Paradoxos, Charadas e Problemas

Desde a cor dos cortinados à discussão sobre o próximo prémio nobel...

Moderadores: ajsa, KimPossible

Geocoin
Geocoin

Registado: quinta 29 abr 2010, 23:54

Mensagem Post: #131 a sexta 12 nov 2010, 20:31 

Re: Paradoxos, Charadas e Problemas

Ah, pronto! [:D]
ImagemImagemImagemImagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #132 a sexta 12 nov 2010, 20:39 

E para acabar em beleza este enigma nada como mais uma citação da wikipédia...

O quebra-cabeça mais famoso da história, conhecido como o enigma da esfinge, decifra-me ou devoro-te:

Que criatura pela manhã tem quatro pés, ao meio-dia tem dois, e à tarde tem três? Ela estrangulava qualquer inábil a responder, dai a origem do nome esfinge, que deriva do grego sphingo, querendo dizer estrangular.
Édipo resolveu o quebra-cabeça: O homem — engatinha como bebê, anda sobre dois pés na idade adulta, e usa um arrimo (bengala) quando é ancião.
Furiosa com tal resposta, a esfinge teria cometido suicídio, atirando-se de um precipício. Versão alternativa diz que ela devorou-se.

Mas o Édipo estava feito se a esfinge lhe tivesse feito este enigma :mrgreen:
(o que obviamente é um absurdo pois na altura ainda não havia o Paint para pintar o peixe a partir da melancia...)
Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #133 a sexta 12 nov 2010, 20:43 

Então lá vai um para descobrirem.

Uma vez três amigos estavam no café, consomem o que entendem e combinam pagar tudo a "meias". Chega a conta, que é de € 24.

Cada um dá € 10, o empregado leva para o balcão para trazer o troco. Nesse momento repara que a conta estava errada, e apenas era de facto €20 em vez de 24. Pensa logo que dividir € 4 por 3 é complicado, e como eles ficariam contentes por ter algum troco a mais, diz que a conta era de 21 e dá o troco de 3 euros a cada um, ficando com o que sobra para ele.

Agora vejamos: Cada um deu 10 euros e recebeu 3 de troco. Certo? Ou seja, de facto cada um pagou 7 euros. 7 x 3 = 21. Juntando 1 euro que o empregado ficou no bolso, dá 22. Então se a conta era de 21, e ficou liquidada, há aqui algo a mais... Onde está 1 euro de diferença?
ImagemImagemImagemImagem

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #134 a sexta 12 nov 2010, 20:47 

jasafara Escreveu:(o que obviamente é um absurdo pois na altura ainda não havia o Paint para pintar o peixe a partir da melancia...)

Tinha duas soluções possíveis: ou ia ao futuro no carro do Doc Brown, ou usava uma caneta (que já existiam antes do Paint. [:D] )
ImagemImagemImagemImagem

TB
TB

Registado: quinta 29 abr 2010, 19:15

Mensagem Post: #135 a sexta 12 nov 2010, 20:48 

Permitam-me fazer aqui um parêntesis sobre o enigma do Einstein...
Quando o problema é colocado diz que existem 5 homens que vivem em 5 casas de cor diferente, bebem cervejas e fumam marcas de tabaco diferentes e têm diferentes animais de estimação...
Se chegamos à conclusão que todos têm tudo e sobra o peixe para aquele, parece-me razoável concluir que ele é que tem o peixe como animal de estimação.
Não percebi bem esse de ninguém ter o peixe...?!?!! Era para ser filisófico?!!!

TB
TB

Mensagem Post: #136 a sexta 12 nov 2010, 20:50 

LOL... essa não é fácil, mas como já sei a solução, vou deixar para os outros. ;)

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #137 a sexta 12 nov 2010, 21:50 

Rolgav Escreveu:LOL... essa não é fácil, mas como já sei a solução, vou deixar para os outros. ;)

Digo o mesmo ;)

Mas deixo aqui outra variante, sem erro nas contas...

Tarde de sexta feira. Cristina, Adelaide e Laís foram ao bar para mais uma happy hour. Conversa vai, conversa vem, perceberam que já era hora de ir para suas respectivas casas.

Pediram a conta. O empregado – que foi simpático durante toda a estadia das mulheres naquele bar – trouxe o fatídico papelzinho que descrevia com exatidão todos os gastos que elas tiveram. Valor da conta? 25€

Abriram as carteiras e surpresa! Cada uma dispunha de apenas uma nota de 10€. Juntaram as notas e entregaram 30€ para pagar. O empregado devolveu o troco em 5 moedas de 1€. Instintivamente, cada uma pegou uma das moedas. Na mesa restaram duas. Ficou decidido que essas ficariam de gorjeta.

Laís, a matemática do trio, voltou para casa intrigada. Chegando ao lar, telefonou para as amigas (em conferência telefónica, deduz-se :)) e expôs o que a afligia:

“Meninas -disse ela – Se cada uma de nós deu 10€, mas cada uma de nós pegou de volta 1€, significa que gastamos 9€ cada uma, certo? 9 meus, nove da Cris e mais 9 da Adê, dá 27€. Com os 2€ da gorjeta, fica tudo em 29€. Mas espera aí… nós não demos 30€ inicialmente? Onde foi parar esse 1€ fujão?

As amigas ficaram embasbacadas e intrigadas….

Agora é com você caro geocacher: Onde foi parar o 1€ fujão?
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #138 a sexta 12 nov 2010, 21:55 

Rolgav Escreveu:Permitam-me fazer aqui um parêntesis sobre o enigma do Einstein...
Quando o problema é colocado diz que existem 5 homens que vivem em 5 casas de cor diferente, bebem cervejas e fumam marcas de tabaco diferentes e têm diferentes animais de estimação...
Se chegamos à conclusão que todos têm tudo e sobra o peixe para aquele, parece-me razoável concluir que ele é que tem o peixe como animal de estimação.
Não percebi bem esse de ninguém ter o peixe...?!?!! Era para ser filisófico?!!!

Claro que é o alemão que tem o peixe :D O SUp3rFM é que quis filosofar ;)
Imagem Imagem

TB
TB

Mensagem Post: #139 a sexta 12 nov 2010, 22:45 

jasafara Escreveu:(...)
Claro que é o alemão que tem o peixe :D O SUp3rFM é que quis filosofar ;)

Ok. Bem me quis parecer. :lol:

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #140 a sábado 13 nov 2010, 01:53 

jasafara Escreveu:Agora é com você caro geocacher: Onde foi parar o 1€ fujão?

Pois, a lógica da minha é igual, mas em português. [:D]

(Português da Europa e não português da América. Private joke. :lol: )
ImagemImagemImagemImagem
AnteriorPróximo

Voltar para OFF-TOPIC

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes