IAAN - Um pouco mais de matemática

Estatísticas... It's All About Numbers!

Moderadores: hulkman, IDILIO49

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #1 a quinta 14 mar 2013, 12:05 

IAAN - Um pouco mais de matemática

Como sei que a maioria dos geocachers adora matemática e é viciada em números, abro este tópico.

Para abrir dois temas:

:arrow: Áreas e Continuidades territoriais

Repesco para aqui o assunto já aflorado aqui.

Ou seja a divisão administrativa de Portugal em Distritos e Concelhos, reflectida também no IAAN, tem a meu ver uma lacuna importante que á a falta do conceito de Ilha. Ou seja não faz sentido não conseguir agrupar concelhos com continuidade territorial dentro de uma ilha e aparecerem todos debaixo dos distritos Açores e Madeira. Podendo também ter interesse agrupar caches dentro de outras ilhas sem relevância administrativa como sejam as Berlengas e as ilhas barreira no Algarve.

A resolver-se isso de base no IAAN, depois deveria ter reflexos em alguns sítios, nomeadamente no excel de cache, no gerador de GPX e em macros GSAK.

:arrow: Densidade de caches vs Distância média entre caches

Sobre este tema, digamos que sobre qualquer conjunto de caches agrupadas por lógica de área, como sejam as geo-caminhadas e os agrupamentos por concelhos e distritos (com a ressalva das descontinidades territoriais que existem nas ilhas) terá interesse calcular a densidade de caches. A densidade por definição já é uma média (km2 / nº de caches). Para geo-caminhadas seria mais interessante o conceito de distãncia média entre caches (km / nº de caches), o problema é que além das distãncias em linha recta entre duas caches pouco reflectir a realidade do terreno é impossível calcular um percurso optimizado para um número elevado de caches (ver este post e seguintes) de forma automática em tempo de computação útil.

Em contrapartida uma densidade é sempre possível de achar, calculando a área de uma forma grosseira (rectângulo que contenha as caches segundo geodésias orientadas aos meridianos em paralelas) ou aperfeiçoada (por um poligono irregular que contenha as caches a considerar e que tenha um perímetro mínimo).

A questão das áreas para efeitos de concelhos e distritos dará a densidade de colocação de caches e para uma geocaminhada a percepção da área coberta (embora o percurso optimizado entre todas as caches possa obrigar pelo terreno a se sair dessa área).

edit: "por um poligono irregular que contenha as caches a considerar e que tenha um perímetro mínimo". Vendo bem é capaz de não ser trivial calcular este polígono ;)
Uma coisa são as shapes existentes que já o definem, outra é a construcção do mesmo para grupos de caches.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #2 a sexta 15 mar 2013, 17:38 

Re: IAAN - Um pouco mais de matemática

As minhas expectativas sobre o vosso interesse neste tópico só não foram ultrapassadas, porque não eram nenhumas [:D]

Mas em linguagem menos hermética.

Hulkman. O que achas de pelo menos a nível do excel passar a haver o conceito de Ilha?

WIMM Team. Independentemente do IAAN arrange-se uma macro para valorizar um custom field no GASK?

Idílio & vários. Acham que faria sentido haver badges/mapas por ilha ou algum tipo de Stats que utilizasse esse nível agregador?
Por mim dispenso, mas para o pessoal dos Açores pelo menos o nível mais interessante de viasualização parece-me ser a ilha e não o distrito...
Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #3 a sexta 15 mar 2013, 19:53 

jasafara Escreveu:Idílio & vários. Acham que faria sentido haver badges/mapas por ilha ou algum tipo de Stats que utilizasse esse nível agregador?
Por mim dispenso, mas para o pessoal dos Açores pelo menos o nível mais interessante de viasualização parece-me ser a ilha e não o distrito...

Eu nem consigo saber a porcaria das caches que me faltam fazer no distrito de Setúbal porque não existe isso para distritos [xx(] , agora quanto mais ilhas... [B)]
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #4 a sexta 15 mar 2013, 19:56 

IDILIO49 Escreveu:
jasafara Escreveu:Idílio & vários. Acham que faria sentido haver badges/mapas por ilha ou algum tipo de Stats que utilizasse esse nível agregador?

Eu nem consigo saber a porcaria das caches que me faltam fazer no distrito de Setúbal porque não existe isso para distritos [xx(] , agora quanto mais ilhas... [B)]

Uma ilha é um ambiente mais confinado do que um distrito. É fácil pelo GSAK saberes o que te falta fazer em qualquer distriro, agora para ilhas já não sem fazeres uns where's manhosos...
Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Mensagem Post: #5 a sexta 15 mar 2013, 19:59 

jasafara Escreveu:
IDILIO49 Escreveu:

Uma ilha é um ambiente mais confinado do que um distrito. É fácil pelo GSAK saberes o que te falta fazer em qualquer distriro, agora para ilhas já não sem fazeres uns where's manhosos...

Mau...repara no que escreveste antes.... "badges/mapas por ilha ou algum tipo de Stats" (basicamente IAAN) e agora respondes-me com GSAK? :shock: ora bolas assim também eu... [B)]
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #6 a sexta 15 mar 2013, 20:31 

IDILIO49 Escreveu:
jasafara Escreveu:
IDILIO49 Escreveu:

Mau...repara no que escreveste antes.... "badges/mapas por ilha ou algum tipo de Stats" (basicamente IAAN) e agora respondes-me com GSAK? :shock: ora bolas assim também eu... [B)]

Tens razão. Mas isso porque pessoalmente, acho as Ilhas mais apropriadas a badges do que os distritos. Quanto aos mapas/stats é outra coisa, mas aí já existem para distritos...
Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: quinta 05 mai 2011, 10:44

Mensagem Post: #7 a sexta 15 mar 2013, 20:40 

e porque não se for feito para as as regiões dos Açores e Madeira não fazer para todos os distritos? no fundo é um somatório dos concelhos integrantes.

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Mensagem Post: #8 a sexta 15 mar 2013, 21:16 

jasafara Escreveu:... mas aí já existem para distritos...

Se não te importares dizes-me onde que eu não sei onde posso consultar estatísticas de distritos excluindo caches arquivadas nem onde ver as caches que ainda não fiz de determinado distrito.
Imagem Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: quinta 05 mai 2011, 10:44

Mensagem Post: #9 a sexta 15 mar 2013, 21:21 

[:P]

Sem arquivadas

Imagem

Com arquivadas

Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Mensagem Post: #10 a sexta 15 mar 2013, 21:30 

David Santos 87 Escreveu: [:P]

Sem arquivadas

Já que isso te chega indica-me s.f.f quais são as caches dos 12,4% em falta...
Imagem Imagem Imagem
Próximo

Voltar para IAAN, BADGES, BANNERS, MAPAS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes