Geocoin
Registado: quinta 21 jul 2011, 16:12
Re: [Eventos]Ver Nascer o Sol no Formosinho | 25.Maio.2013 |
jasafara Escreveu:Bem me parecia que já se tinha falado disso
Estive a ler com atenção o tópico sobre o Solisticio no Formosinho, que o jasafara refere.
Quando pensei neste convite aos geocachers, do Formosinho tinha ouvido falar em primeira mão pelo Tmob o owner e posteriormente pelos relatos dos meus colegas do GRJA que já lá fizeram uma caminhada.
Simpáticamente o Tmob depois de o informar e convidar para uma incursão ao Formosinho, partilhou comigo os mapas da ZPT que lhe tinham enviado o sup3rfm.
No Google Earth verifiquei os mapas que definem as zonas ZPT's.
Desconhecedor do trajecto de acesso ao Formosinho, interroguei os colegas mais próximos sobre qual o caminho e via Wikiloc obtive alguns trilhos.
Se alguns invadiam a ZPT em mais de 800 metros, outros, faziam o pequeno troço de 140 metros que o tópico Solisticio no Formosinho, bem idenfica.
Imediatamente pensei em como contornar esse troço por forma a respeitarmos a ZPT.
Houve necessidade de estudar um percurso que fosse paisagisticamente belo, tivesse uma zona para estacionamento dos cachemobiles com dimensão e alternativo ao exíguo espaço no Convento da Arrábida e acessos fáceis.
Dai surgiu o percurso Casais da Serra - Formosinho - El Carmen - Casais da Serra.
A ideia inicial nem passava por ver o Nascer do Sol, mas pareceu-me uma ideia fantástica e imediatamente a adoptei.
Sabedor da responsabilidade de organizar imediatamente pensei em fazer um reconhecimento prévio, que farei já esta quinta-feira.
Nessa altura analisaremos a possibilidade de evitar a ZPT no troço dos 140 metros em causa.
Evidente que o desafio é Ver Nascer o Sol no Formosinho e poder-se-ia subir via Convento da Arrábida via Lusitani até ao Formosinho e depois inverter o caminho e regressar ao Convento.
Essa hipotese é perfeitamente possível, no entanto parece-me interessante o trilho a partir do Casais da Serra, subindo ao Formosinho e percorrendo a linha de caches existentes que essencialmente estão ligadas a locais especiais que os owners conosco quiseram partilhar.
Quando coloco estes convites no GeoPT, muitos desorganizados sem ser sobre a forma de eventos, a motivação principal passa por partilhar a intenção de ir a algum lado e perguntar se alguém me quer acompanhar.
Os eventos conforme as guidelines preconizam, são realizados por geocachers para geocachers e neste trajecto fisicamente muito exigente e dificil os que abraçarem o desafio de o fazer parte de noite, estarão conscientes das dificuldades do terreno a percorrer.
Existem alguns pormenores estranhos no entanto na ZPT, o trilho em alcatrão que nos leva do Km6 do Risco até ao Convento da Arrábida que a atravessa e tem alguns metros de largura e o caminho centenário que nos trás da Ermida de El Carmen para o Convento e que
atravessa a ZPT nos 161 metros.
Talvez o Parque pudesse criar uma alternativa, pois tenho a certeza que muita infração inconsciente deve ocorrer nos caminheiros que fazem esses trilhos !
Esperam que adiram e que estejam conscientes que não está no espirito da caminhada infrigir a ZPT.
abcs e boas cachadas,