E esta hem?

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #21 a quarta 02 out 2013, 10:48 

Re: E esta hem?

jasafara Escreveu:
IDILIO49 Escreveu:
jasafara Escreveu:Com isto, estas devem passar a ser as caches mais perto uma da outra, ultrapassando o anterior record de 46.64 m ali para os lados de Sintra :)

Alguma forma expedita de verificar isto? [:P]

Expedita não. Não é que não se pudesse pensar num algoritmo que calculasse as distâncias de forma exaustiva ou optimizada entre todas as caches, mas de qualquer forma nunca se conseguiria ter a certeza com caches (unknown-) , (multi-) , (letter-) ou (wig-) porque não se sabe onde ficam os seus pontos físicos. Mas entre (tradicional-) é só mesmo uma questão de se estar para aí virado :)

Afinal pode-se verificar isso (ou seja que estão longe de ser as mais próximas...) por um contra-exemplo...
As duas recordistas absolutas (pontos finais e intermédios físicos, exactamente os mesmos) não seriam detectadas por um algoritmo. São duas discretas multis com pontos publicados a uns distantes 2,86km. E estas sim devem ser mesmo Grandfathered geocaches :)
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #22 a quarta 02 out 2013, 11:00 

Sobre o tema...

http://www.geopt.org/index.php/board/viewtopic.php?p=100411#p100411

Relembrei o que fiz na altura e não é assim tão complicado detectar os casos em que as caches estão a distâncias menores do que os 161m ;)
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #23 a quarta 02 out 2013, 11:41 

jasafara Escreveu:Afinal pode-se verificar isso (ou seja que estão longe de ser as mais próximas...) por um contra-exemplo...
As duas recordistas absolutas (pontos finais e intermédios físicos, exactamente os mesmos) não seriam detectadas por um algoritmo. São duas discretas multis com pontos publicados a uns distantes 2,86km. E estas sim devem ser mesmo Grandfathered geocaches :)

Estas não contam porque uma está em inglês e outra em português [8D]
Imagem Imagem Imagem Imagem

Large
Large

Registado: domingo 26 fev 2012, 23:18

Mensagem Post: #24 a quinta 03 out 2013, 12:31 

IDILIO49 Escreveu:
jasafara Escreveu:Com isto, estas devem passar a ser as caches mais perto uma da outra, ultrapassando o anterior record de 46.64 m ali para os lados de Sintra :)

Alguma forma expedita de verificar isto? [:P]

Ontem o dia foi lento... tive algum tempo livre e achei piada à ideia de calcular isto, e fiz um scriptzinho... o resultado foi giro: é possível de forma mais ou menos expedita ter uma lista de distâncias entre caches, e acho que podemos fazer uma badge :)
Há aqui vários "ses", e eu acho que não me enganei em nada assim muito óbvio, mas parece-me que existem em Portugal vários pares de caches tradicionais separadas por menos de 0,16km.
Ainda vou olhar melhor para ver se não estou a enganar-me nas contas, porque apareceram-me muito mais caches a menos dos 161m do que eu pensava existirem... provavelmente o erro é meu. Mas com uma confirmação manual já encontrei mais 2 pares, além das referidas dos 30 e dos 40 metros...
ImagemImagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #25 a quinta 03 out 2013, 12:41 

paragrama Escreveu:e acho que podemos fazer uma badge :)

Sugiro o nome: 2 em 1 [:P]
Imagem Imagem Imagem Imagem

Large
Large

Mensagem Post: #26 a quinta 03 out 2013, 16:12 

prodrive Escreveu:

2 em 1 não, sei, ainda é preciso andar um bocadinho entre elas :)

Voltei a correr o processo com os dados do GPX, agora com coordenadas correctas. Confirmei os dados por amostragem, e parece que está tudo ok, por isso é com algum grau de certeza que posso afirmar que existem em Portugal, 102 pares de caches tradicionais activas separadas por menos de 161 metros.
Se dermos um desconto por arredondamentos, e colocarmos o limite nos 150 metros (para ser número "certo") ainda assim são 16 pares.
A ideia da badge era piada, mas na volta... tinha piada :)

Respondendo mais ao Idílio, o processo demorou 242 segundos a correr, e de certeza que pode ser acelerado (script PHP, mac mini i7 2.3Ghz, 512Mb de memória máxima atribuida ao PHP).

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #27 a quinta 03 out 2013, 16:49 

paragrama Escreveu:
prodrive Escreveu:

2 em 1 não, sei, ainda é preciso andar um bocadinho entre elas :)

Voltei a correr o processo com os dados do GPX, agora com coordenadas correctas. Confirmei os dados por amostragem, e parece que está tudo ok, por isso é com algum grau de certeza que posso afirmar que existem em Portugal, 102 pares de caches tradicionais activas separadas por menos de 161 metros.
Se dermos um desconto por arredondamentos, e colocarmos o limite nos 150 metros (para ser número "certo") ainda assim são 16 pares.
A ideia da badge era piada, mas na volta... tinha piada :)

Respondendo mais ao Idílio, o processo demorou 242 segundos a correr, e de certeza que pode ser acelerado (script PHP, mac mini i7 2.3Ghz, 512Mb de memória máxima atribuida ao PHP).

Calculaste as cerca de 400.000.000 de distâncias entre todos os pares de caches tradicionais não arquivadas, ou optimizaste o processo de alguma maneira?
Imagem Imagem

Large
Large

Mensagem Post: #28 a quinta 03 out 2013, 16:58 

jasafara Escreveu:Calculaste as cerca de 400.000.000 de distâncias entre todos os pares de caches tradicionais não arquivadas, ou optimizaste o processo de alguma maneira?

Não são 400 milhões, a distância de A a B é igual à de B a A :)
Filtrei, só calculei para caches separadas até 0.003 graus em lat ou lon (dá um pouco mais de 300m) mas a parte intensiva do processo é manipular os dados, não é calcular a distância. O processo final calculou a distância de +- 330 mil pares, de +- 183 milhões possíveis.

Geocoin
Geocoin

Registado: segunda 16 mai 2011, 22:09

Mensagem Post: #29 a quinta 03 out 2013, 17:06 

paragrama Escreveu:
jasafara Escreveu:Calculaste as cerca de 400.000.000 de distâncias entre todos os pares de caches tradicionais não arquivadas, ou optimizaste o processo de alguma maneira?

Filtrei, só calculei para caches separadas até 0.003 graus em lat ou lon (dá um pouco mais de 300m) mas a parte intensiva do processo é manipular os dados, não é calcular a distância. O processo final calculou a distância de +- 330 mil pares, de +- 183 milhões possíveis.

Ia-te pedir o resultado contrário, a lista de caches mais distantes da mais próxima mas como fizeste não dá...
Não queres por o Mini a fritar durante a noite para ver isso? :-D

Edit: fui fazer as contas e deu-me 120 horas de cálculo em proporção...
Edit2: afinal são 55 horas...
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #30 a quinta 03 out 2013, 17:11 

paragrama Escreveu:

"até 0.003 graus em lat ou lon" ou "até 0.003 graus em lat e lon"?
Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 26 visitantes