para quem o (geopt-) não viesse a ser acusado de SPAM...
Imagem Imagem

TB
TB

Registado: segunda 10 dez 2012, 15:24

Mensagem Post: #282 a segunda 25 ago 2014, 19:00 

POLgeo Escreveu:
Cacheight Escreveu:
POLgeo Escreveu:
Cacheight Escreveu:Adoptar uma postura ou posição que promova as boas práticas e aqueles que jogam de acordo com a "etiqueta" está mais de acordo com a filosofia do geopt do que enterrar a cabeça na areia e transparecer que nada se passa e que estão todos a ser malta porreira e indiferentes ou alheios à batota.Será mais isto o estilo do regime Norte Coreano. Se não vivemos ou jogamos isolados e temos de lidar com todo o tipo de batotas e chico-espertice, sinalizar e expor (no mínimo) casos propositados e reincidentes deveria ser o caminho a seguir.

O erro começa quando se começa a falar em batota.
Ou melhor, quando alguém tenta interferir numa relação biunívoca entre um owner e um geocacher.

Se o geocacher não cumpre ou quebra aspetos generalizadamente aceites como boas práticas e que devem servir para balizar a ação dos geocachers, para mim é um aspeto relevante. Não é o relacionamento entre owner e founder que define o que é correto ou menos correto. Até porque há owners que apagam os founds duplicados e outros que não se preocupam com isso por 1001 motivos válidos.

... generalizadamente ????
Boas práticas? - o que são?
Se o owner não cumpre (mantendo e gerindo as suas caches, nomeadamente apagar founds duplicados) pode e deve ser chamado a atenção pelos árbitros do jogo e não pode invocar motivos válidos.
Os founders é que podem ter 1002 motivos válidos e não devem ser mandados para a fogueira por isso.

Podes apresentar, do ponto de vista do founder, 1 motivo válido para se fazer, consciente e propositadamente, um found repetido numa cache, e outro motivo para o fazer numa própria cache (excluindo situações de adopção)?

Large
Large

Registado: terça 01 jul 2014, 20:08

Mensagem Post: #283 a segunda 25 ago 2014, 19:35 

Já cheguei a fazer founds duplicados devido à minha net ser lenta. Ao submeter o found devido a pagina tar a demorar a actualizar e com a raiva cliquei em submeter outra vez e no fim tinha o log duplicado. Depois reparei e apaguei um deles. Vê-se em muitas caches loggs iguaizinhos e seguidos. Esse pode ser um problema
ImagemImagem

Regular
Regular

Registado: terça 26 jun 2012, 23:09

Mensagem Post: #284 a segunda 25 ago 2014, 19:48 

jasafara Escreveu:
Quanto às referências do MAntunes, lembro-me de várias, podem é não ser fáceis de identificar.

Mas por exemplo pesquisando por obrigações (http://forum.geocaching-pt.net/search.php?keywords=obriga%C3%A7%C3%B5es&terms=all&author=mantunes&sc=1&sf=all&sr=posts&sk=t&sd=d&st=0&ch=300&t=0&submit=Pesquisar) existem dois posts (incluindo o último) em que isso é referido. Para mais podemos ir lá puxar por ele ;)

O que vi foi um caso específico e morreu depressa. Abri lá um tópico

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #285 a segunda 25 ago 2014, 19:59 

AlexCatarina Escreveu:Já cheguei a fazer founds duplicados devido à minha net ser lenta. Ao submeter o found devido a pagina tar a demorar a actualizar e com a raiva cliquei em submeter outra vez e no fim tinha o log duplicado. Depois reparei e apaguei um deles. Vê-se em muitas caches loggs iguaizinhos e seguidos. Esse pode ser um problema

Claro! Esse é de longe a principal razão dos logs duplicados.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #286 a segunda 25 ago 2014, 20:01 

POLgeo Escreveu:...O que vi foi um caso específico e morreu depressa. Abri lá um tópico

Gostei da forma como colocaste a questão e para já não vou participar para não influenciar a conversa ;)

Mas olha que ele já referiu isso em outros contextos. Mas vamos ver o que o tópico dá. Tenho quase a certeza que ele morde o anzol [:D]
Imagem Imagem

Regular
Regular

Registado: terça 26 jun 2012, 23:09

Mensagem Post: #287 a terça 26 ago 2014, 01:18 

Cacheight Escreveu:
POLgeo Escreveu:
Cacheight Escreveu:
POLgeo Escreveu:
Cacheight Escreveu:Adoptar uma postura ou posição que promova as boas práticas e aqueles que jogam de acordo com a "etiqueta" está mais de acordo com a filosofia do geopt do que enterrar a cabeça na areia e transparecer que nada se passa e que estão todos a ser malta porreira e indiferentes ou alheios à batota.Será mais isto o estilo do regime Norte Coreano. Se não vivemos ou jogamos isolados e temos de lidar com todo o tipo de batotas e chico-espertice, sinalizar e expor (no mínimo) casos propositados e reincidentes deveria ser o caminho a seguir.

O erro começa quando se começa a falar em batota.
Ou melhor, quando alguém tenta interferir numa relação biunívoca entre um owner e um geocacher.

Se o geocacher não cumpre ou quebra aspetos generalizadamente aceites como boas práticas e que devem servir para balizar a ação dos geocachers, para mim é um aspeto relevante. Não é o relacionamento entre owner e founder que define o que é correto ou menos correto. Até porque há owners que apagam os founds duplicados e outros que não se preocupam com isso por 1001 motivos válidos.

... generalizadamente ????
Boas práticas? - o que são?
Se o owner não cumpre (mantendo e gerindo as suas caches, nomeadamente apagar founds duplicados) pode e deve ser chamado a atenção pelos árbitros do jogo e não pode invocar motivos válidos.
Os founders é que podem ter 1002 motivos válidos e não devem ser mandados para a fogueira por isso.

Podes apresentar, do ponto de vista do founder, 1 motivo válido para se fazer, consciente e propositadamente, um found repetido numa cache, e outro motivo para o fazer numa própria cache (excluindo situações de adopção)?

Não conheço outros casos mas eu faço, normalmente, os logs a partir do meu iPhone. Já aconteceu repetidamente, por razões de quebra de rede ou outras, fazer logs em duplicado.
Nunca ninguém me chamou a atenção mas, sempre que dei conta, apaguei os duplicados. Se me voltar a acontecer, fico sempre grato que me chamem a atenção.

Uma vez coloquei um TB numa cache e quando, à noite, tentei o registo, não o consegui porque outro Geocacher já o tinha tirado e para o recolocar fez o grab. do mesmo. A regularização foi trabalhosa.
Agora quando coloco um TB numa cache, faço logo o respectivo log. com o iPhone. Para colocar um TB numa cache de que sou owner, só consegui fazer o drop-it com um found. Não apaguei ainda. É grave?

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #288 a terça 26 ago 2014, 01:47 

Deixem-se lá de medos de serem vistos como os "amiguinhos" que feriram susceptibilidades.
São batoteiros, chamam-se Batoteiros, ponto final!

Este tópico já parece como perguntar a um bêbado se está bêbado. Aparecem logo todos a jurar por tudo o que é mais sagrado que estão sóbrios, é uma boa forma de identificar um bêbado...
Imagem Imagem Imagem

TB
TB

Registado: segunda 16 jul 2012, 21:29

Mensagem Post: #289 a terça 26 ago 2014, 01:50 

POLgeo Escreveu:Uma vez coloquei um TB numa cache e quando, à noite, tentei o registo, não o consegui porque outro Geocacher já o tinha tirado e para o recolocar fez o grab. do mesmo. A regularização foi trabalhosa.
Agora quando coloco um TB numa cache, faço logo o respectivo log. com o iPhone. Para colocar um TB numa cache de que sou owner, só consegui fazer o drop-it com um found. Não apaguei ainda. É grave?

Podes fazer o drop de um TB que tenhas no inventário com um registo de Write note.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 10:52

Mensagem Post: #290 a terça 26 ago 2014, 02:04 

Infelizmente não tenho tipo a oportunidade que queria ter de responder em tempo oportuno aos posts que aqui vão sendo colocados de forma pertinente.

É com satisfação que vejo como não via há muito tempo um tópico tão oportuno e produtivo. Algo que dará frutos, algo que de facto serve para alguma coisa, para o bem da actividade, e não mostrar fotos de cenas ou que nada têm a ver com o geocaching ou do pessoal a cachar aqui e acolá. Acho que este Portal pode fazer mais e melhor, basta querer.

Como não tenho a disponibilidade que queria e como a minha intervenção já vem fora de tempo, vou então tentar resumir o meu ponto de vista.

GS, o administrador de uma empresa virada para o lucro

Há muito que a GS deixou de ser o motor do geocaching. Agora, limita-se a ser o motor de arranque e depois a massa humana de geocachers faz o resto. Por exemplo, lança os "sou venires" e os "apanhadinhos dos tuperwares" fazem o resto. Picam o isco, e deixam-se ser "apanhados". Basicamente, chegou a um ponto em que a actividade se auto-regula (atenção, eu insisto em chamar actividade e não jogo, isto não é um jogo!) e os rendimentos da casa-mãe vão pingando de uma forma regular, diria até que crescente. Ora, maravilha. Que pode um administrador querer mais? Isso. Mais, quer mais. Por isso vão aparecendo pontualmente iniciativas e meios de aumentar o lucro.
Uma das formas foi disponibilizar uma app móvel para IOS e robot verde. É pilim em caixa, garantido. Mas, para isso acontecer teve que render-se a uma regra que tinha até então, para poder ter mais utilizadores: deixou de pedir confirmação de registo por e-mail. Esta discussão foi lançada e acalentada no fórum português da GS pelo MAntunes, e digamos que o facto de a GS ignorar o alerta dele e de outros geocachers a nível mundial para esta falha de segurança que fez com que ele perdesse o estatuto de Charter Member, passando a ser um comum Member, 11 anos depois.
Mas vejamos, se analisarmos bem, ele gastou mais de 300$ neste tempo em renovações de Premium Member. Obviamente, o que usufruiu em termos de ferramentas foi claramente compensado, o que de facto bem vistas as coisas não é caro. Por pouco mais de 2€ por mês podem brincar à caça ao tesouro e dizerem aos amigos "faxo geocashingue!". Só que, multipliquem lá o valor anual pelo numero absurdo de Premium Members que existem. Uma mina certo?
Olho para o FB...Twitter..instagram. Não são pagos, e geram receitas de bradar aos céus. Como?? Se eu não pago nada, como ganham eles dinheiro comigo? Pois ganham...ganham todos. Até a companhia da electricidade agradece as horas que voces passam agarrados em frente aos monitores das vossas cenas! Então, e a GS? Tem mesmo necessidade de cobrar o valor que cobra? Não consegue catapultar os lucros da mesma forma que as redes sociais? Podia, se mudasse um bocado o paradigma. Mas se o mudasse ligeiramente, os geocachers mais aficcionados nem notavam e eles podia de uma vez por todas deixar de ter geocachers de 1ª e de 2ª, os que pagam e os que não pagam. Todos iguais. Porque raio discriminam os que podem até nem ter dinheiro para pagar?
Bom, não alongando aqui o tema, que começa a ser chato, foco-me no principal: a GS está literalmente a cag...lixar-se para as vossas preocupações com os batoteiros e afins. São pennar's, para eles, diria o velho JJ. Por mais caça às bruxas, azedumes, invejas, batotas, caloteiros que haja, a GS só quer uma coisa: que as receitas que partem dos geocachers portugueses continuem a aumentar. Que o geopt faça mais Prémios GPS para cativar a malta a fazer founds e PQs, que a Geocacherzone faça mais acampamentos e porcos no espeto para vender um "merchandise", que as férias da Anne em Portugal têm que ser pagas por alguém. Meus amigos, enquanto não nos focarmos nisto, não vale a pena andar a discutir quem deve limitar o acesso ao quê.
Eu sugiro: boicote nacional à GS. Assim, organizado. Um grupo de geocachers influentes na GS (tanto podem ser os 70 do manifesto ao Governo como os 250 que iam correr com os outros à paulada, tanto faz) fazer uma proposta à GS: não permitam mais founds duplicados (basta um erro a avisar "você já encontrou esta cache, cara!"), não permitam mais founds nas próprias caches, não permitam que o Bolacha seja revisor! O que era importante era a comunidade geocacher portuguesa se unir, e mostrar que é um cliente inatisfeito, que paga o que lhe pedem todos os anos e que não está a ser bem servido. A GS sabe que é permitido isto tudo? Sabe, e porque não age? Porque não quer. Simplesmente.

Agora...se vocês ainda insistirem em correr com os batoreiros, ao menos que façam uma coisa antes: definam o que raio são as Boas Práticas do Geocaching, e promovam-nas! Cantem-nas aos sete cantos, desde o FB (essa praga) ao Fórum, às caches, mas passem a palavra! Recordo os 10 mandamentos do Geocaching, que os 2Cotas ditaram praí há quase 10 anos, continuam actualíssimos. E continuam no portal http://geocaching-pt.net/, na pagina de entrada. São eles:

Os 10 mandamentos

Não destruas
Não te apresses
Tem calma
Faz o trabalho de casa
Não alteres
Ajuda
Conta
Não ofendas
Tens tempo
Não copies
Sê claro
Cumpre as regras
Não inventes

São a forma reduzida do que deveria ser a Cartilha do Geocaching em Portugal, aquele livrinho que se distribuiria aos novos membros, para que o lessem antes de começarem a espalhar OPCs e Compais pelas bermas das ENs.

As Boas Práticas, o cerne da questão

Eu, não sendo o grande 2Cotas com o seu dom da palavra, limitei-me há uns dois anos a redigir um Manual de Boas Práticas para quem procura uma cache que optei por colocar nos meus listings. É um texto algo extenso para estar num listing, mas penso que contém o básico que um geocacher que procura uma cache deve ter em atenção.

Ei-lo aqui também:

Boas Práticas para um Geocaching melhor. Colabore!

- Ao decidir procurar uma cache faça-o de acordo com o que é pedido pelo owner. Respeite a sua vontade e as suas recomendações, pois delas dependem a sua integridade e a da cache. Não destrua, não parta, não deixe mais que pegadas e não traga mais que fotografias.

- Leia bem o página da cache antes de começar a busca. Pondere bem os riscos, e se o nível de Dificuldade e Terreno está de acordo com os seus limites e objectivos. Não ponha em risco a sua vida e a a da cache, e se acha que não é para si não arrisque e passa à próxima. Nem todas as caches são para todos.

- Lembre-se que o Geocaching proporciona-nos aventuras e leva-nos a locais que de outra forma não iríamos conhecer e visitar, por isso quando for procurar uma cache vá com tempo, quer para conhecer bem o local, mas também para estar preparado para algum imprvisto que possa ocorrer.

- Tenha especial cuidado ao procurar o esconderijo da cache, certifique-se que não há ninguém por perto ou ninguém a ver. Caso haja seja o mais discreto possível. Não arrique caso tenha consciência que está a ser observado, e desista. Certamente terá uma nova oportunidade para lá voltar, e assim evita que a cache seja objecto de buscas indesejadas.

- Ao encontrar a cache faça sempre um registo escrito no logbook. Se necessário use frente e costas das folhas do mesmo, poupe papel.

- O material de escrita que está na cache não é para retirar.

- Sempre que possível faça troca de objectos, mas coloque um de igual valor ao que retirou.

- Tire fotos, muitas fotos, e não esqueça de as colocar no seu log online na página da cache.

- Quando fizer o log online faça-o de uma forma detalhada possível de modo a dar a conhecer a aventura que a visita ao local proporcionou. Se houver alguma sugestão ou recomendação a fazer ao owner aproveite e faça-o no log. Precisa de manutenção? O acesso foi dificultado? Mudaram a cache de sítio? Qualquer situação que lhe pareça anormal comunique, informe o owner, seja por log ou através de mensagem privada.

E pronto, é isto. Não digo aqui que não se deve logar 7 vezes a mesma cache, mas quando o escrevi nem sequer estava a pensar que hoje estaríamos aqui a discutir isso, nunca imaginei que chegasse tão longe. Provavelmente daqui a dois anos vamos estar a discutir qual a melhor app para fazer logs em caches sem sequer lá ter ido, mas colocando fotos nossas no local e o camandro. Modernices!

Ora bem, posto isto proponho que a) a GS não vai mexer uma palha para mudar, e se mudar é para pior e b) vocês só vão enfurecer mais as bestas que vão criar mais contas-fantasma e logar mais caches que nem lembra a ninguém, e vão continuar a ser as referências para os mais pobres de espirito se mexerem no esterco que por aí anda, então o melhor será arregaçar as mangas e fazer algo mais concreto, algo mais visível, algo que toque mais ainda as pessoas. Exemplos:

- definir de uma forma o mais unanime possível as Boas Práticas, as regras, as guidelines, criar um documento que sirva de referência, de "biblia" para os geocachers portugueses e para quem faz geocaching em Portugal. Contar com a ajuda dos revisores e de geocachers mais experientes para contribuir. Não será o geopt a assumir tal inglória tarefa, mas a comunidade. E atenção, é uma bíblia, não é um decreto-lei, ou seja, só segue quem acredita, não se é obrigado a seguir. Podemos correr um infiel da nossa seita, mas não o podemos prender.
Esta "bíblia" deve estar dividida em várias partes: para os founders, para os owners, para os eventos, etc..para que um geocacher veja em cada capítulo a informação respeitante ao que se adequa naquele momento. Exemplo: o zépirolito chegou ontem e quer criar um evento para comer bolo rei em Agosto com os amigos. Tudo bem, ele pode, mas ao ler o capítulo na Bíblia sobre os eventos vem lá "não criarás eventos só porque sim, porque te apetece, porque queres atingir uma milestone, ou porque fazes anos. Deixa os eventos oficiais para momentos realmente importantes".

- mails de boas vindas - cada novo registo no GC.com ou no geopt é enviado um e.mail onde costa uma série de informação pré estipuladas: as Boas Práticas, a bíblia, uma série de links que podem e devem consultar para ajudar. Já se falou disso aqui, mas caiu em saco roto. Dar ideias é giro, mas ajudar a executá-las, nespes.

- Utilizar os banners dos geopt espanhados pelos listings e afins a apontar para a Biblia, e a recomendação de a ler (caramba, isto assim parece mesmo uma seita..)

- ser proactivo. Recebeste um OPC numa cache tua? Pimba, mail para o geocacher a explicar que deve escrever algo decente no log. O geocacher diz que esteve no local, viu a cache, mas como estavam a pintar o muro não assinou mas fez o Found? Pimba, mail a explicar que um found corresponde a uma assinatura no logbook. Exemplos, irmãos, temos que dar exemplos. Não podemos ser reactivos e deixar as coisas continuarem assim. Não gostamos mas não fazemos nada, pois pensamos "para que vou fazer, se os outros também não fazem?". Pois, é isso que estamos a fazer mal, é não fazer nada.
Por mim falo, que devia de o fazer e não faço. Se por um lado não tenho tempo de enviar dezenas de e-mails para todos os casos que me acontecem do género, por outro facilitava que o IAAN tivesse ferramentas para agarrar estes casos e desse um relatório semanal aos owners a dizer "man, esta semana estes 3 geocachers fizeram duplo found nesta tua cache, estes 5 fizeram log só com OPC, e este chic o esperto fez found mas pela conversa nem pos lá os pés". Isto sim, é que era trabalho do IAAN! Rankings? Têm a sua cota parte de culpa, mas quem somos nós para culpar os nossos rankings se a própria GS os promove?

Pronto, é isto. Por hoje chega. Deixo estes pontos de vista à vossa análise e discussão, sei que não é consensual e que haverão muitos a mandar postas de pescada acusando-me disto e daquilo. Não faz mal, a discussão e divergência de opiniões é saudável. Eu preferia discutir isto pessoalmente, preferia que o Geopt agarrasse numa data, criasse um evento e disse-se assim: vamos reuniar a comunidade para discutir o que podemos mudar para melhor! Isso sim, é que era, mas sei que tenta agradar a todos e se o fizesse havia quem se sentisse...aborrecido, vá. É que afinal, isto está tão bom assim, cada um "joga" como quer.

Amén.
Imagem
Imagem Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes