[Prémios GPS 2012] VOTAÇÕES

Grandes Plásticos do Século - Local onde poderá encontrar as melhores caches nacionais

Moderadores: hulkman, prodrive

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #311 a sábado 31 ago 2013, 11:32 

Re: [Prémios GPS 2012] VOTAÇÕES

Última chamada para os votantes. Pouco mais de 12 horas para encerrarem as votações.

Total de inscritos: 1097. Total de votantes: 832.
Local: Total de votantes: 394.
Aventura: Total de votantes: 350.
Recipiente: Total de votantes: 375.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #312 a sábado 31 ago 2013, 11:42 

Aposta ganha (também) nas categorias... :)

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #313 a sábado 31 ago 2013, 11:56 

Sim, concordo! Uma participação bastante significativa também :)

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 02 out 2012, 23:18

Localização: Venda do Pinheiro; Santarém; Praia das Maças; Guarda

Mensagem Post: #314 a sábado 31 ago 2013, 15:00 

Uma das melhores melhorias...xD
Abraço, Daniel Branco & Saphira!

TB
TB

Registado: quarta 05 out 2011, 13:30

Mensagem Post: #315 a sábado 31 ago 2013, 16:33 

Não me está a aparecer nas votações a cache GC3D4F9 - Arte de Portas Abertas.
Só fiz o log hoje, mas já fiz mais 8 posteriormente, que já apareceram...
ImagemImagem ImagemImagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 10:52

Mensagem Post: #316 a sábado 31 ago 2013, 18:11 

Todas as caches encontradas logadas.
61 caches em 19 distritos.
Votação efectuada: Global e Categorias.
Distribuição:
- Global: 20 votos
- Local: 18 votos
- Aventura: 9 votos
- Container: 1 voto

De modo a chegar a uma votação justa, criteriosa e imparcial, foi necessário avaliar vários critérios, distribuindo-os por pesos.

Assim, uma vez que esta é uma votação que visa encontrar as melhores caches a nível nacional (conforme as preferências do universo dos votantes), para votar numa cache esta teria que reunir as condições para estar entre as melhores (segundo a minha definição de "melhor").
O facto de ter muitos Favoritos, ter logs compridos ou valores de Terreno altos não são por si, na minha opinião, suficientes para avaliar uma cache. É importante ter em conta quando se cria uma cache que se reunam algumas condições para, reforço, na minha opinião, ser considerada uma cache de qualidade e figurar entre as melhores. Assim, os meus critérios foram os seguintes, distribuídos do mais importante para o menos importante (mais peso para menos peso):
- mostrar-nos um local interessante a nível paisagístico, histórico ou único;
- proporcionar uma aventura saudável, no meio da natureza, envolvendo uma caminhada ou um desafio únicos;
- ter um container estanque e elaborado de maneira a ser duradouro, de maneira a que os logbooks durem até ao fim e possam ser substituídos por estarem cheios e não por estarem ensopados ou danificados;
- o container estar bem identificado, assim como o logbook, indicando que pertence ao Geocaching, e indicando o nome e gccode da cache;
- estar escondida num local que não lese a natureza ou bens patrimoniais (quer ao esconder quer ao ser procurada);
- ter material de escrita e uma stashnote;
- um listing bem elaborado e com informações relevantes sobre o local, sobre como fazer a cache, waypoints se necessários e atributos bem preenchidos;
- se respeita as guidelines;
- avaliar a disponibilidade do owner para manter a cache a dar apoio na sua busca quando necessário; entre outros factores.

Entre estes critérios alguns são eliminatórios, ou seja, se uma cache não cumprir um desses critérios eliminatórios não entrará para a votação, mesmo que cumpra e se destaque em todos os outros. São eles:
- a cache não cumpre as guidelines
- container não reúne pelo menos três destes pontos:
* - ser estanque
* - estar identificada (que o container quer o logbook)
* - conter uma stashnote
* - ter material de escrita
* - não ter danificado a envolvente (seja natural, patrimonial ou visual), quer ao esconder quer a procurar
- a cache foi arquivada por falta de manutenção do owner (abandono), estar contra as guidelines, ou outra razão que tenha gerado polémica ou falta de bom senso

No final da distribuição de votos segundo estes critérios, é feita uma segunda avaliação segundo vários critérios pessoais, mais orientados para o momento da busca da cache ou perfil do owner, tais como:
- condições em que foi feita a cache (dia ou noite, bom tempo ou mau tempo, respeitando as indicações do lisiting ou não, momento e contexto proporcionado na busca a cada cache (companhia, razão e motivação, enquadramento da busca, etc))
- regionalidade/interioridade - se a cache está perto ou longe dos centros urbanos e mais massificados
- motivações do owner para esconder a cache - se foi para dar a conhecer um local (paisagem, monumento, local interessante), se foi para proporcionar uma aventura física, se foi para criar um jogo de pesquisa (seja um enigma, seja um container dissimulado), ou se foi para divulgar o seu trabalho num container elaborado, ou ainda por uma razão meramente pessoal.
- outros factores de ordem pessoal, que podem pesar apenas em caso de empate.

Para que se perceba melhor esta análise, devo referir que as minha preferências pessoais são as seguintes, tendo em conta o eixo local-aventura-container:
- Um bom local com um bom container
- Um bom local com um mau container
- um mau local com um bom container
- um mau local com o mau container
Sendo que a Aventura acaba por ser acrescido e que se conjuga no meio destes dois.

No final da votação, ficam algumas conclusões pessoais baseadas nos dados obtidos, e que passo a indicar:

- 19 em 20 distritos visitados - 95% - este indicador revela que a amostragem do território é quase total, dando um perspectiva praticamente global do que é o geocaching de 2012, quer em tipos de caches, quer em motivações dos owners quer noutros factores mais humanos/sociais, onde se destacam as rivalidades saudáveis entre regiões, mas acima de tudo as diferenças notórias entre o geocaching praticado em várias zonas do país.
- 18 em 20 caches escolhidas para categoria Local - 90% - a definição de categorias nesta votação é um "upgrade"notável, permite a cada um de nós perceber e enquadrar as nossas preferências em termos de tipos de caches ou até mesmo o que valorizamos mais em determinados aspectos. Claramente que a minha preferência vai para caches onde se destaca é o Local, acima de tudo.
- 9 em 20 caches escolhidas na categoria Aventura - 45% - um valor equilibrado, fruto essencialmente do tipo de geocaching praticado no ultimo ano e meio, mais de proximidade e menos de aventuras elaboradas, e normalmente sozinho. Se por um lado revela uma clara distribuição por um tipo de cache que proporciona bons momentos de aventura, por outro revela que em metade dos casos as caches escolhidas foram essencialmente apenas pelo local.
- 1 em 20 caches escolhida na categoria Container - 5% - aqui, este valor seria 0, não fosse ter escolhido uma cache que para além do container em si tinha algo mais e que se enquadrava em critérios que valorizei.

Agora, dados sobre as caches que não foram escolhidas para constar na votação:

- 28 em 61 caches exclusivamente de container - 46% - uma alta precentagem de caches que se destacam essencialmente pelo container, ou seja, a preocupaçãoo do owner centrou-se no recipiente que aloja o logbook. Se por um lado poderá demonstrar que quase metade das caches nomeadas 2012 o foram pelo container, demonstra também que quase metade dos geocachers prefere colocar caches pelo container. Uma tendência que provavelmente tende a subir, pois que a escassez cada vez maior de bons locais obriga os owners a optar por outras vias para "atrair" geocachers às suas caches, e também que as expectativas são cada vez mais altas. São cada vez mais os geocachers que não se contentam em encontrar "apenas" um recipiente banal de plástico, tem que ou estar dissimulado ou ser elaborado. Concluo também que a comunidade se divide em duas metades, uma de geocaching mais "urbano", mais de proximidade, mais "mental", a outra num geocaching mais de natureza, mais distante e mais "físico".

Resta-me agradecer à equipa que está por trás dos Prémios GPS pela poderosa "ferramenta" que aqui temos à nossa disposição, que permite acima de tudo "escolher e decidir" que tipo de geocaching queremos fazer, que caches são à nossa medida, e que nos permite auto-regular a nossa atitude enquanto owners e "achadores". Muita coisa haverá a melhorar, mas terá que ser sempre com consenso alargado. Quanto a mim, o que gostaria de ver para já era:
- aumentar o número de Nomeadas para aumentar o numero de distinções, tais como:
- votação distrital por categorias, ou tipos de caches, não uma votação absoluta - aumenta o número de prémios, mas são mais justos. Não me parece que se possa comparar uma letter nocturna cheia de tecnologia ou aventura com uma tradicional que mostra uma paisagem.
- votação global por categorias e tipos de caches - uma vez que a parte das categorias já está implementada, acrescentar por tipo de cache. Permite distinguir os tipos de caches que referi acima, sem que haja um sentimento de "vazio" quando ganha uma cache de um tipo em vez do outro. Há espaço, quanto a mim, para os "clientes" dos vários tipos de caches vejam as suas preferidas ganhar alguma coisa em vez de apenas uma parte desses cliente se reveja nas vencedoras, tornando os Prémios mais unânimes e consensuais.
- distinguir o melhor evento do ano, por um lado estamos também a incluir nos prémios um tipo de cache (embora não seja na verdade uma "cache") que agora está posto de parte, e por outro estamos a incentivar os owners de eventos a melhorar também a qualidade dos mesmo, tal como os GPS permitiram melhorar a qualidade das caches propriamente ditas.
So me resta dizer...Obrigado!

Por fim, agradeço aos owners de todas as caches nomeadas que encontrei pelo empenho e dedicação, embora em muitas delas tenha tido uma desilusão, acabando por chegar à conclusão que quase metade das caches nomeadas que faço "não me enche as medidas". Contudo, o valor intrínseco de cada uma delas está lá, assim como dos respectivos owners. Muito obrigado e continuação do bom trabalho!

Cláudio Cortez
Imagem
Imagem Imagem Imagem

TB
TB

Mensagem Post: #317 a sábado 31 ago 2013, 18:15 

Terminei a minha votação!

Encontrei muitas nomeadas que pouco me disseram... no entanto, olhando para o meu TOP 20 (as que vão contar), são só caches espectaculares! Todas elas em encheram as medidas e proporcionaram momentos excelentes! Em muitos casos, é muito difícil dizer porque é que umas ficam acima ou abaixo de outras, pois cada uma é boa à sua maneira!

Espero que o meu primeiro lugar tenha influência directa no resultado da vencedora distrital da Madeira! Seria uma vitória para as natura em contraposição com as urbanas. No entanto, sei que é difícil, tendo em conta a diferença de favoritos... pode ser que o 4º lugar também ajude...

Quanto à segunda classificada... penso que mesmo que não a tivesse colocado nessa posição, não lhe ia influenciar a vitória nacional!

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #318 a sábado 31 ago 2013, 18:20 

TiagoGH Escreveu:Não me está a aparecer nas votações a cache GC3D4F9 - Arte de Portas Abertas.

Vou reportar para se forçar o carregamento dessa cache. Se entretanto mais alguém tiver alguma cache encontrada que não lhe apareça no boletim de Voto, reporte entretanto para se proceder à mesma operação. Não deixem tudo para a última hora.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #319 a sábado 31 ago 2013, 18:28 

H-6 Última chamada para os votantes. Pouco mais de 6 horas para encerrarem as votações.

Total de inscritos: 1110. Total de votantes: 844.
Local: Total de votantes: 404.
Aventura: Total de votantes: 357.
Recipiente: Total de votantes: 383.

TB
TB

Mensagem Post: #320 a sábado 31 ago 2013, 18:30 

prodrive Escreveu:
TiagoGH Escreveu:Não me está a aparecer nas votações a cache GC3D4F9 - Arte de Portas Abertas.

Vou reportar para se forçar o carregamento dessa cache. Se entretanto mais alguém tiver alguma cache encontrada que não lhe apareça no boletim de Voto, reporte entretanto para se proceder à mesma operação. Não deixem tudo para a última hora.

Se der trabalho, não é preciso! Não vai influenciar os pontos atribuídos.
AnteriorPróximo

Voltar para PRÉMIOS GPS

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante