Caches Gourmet

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geocoin
Geocoin

Registado: segunda 16 mai 2011, 22:09

Mensagem Post: #131 a quinta 19 set 2013, 13:54 

Re: Prémios GPS 2012 - rescaldo

Ao ler o tópico todo, e em particular os posts do joom, tive uma ideia para uma proposta que penso que ainda não foi colocada desta forma: criar um prémio especifico para Caches Gourmet em vez de estar a alterar a fórmula ad eternum para caberem todas as caches que todos achamos que devem constar nas nomeadas.
As condições "diferentes" deste prémio seriam:
- nomeadas apenas as caches colocadas nos dois anos anteriores (para estes GPS que passaram seriam as de 2010 e 2011)
- nomeadas apenas as que não estivessem na metade superior da tabela para as nomeações do ano respectivo (ou outro intervalo)
- nomeadas apenas as que se mantivessem activas. Uma cache mesmo boa tem manutenção incluída e para o prémio ser útil tem de estar disponível.
- encontrar um algoritmo que permita verificar a evolução favorável da atribuição de favoritos ao longo do tempo

A minha lógica para estas condições é que se há coisa que apura e consolida a verdade das coisas é o passar do tempo. Uma cache bestial mas pouco acessível pode não ter muitos founds no primeiro ano/meses mas com o passa-palavra vai ficando na to-do list para as próximas férias ou para a próxima ocasião em que se consiga justificar uma viagem grande com o grupo habitual de fim de semana. O tempo ajuda também a filtrar e a relativizar a experiência que a cache proporcionou. Isso viu-se, na minha opinião, nas nomeações e nos prémios da década.
O objectivo de limitar este prémio às "primeiras das últimas" seria não haver cromos repetidos. Assumir que o prémio é mesmo isso: uma cache muito boa que o algoritmo anual não apanhou. E a análise da evolução dos favoritos serviria o mesmo propósito: uma cache que tem favoritos de forma consistente e que os vê aumentar conforme vai aparecendo no radar de mais geocachers.

O que acham?
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #132 a quinta 19 set 2013, 14:14 

A ideia base de criar um ciclo pluri-anual para caches com poucas visitas parece-me perfeito ;)

Sent from my GT-N8020 using Tapatalk 4
Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: domingo 11 set 2011, 09:32

Mensagem Post: #133 a quinta 19 set 2013, 14:18 

Também acho a ideia interessante.

Surgiu-me entretanto uma sugestão.

Uma cache não deveria ser incluida sem ter pelo menos um ano de existencia. Seria incluida no ano do seu aniversario.
Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #134 a quinta 19 set 2013, 17:28 

prodrive Escreveu:...Não me choca abrir as Nomeações a caches com 1 Found e o rácio de Favoritos de 100%. Se acharem que essa é uma condição de trará mais benefícios que desvantagens, óptimo, siga para a frente :)

A mim choca muito.

Como é que vês a proposta de não mexer nas nomeações actuais e se atribuir um novo prémio de base pluri-anual a caches com poucas visitas?
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #135 a quinta 19 set 2013, 18:38 

jasafara Escreveu:Como é que vês a proposta de não mexer nas nomeações actuais e se atribuir um novo prémio de base pluri-anual a caches com poucas visitas?

Só me pronunciaria conhecendo os contornos desse prémio :)
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: segunda 16 mai 2011, 22:09

Mensagem Post: #136 a quinta 19 set 2013, 18:50 

prodrive Escreveu:
jasafara Escreveu:Como é que vês a proposta de não mexer nas nomeações actuais e se atribuir um novo prémio de base pluri-anual a caches com poucas visitas?

Querem ver que entrei na ignore list do prodrive?
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #137 a quinta 19 set 2013, 18:53 

prodrive Escreveu:

O zipp já os enunciou minímamente.

Para todos os efeitos seriam identificadas um conjunto de caches com poucas visitas (seleccionadas para a votação de 2014 entre as abertas em 2011 e 2012) que seriam sujeitas a uma votação específica entre elas e que elegeriam as melhores por distrito e nacional.
Os prémios seriam entregues numa cerimónia mais intimista, numa auditório mais pequenino e antecida por uma refeição gourmet para os selectos convidados que gostam de colocar e encontrar caches gourmet. Uma coisa assim para o elitista, para que os geocachers de "qualidade" deixassem de se vir para aqui queixar sobre a falta de visibilidade de tantas caches fantásticas colocadas no "Cu de Judas" que só tem 1 visita de três em meses.

Pessoalmente identifiquei-me perfeitamente com a proposta que vai de acordo à tentativa já varias vezes tentada (via badge) de dar visibilidade a estas caches...

E acho muito melhor esta hipótese do que a abrir as nomeadas aos prémios GPS a cache só com 1 found/1 favorito...
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #138 a quinta 19 set 2013, 18:55 

zipp Escreveu:
prodrive Escreveu:

Isto é muito post... [:D]
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #139 a quinta 19 set 2013, 19:01 

jasafara Escreveu:
zipp Escreveu:
prodrive Escreveu:

Isto é muito post... [:D]

Nada disso [:D]

Não dei muito crédito à ideia nesta discussão em concreto, porque acho que ainda é muito embrionária e se afasta demasiado do conceito dos Prémios GPS para que possa ser incorporada.

Agrada-me como Geocacher adepto do gourmet, mas acho que está muito desfazada desta realidade.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #140 a quinta 19 set 2013, 21:10 

Re: Caches Gourmet

Como fomos "expulsos" lá do outro tópico :) transferi para aqui os posts.
Acho uma óptima ideia e acho que tem pernas para andar.
Acho que não faz lógico dissociá-la dos prémios GPS mas são coisas diferentes.
Para já vou investir em que se crie a badge e se definam critérios para a alimentar e futuramente seleccionar as nomeadas a Cache Gourmet do Ano.
Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes