Licença Internacional de Condução

Low-cost it's my middle name

Moderador: prodrive

Geocoin
Geocoin

Registado: sexta 09 abr 2010, 22:39

Mensagem Post: #1 a sexta 22 mar 2013, 15:51 

Licença Internacional de Condução

Para conduzir nalguns países, não basta a carta de condução do país de origem, mas é também necessário obter a Licença Internacional de Condução (LIC).

Em Portugal pode-se obter a LIC no IMTT ou no ACP.

O IMTT é uma péssima opção, uma vez que tal como a maior parte das repartições públicas tem sempre filas intermináveis. Para além disso, não está disponível nas lojas do cidadão, apenas nas Direcções Regionais de Mobilidade e Transportes (e equivalentes).

Já do ACP só tenho a dizer bem. O preço é o mesmo que no IMTT (30€), e não há distinção entre sócios e não sócios [se for urgente, por 40€, fazem na hora]. Está disponível em qualquer loja ACP, ou através de envio dos documentos necessários por correio. As lojas têm horário alargado; algumas estão abertas inclusive ao Sábado. Na loja do Colombo despachei a coisa em menos de 10 minutos.

Os formulários de requerimento estão disponíveis através dos links que indiquei em cima.

Espero que esta informação seja útil quando precisarem da LIC.
ImagemImagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #2 a sexta 22 mar 2013, 15:57 

Re: Licença Internacional de Condução

A recomendação é boa. Também fiquei contente com o serviço do ACP.
A necessidade práctiva da LIC é que pode ser mais questionável.

O ano passado quando foi aos Estados Unidos a informação oficial é que era precisa, nomeadamente para alugar de viaturas.
Na verdade quando se apresentou a LIC não ligaram nenhuma e pediram a nacional...
Também nas poucas interacções com a polícia foi sempre a carta nacional a utilizada.
Talvez tenha interesse se fizermos alguma infracção mais grave e formos mandados parar. Nesse caso é apresentar a LIC e se se ficarem com ela apreendida não é grave...
Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #3 a sexta 22 mar 2013, 16:04 

Pois isso já depende de país para país; o melhor é procurar alguns casos práticos online e ver se vale mesmo a pena. Ainda que se correr mal e na altura não te deixarem alugar o carro é um grande galo.
ImagemImagem

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #4 a sexta 22 mar 2013, 16:10 

No caso dos estado unidos acho que não é necessária, ainda que seja aconselhável para os casos em que não esteja escrita em inglês :

usatourist.com Escreveu:An international driver's license is not required in the US. You can usually rent a car and drive with a valid driver's license from your home country. An international license may be helpful in convincing the car rental agent that you really have a valid license when they cannot recognize or understand your license.
ImagemImagem

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 06 jun 2012, 14:12

Mensagem Post: #5 a sexta 22 mar 2013, 18:26 

tmob Escreveu:No caso dos estado unidos acho que não é necessária, ainda que seja aconselhável para os casos em que não esteja escrita em inglês :

usatourist.com Escreveu:An international driver's license is not required in the US. You can usually rent a car and drive with a valid driver's license from your home country. An international license may be helpful in convincing the car rental agent that you really have a valid license when they cannot recognize or understand your license.

Agora não faço ideia mas há 19 anos atrás era preciso, só dei lá "barraca"

Primeiro vi o vermelho e parei, claro :D, só que não sabia que o sinal (nem reparei) estava na esquina da rua oposta, conclusão ... fiquei parado no meio de uma avenida de 3 faixas para cada lado e todos a businarem.

Arranquei para sair do meio da avenida e logo uma sirene e sinal para encostar (novo erro), sai do carro para me justificar (carro com matricula Mexicana ainda por cima, no sul dos USA), apontaram logo a arma a cabeça e ordem de sentar, nem foi preciso repetirem, nunca sentei tão rapido na minha vida :lol:

Após conversar um pouco e mostrar BI Tuga lá me deixaram seguir sem multas, mas com aviso de que aquela carta lá não tinha valor, para ter mais cuidado :mrgreen:

Pode ter mudado, mas mais uma vez se pagarmos a respectiva quantia aos senhores por um papelito, já passa a ser valida a nossa habilitação para conduzir :evil:

Não impendidndo isso de fazer as asneiras que eu fiz :mrgreen:
Aka João Narciso, Geocaching BTT Rio Azul, FB Joao Narciso
Membro fundador dos GOLFINHOS BTT Rio Azul

Imagem Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sexta 02 jul 2010, 12:35

Mensagem Post: #6 a sábado 23 mar 2013, 00:59 

É incrível a quantidade de desinformação que há sempre em redor da questão da carta de condução internacional. Por principio, é exigida em países com alfabetos diferentes do nosso, o que faz sentido. Mas na Jordânia levei mas ninguém quis ver... nem para alugar nem a polícia, que de resto só queria conversar e desejar-me uma excelente estadia.

"A necessidade práctiva da LIC é que pode ser mais questionável."

A necessidade práctica é que um chinês se calhar nunca ouviu falar em Portugal e uma carta de condução daqui deve-lhe valer tanto como uma rifa para a quermesse, enquanto que a internacioanl é um modelo universal e todos em todo o lado deverão ter a obrigação de a reconhecer.

Eu tirei a minha no IMTT sem espinhas e sem filas... foi entrar, preencher, bazar e ir lá buscar depois.
O meu blog geocachiano: http://papacaches.wordpress.com

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #7 a sábado 23 mar 2013, 01:59 

Torgut Escreveu:É incrível a quantidade de desinformação que há sempre em redor da questão da carta de condução internacional. Por principio, é exigida em países com alfabetos diferentes do nosso, o que faz sentido.

Em nenhum dos países do norte de África de língua árabe, onde já conduzi ela é necessária.
Marrocos, Mauritânia, Líbia e Tunísia
Imagem Imagem

Large
Large

Registado: terça 20 set 2011, 21:39

Mensagem Post: #8 a sábado 23 mar 2013, 02:47 

jasafara Escreveu:
Torgut Escreveu:É incrível a quantidade de desinformação que há sempre em redor da questão da carta de condução internacional. Por principio, é exigida em países com alfabetos diferentes do nosso, o que faz sentido.

Em nenhum dos países do norte de África de língua árabe, onde já conduzi ela é necessária.
Marrocos, Mauritânia, Líbia e Tunísia

Subscrevo o mesmo para o Brasil, como é óbvio. Turquia e Geórgia desde que esteja em Inglês (como está a nossa carta europeia) apenas agradecem após dizer meia dúzia de nomes de jogadores de futebol Português e desejam boa viagem, e sem armas apontadas a ninguém ;)
O meu Geotalk...
Imagem Imagem Imagem

Large
Large

Registado: sexta 10 set 2010, 18:09

Mensagem Post: #9 a sábado 23 mar 2013, 10:34 

Eu este ano vou alugar um carro na Itália e passear pela Eslovénia e Croácia. Fico sempre com algum receio e penso em tirar a LIC pelo sim, pelo não...

------------------
Sent from my iPhone using Tapatalk
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #10 a sábado 23 mar 2013, 11:17 

Offtopic

Qualquer documentação, por via das dúvidas, é sempre de estar connosco (se sonharmos que poderá ser necessária, claro).
Vejamos um caso da minha Esposa... saiu de Lisboa para a Guiné Equatorial em trabalho, via Madrid com uma carta convite do respectivo embaixador (Guiné Equatorial) de Paris que "dispensava" o Visto de entrada (foi o próprio Governo que a pediu lá). Tudo estava bem até tentar fazer check-in em Madrid e não a deixarem porque não tinha visto, o outro documento até ver não tem validade na Europa, talvez na Guiné tenha. Resultado, um dia inteiro (mais o dia em que tentou fazer check in) perdido em Espanha em que a fizerem ficar à espera desde que a Embaixada abriu até que fechou porque o Embaixador estava... na Guiné, pois claro.
Quando lá se decidiram a passar o visto ainda lhe perguntaram o que raio estava a fazer na Embaixada em Espanha se o convite era do Embaixador de França?! ahaaaa meu rico Visto!
Assim, se alguma vez sonhar que posso vir a conduzir noutro lado que não o nosso cantinho, tirarei certamente a LIC.
Imagem Imagem Imagem Imagem
Próximo

Voltar para VIAJAR

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante