Opencaching

GPS Games!

Small
Small

Registado: domingo 25 abr 2010, 21:45

Mensagem Post: #1 a quinta 25 nov 2010, 02:04 

Opencaching

Viva,

Parece que temos a Garmin a querer fazer frente à Groundspeak.
Assim o site http://www.opencaching.com/ começa a aparecer e está registado em nome da Garmin.

Será que vamos ter guerra pela frente?

Large
Large

Registado: segunda 03 mai 2010, 12:47

Mensagem Post: #2 a quinta 25 nov 2010, 02:37 

Re: Opencaching

krunu Escreveu:Será que vamos ter guerra pela frente?

"Vamos"?
Temos quotas na Groundspeak? [;)]
"Never argue with an idiot, they will drag you down to their level and defeat you with experience!" - Dilbert

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:01

Mensagem Post: #3 a quinta 25 nov 2010, 02:40 

Guerra. Hmm. Há semanas que acompanho o desenrolar da situação. Inclusive, tive a oportunidade de ver o projecto a funcionar. Os tipos tinham a porta aberta para todo o site, enquanto o testavam em produção. Vejo alguns pontos positivos e negativos. É a minha opinião.

Pontos positivos:

Concorrência - É positivo. O "cliente" final geralmente acaba beneficiado. Quer por mais uma opção, quer pelo facto de "acordar" quem já está no mercado. É bom, de parte a parte.

Mais uma escolha - É mais um serviço de listing. No entanto, é um renovado serviço. O Opencaching existe há anos, tal como o Navicache, Terracache, etc. Existe há anos e teve o sucesso que teve. Tipicamente, todos os serviços alternativos ao Geocaching.com são movidos por dois princípios: O de ser livre, ou seja, o de pertencer aos utilizadores; E, o de ser simples, sem guidelines, sem revisores, sem métodos de controlo. Ora, não deixa de ser curioso como o Opencaching, um projecto livre de capital pertencente ao "povo" acaba por ser comprado por uma empresa, ainda por cima, global. Os outros Opencaching.* não deixaram de estranhar este movimento.

A Terra Prometida - Para alguns, fartos e fartos do Geocaching.com poderá ser um momento de enorme felicidade. Finalmente, um lugar à sua medida, pelo menos, longe das garras malvadas da Groundspeak.

Pontos negativos:

O push da marca Garmin - Como são donos do projecto, será expectável que o suportem apenas para Garmins. Field notes dos vários GPS (cachebox incluída), Send to GPS, aplicações para equipamentos não-garmin (Iphone, Android, Windows Mobile?). Começou com o Chirp, continuará certamente.

O processo de publicação - Para alguns, o mal está nos revisores, outros nas guidelines, etc. Há sempre alguém para culpar. Não havendo qualquer um destes intervinientes - ou melhor, não se sabe como vão ser organizados - tenho um grande receio sobre esta situação. No limite, estamos sempre a falar de Geocaching. Sem estes dois papões, os tais que fazem afastar muitos utilizadores, como será o processo de publicação? E, se alguma "Opencache" der problemas? Alguém tem dúvidas de que o mal será arrastado para o Geocaching na sua globalidade?

Para já, é isto que sinto.
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Coloque as dúvidas, perguntas e respostas ao revisor
Work with the reviewer, not against him.

Imagem Imagem Imagem
Pecador e Geocacher normal, como quase todos. A esmagadora maioria das minhas participações são realizadas sem o chapéu de reviewer.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 20:30

Mensagem Post: #4 a quinta 25 nov 2010, 03:12 

SUp3rFM Escreveu:O Opencaching existe há anos, tal como o Navicache, Terracache, etc.

Qualquer dia, vamos procurar uma cache e saem-nos 4 ;)

SUp3rFM Escreveu:E, o de ser simples, sem guidelines, sem revisores, sem métodos de controlo.

E, isso é positivo?!
Imagem Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:01

Mensagem Post: #5 a quinta 25 nov 2010, 03:36 

Paulo_Domingues Escreveu:
SUp3rFM Escreveu:O Opencaching existe há anos, tal como o Navicache, Terracache, etc.

