Faz hoje...

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #101 a terça 02 nov 2010, 02:02 

Re: Faz hoje...

Isto hoje foi difícil, mas lá escolhi mais um buraco [:D]

...SETE anos que foi colocada a Six Feet Under [Arrábida].
Não sei porquê, mas toda a gente diz maravilhas de se estar a enfiar num buraco claustrofóbico para o interior da Arrábida...

A listing devia fazer referência a esta página que a refere, mas não faz...

Descoberta: ocasionalmente, entre 1856 e 1857, por um pastor e amigos, que se encontravam no lugar, executando as suas rotinas diárias, de apascentar o gado.

Assim descreve M. M. Portela em 1873: " O pavimento subterrâneo da Lapa do Médico foi casualmente descoberto no ano de 1856 ou 1857 por um pastor e por mais dois indivíduos que com ele estavam, destacando-se por meio da força uma pequena pedra, e atraídos pelo som que haviam percebido vir debaixo dele quando tocado com cajado, cuja extremidade era revestida de ferro. "

Dica para passar o famoso e terrível " Buraco da Agulha "

Imagem

...seguir a seguinte ordem de penetração: 1º uma perna, 2º tronco, 3º cabeça, 4º a outra perna. Mas vale a pena, pois desta forma conseguimos chegar à 4ª e última sala com cerca de 3 metros, se pretendermos ir até ao ao fundo da galeria ainda teremos de descer cerca de 1,5 m.

Existem muitos e bons logs de que destaco apenas alguns. O SawCastro nas suas #2000, o MONHO com uma boa reportagem fotográfica da progressão, o Sagitario 1 e 2. O último preocupou-me um pouco... Será que todos temos seguido os conselhos da colega do Bargão Henriques.

E para acabar palavra ao MAntunes que volta e meia organiza visitas guiadas à gruta...
Porquê que o Snoppy Imagem não foi? manda-me perguntar o Óscar. Se o meu dono cabe lá eu também cabo! Quando é que vamos? Ainda por cima há lá ossos ImagemTalvez para a semana digo eu...

Imagem
Isto é só material especializado :)
Imagem
Está-me a faltar o ar :shock:
Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: quinta 15 abr 2010, 10:54

Mensagem Post: #102 a terça 02 nov 2010, 16:58 

sim é realmente um buraco apertado...não o da agulha que esse faz-se bem, mas este da última foto é o renascer de novo... eu fiquei literalmente preso no mesmo e só a mão de um geocolega que retirou dali :)

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 05 mai 2010, 12:39

Mensagem Post: #103 a terça 02 nov 2010, 17:08 

My God.... Até me apertou o estômago.
ImagemImagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #104 a terça 02 nov 2010, 17:15 

Mr.Henrique Escreveu:My God.... Até me apertou o estômago.

O que foi bom... para conseguires passar :)
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #105 a terça 02 nov 2010, 17:23 

t@ndre Escreveu:sim é realmente um buraco apertado...não o da agulha que esse faz-se bem, mas este da última foto é o renascer de novo... eu fiquei literalmente preso no mesmo e só a mão de um geocolega que retirou dali :)

Querias dizer: Ginecolega? :mrgreen:
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #106 a quarta 03 nov 2010, 02:00 

Em primeiro lugar duas históricas arquivadas recentemente...

...NOVE anos a A Pequena Gruta [Mafra] arquivada por causa de um dono de terrenos irascível...

Imagem

Imagem

...OITO anos a The Aqueduct [Lisboa] porque o owner é soberano...

Imagem

[youtube][/youtube]

Mas como tristezas não pagam dívidas uma trilogia...

...Três anos que a FamiliaSilvestre colocou três caches no Cartaxo. Estas caches têm boas listings com o objectivo concreto de divulgar e mostrar os spots divulgados. Quem foram os geocachers que as aproveitaram para esse objectivo e que viram os sítios com olhos de ver ou apenas passaram por lá para conseguirem mais 3 founds, fica ao critério de cada um. Uma análise dos logs é suficiente para se criar uma opinião...

À Beira Rio em Valada do Ribatejo.

Valada está situada em plena planície ribeirinha do Rio Tejo no concelho do Cartaxo, no coração do Ribatejo. É uma freguesia muito antiga, ignorando-se a data da sua criação.
Afirmam os historiadores que foram os romanos os primeiros agricultores dos campos de Valada e que contavam que estes eram os campos mais férteis da Península. Os árabes adaptaram o nome à sua voz e chamaram-lhe Balata e também fazem referência aos seus terrenos fertéis e ricos.

Imagem Imagem Imagem

A Passagem na Ponte Rainha D. Amélia.

A ponte Rainha D. Amélia foi projectada por Gustave Eiffel e data de 1903. É um exemplo da chamada "Engenharia do Ferro", característica dos finais do sec XIX, princípio do sec. XX. Foi inaugurada em 14 de Janeiro de 1904 por D. Carlos I, com a abertura pública da linha Setil-Vendas Novas.

Imagem Imagem Imagem

Palhota Aldeia Avieira.

Foi a que, nos finais do século XIX início do Século XX, deslocou os pescadores da Praia da Vieira no concelho da Marinha Grande, em busca do sustento que as condições do mar não lhes oferecia durante o Inverno.
Encontraram o Tejo que nessa época era um «jardim de peixe» e trocaram a pesca no mar pela do rio, primeiro sazonalmente, depois foram ficando com as famílias, vivendo nos barcos, rio abaixo rio acima. E por isso lhes chamaram avieiros, os «ciganos do rio». Por muito tempo viveram e trabalharam dentro dos barcos. O quarto era à proa, a cozinha ao meio e a oficina da pesca à ré. Quando as condições económicas o começaram a permitir, nascem as aldeias de construção palafítica, típicas da praia de Vieira de Leiria, com características bem diferentes das casas ribatejanas, mas também adaptáveis às cheias do Tejo e à necessidade que o pescador sente de estar perto do barco, seu instrumento de trabalho. As estacas que já usavam nas dunas junto ao mar e que impediam que a areia lhes entrasse em casa, eram agora a salvação contra as cheias do rio.

O escritor português Alves Redol fixou-se, durante alguns meses, nesta região, mais precisamente na Aldeia da Palhota, tendo aí recolhido elementos para o seu conhecido romance Avieiros, editado em 1942.

Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 11:42

Mensagem Post: #107 a quarta 03 nov 2010, 03:39 

jasafara Escreveu:Isto hoje foi difícil, mas lá escolhi mais um buraco [:D]

...SETE anos que foi colocada a Six Feet Under [Arrábida].
Não sei porquê, mas toda a gente diz maravilhas de se estar a enfiar num buraco claustrofóbico para o interior da Arrábida...

Ainda só lá fui 3 vezes, mas é sempre como se fosse a primeira ;)
Manuais: GSAK - Logs de caches, trackables, etc...
Todos falam em deixar um planeta melhor para os nossos filhos... Quando é que pensam em deixar melhores filhos para o nosso planeta?"
NÃO RESPONDO A PMs, qualquer duvida deve ser colocada aqui no fórum, outros assuntos através de e-mail.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #108 a quarta 03 nov 2010, 23:48 

Post colocado inadevertidamente antes das 24h. Assim fica hoje em versão Faz amanhã... [:)]

...dois anos de registo a carolPT com 328 founds até ao presente.

Imagem

A sua 1ªcache por coincidência também a 1ª de outro geocacher! Até tiraram uma foto juntos...

Imagem

Quando vi o log da última e li "Visitei esta cache com o meu papá aka paulohercules" é que percebi :mrgreen: (a afinal era só estar atento ao profile, nomeadamente Occupation : filhota de paulohercules.)

...três anos que foi colocada a (tradicional-) Sanatório dos Ferroviários [Penhas da Saúde]

Imagem

O Sanatório dos Ferroviários foi concebido pelo arquitecto Cottinelli Telmo para a CP, onde seriam internados doentes que necessitassem de tratamentos de altitude. Conttineli também se celebrizou como realizador de cinema, e foi responsável por obras emblemáticas como a cidade universitária de Coimbra e o Padrão dos Descobrimentos em Lisboa.
Alguns anos depois, já propriedade do Ministério da Saúde, foi utilizado como clínica para o tratamento da tuberculose, tendo acolhido doentes vindos de todos os cantos do País até meados dos anos 60. Depois de 25 de Abril de 1974 serviu de residência a cerca de 700 retornados (pessoas regressadas das antigas colónias portuguesas).
No final dos anos 80, quando já se encontrava praticamente abandonado e seriamente degradado passou para as "mãos" da Turistrela.
No ano de 1998 o Sanatório chegou a ser vendido à ENATUR (empresa das Pousadas de Portugal) pelo preço simbólico de 1 escudo. Em contrapartida a ENATUR comprometia-se a instalar ali uma Pousada de Portugal, cujo projecto chegou a ser elaborado pelo arquitecto Souto Moura o qual previa um investimento na ordem dos 10 milhões de euros. Entretanto a ENATUR foi entregue ao Grupo Pestana, e o projecto foi abandonado, tendo em 2004 cessado o contracto. Assim a titularidade do sanatório regressou às mãos da Turistrela.
Actualmente está a ser negociada a fórmula final do edifício, que terá como base o projecto inicial de Souto Moura.

Imagem
Sala gelada do Sanatório dos Ferroviários, Covilhã.

Um dos últimos logs com grandes fotografias. Outro cliente satisfeito e por último e entre muitos outros que se poderiam destacar uma visita fantasmagórica (virtual-)

Imagem
Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 04 set 2010, 02:01

Mensagem Post: #109 a quinta 04 nov 2010, 01:14 

jasafara Escreveu:...SETE anos que foi colocada a Six Feet Under [Arrábida].

Esta é daquelas que tenho na TODO list há já algum tempo, qq dia vou mesmo até enfiar-me no buraco :)

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #110 a quinta 04 nov 2010, 01:21 

ArqueoLobo Escreveu:
jasafara Escreveu:...SETE anos que foi colocada a Six Feet Under [Arrábida].

Esta é daquelas que tenho na TODO list há já algum tempo, qq dia vou mesmo até enfiar-me no buraco :)

Quando fores avisa...Costumo cachar sózinho, mas não é definitivamente a melhor abordagem a esta cache :)
Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes