Mega-Eventos: O que são?

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sexta 02 jul 2010, 12:35

Mensagem Post: #1 a terça 10 set 2013, 14:26 

Mega-Eventos: O que são?

Uma sucessão de coincidências levaram-me a debruçar-me sobre esta questão, que tipicamente não me interessaria. O que são afinal mega-eventos? A pergunta pode parecer de resposta evidente. Eu pensava que era. Até ler a definição nas guidelines ou lá o que é aquilo (http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=86). O que quer que seja é a posição oficial da Groundspeak.

Neste documento, o primeiro parágrafo parece ser determinante:

"A Mega-Event is similar to an Event Geocache, only it is much larger. In order to qualify as a Mega-Event, it must have been attended by 500+ people."

Bem. Lendo isto, fico logo com a ideia que um mega-evento é um evento onde houve pelo menos 500 logs de "attended", que é uma espécie "found" de eventos, ou seja, uma contagem mais ou menos oficial. Mas, e é aqui que começo a ficar confuso, vejo que dos cinco aparentemente oficiais mega-eventos realizados em Portugal, nenhum deles tem 500 logs de "attended" e um deles tem apenas 159 deles. Confuso.

Escrevi à Groundspeak, e a resposta que recebi, para além de me remeter para o documento que já tinha lido e que coloquei ali em cima, diz: "Only events that have been upgraded to the official Mega icon are considered Mega."

O que me leva a pensar que para um evento ser considerado Mega, é uma espécie de explicar o Natal... não é quando o Homem quer, mas mais ou menos... parece ser quando a Groundspeak quer. Neste momento, escrevi de volta pedindo mais detalhes sobre a definição de mega-evento, perguntando mais especificamente para estes mega-eventos portugueses o que os fez serem mega-eventos.

Alguém tem alguma informação nesse sentido?
O meu blog geocachiano: http://papacaches.wordpress.com

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: domingo 11 set 2011, 09:32

Mensagem Post: #2 a terça 10 set 2013, 14:53 

Re: Mega-Eventos: O que são?

Tambem fiquei confuso com a definição das guide lines.

No entanto quando fui ao mega de 2013 pareceu-me que no logbook foram registados individualmente pessoas cujo nick identificava um grupo.

Será que contabilizam o numero de pessoas?
Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #3 a terça 10 set 2013, 15:10 

É numero de pessoas e não numero de geocachers.
Portanto o rancho folclórico que por acaso estava por lá a actuar pode assinar o logbook físico e esses claro que não logam attends online.
Sendo que a primeira versão precisa de pelo menos 500 assinaturas no logbook físico para ser feito o upgrade do icon para Mega, numa reedição do evento poderá sair logo como Mega e não vai depender de nada...
Imagem Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sexta 02 jul 2010, 12:35

Mensagem Post: #4 a terça 10 set 2013, 15:15 

Portanto, se assim é, trata-se de uma definição (intencionalmente ou não) vaga, de forma a permitir o estatuto de mega-evento consoante a habilidade dos organizadores. Posso então apresentar um caderno do Stapples com a minha assinatura replicada 5000 vezes com ligeiras variações e sair por ai a congratular-me com a organização do maioral mega-evento do século?

Entretanto, alguma razão para que os logs reais não sejam os logs considerados para estes fins?
O meu blog geocachiano: http://papacaches.wordpress.com

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quarta 08 fev 2012, 23:16

Mensagem Post: #5 a terça 10 set 2013, 15:30 

misticspell Escreveu:Tambem fiquei confuso com a definição das guide lines.

No entanto quando fui ao mega de 2013 pareceu-me que no logbook foram registados individualmente pessoas cujo nick identificava um grupo.

Será que contabilizam o numero de pessoas?

A experiência que tivemos com o GeocoinFest 2012 foi que contam o número de pessoas que marcaram presença no local do evento e assinaram o logbook. A própria guideline não explicita nicknames, apenas faz referência a 500 pessoas. Geocachers ou não.

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 25 abr 2010, 16:43

Mensagem Post: #6 a terça 10 set 2013, 16:20 

E quem controla o logbook físico para ser atribuída a designação de Mega? A GS, a organização do evento?
Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #7 a terça 10 set 2013, 16:27 

elpombero Escreveu:E quem controla o logbook físico para ser atribuída a designação de Mega? A GS, a organização do evento?

Normalmente os mega evento contam com a participação de lackeys... Penso que seja regra para todos os megas haver alguém responsável por validar os logbooks... ;)

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 04 set 2010, 02:01

Mensagem Post: #8 a terça 10 set 2013, 16:38 

fsena Escreveu:
elpombero Escreveu:E quem controla o logbook físico para ser atribuída a designação de Mega? A GS, a organização do evento?

Normalmente os mega evento contam com a participação de lackeys... Penso que seja regra para todos os megas haver alguém responsável por validar os logbooks... ;)

Então se tiveres 1000 geocachers num evento (ao qual só estavas a pensar que apareceriam 400 geocachers) não podes fazer o upgrade para mega? Só porque não planeaste com antecedência a vinda de um lackley?

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: domingo 11 set 2011, 09:32

Mensagem Post: #9 a terça 10 set 2013, 16:51 

ArqueoLobo Escreveu:
fsena Escreveu:

Então se tiveres 1000 geocachers num evento (ao qual só estavas a pensar que apareceriam 400 geocachers) não podes fazer o upgrade para mega? Só porque não planeaste com antecedência a vinda de um lackley?

Pelo que percebi podes requerer o upgrade para mega e se prosseguires com uma serie desse evento será logo atribuido a classificação de mega.
Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #10 a terça 10 set 2013, 16:53 

ArqueoLobo Escreveu:
fsena Escreveu:

Podes... Envias uma cópia do logbook para a GS e eles validam-te o estatuto de mega :)
Próximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 2 visitantes