Qualquer dia, vamos procurar uma cache e saem-nos 4 ;)

Até agora, o Navicache, Terracache, etc, falavam na questão do cross listing. Eram estes sites que diziam que para uma cache lá estar listada, tinha que ser diferente da que foi ou está listada noutro. Imagina: Tens uma cache no Geocaching.com. Optas por colocar no Terracache. Ora, o Terracache diz que tens que a mover do local onde ela estava listada no Geocaching.com.

Já me aconteceu encontrar uma cistre, em Paris, e ao lado encontrar a cache do Geocaching.com.

Paulo_Domingues Escreveu:
SUp3rFM Escreveu:E, o de ser simples, sem guidelines, sem revisores, sem métodos de controlo.

E, isso é positivo?!

Estás a descontextualizar. Eu escrevi:

SUp3rFM Escreveu:Mais uma escolha - É mais um serviço de listing. No entanto, é um renovado serviço. O Opencaching existe há anos, tal como o Navicache, Terracache, etc. Existe há anos e teve o sucesso que teve. Tipicamente, todos os serviços alternativos ao Geocaching.com são movidos por dois princípios: O de ser livre, ou seja, o de pertencer aos utilizadores; E, o de ser simples, sem guidelines, sem revisores, sem métodos de controlo. Ora, não deixa de ser curioso como o Opencaching, um projecto livre de capital pertencente ao "povo" acaba por ser comprado por uma empresa, ainda por cima, global. Os outros Opencaching.* não deixaram de estranhar este movimento.

Para mim, não é positivo não haver um bom sistema de controlo. Nada mesmo.
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Coloque as dúvidas, perguntas e respostas ao revisor
Work with the reviewer, not against him.

Imagem Imagem Imagem
Pecador e Geocacher normal, como quase todos. A esmagadora maioria das minhas participações são realizadas sem o chapéu de reviewer.

Geocoin
Geocoin

Registado: quinta 01 abr 2010, 01:36

Mensagem Post: #6 a quinta 25 nov 2010, 11:13 

Só um aparte as várias comunidades do opencaching são distintas umas das outras e por exemplo nos EUA as caches são passadas por revisores.
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #7 a quinta 25 nov 2010, 12:01 

A análise do SUp3rFM reflete exactamente a minha opinião, mas não estou tão esperançado que a concorrência venha a provocar grandes alterações no modelo da GroundSpeak. A fórmula é vencedora e o sucesso alcançado é a prova disso mesmo. É verdade que há clientes a queixarem-se de algumas particularidades do modelo do geocaching.com, mas continuam firmes, agarrados a esse serviço. O opencaching não é novidade nenhuma, já existe há anos, e se tivessem intenção de mudar para esse serviço já o teriam feito.

Na minha opinião, que não chega a valer 2 cents, apenas vai passar a alternativa preferencial, para os geo-vitimizados, geo-aterrorizados e outros quejandos transferirem as suas caches quando estiverem geo-amuados.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: quinta 01 abr 2010, 01:36

Mensagem Post: #8 a quinta 25 nov 2010, 12:11 

Eu pessoalmente não gostei da notícia pela primeira vez que a ouvi!
Mas olha que estou convencido que este opencaching desenvolvido com a Garmin vai ser diferente dos outros, até porque ninguém das várias comunidades OC sabem o que vai ser o OC.com.

Se o site me agradar não terei problema nenhum em manter as minhas caches actualizadas nos dois concorrentes. Não deixo a GS mas se tiver alternativas vou explora-las.

O sucesso da GS deve-se em parte não pela fórmula mas pela interface, terracaching até dá vómitos olhar para aquilo, o OC já é melhorzito mas fica muito longe da interface da GS. Teremos de esperar para ver!
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #9 a quinta 25 nov 2010, 12:16 

Kinder Escreveu:Eu pessoalmente não gostei da notícia pela primeira vez que a ouvi!

Eu não gosto, nem desgosto, antes pelo contrário...
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 16 nov 2010, 00:26

Mensagem Post: #10 a quinta 25 nov 2010, 12:27 

eu já mostrei (especialmente noutro local ali ao lado) que esta ideia me parece irresponsável e que me parece vir de uma garmin amuada, que está a fazer birra, tentando fazer algum tipo de monopólio
Próximo

Voltar para MUNZEE, INGRESS E OUTROS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes