Caches Adoptadas - Manter a traça original

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #1 a sexta 29 mar 2013, 02:05 

Caches Adoptadas - Manter a traça original

Adoptar uma cache é sempre sinónimo de altruísmo. Dar seguimento e manter vivo trabalho de outro Geocacher é algo que deveremos aplaudir e estimular.

Contudo, na minha opinião, sinto que o listing, bem como a localização e conceito original deverão ser mantidos, mantendo no campo do owner também o nick do criador original da cache.

Vem este tópico a propósito da Translant Chess Cache, uma das primeiras caches de Portugal, cujo novo owner, transfigurou por completo todo o listing.

Na minha opinião, ficou tudo muito mais catita, mas acho que deveria ter sido mantida a crueza do listing original. É quase como pintar um Picasso por cima dumas Pinturas Rupestres.

E vocês, que opinam?
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 29 mar 2010, 17:23

Mensagem Post: #2 a sexta 29 mar 2013, 02:16 

Re: Caches Adoptadas - Manter a traça original

partilho da tua opinião. Lembro-me quando adoptámos esta http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?wp=GCVJ0A que tive que fazer uns ajustes e correcções ao listing, mas só porque estava desformatado, caso contrário tinha ficado tudo como original. Na Óbidos que também adoptámos, mantivemos a traça original também.

Geocoin
Geocoin

Registado: sexta 09 abr 2010, 22:39

Mensagem Post: #3 a sexta 29 mar 2013, 02:18 

Concordo, o ideal é manter o mais possível a traça original. Alterar demasiado torna-a numa outra cache, que não a original, que é o que se pretende preservar.

prodrive Escreveu:É quase como pintar um Picasso por cima dumas Pinturas Rupestres.

Não sendo exactamente a mesma coisa, fez-me lembrar desta notícia. [:D]
ImagemImagem

TB
TB

Registado: quarta 28 abr 2010, 19:51

Mensagem Post: #4 a sexta 29 mar 2013, 03:03 

Eu creio que depende muito da cache e do Ex-Owner. Para começar creio que o Novo Owner deve ter sempre a preocupação de perguntar ao Ex como gostaria de ver a sua cache no futuro. Depois de se trocarem algumas ideias, conseguesse chegar sempre a algo que agrade ambas as partes.
Depois os envolvidos no processo de adopção deverão ter em atenção as caracterisitcas da cache. Tipo - Local, Historia, pagina e container.
Se for uma cache num local de "topo" e já com alguma mistica como é o caso da referida, então sou da opinião que se deva manter a sua traça original. A historia está lá escrita e a identidade que se foi criando deve ser preservada.
Se pelo contrario for uma cache mais "banal" ai já sou da opinião que o Geoccher adoptivo deve embelezar a coisa. Se o local não for nenhum estrondo ou uma historia mais fraca, entao para finalizar deve colocar uma pitada de originalidade no container. Ahhh e quando falo em originalidade, não estou a falar de copiar o que pensa ser original.
Somos todos tão diferentes com tantas ideias diferente que por vezes é uma pena ver que algumas não são aplicadas.

Abraço Gangster

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #5 a sexta 29 mar 2013, 03:14 

Não sei se te lembrastes disto por causa deste post mas realmente pareceu-me bastante mal que além de quase ter suprimido a referência ao owner original (tendo inclusive apagado a note de adopção), ter eliminado a referência que era feita ao facto de a cache só ter sido publicada cerca de um ano depois de escondida.
Fica aqui mais uma vez a estória, para facilitar pesquisas futuras.
A Translant Chess Cache foi colocada por um americano de férias na Terceira. De volta ao seu país esqueceu-se das coordenadas e só cerca de um ano depois as encontrou e publicou a cache. Isso explica o facto de o 1ºfound ter sido apenas em Janeiro de 2003.
Assim esta que é teóricamente a cache mais antiga (depois de se ter visto que a do AlfaRomeu nunca existiu...) é-o apenas enquanto cache hidden.
Como cache publicada e disponível para ser encontrada teve bastantes à frente.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #6 a sexta 29 mar 2013, 03:37 

Página original. Na internet não é fácil apagar o passado ;)

(tradicional-) Translant Chess Cache
by Finster and Ike

Cache is on the side of a high mound near a beautiful statue. Easy hike but some climbing over rocks and plants is likely.

We placed this cache back in May of '01 during a translant. The original idea was to place chess pieces in caches all over the world. That never happened. Then I lost the coordinates. Luckily, turns out that Ike still had the coordinates stored in his GPS. So even though it's a year late, hopefully the cache is still there. The only thing I remember putting in the cache was the chess piece but there's some other junk in there as well. Happy hunting.
If you are a Geocacher in the state of Washington, please join the Washington State Geocaching Association. This is a great way to get the most out of Geocaching in our region. Simply go to geocachingwa.org for details!

Additional Hints ( Decrypt )
Best I can remember, it's tucked into a hole behind some rocks.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 09:08

Mensagem Post: #7 a sexta 29 mar 2013, 04:29 

prodrive Escreveu:Adoptar uma cache é sempre sinónimo de altruísmo. Dar seguimento e manter vivo trabalho de outro Geocacher é algo que deveremos aplaudir e estimular.

Contudo, na minha opinião, sinto que o listing, bem como a localização e conceito original deverão ser mantidos, mantendo no campo do owner também o nick do criador original da cache.

Vem este tópico a propósito da Translant Chess Cache, uma das primeiras caches de Portugal, cujo novo owner, transfigurou por completo todo o listing.

Na minha opinião, ficou tudo muito mais catita, mas acho que deveria ter sido mantida a crueza do listing original. É quase como pintar um Picasso por cima dumas Pinturas Rupestres.

E vocês, que opinam?

Opino exactamente o mesmo que tu. [^]

Quando reparei no que tinha acontecido à listing que referiste, também pensei em criar um tópico idêntico a este. 8-)
It's not always the find that brings the smiley... Imagem
It's not about the number you've found.
It's about the fun you had along the way.

The only numbers that matter are the friends you make!
It's all about the journey, the challenge, and enjoying the outdoors!

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: segunda 22 ago 2011, 13:58

Mensagem Post: #8 a sexta 29 mar 2013, 12:24 

Concordo a 100%. Já adoptei 11 caches oriundas de 5 geocachers diferentes.Em todas optei por manter o mesmo nome (apenas alterando parte integral do mesmo em duas delas com conhecimento do owner), em todas está o nome do primeiro owner (ex: xxxx adopted by nunogil). Também não procedi a qualquer alteração ao nível da listing em si (apenas pequenas questões de estética).
E, na minha opinião, é assim que deveria ser.
Imagem.....Imagem.....Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #9 a sexta 29 mar 2013, 12:49 

E eu...
Tenho alguma adoptadas e mantive sempre o Original... aliás, nem as considero minhas... estou a tomar conta, só.
Com a do Almeidara acho que vou ter algum trabalho mais... vou, quando o tempo o permitir, fazer uma nova volta por todos os locais a tirar umas fotos e verificar os números porque alguns desapareceram com os anos (obras e afins) e tenho de arranjar algo que dê o mesmo valor ou assim porque o ficheiro que ele disponibiliza, não o posso alterar. Vou tentar alterar/mudar sempre o mínimo, e nunca a nível estético da listing.

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Mensagem Post: #10 a sexta 29 mar 2013, 13:05 

Tenho 8 ou 9 caches adoptadas. Algumas acabei por ter que arquivá-las, houve uma em que alterei o ponto final para um local perto, mas sendo uma multi com uma dúzia de pontos aquele final é só para garantir algum tamanho ao recipiente pelo que a estrutura se mantém a original.
Quanto a alterações na página, nunca precisei de fazer, se um dia tiver que fazer farei, do mesmo modo que faço nas minhas (as minhas primeiras páginas são muito desarrumadas e de vez em quando pego numa e arrumo tudo direitinho com o Listing Generator, mantendo toda a informação ou adicionando alguma).

Quanto à referência ao owner original, coloco no campo o meu nick e acrescento (adopted, check bookmark), e depois tenho uma Bookmark com todas as que tenho adoptadas e o historial dos vários owners de cada uma...
Na maior parte nem sequer tem o meu nick e ainda o nick anterior da team, mas sempre com a referência à Bookmark.
Curiosamente um dos owners que me deu a adopção, depois de concluído o processo registou o found, por isso senti-me à vontade para alterar o que fosse necessário (infelizmente uma delas arquivei porque teimava em desaparecer constantemente).

Não me choca que as páginas sejam melhoradas, no caso de páginas minimalistas.
Vendo o exemplo da Chess acho que ficou muito melhor. Lá por uma cache ser muito antiga e muito histórica, a página não tem que ficar ao abandono e ser apenas um texto minimalista e sem qualquer apresentação, pode evoluir e tornar-se tão boa quanto a cache que lhe diz respeito.
Próximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 17 visitantes