Uma questão interessante é por onde entrar nestes países (deixando de lado a Bielorrússia).
Depende de dois factores.
1) Preço da viagem vs o tempo que se demora de Lisboa (no meu caso...) ao destino.
2) Se se quer uma viagem circular (mandatória se se alugar carro) ou isso não é uma variável a considerar.
Se a viagem for circular é perfeitamente indiferente por onde se começa/acaba. Pode-se voar para qualquer destino que optimize o ponto 1.
Se não for circular, diria que o mais lógico é viajar de norte para sul (Helsinquia ou Tallin, Riga e Vilmius) ou ao contrário. Ser por Helsínquia ou Tallinn é indiferente pois tem sempre de se apanhar o ferry entre a Estónia e a Filãndia.
Os Navegantes e o Torgut optaram por voar para Helsínquia e ir descendo. Não faço ideia por onde regressaram/regressarão.
Possivelmente na altura em que compraram os bilhetes seria a opção mais barata.
Para mim que só estou a ver bilhetes agora, que vou alugar carro e que quero optimizar ao máximo o tempo disponível, optei por voar para Tallinn (é o que está com preços mais baixos a partir de Lisboa, são voos directos e tem horários que garantem nove dias completos). Inconveniente? Os valores em causa devem chegar para o Torgut dar quase a volta ao mundo

(cerca de 205€ por pessoa ida e volta).
Vantagens. Saída de Lisboa em vou directo pela TAP às 00:15 chegada a Tallinn às 06:50, volta com saída às 05:25 e chegada a Lisboa às 08:15.
Fixado o ponto de partida-chegada há várias opções de trajecto.
Para já está
D 1 - [Tallinn - Helsínquia] + Helsínquia
D 2 - Helsinquia (
Finnish Museum of Natural History,
Suomenlinna)
D 3 -
Helsínquia - Nuuksio National Park- Provoo - Helsínquia + [Helsínquia - Tallinn]
D 4 -
Tallinn - Tartu - Cesu - Bauska - VilniusD 5 - Vilnius (
Museum of Genocide Victims)
D 6 -
Vilnius - Trakai - Kaunas - Hill of Crosses - Jelgava - RigaD 7 - Riga (
Latvian War museum,
Museum of the Occupation of Latvia)
D 8 - Riga +
[Riga – Castelo de Turaida - Gutmanis Cave - Tallinn ] + Tallinn
D 9 - Tallinn (
Estonian Open Air Museum)