Prémios GPS 2012 - rescaldo

Grandes Plásticos do Século - Local onde poderá encontrar as melhores caches nacionais

Moderadores: hulkman, prodrive

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #51 a segunda 16 set 2013, 16:52 

Re: Prémios GPS 2012 - rescaldo

SUp3rFM Escreveu:...Isso não resolve nada. Há poucos (POUCOS, ok David?) que optam por enviar fotos diferentes, dizer que é assim e assado. A cache é publicada e nunca foi como descrito ou fotografado. Depois sabemos da situação, somos forçados a agir e a discussão acaba aqui ou no facebook.

Ok. Cada um sabe de si. Eu por mim, estaria muito mais disposto a denunciar situações irregulares que observo (e especialmente em caches com mais visibilidade, GPS e isso...) se tivesse a certeza que se os revisores tivessem visto a foto da mesma não a aceitariam e que portanto o que estou a observar foi o resultado de más informações intencionais e não "apenas" de omissões feitas.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #52 a segunda 16 set 2013, 16:58 

paragrama Escreveu:No passado já levantei a ideia que o GeoPT devia certificar-se que as caches que nomeia deviam estar de acordo com as regras. Na altura fiquei a saber que o GeoPT não nomeia, ou não escolhe, ou algo de género, mas ainda assim acho que as caches que são arquivadas por violação de guidelines não deviam estar a votação. Acho que não estou sozinho nesta opinião, mas também acho que não estou alinhado com a maioria, que aparentemente acha que os fins justificam os meios, e que é mais importante o "oh! It's shiny!!!" que
jogar pelas regras.

A tua sugestão foi muito bem recebida, tem sido analisada e é praticamente certo que na edição do próximo ano dos Prémios GPS será de alguma forma introduzida. Concordo que as caches Nomeadas e sobretudo as Finalistas e Vencedoras são um modelo a seguir para os restantes owners, pelo que não faz qualquer sentido estar a valorizar caches e conceitos que não poderão ser replicados.

É uma regra que terá que ser instituída à partida e não para ser introduzida a meio do processo, quando convém a quem convém :)
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quarta 28 abr 2010, 08:32

Mensagem Post: #53 a segunda 16 set 2013, 16:59 

prodrive Escreveu:...
Na minha humilde opinião, retiraria por completo a credibilidade aos prémios GPS alterar a meio do processo, as regras de jogo pré-definidas.

A meu ver as regras do jogo estão há muito pré-definidas, e muito antes das existência da existência do GeoPT ou dos Prémios GPS.

As caches que foram arquivadas por não estarem conforme as "guidelines" pura e simplesmente desapareciam de qualquer lista. Está arquivada, não aparece no mapa, e se está no terreno é geolixo. Simples e igual para todos.

Como está a credibilidade já está afectada.

Quando o arquivamento for por outros motivos o caso é o outro e se calhar é necessário olhar cada um no momento e precaver a existência destes casos nas regras (dos prémios obviamente)-

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #54 a segunda 16 set 2013, 17:06 

joom Escreveu:As caches que foram arquivadas por não estarem conforme as "guidelines" pura e simplesmente desapareciam de qualquer lista. Está arquivada, não aparece no mapa, e se está no terreno é geolixo. Simples e igual para todos.

Estás a olhar para o copo meio vazio. Se olhares para o copo meio cheio, verás que apesar de não estarem conforme as Guidelines, as caches foram publicadas e aparecerão para sempre em qualquer lista :)

As caches arquivadas continuam a aparecer na tua lista de founds... quer queiras quer não :)

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Mensagem Post: #55 a segunda 16 set 2013, 17:15 

prodrive Escreveu:instrumento de caça às bruxas :)

...

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 29 mar 2010, 17:23

Mensagem Post: #56 a segunda 16 set 2013, 17:20 

btrodrigues Escreveu:
hulkman Escreveu:
SUp3rFM Escreveu:Contudo, se a geocache foi colocada antes da data de uma regra ser emitida ou actualizada, a geocache tem muito provavelmente direitos adquiridos e está autorizada a ficar assim como está.

isto é mais uma incoerência da groundspeak. Quando foi feita a abolição das caches com ALR, as que já tinham sido publicadas tiveram que ser arquivadas. Já outras guidelines são "grandfathered". Porquê esta distinção?

AFAIK e IIRC, porque os ALR são exigências do owner e podem ser facilmente retirados do texto da cache. Porque a conversão era simples.
O geocacher deixa de ter que escrever o log em swahili ou tirar uma fotografia a fazer o pino para que o log seja aceite. Logbook assinado -> Found.

Os owners que não acataram o pedido e/ou que assim desejaram, viram as caches arquivadas.

o que difere isto de uma mudança de uma qualquer regra? A mudança também é fácil... se não está conforme as regras arquiva-se.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #57 a segunda 16 set 2013, 17:23 

paragrama Escreveu:No passado já levantei a ideia que o GeoPT devia certificar-se que as caches que nomeia deviam estar de acordo com as regras. Na altura fiquei a saber que o GeoPT não nomeia, ou não escolhe, ou algo de género, mas ainda assim acho que as caches que são arquivadas por violação de guidelines não deviam estar a votação. Acho que não estou sozinho nesta opinião, mas também acho que não estou alinhado com a maioria, que aparentemente acha que os fins justificam os meios, e que é mais importante o "oh! It's shiny!!!" que
jogar pelas regras.

Quanto à certificação GeoPT de complexa implementação, uma pequena alteração que teria, quero crer, o mesmo efeito com uma logística muito mais simples...
Os caros revisores, fariam constar que após a definição das nomeadas fariam umas visitas aleatórias a algumas delas...
Imagem Imagem

Regular
Regular

Registado: terça 18 out 2011, 23:38

Mensagem Post: #58 a segunda 16 set 2013, 17:27 

Duvido que excluir as arquivadas resolva o problema. Tudo isto tem a ver com a honestidade de quem por cá anda. Se neste caso existe quem desonestamente consegue que as caches sejam aprovadas, qum se dedique a vadaliza-las varias vezes até que o onwer perca a paciencia, nada me admirava que com essa função alguém com dor de cotovelo denunciasse da mesma forma, usando precisamente os mesmos metodos para que seja arquivada. No fundo enquanto não existir honestidade vai sempre existir um ( ou mais ) a tentar furar o sistema por mais alterações que existam.
Embora pessoalmente estaja de acordo que se comprovadamente não estiver de acordo com as regras deve ser excluida.

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:01

Mensagem Post: #59 a segunda 16 set 2013, 17:33 

hulkman Escreveu:
btrodrigues Escreveu:
hulkman Escreveu:
SUp3rFM Escreveu:Contudo, se a geocache foi colocada antes da data de uma regra ser emitida ou actualizada, a geocache tem muito provavelmente direitos adquiridos e está autorizada a ficar assim como está.

isto é mais uma incoerência da groundspeak. Quando foi feita a abolição das caches com ALR, as que já tinham sido publicadas tiveram que ser arquivadas. Já outras guidelines são "grandfathered". Porquê esta distinção?

AFAIK e IIRC, porque os ALR são exigências do owner e podem ser facilmente retirados do texto da cache. Porque a conversão era simples.
O geocacher deixa de ter que escrever o log em swahili ou tirar uma fotografia a fazer o pino para que o log seja aceite. Logbook assinado -> Found.

Os owners que não acataram o pedido e/ou que assim desejaram, viram as caches arquivadas.

o que difere isto de uma mudança de uma qualquer regra? A mudança também é fácil... se não está conforme as regras arquiva-se.

Até agora, a retirada dos ALR foi a única alteração das guidelines a ser aplicada retroactivamente. Porquê? Porque assim foi decidido. Eles mandam.
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Coloque as dúvidas, perguntas e respostas ao revisor
Work with the reviewer, not against him.

Imagem Imagem Imagem
Pecador e Geocacher normal, como quase todos. A esmagadora maioria das minhas participações são realizadas sem o chapéu de reviewer.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #60 a segunda 16 set 2013, 17:37 

Eu não sou desse tempo, mas terá também havido um arquivamento das Locationless, algures em finais de 2005. Não?
Mas sim, é bastante residual.
Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para PRÉMIOS GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes