Ajuda com o GPS

Ferramentas, utilitários e outro tipo de software de apoio à prática do geocaching e outras actividades de ar livre.

Moderadores: hulkman, migueis

Regular
Regular

Registado: domingo 05 mai 2013, 15:18

Mensagem Post: #1 a sábado 11 mai 2013, 14:37 

Ajuda com o GPS

Boas tardes, eu sou iniciante na modalidade, e para ma ajudar na descuberta das caches tenho um Samsung galaxy mini com o c:geo instalado e um GPS Mio c510 que tem os mapas Mio Map v3.2. O GPS já tem uns aninhos e está desatualizado, e eu ando a ver se o consigo actualizar, será que não dá para o actualizar com o mapa que esta no site geocaching.com, já com as caches? (pode já alguèm ter inventado isso) :D
Mais uma coisa, quem tem um GPS como o meu, tem algumas dicas que me possa dar? Eu safo-me bem com o c:geo, é muito bom, mas o mesmo não posso dizer das baterias da samsung, e por isso não posso estar 100% dependente do Telemóvel, até agora tenho ido com o GPS o mais próximo possivel que consigo do local e só depois ligo o c:geo, mas para fazer várias caches num dia não é possivel, pois o telemóvel a funcionar como telemóvel e GPS não tem bateria soficiente para tal.

Com os melhores cumprimentos ,
Tomhuli

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: segunda 09 jul 2012, 12:53

Mensagem Post: #2 a domingo 12 mai 2013, 23:02 

Re: Ajuda com o GPS

Existem por aqui diversos tópicos a falar de GPS's. Pela minha experiência posso dizer-te que o tele-GPS (com c:geo) tem cumprido mais ou menos a sua missão, excepto quando entre em locais com muitas árvores. Nestes caos o erro pode ser de dezenas de metros. Sendo assim, estou a equacionar seriamente a compra de um "GPS a sério" :D

Small
Small

Registado: quinta 26 jul 2012, 12:01

Mensagem Post: #3 a domingo 12 mai 2013, 23:39 

tomhuli Escreveu:Boas tardes, eu sou iniciante na modalidade, e para ma ajudar na descuberta das caches tenho um Samsung galaxy mini com o c:geo instalado e um GPS Mio c510 que tem os mapas Mio Map v3.2. O GPS já tem uns aninhos e está desatualizado, e eu ando a ver se o consigo actualizar, será que não dá para o actualizar com o mapa que esta no site geocaching.com, já com as caches? (pode já alguèm ter inventado isso) :D
Mais uma coisa, quem tem um GPS como o meu, tem algumas dicas que me possa dar? Eu safo-me bem com o c:geo, é muito bom, mas o mesmo não posso dizer das baterias da samsung, e por isso não posso estar 100% dependente do Telemóvel, até agora tenho ido com o GPS o mais próximo possivel que consigo do local e só depois ligo o c:geo, mas para fazer várias caches num dia não é possivel, pois o telemóvel a funcionar como telemóvel e GPS não tem bateria soficiente para tal.

Com os melhores cumprimentos ,
Tomhuli

Boa noite!

quanto ao c:geo é muito porreiro e muitas das vezes é suficiente, ainda por cima tem os mapas estáticos que são óptimos

Quanto ao gps, esse propriamente dito não conheço, mas certamente que com uma pesquisa no google encontras mapas free, mas não existem mapas com caches, tens que descarregar um ficheiro GPX, que é o formato que o gps lê, sempre podes tirar as caches no c:geo, e por lá guardar como gpx e depois passar o ficheiro para o GPS

DE facto um gps é muito mais confiável e a bateria dura muito mais, (falo pelo meu) ;) tenho um etrex 20, que tem sido um companheiro de geocaching fantástico, pois reconhece as caches nos ficheiros GPX, e carrega dicas e registos
depois usa 2 pilhas AA, que duram perfeitamente mais de 24h seguidas ligado, mas como isso não acontece está tempo infinito que até me esqueço de mudar pilhas... lol mas vão sempre umas de reserva ;)

Mas qualquer GPS, que tenha opção de "fora da estrada" (que é essencial para o geocaching) é óptimo

Regular
Regular

Registado: domingo 05 mai 2013, 15:18

Mensagem Post: #4 a quinta 16 mai 2013, 19:17 

Muito obrigado pelas respostas, eu ainda tenho muito para aprender, e uma das coisas é mesmo aprender a trabalhar bem com o GPS, com o GPS e com o telemóvel em conjunto, se conseguir dominar bem as duas coisas em conjunto julgo que me pode ser uma ajuda bem preciosa! :D
Mais uma vez, Obrigado! :)

Voltar para UTILITÁRIOS/OUTROS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes