founds em caches inactivas

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

TB
TB

Registado: segunda 16 jul 2012, 21:29

Mensagem Post: #1 a domingo 24 ago 2014, 16:36 

founds em caches inactivas

Há um fenómeno um pouco estranho que é a ocorrência de founds em caches inactivas.

Por exemplo, esta foi desactivada por um revisor no dia 14 de agosto e tem um registo de found no dia 16 de agosto.

Não deveria o sistema ter impedido este registo?

Afinal para que serve desactivar uma cache?

Vejo isto periodicamente. Este caso é apenas para exemplificar.

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #2 a domingo 24 ago 2014, 16:54 

Re: founds em caches inactivas

O sistema devia impedir mas só dá se a cache for mesmo bloqueada, o que não costuma ser o caso.

Aqui, mesmo que quem fez o found não o tenha feito com a noção de que não lá devia ir, pode, por exemplo, ter a cache no C:geo ou assim e fazer o found no aparelho e mandar para o site... sem nunca vir a descobrir que a cache não estava ativa.
Imagem Imagem Imagem Imagem

TB
TB

Registado: segunda 10 dez 2012, 15:24

Mensagem Post: #3 a domingo 24 ago 2014, 18:44 

Também pode dar-se o caso de a cache ser descarregada dentro de uma PQ numa altura em que estava ativa, sendo entretanto desativada por um qualquer motivo e continuar no local. Como o a descarreguei numa PQ e só após um par de dias vou à procura dela, vou até ao local e encontro-a. Reparo que até se passa algo com a cache e tomo nota para o mencionar no registo de found ou explicá-lo através de um needs maintenance. Quando descarrego as field notes apercebo-me que foi entretanto desativada. Mas como a encontrei e assinei o logbook, faço o respetivo registo... Há várias razões possíveis, portanto não creio que o facto de uma cache estar desativada por si só, seja impeditivo de fazer um found. Depende é dos motivos que levam o owner ou o revisor a desactivá-la. Pessoalmente, as PQ só vêm com as ativas, mas já me aconteceu mais que uma vez esta situação. Essa cache que mencionaste o mais provável é continuar no mesmo sítio, até que o owner resolva o que se passa com ela, não me surpreendia que surgissem mais founds entretanto.

Large
Large

Registado: terça 13 mai 2014, 00:15

Mensagem Post: #4 a domingo 24 ago 2014, 21:02 

Ora, aqui está uma situação sobre a qual me estou a debater...

A 600 metros de minha casa encontra-se o primeiro ponto de uma multi-cache, de três pontos que se encontra temporariamente inactiva há mais de 3 meses. Antes dela ter ficado neste estado, achei as pistas dos dois primeiros pontos e calculei o local final da cache que fica a menos de 100 metros de minha casa. Na altura não me desloquei ao local por não ter caneta à mão e preguiça para ir buscá-la a casa. Entretanto o tempo foi passando e fui adiando até que, a semana passada, verifiquei que ela se encontrava temporariamente inactiva e desloquei-me ao ponto onde, efectivamente, a cache ainda se encontra (mais uma vez sem caneta)... A questão que coloco é: Devo registar no logbook e fazer o found ou não?

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #5 a domingo 24 ago 2014, 21:05 

Claro. Porque não?
Imagem Imagem Imagem Imagem

Large
Large

Registado: terça 13 mai 2014, 00:15

Mensagem Post: #6 a domingo 24 ago 2014, 21:10 

Bem... Por um lado o conceito de inactivo, ainda que temporariamente, é precisamente o oposto de activo, atributo que me parece essencial para que se faça o found. Por outro lado, a cache foi efetivamente achada. Não deveria esperar que ela seja reactivada para fazer o found?

TB
TB

Registado: segunda 10 dez 2012, 15:24

Mensagem Post: #7 a domingo 24 ago 2014, 22:09 

Se foi encontrada numa altura em que esteja desativada, pessoalmente não vejo problemas em registá-la na data em que efetivamente foi descoberta. Partindo do princípio de que foi realmente encontrada, claro. :mrgreen:

Estar inativa significa que se passa algo com a cache, não impossibilita o registo como encontrada. O passar-se algo pode ir da falta de espaço no logbook a não estar efetivamente lá...

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 02 set 2010, 13:09

Mensagem Post: #8 a domingo 24 ago 2014, 22:53 

Pois eu relativizo um pouco a questão.
Por norma crio sempre os gpx excluindo as inativas, o que elimina a maior parte de potenciais problemas.
Se encontrar uma cache e descobrir posteriormente que está inativa, e se efetivamente a encontrei (estava inativa porque o logbook estava molhado, ou não tinha espaço, por exemplo), faço o registo de Found no dia em que a encontrei.
Ir à procura de uma cache q está inativa mas que sei que está no local, isso é que não. Aguardo.

Sent from my iPhone using Tapatalk

Large
Large

Registado: terça 01 jul 2014, 20:08

Mensagem Post: #9 a domingo 24 ago 2014, 23:01 

Eu nunca vou procurar caches inactivas. Se estão inactivas é por alguma razão. Mas acho que ainda à situações piores. Como pessoal a logar caches arquivadas à mais de um ano e até à quem loggue as suas próprias caches. Isso sim devia ser proibido. Acho uma estupidez.
ImagemImagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 02 set 2010, 13:09

Mensagem Post: #10 a domingo 24 ago 2014, 23:15 

AlexCatarina Escreveu:Eu nunca vou procurar caches inactivas. Se estão inactivas é por alguma razão. Mas acho que ainda à situações piores. Como pessoal a logar caches arquivadas à mais de um ano e até à quem loggue as suas próprias caches. Isso sim devia ser proibido. Acho uma estupidez.

E quando não sabes que a cache está inativa, porque estás offline? Como fazes?
Em relação aos founds em caches próprias está a surgir um debate interessante aqui. Espreita!

Sent from my iPhone using Tapatalk
Próximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 2 visitantes