Founds Duplicados

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 02 set 2010, 13:09

Mensagem Post: #231 a segunda 25 ago 2014, 12:37 

Re: Founds Duplicados

jasafara Escreveu:De qualquer forma (e o João também já o disse) não me parece nada facil criar essa sinalética de cores que sugeres.
A alternativa é não se fazer nada?

Não somos os 250 gajos [:)], mas parece-me que há um certo consenso em torno de que algo deve ser feito.
Pelo silêncio do outro João, algo estará já a ser feito [:D] (se não estiver, acabei de o pressionar :lol:).

IMHO, poderíamos começar pela sinalética. A maioria dos utilizadores do IAAN não lê o fórum (a conversa agora passa-se nos grupos do Facebook), e precisamos de colocar em produtivo para que o assunto se torne visível e se obtenha maior participação, feedback e ideias.

Posteriormente, ajusta-se de acordo com a opinião generalizada da comunidade (sendo assumido que nunca se agradará a gregos e a troianos, muito menos aos batoteiros). É arriscado? É! Mas o Geopt não nasceu num 25 de Abril? ;)

TB
TB

Registado: segunda 10 dez 2012, 15:24

Mensagem Post: #232 a segunda 25 ago 2014, 12:43 

Adoptar uma postura ou posição que promova as boas práticas e aqueles que jogam de acordo com a "etiqueta" está mais de acordo com a filosofia do geopt do que enterrar a cabeça na areia e transparecer que nada se passa e que estão todos a ser malta porreira e indiferentes ou alheios à batota.Será mais isto o estilo do regime Norte Coreano. Se não vivemos ou jogamos isolados e temos de lidar com todo o tipo de batotas e chico-espertice, sinalizar e expor (no mínimo) casos propositados e reincidentes deveria ser o caminho a seguir.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 12:14

Mensagem Post: #233 a segunda 25 ago 2014, 12:45 

A conversa passa pelo facebook, mas os listings feitos pelo geopt listing generator são comuns e os badges são mesmo muito populares. Acho que a mensagem chegará ao sítio certo quando em vez de "sou o melhor do meu bairro" aparecer "sou o melhor batoteiro do meu bairro"

When you are dead, you do not know you are dead. It is only painful for others. The same applies when you are stupid. (Ricky Gervais)
--
BR

Geocoin
Geocoin

Registado: quinta 25 mar 2010, 22:46

Mensagem Post: #234 a segunda 25 ago 2014, 12:50 

Acho que não sou ninguém para dizer que o meu Geocaching é o correto. Porque uma pessoa faz logs duplicados, é batoteiro? Ou porque loga as próprias caches? Eu não imponho o meu geocaching a outros. E não gostaria que alguém impusesse o seu, a mim.
Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #235 a segunda 25 ago 2014, 13:01 

jasafara Escreveu:Vejamos

No desporto quando alguém faz batota e é apanhado os seus resultados são anulados, não continuam a aparecer com uma nota que foram obtidos com batota.

Quem devia fazer isso era a GS. Já vimos que não o faz e que até é compreensível porque é uma empresa comercial.
Não vejo o que equiparia o geopt ao governo da Coreia do Norte não apresentar nos seus quadros estatísticos alguns geocachers assumidamente batoteiros.

Eu vejo mais a coisa desta forma:

A FIFA nos seus regulamentos diz que os auto-golos são "más práticas", mas valida-os.

A Equipa X vai em terceiro lugar do campeonato com não sei quantas vitórias com auto-golos dos adversários.

O Jornal "a Bola" quer apresentar a classificação excluíndo essa equipa da tabela.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 12:14

Mensagem Post: #236 a segunda 25 ago 2014, 13:01 

Mas as pessoas podem continuar a fazer o Geocaching delas. Vão deixar é de poder usar o geopt e o IAAN e ser equiparado a quem recorre das boas práticas recomendadas.

When you are dead, you do not know you are dead. It is only painful for others. The same applies when you are stupid. (Ricky Gervais)
--
BR

Large
Large

Registado: quarta 26 mar 2014, 12:41

Mensagem Post: #237 a segunda 25 ago 2014, 13:02 

Sou novato nestas andanças mas vou dar a minha opinião pessoal.

Eu aceito que cada um jogue o seu geocaching, eu até tenho uma cache quase a porta de casa e podia fazer 30 vezes por dia o found it, fazia se fosse a minha maneira de jogar e ninguém tinha nada a ver com isso a não ser o dono da cahe.

Agora o geopt é totalmente independente do geocaching, tem uma ferramenta o IAAN que utiliza para dar estatísticas a quem gosta de ver numeros, por isso o geopt tem a liberdade para colocar regras nas suas ferramentas, para que os dados que apresenta sirvam o mais fielmente possivel aquilo que pertende mostrar.

Se o geopt quer mostrar um pouco da história do geocaching em Portugal com o IAAN então não deve excluir nada nem ninguém.

edit: erro ortográfico.

Geocoin
Geocoin

Registado: quinta 25 mar 2010, 22:46

Mensagem Post: #238 a segunda 25 ago 2014, 13:03 

Cada um faz o ranking que quiser. Mas uma coisa é dizerem que o ranking X obedece a certos critérios; outra coisa é chamar alguém de batoteiro, só porque pratica um Geocaching diferente do vosso.
Imagem

TB
TB

Registado: segunda 10 dez 2012, 15:24

Mensagem Post: #239 a segunda 25 ago 2014, 13:13 

prodrive Escreveu:Eu vejo mais a coisa desta forma:

A FIFA nos seus regulamentos diz que os auto-golos são "más práticas", mas valida-os.

Felizmente não são marcados de forma intencional nem em larga escala. Senão, valha-nos a Liga da Verdade! :lol:

Precisamente, se cada um faz o ranking que quiser, o geopt é livre de promover um ranking com base nos critérios que entender por bem, neste caso, associados às boas práticas.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #240 a segunda 25 ago 2014, 13:16 

pena33 Escreveu:Se o geopt quer mostrar um pouco da história do geocaching em Portugal com o IAAN então não deve excluir nada nem ninguém.

É esta a minha convicção.
Lopesco Escreveu:Cada um faz o ranking que quiser. Mas uma coisa é dizerem que o ranking X obedece a certos critérios; outra coisa é chamar alguém de batoteiro, só porque pratica um Geocaching diferente do vosso.

Também sou apologista desta postura.

Aceito que se sinalize que determinado Geocacher faz founds nas próprias caches e tem founds duplicados, não que se aponte como proscrito.

A minha convicção/expectativa, é que depois de sinalizados, a tendência será para se copiarem as boas práticas e os bons exemplos.
Imagem Imagem Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes