Filândia + Países Bálticos + Bielorrússia

Low-cost it's my middle name

Moderador: prodrive

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #51 a quinta 17 jul 2014, 21:55 

Re: Filândia + Países Bálticos + Bielorrússia

Torgut Escreveu:Bah comida de Leste... caca :-) Custos: muito baixos.

A comida pode ser de caca, mas a cerveja é muiito boa! Quanto aos custos. Vilnius é barato, RIga nem por isso e Tallinn amanhã vejo :)

Torgut Escreveu:Jasafara, espero que tenhas encontrado a Literatu Wall, é facilima, até eu encontrei essa, numa terra de DNF's repartidos por dois anos. A do "castelo" já deu comigo em maluco por duas vezes.

A Literatu Wall seria facílima se lá estivesse o que não é o caso :) A do "castelo" acredito que esteja mas numa zona que está em obras. Os últimos a encontrá-la entraram na zona que está delimitada, eu não...
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #52 a segunda 21 jul 2014, 20:18 

Possivemente ainda faltará um post para finalizar a descrição da viagem. O Torgut acabará assim a sua trip escrita depois de eu ter acabado a minha trip real :)

Dia 16 – 15 de Maio – Hrodno, Brest

Imagem

Dia 17 – 16 de Maio – Brest, Varsóvia

Imagem

Cemitérios e estatuária soviética! Espero vir-lhe a fazer inveja com alguns sítios que visitei e que julgo que ele não :twisted:

Os 9 dias foram adequados para o que tinha planeado, mas ficou alguma pena de ter passado a poucos quilómetros das fronteiras com a Polónia, Bielorussía e Russía (território contínuo e enclave de Kaliningrado) e não ter picado os países. Minsk e St Petersburg à distância de poucas horas de carro ou barco (que não sei se me aventurava na Rússia de carro...) e não ter lá ido custou um bocadinho...
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #53 a segunda 21 jul 2014, 20:54 

No que diz respeito ao geocaching foi fraco como era previsível, mas marquei quase todas as cidades e locais de interesse por onde passei.
Visitei quase tudo o que tinha previsto (e muito mais) mas faltou-me os dois locais referenciados em Talin (museu/hotel KGB e prisão/urbex). A passagem por Sigulda e pelo Gauja National Park foi também rápida de mais pois já sai de Riga muito tarde. Quanto aos open-air museus fiquei-me pelo da Lituânia e o que o Torgut escreveu em relação ao de Tallinn aplica-se tal e qual ao de Vilnius. É só mesmo mudar o nome. Assim com os devidos direitos de autor passo a relatar :)

---O de Vilnius, contudo, terá sido o menos bem conseguido dos que visitei. O primeiro problema prende-se com a gestão de espaço. O terreno em que está instalado é verdadeiramente enorme, e a direcção optou por dispersar as casas de forma acentuada. Consigo imaginar que a intenção seria criar separações invisiveis de forma a transportar o visitante de região para região, de forma simbólica. Mas não se compreende que depois, em algumas áreas, as casas estejam até bastante próximas. O resultado disto é que o visitante tem que andar bastante para percorrer toda a exibição e em boa parte dos percursos não tem nada para ver, sem desprimor para o bonito bosque.
...
O segundo problema é a escassez do espólio. É um museu com uma grande área mas sem muita coisa para mostrar. O que tem é interessante, verdade. E está muito bem legendado. Mas quando comparado com outros museus do tipo, o de Vilnius é bastante pobre. O terceiro problema é que apesar de ter pago um bilhete integral, muitas das casas estavam fechadas, o que também não é admissível em termos comparativos. Fora isso, gostei de passear aquele bocado. Achei especialmente interessante o quartel de bombeiros (aqui e na descrição do open air museum de Tallinn vinha a seguir, "com uma recreação perfeita de ambiente e uma casa, já relativamente moderna, decorada muito bem". Como não visitei todas as casas não posso jurar que não houvesse também uma casa assim mas se havia não a vi...e o quartel de bombeiros deixava a desejar...). A escola e a loja, que são locais sempre pictorescos em museus deste tipo estão muito fraquitas.

Distinguiria isso sim a igreja e um dos moinhos como pontos altos. O de Kaunas não me deu para encaixar no programa porque decidi ir a Trakai (e não me arrependi!) mas pelo que aqui ficou escrito deverá mesmo ser o melhor.

Um dia a mais teria sido apreciado e com mais dois teria podido ter conhecido melhor o interior dos países (embora além das capitais tenha passado e visitado pelo menos as segundas cidades da Lituânia, Letónia e Estónia). Os seja além das conhecidas Vilnius, Riga e Tallinn, passei por Kaunas, Daugavpils e Tartu.

edit: relendo melhor a descrição do Torgut, até que a frase "É um museu com uma grande área mas sem muita coisa para mostrar. O que tem é interessante, verdade." não é completamente verdade. Ou seja a área é enorme e tem muita coisa para mostra, mas muito do que mostra não é muito interessante...Muitas casas estavam fechadas e das abertas raras eram as que tinham interiores mobilados verdadeiramente interessantes. Quanto aos "figurantes" que noutros open air museus dão vida aos espaços aqui resumiam-se a uma senhora vestida de camponesa mas que destoava do espaço e da figuração por ter passado o tempo todo em que esteve sobre minha observação ao telemóvel [:D]
No Skansen Open-Air Museum - Stockholm que é o único outro que visitei havia imensos figurantes (ferreiros, farmacêuticos, padeiros, etc, etc, etc...)
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #54 a segunda 21 jul 2014, 21:34 

Quantos aos museus do KGB. Gostei bastante do de Vilnius e não o achei nada turístico.
Dentro do mesmo tema e embora em termos muito mais documentais/multimédia gostei também dos The Museum of the Occupation of Latvia e do Museum of the Popular Front em Tallinn.
Em Tallinn embora não tenha visitado o KGB Museum passei mais do que uma vez pelo Hotel Viru onde está localizado.

Ao ter lido sobre a história destes povos não se lhe pode deixar de dar alguma razão por se acharem "coitadinhos" se é que se acham... Com sucessivas ocupações, primeiro dos impérios sueco, prussiano e russo e depois de um curto período de independência a seguir à 1ª grande guerra e à revolução soviética novamente ocupados pelos soviéticos em 1940, pelos alemães quando estes avançaram para a frente leste e novamente pela URSS na repartição da Europa que se seguiu ao fim da 2ªgrande guerra. Ainda não celebraram sequer 25 anos do seu segundo período de independência...
Não interagi muito com os locais para perceber até que ponto é que continuam traumatizados mas pelo menos nas capitais parecem-me bem ocidentalizados...Vê-se que os monumentos de origem soviéticos não são especialmente estimados mas acho isso perfeitamente compreensível.

Quantos aos estónios, não os achei especialmente antipáticos :) Concordo com o Torgut em que Tallinn tem o núcleo histórico mais pequeno e artificial (ou então reconstruído :)) mas isso não deixa de ser interessante. É apenas andar por ali como se estivéssemos num open air museum (e aqui com muitos figurantes) [:D]

E pronto não digo muito mais senão não me sobra mais nada para o artigo da GeoMagazine em que vou tentar acrescentar alguma coisa às belas descrições do Torgut no seu blog e dos Navegantes na GM ;)
Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sexta 02 jul 2010, 12:35

Mensagem Post: #55 a terça 22 jul 2014, 11:09 

Ou seja, "conseguiste" falhar o meu ponto favorito de duas semanas por 4 países tendo-o à beira da mão :-)

E não, não me falta só um dia do diário... e os dias de Varsóvia e Wroclaw? E tambem não terei inveja, terei é que, eventualmente, tomar umas notas na minha agenda... por razões mais ou menos evidentes será fácil passar pelos locais dessas fotos de que estámos à espera.
O meu blog geocachiano: http://papacaches.wordpress.com

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #56 a terça 22 jul 2014, 11:56 

Torgut Escreveu:Ou seja, "conseguiste" falhar o meu ponto favorito de duas semanas por 4 países tendo-o à beira da mão :-)...

Estás-te a referir ao open air museum de Kaunas ou à prisão de Tallinn?
Tenho a noção que seriam dois fantásticos spots mas a disfrutar com tempo (a grande diferença entre as tuas viagens e a do comum turista :)).
No caso da prisão ainda teria de haver uma negociação com a minha mulher que não sei se seria pacífica (já me chegou convence-la da vital importância de ir fazer uma certa cache no meio do mato e ao pé de umas ruínas [:D])

Com o pouco tempo que tinha o plano não previa mais do que dois dias por país (um na capital e outro de ligação à seguinte). Mas são países que de todo não descarto voltar pelo que poderão haver outras oportunidades.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #57 a terça 22 jul 2014, 19:20 

Dia 18 – 17 de Maio – Varsóvia

Imagem

O típico edifício construído durante a época estalinista.
São todos sisters das Seven Sisters

O Torgut já deve conhecer todos os fora da Rússia. A mim falta-me o de Kiev.

Outro artigo interessante sobre arquitectura soviética
Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sexta 02 jul 2010, 12:35

Mensagem Post: #58 a quarta 23 jul 2014, 12:40 

Só conheço dois, em Riga e Varsóvia. Quer dizer, claro que conheço o de Praga, até está na minha lista de artigos a escrever para o visitar-praga.com.pt mas não o considero parente destes outros. O de Bucareste não o vi, ou se vi também não o relacionei com os outros.
Tava a falar da prisa.
O meu blog geocachiano: http://papacaches.wordpress.com

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #59 a sábado 09 ago 2014, 13:13 

Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #60 a sexta 22 ago 2014, 23:52