PREMIOS GPS E AFINS - Apenas uma simples e humilde opinião

Grandes Plásticos do Século - Local onde poderá encontrar as melhores caches nacionais

Moderadores: hulkman, prodrive

Nano
Nano

Registado: quinta 21 mar 2013, 17:43

Mensagem Post: #1 a quinta 21 mar 2013, 21:45 

PREMIOS GPS E AFINS - Apenas uma simples e humilde opinião

Boa noite a todos
Faço parte de um grupo de geocachers, que não só procuram, mas também colocam caches. Começamos em 2011 mas como não andamos nisto para competir com ninguém, mas apenas por diversão pura, FTFs e caches radicais, power trails e caches nomeadas, que parecem ser o objectivo de vida der alguns geocachers, não nos fazem correr. E é até esse o motivo desta minha intervenção como geocacher e a falar por si e não pelo grupo, coisa que desejo que fique muito clara.
Na prossecução desse espírito só temos, nesta data, cerca de 300 caches encontradas, e isto porque os membros mais jovens do grupo são naturalmente mais ativos, caso contrário ainda teríamos menos.
Por outro lado tem-nos dado imenso prazer colocar caches; concebe-las, imaginá-las, procurar os locais (esta parte fica 99% das vezes nas mãos de um dos membros do grupo, cuja actividade profissional a leva a conhecer o concelho, os trilhos, recantos, caminhos e cada árvore da floresta como ninguém) , é normal juntarmo-nos num bar, ou em casa de algum dos membros e à volta da mesa e de uns copos, em boa companhia, deixarmos voar a imaginação.
Sem lugar a falsas modéstias, a coisa tem resultado, porque o feed back de quem as procura tem sido bom e desde o 1º ano que começamos a colocar caches que demos com elas nomeadas para os prémios GPS, as duas únicas que colocamos em 2012 estão nomeadas e em 2011 chegaram a finalistas. Gostamos de coisas elaboradas, minuciosas, cheias de detalhes.
Pessoalmente, e repito, pessoalmente, não sou particular adepta da caixa de rolo fotográfico, ou do tupper debaixo da pedra, ou no muro, então se for no muro irrita-me e assumo isso frontalmente (se o muro fosse meu tirava-a).
Gosto sim de alguns dos locais em que elas estão. Há locais em que a cache não é o container mas a própria paisagem, e essa está classificada há muito e refiro-me ao caso das caches em locais como o Gerês, onde é suficiente colocar um simples container, e na minha opinião enquadrado o mais possível com a paisagem (o tronco, a falsa pinha ou algo similar) não os rolos fotográficos nem os tuppers, nem uma qualquer lata, porque não acho que se ajustem ao local, ou que o respeitem, ou lhe façam justiça - há locais sagrados pelo que são, pelo que representam e pelos poucos que restam, como o Gerês, mesmo achando que a cache é o próprio local e não o container, acho que alguma qualidade ele deveria ter.
Como gosto de containers trabalhados, de multis atractivas, de letters interessantes e imaginativas, de caches mistério de partir a cabeça, custa-me imenso vê-las vandalizadas, estragadas, mas custa-me mais vê-las serem tratadas com pouco respeito noutros termos. E refiro-me a termos “escritos”, `a falta de tato, de respeito, no que por vezes se escreve e no que se diz. Há pessoas que deixam notes nos registos, com questões apatetadas às quais se tem o cuidado de mandar um mail a responder na tentativa de ajudar e nem um obrigado se recebe e ainda tem de se aguentar os resmungos, os reparos e as minudências…haja paciência!!!
Mas pior ainda é ler o que se lê aqui neste local e perceber que tudo parece previamente feito elaborado.
Se a paranóia do FTF é coisa de regra do geocaching e embora ache idiota, o ponto a que algumas pessoas chegam para fazerem FTF, também tenho de aceitar que é problema delas, mas faz parte da minha liberdade de pensamento achar, que não sendo a filosofia do geocaching transformá-lo numa competição, elas estarão a desvirtuar o geocaching.
Depois e sendo também a tipologia e a classificação das caches imposta pela groundspeak, não pode a geoPt fazer grande coisa contra isso.
O que me começa a parecer menos bem na criação dos prémios GPS, embora a ideia inicial tenha por certo tido a melhor das intenções e até os mentores da ideia tentem, pelo que vejo, melhorar a forma da eleição e aperfeiçoa-la, choca-me e bastante assistir a incentivos a lobbies para as caches nomeadas, a ler posts onde se verifica que há geocachers que vão buscar outros a casa para os levarem a visitar as próprias caches, onde alguns, nitidamente influentes, verdadeiros “opinion makers” na GeoPt , fazem listagens de caches favoritas e nas quais votarão, relativas aos distritos, sem sequer as terem feito todas e não podendo assim ajuizar com verdadeiro conhecimento de causa.
Ou seja, somos quase levados a pensar que, depois de aplicados os critérios, as coisas estão já quase definidas, ou vão sendo encaminhadas pelos ditos “opinion makers” para um final que não sendo directo também não prima pela subtileza .
Perdoem-me o português vernáculo, mas estou-me verdadeiramente nas tintas, para o facto de as caches que ajudo a conceber serem nomeadas e eleitas para o que quer que seja através de concursos mais ou menos dúbios e que nunca, pelo menos enquanto a classificação da caches for tão redutora como é, conseguirão por mais que se esforcem, obter uma resultado minimamente equitativo, real e lógico até.
Este ano e fruto talvez da necessidade de obstar ao quão redutora é a classificação das caches, notou-se o esforço para melhorar com a introdução das variantes (local, aventura e container), mesmo assim há quem seja propenso a “aventuras” e quem não seja, a aventura será sempre relativa e há quem consiga chegar a uma “stairway to heaven” e quem por vários motivos não consiga ou nem sequer goste. Não se põe um velocista que corre os 100m a competir com um de fundo, porque não há competição possível. Ambos são corredores, mas não são iguais e por isso mesmo competem em categorias diferentes.
No entanto continuamos a debater-nos com a questão de vermos caches nomeadas num distrito em que temos caches “radicais” e caches puramente “urbanas”, entre as mistas, se assim de pode dizer, que não estando, por exemplo no topo do rochedo que abriga a Srª da Peneda, também não estão no centro de uma cidade ou vila, mas que obrigam mesmo assim a uma interessante caminhada e até um pouco longa. A eleição não é nunca “inter pares” e nota-se uma nítida preponderância da testosterona na atribuição dos prémios, seja a nível distrital seja nacional, ganham as caches “macho latino, suor, bolhas, e artista de circo”, das outras praticamente não rezará a história
Por tudo isto e até que os prémios sejam atribuídos de outra forma, ou que até acabem com eles e por arrasto acabe a competição descalabrada para fazer caches nomeadas na senda da testosterona, menosprezando as outras, lamento mas pela parte que me toca não voto em nenhuma e discordo profundamente das posições aqui tomadas.
Estou no entanto perfeitamente consciente que para os geocachers em geral isso será irrelevante e de somenos importância, mais grupo menos grupo, mais cache menos cache, pouco vos importará. Mas tal como disse em título é a minha opinião e assiste-me o direito de a dar.
Boas cachadas a todos.

Geocoin
Geocoin

Registado: sábado 15 out 2011, 15:12

Mensagem Post: #2 a quinta 21 mar 2013, 22:55 

Re: PREMIOS GPS E AFINS - Apenas uma simples e humilde opini

duffy Escreveu:Começamos em 2011 mas como não andamos nisto para competir com ninguém, mas apenas por diversão pura

Boa noite Geocacher, e bem vindo(a) ao fórum.

Bom português, sim senhor. No fim de ler o texto concluí que a frase que citei não corresponde à segunda metade do artigo. Quem pratica geocaching por pura diversão, sem competir com ninguém, não se importa com votações, lobbies e afins. Ganhe quem ganhar, andamos aqui todos é para curtir... Será? Ou gostávamos de ver as nossas preferidas lá mais em cima?

Nano
Nano

Registado: quinta 21 mar 2013, 17:43

Mensagem Post: #3 a quinta 21 mar 2013, 23:17 

Observação pertinente.
De facto e relido o texto tem toda a lógica que assim pense porque é o que ,sem o desejar, acabei por dar a entender, quando queria apenas dizer que discordo da forma como são atribuídos os prémios, sendo que a principal questão está na tipologia das caches, que dificulta uma mais justa e até fácil escolha para quem vota.
Acho que o problema foi na sequência das ideias…se tivesse trocado ordem de um ou dois parágrafos ficaria mais claro. Mas paciência, Como em tudo na vida, nem sempre se atinge o que se pretende
Posso no entanto garantir-lhe que está enganado quando pensa que gostaria de ver aquelas em que participo mais no topo.
No meu distrito tem caches espetaculares que não são do meu grupo e lamento que não seja uma de duas aqui existentes a levar o prémio distrital, pelo trabalho, imaginação, local, enfim por tudo…apenas não são das tais radicais. E lamento apenas porque embora não concorde com forma como se processam as votações e com as pouco ortodoxas formas usadas por alguns geocachers para atraírem os votos para as suas caches ou para as caches que eles pretendem ver premiadas, os prémios serão atribuídos. Em resumo deveriam existir mais tipologias de caches.

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #4 a quinta 21 mar 2013, 23:33 

duffy Escreveu: Em resumo deveriam existir mais tipologias de caches.

Por exemplo?

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 04 set 2010, 02:01

Mensagem Post: #5 a quinta 21 mar 2013, 23:57 

duffy Escreveu:Boa noite a todos
Faço parte de um grupo de geocachers, que não só procuram, mas também colocam caches. Começamos em 2011 mas como não andamos nisto para competir com ninguém, mas apenas por diversão pura, FTFs e caches radicais, power trails e caches nomeadas, que parecem ser o objectivo de vida der alguns geocachers, não nos fazem correr. E é até esse o motivo desta minha intervenção como geocacher e a falar por si e não pelo grupo, coisa que desejo que fique muito clara.

Bem vinda ao fórum,
não queres aproveitar para te identificar com o teu nick do geocaching.com?

Por acaso, ao contrário de ti, sou daqueles que não ligam nada aos containers, o que me interessa é o local e o desafio de lá chegar. Mas isso são apenas opiniões, e opiniões à parte, vamos aos factos, toda a gente tem de discordar destas tuas palavras (o bold é meu):
duffy Escreveu:A eleição não é nunca “inter pares” e nota-se uma nítida preponderância da testosterona na atribuição dos prémios, seja a nível distrital seja nacional, ganham as caches “macho latino, suor, bolhas, e artista de circo”, das outras praticamente não rezará a história

Por acaso ainda não visitei a cache que foi a vencedora nacional dos prémios GPS 2011 (A casa mistério), mas de todas as opiniões que ouvi e das descrições dos logs é fácil concluir que a cache premiada é acessível a todos. Não ganhou pelo desafio físico, nem pelo local excepcional, mas sim pela genialidade da concepção e integração do container.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 29 mar 2010, 17:23

Mensagem Post: #6 a sexta 22 mar 2013, 00:11 

Vê-se que não percebeste o funcionamento da votação... só podes votar nas caches que fizeste ao contrário do que afirmas.

Sent from my NexusHD2 using Tapatalk 2
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: segunda 26 abr 2010, 18:49

Mensagem Post: #7 a sexta 22 mar 2013, 00:49 

Boa noite Duffy e obrigada pela tua participação!
Gostei bastante de ler a tua exposição, é o teu ponto de vista, e é aqui o espaço certo para expressá-lo!

Aproveito e deixo também o meu!
Relativamente ao ano 2011 tive a sorte e o privilégio de visitar uma razoável quantidade de caches nomeadas, finalistas e até mesmo vencedoras.
Eventualmente não nos conhecemos mas, acredites ou não, de testosterona e macho latino, tenho muito pouco! [8D] Fazer o pino para logar um found também não é exactamente a minha praia...

Pessoalmente penso que o facto de uma cache entrar na restricta lista das caches nomeadas aos Prémios GPS em determinado ano, é por si só um reconhecimento de excelência, tendo em conta a quantidade de caches publicadas nesse lapso de tempo.
Todas essas caches são, no mínimo, muito boas e mereceram o reconhecimento da comunidade que as brindou com bons logs, boas fotos e um rácio favorável de favoritos. Em suma, um luxo.

Tudo o que vier daí para cima (finalistas e vencedoras), é bonus! Considero "cereja no topo do bolo", ou seja, de todas estas caches muito boas, de facto, algumas destacar-se-ão porque o container, ou a aventura proporcionada, ou o local, ou outro qualquer factor ou até o conjunto de todos esses factores e mais alguns, agradaram de sobremaneira àqueles que as visitaram e resolveram premiar a cache, assinalando-a no seu boletim de voto.

Na minha opinião, votar nas minhas 20 caches favoritas não é de maneira nenhuma, uma forma de desprestigiar ou desdenhar as restantes.
É a velha história de ver o copo meio vazio ou meio cheio.
Podes decidir "boicotar" a votação e deixar que esta iniciativa te passe ao lado e te deixe indiferente.
Ou podes decidir aplaudir o trabalho de excelencia de Owners que te proporcionaram alguns dos melhores momentos de lazer e diversão do ano.
Ninguem vai ficar triste por não exerceres o teu direito de voto. Mas, acredita que ao votar, estarás a contribuir para o forte aplauso que estes Owners merecem.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #8 a sexta 22 mar 2013, 00:50 

Só uma correcção...Em 2011 apenas umas das vossas caches foi finalista ;)

Acham que a cache que ganhou no vosso distrito é à “macho latino, suor, bolhas, e artista de circo” ?
Vais ver o que a K!mPossible e a kakau team vão dizer quando souberem disso [:D]
Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #9 a sexta 22 mar 2013, 01:02 

jasafara Escreveu:Só uma correcção...Em 2011 apenas umas das vossas caches foi finalista ;)

Acham que a cache que ganhou no vosso distrito é à “macho latino, suor, bolhas, e artista de circo” ?
Vais ver o que a K!mPossible e a kakau team vão dizer quando souberem disso [:D]

Braga?

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #10 a sexta 22 mar 2013, 01:08 

Pcalisto Escreveu:
jasafara Escreveu:Só uma correcção...Em 2011 apenas umas das vossas caches foi finalista ;)

Braga?

Estou convencido que a duffy se identificará. Se não o fizer não serei eu a fazê-lo ;)
Mas o que diz no post é mais do que suficiente para a identificar [:|]
Imagem Imagem
Próximo

Voltar para PRÉMIOS GPS

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante