Faz hoje...

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #61 a quarta 20 out 2010, 16:56 

Re: Faz hoje...

Amanhã uma cache com sabor a Halloween :evil: [}:)] (virtual-) :twisted:

Imagem
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #62 a quinta 21 out 2010, 01:00 

...três anos que foi colocada a Forno das Feiticeiras [Outão - Setúbal]. Uma cache que mistura grutas com um container "assustador" tem tudo para ser boa. Se virmos que é de um owner de outras caches que já conhecia de nome (e desta que já tive o prazer de fazer) então seria sempre uma boa candidata a destaque do dia. Depois foi confirmar nos logs essa ideia.

Hidden no dia 21, mas apenas publicada no dia 30 e com os primeiros founds a serem feitos no dia seguinte em dia de Halloween. Muito apropriado para o nome da cache e pelo que li com o container :)

Pela passagem rápida que fiz pelos logs não me parecem que muitos geocachers tenham seguido o convite do owner e visitado a gruta (embora muitos digam que foi pena e têm de lá voltar...) . Deve ser prejudicada por muitas vezes ser referida como aperitivo para a cache mítica que a própria listing refere...

"Para quem já foi à cache “Six feet under” podemos dizer que a topologia desta gruta é semelhante, embora mais “acanhada”.

e pelo que eu tenho lido dessa última, se esta ainda é mais "acanhada", isso também poderá explicar esta falta de apetência espéleologa :D

Imagem Imagem

Imagem

Imagem
Imagem Imagem

Large
Large

Registado: domingo 25 abr 2010, 12:09

Mensagem Post: #63 a quinta 21 out 2010, 10:32 

Não sei onde vais arranjar tempo para descobrir todas estas coisas pois sei bem o tempo que leva! Seja como for, ainda bem que o fazes! É um trabalho fantástico! Parabéns.

Mais uma para watchlist e eventual milestone...

Abraço e boas cachadas!
Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #64 a quinta 21 out 2010, 11:24 

skimaster Escreveu:Não sei onde vais arranjar tempo para descobrir todas estas coisas pois sei bem o tempo que leva! Seja como for, ainda bem que o fazes! É um trabalho fantástico! Parabéns.

Mais uma para watchlist e eventual milestone...

Abraço e boas cachadas!

Obrigado! Quem corre por gosto não se cansa :) Enquanto continuar a ter prazer a fazer estas pesquisas, compartilhá-las-ei com a comunidade ;) Todas as caches que seleciono e ainda não fiz têm ido para a minha watchlist (amanhã haverá uma exceção pelas razões que explicarei...).

PS. O corretor ortográfico aqui imbuído já está de acordo com o novo acordo ortográfico, mas não me consigo habituar a escrever 'exceção' e 'corretor' sem o 'c'...
Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 11:46

Mensagem Post: #65 a quinta 21 out 2010, 12:02 

jasafara Escreveu:...e 'corretor' sem o 'c'...

Antes já escrevias corrector (de algo ou alguém que corrige) com o "c" e corretor (da bolsa).

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #66 a quinta 21 out 2010, 12:20 

RKelux Escreveu:
jasafara Escreveu:...e 'corretor' sem o 'c'...

Antes já escrevias corrector (de algo ou alguém que corrige) com o "c" e corretor (da bolsa).

Há uma regra básica que nos pode ajudar... a mim ajuda e muito.

O QUE NÃO SE DIZ, NÃO SE ESCREVE

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #67 a sexta 22 out 2010, 01:00 

...quatro anos de registo este geocacher sentado à beira do abismo (foi depois de ter estado ali, que decidiu que queria saltar).

Imagem.

Última hora
Imagem

...três anos de colocação a Inside the Harbour [Leça da Palmeira]

Uma cache com uma listing minimalista, mas que faz publicidade aqui ao Portal [^]

Keep it simple - KIS
Tools not needed.
Be careful about the wind; protect the container and the Logbook.
Please do not put inside any Washing machine or Microwave oven.

Imagem

...um ano de colocação a D. Miguel - Reis de Portugal – 31

Imagem

Embora considere esta cache uma das melhores da série, está aqui não só por si, mas como representante da fabulosa série que nos levou a conhecer muito melhor o Aqueduto das Águas Livres (34 tradicionais + 1 letterbox + 1 espectacular evento). Muito obrigado aos Herois do Mar (ex. cj_fcul). A mim ainda me falta a letterbox :roll:

Na parte comum dos listings consta:
Pelo Aqueduto com os Reis de Portugal...

Com esta série pretendemos dar a conhecer um majestoso monumento da cidade de Lisboa e arredores, o Aqueduto das Águas Livres, na companhia de Suas Altezas Reais os Reis de Portugal.
A cache não se encontra no Aqueduto, mas antes num Local que vos permite uma contemplação em pleno.
Esperamos que se divirtam e fiquem a conhecer melhor quer a nossa história régia quer os caminhos do Aqueduto.

Atenção: No logbook vai encontrar um número, tome nota!!

Imagem

Nota: Embora considere estas duas caches muito válidas, não me parece que justifiquem os 4,4 e 3,8 respectivamente que têm no GCVote... Se quanto à "D.Miguel" pode-se dizer que mais do que classificar a cache se está a classificar a série (e este é um caso que a série dá realmente valor acrescentado em relação ás caches individuais), na "Inside the Harbour" a classificação parece-me claramente inflacionada em relação à percepção que se retira dos logs... Enfim o GCVote é válido mas tem de se ter sentido critico...
Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #68 a sexta 22 out 2010, 09:03 

jasafara Escreveu:a classificação parece-me claramente inflacionada em relação à percepção que se retira dos logs... Enfim o GCVote é válido mas tem de se ter sentido critico...

Pois... agora premiste a tecla certa (ou uma delas).
Sem querer colocar em causa a oportunidade e o evidente interesse deste tópico que criaste, fico muitas vezes com a clara sensação de que as opiniões se baseiam apenas no "ouvi dizer que disseram", quando penso que seria bem mais válido se essas opiniões fossem baseadas na experiência pessoal... assim um pouco ao estilo Marco Polo, que centenas de anos após a publicação das suas crónicas de viagem se questiona se de facto chegou sequer a sair do porto de Veneza.

No caso concreto da Inside the Harbour é toda uma envolvente diferente em relação a quase todas as outras caches, pela dificuldade na escolha do acesso, por alguma adrenalina ao sentirmos que estamos a entrar em território restrito, pela sensação de que quase entramos mar adentro, pela companhia nem sempre simpática das gaivotas, pelo pessoal que vai fazer a cache connosco, etc.
Agora questionar-se uma votação GCVote de uma cache que não se encontrou... hummmm... será válido? Tal como o GCVote em si?

De facto conclui-se facilmente que o GCVote só faz sentido a partir de digamos, uns 10, 15 votos para cima; momento em que eventualmente comece a refletir uma média coerente, antes disso é quase inutil e torna-se evidente a intenção do voto e de quem votou... "A cache é do meu compadre, vai de votá-la bem, mesmo que não valha a ponta de um chavo!"
Presentemente temos o exemplo de um evento que ainda não se realizou, mas que já tem um voto de 5 estrelas. Certamente algum colega com poderes de premonição :D
Quanto a sentido crítico, estamos conversados.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #69 a sexta 22 out 2010, 10:26 

RKelux Escreveu:... fico muitas vezes com a clara sensação de que as opiniões se baseiam apenas no "ouvi dizer que disseram", quando penso que seria bem mais válido se essas opiniões fossem baseadas na experiência pessoal...

...Agora questionar-se uma votação GCVote de uma cache que não se encontrou... hummmm... será válido? Tal como o GCVote em si?...

...De facto conclui-se facilmente que o GCVote só faz sentido a partir de digamos, uns 10, 15 votos para cima....

Caro RKelux

Este teu post, é muito interessante e propicia-me algumas reflexões que exigem algum tempo e ponderação. Deixarei assim os meus comentários para o fim do dia, ou para o fim de semana.
Para não 'poluir' este tópico, abri o Geocaching de sofá.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #70 a sexta 22 out 2010, 16:31 

Só para que fique claro, passo a explicar a minha metodologia para escolher os geocachers/caches a realçar (em última análise com toda a subjetividade do meu gosto pessoal...)

Pego no sub-conjunto de geocachers que se registaram no dia (ou em alguns casos que fizeram o 1ºlog no dia)

Imagem

e nas caches que foram hidden no dia

Imagem

Depois quanto aos geocachers vejo se alguma coisa se destaca (antiguidade, nº de founds, nº de caches de que é owner, conhecimento pessoal) e destaco por norma um (ou nenhum que será o caso para 10/23...).

Depois olho para a lista das caches e vejo se alguma coisa se destaca (antiguidade, owner, GCVote,* de terreno, nºde founds, conhecimento pessoal) e escolho algumas para análise. Dessas dou uma vista de olhos pelas listings, vejo o panorama geral dos logs e pesquiso alguns geocachers em particular, cuja objectividade nos logs me merecem confiança (é por isso é que descubro coisas da vida do Prodrive de que ele já não se lembra :D). Para as que seleciono leio com mais atenção a listing, as logs e as fotos.

E pronto. É simples, embora um pouco trabalhoso. Em alguns dias os destaques são mais evidentes, noutros menos.. Claro que posso fazer injustiças tremendas (apesar de achar que não farei muitas...) podendo haver geocachers e caches não escolhidas que são muito interessantes. É por isso que este tópico está aberto a todas. Quem achar que falta alguma coisa é só dizer da sua justiça...

O objectivo deste tópico não é listar exaustivamente a lista dos geocachers e caches que têm alguma data em relação com o dia em referência.
Acho que isso será interessante mas no âmbito de um processo automático ligado às STATS e que coloque esta informação em Milestones & Efemérides ou qualquer outro local.
Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 16 visitantes