Geocaching no IDP

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 11:46

Mensagem Post: #1 a segunda 26 abr 2010, 11:55 

Geocaching no IDP

Vamos lá voltar a discussão sobre a necessidade de tornar o Geocaching que por cá se pratica, mais organizado.
Por vezes é surpreendente como modalidades com uma implantação mínima, conseguem ter mais visibilidade do que o Geocaching.
Hoje em dia vemos autarquias a suspirar pelo Bird Watching... alheias ao potencial do Geocaching.

Claro que este tema entra em choque com aquela corrente de pensamento que defende o Geocaching como algo clandestino, misterioso, elitista... que deixa os geocachers a salvo das investidas do muggles... essa sub-espécie :lol:
Defendo que o caminho deve ser outro, aquele da credibilização e do reconhecimento da importância do Geocaching na divulgação de boas práticas para com o Ambiente; na dinamização dos sítios e locais de valor histórico e paisagístico; na divulgação do nosso património comum.

Desse modo, acho importante que comecemos a pensar em registar a nossa actividade junto do Instituto de Desporto de Portugal (IDP), sendo sobre isso que lanço a discussão.

Quem é a favor e quer avançar?
Quem é contra e acha que está tudo bem assim... ou mesmo não achando, pense que o caminho deve ser outro?
GEOREFERENCIANDO A AMAZÓNIA... e arredores :)

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sexta 12 mar 2010, 01:58

Mensagem Post: #2 a segunda 26 abr 2010, 12:13 

Re: Gocaching no IDP

Uma das piadas nesta actividade é, na minha opinião, o factor underground perante o mundo, o estar à procura de algo que maior parte não sabe que existe, o clandestino como lhe chamas. Imagino-me ir para Braga procurar uma cache junto de uma qualquer igreja, e os paroquianos comentarem ao sair da missa:
"Olha aqueles mocinhos a praticar Geocaxingue"
"Hehehe, estão à procura no lado errado, heheheh"

Pessoalmente prefiro mais:
"O que fazem estes gandulas e mal vestidos na nossa paróquia com o telemovel na mão"
"Se calhar é melhor chamar o sr. Padre"
E entretanto lá vem o padre e procuramos a mais estúpida desculpa para ali estar! [:)]

Não lhe chamaria elitista, até porque eu acho que mesmo sem GPS, apenas recorrendo a hint, spoiler e GoogleMaps, é possivel encontrar caches, mas a verdade é que prefiro tudo como está (ou até com menos visibilidade)

edit: deixa lá mostrar o cachaço que vêm paulada :D

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 29 mar 2010, 17:23

Mensagem Post: #3 a segunda 26 abr 2010, 12:29 

sim, concordo com o Pache. Gosto do facto de o geocaching ser um mundo obscuro e andarmos em busca de um tupperware sem que a maior parte das pessoas faça ideia do que andamos ali a fazer... e estou-me aqui a lembrar de um episódio partilhado com o Pache, em que estávamos num parque infantil e veio um senhor ter connosco a perguntar se éramos fiscais da câmara e a queixar-se que o chão também não estava em condições para os miúdos... Pessoalmente, prezo muito essa adrenalina de termos que inventar desculpas para justificar andarmos ali feitos malucos com um aparelho esquisito na mão!!!
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #4 a segunda 26 abr 2010, 12:38 

Na minha sincera opinião, acabámos de nos livrar do monopólio de uns tipos que tinham a mania de encaminhar as discussões de Geocaching em Portugal para os caminhos que queriam e já se querem meter nas mãos de outros [:O] .

Não, obrigado!
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 11:46

Mensagem Post: #5 a segunda 26 abr 2010, 12:59 

A ideia inicial deste tópico é mesmo esta, que as pessoas digam o que lhes vai na alma, livremente.

Não obstante acho que se está a misturar alhos com bugalhos... o facto de uma cache ter a autorização expressa de determinada entidade pública ou privada para poder estar colocada em espaços sob a responsabilidade dessas entidades, por haver um contacto prévio mais institucional por assim dizer; não inviabiliza que os geocachers continuem a procurá-la de um modo perfeitamente incógnito.

São âmbitos diferentes da actividade... acima de tudo seria criar um rosto, um interlocutor válido para essas inúmeras entidades, que por vezes nos colocam entraves, pelo simples facto de não haver esse interlocutor do nosso lado.
GEOREFERENCIANDO A AMAZÓNIA... e arredores :)

Geocoin
Geocoin

Registado: sexta 09 abr 2010, 22:39

Mensagem Post: #6 a segunda 26 abr 2010, 15:21 

Re: Geocaching no IDP

Odeio modas e sem dúvida que aquilo que chamaram de factor elitista foi uma das coisas que me fascinou por esta actividade. Ainda que perceba perfeitamente que a tendência é para que deixe de assim ser.

A minha ideia inicial é que as coisas estão bem como estão; mas gostava de perceber melhor o que se podia ganhar com isso, irei acompanhar o tópico.
ImagemImagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 12:14

Mensagem Post: #7 a segunda 26 abr 2010, 16:04 

Pessoalmente, consigo perceber as preocupações de cada um de vocês nas respectivas intervenções. Gostava no entanto de poder ir fazer geocaching para o Gerês, para Sintra ou para a Arrábida e não ser interrogado, colocado sob suspeita ou obrigado a, mais uma vez, despejar a lengalenga do que é o geocaching e sujeitar-me a uns quantos olhares estranhos. Quero poder andar às 4 da manhã com os amigos a explorar um convento abandonado e se aparecerem as autoridades poder mostrar algo "oficial" que me identifique como praticante de uma modalidade conhecida. Quero poder ter uma cache num sítio privado com conivência de quem o gere sem ter que andar às escondidas a esconder um tupperware, colocando em risco quem a procurar de seguida.

Mas pronto, eu quero sempre muita coisa...
--
BR

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:01

Mensagem Post: #8 a segunda 26 abr 2010, 16:11 

btrodrigues Escreveu:Pessoalmente, consigo perceber as preocupações de cada um de vocês nas respectivas intervenções. Gostava no entanto de poder ir fazer geocaching para o Gerês, para Sintra ou para a Arrábida e não ser interrogado, colocado sob suspeita ou obrigado a, mais uma vez, despejar a lengalenga do que é o geocaching e sujeitar-me a uns quantos olhares estranhos. Quero poder andar às 4 da manhã com os amigos a explorar um convento abandonado e se aparecerem as autoridades poder mostrar algo "oficial" que me identifique como praticante de uma modalidade conhecida. Quero poder ter uma cache num sítio privado com conivência de quem o gere sem ter que andar às escondidas a esconder um tupperware, colocando em risco quem a procurar de seguida.

Mas pronto, eu quero sempre muita coisa...

Para além da reflexão que partilho com o Bruno, acrescento ainda que ao tomar forma de algo (seja associação, agremiação, clube, etc) mais portas oficiais se abrem. E, sim, acho que é um caminho difícil de evitar, o de trabalhar de perto com estas entidades que cada vez mais fazem parte do nosso quotidiano (ver exemplos do Gerês e outros).

Creio que ninguém, com esta ideia, está a pedir para que todos os geocachers Super-homens se assumam como Clark Kent.
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Coloque as dúvidas, perguntas e respostas ao revisor
Work with the reviewer, not against him.

Imagem Imagem Imagem
Pecador e Geocacher normal, como quase todos. A esmagadora maioria das minhas participações são realizadas sem o chapéu de reviewer.

Geocoin
Geocoin

Registado: quinta 15 abr 2010, 10:54

Mensagem Post: #9 a segunda 26 abr 2010, 16:31 

why not!

não é provocação, mas no caso de se criar uma associação se iria criar um actividade paralela para certos caixotinhos para serem procurados clandestinamente?

e se aprendermos com o k lá se faz fora? Isto é, no espaço europeu, existem este tipo de associações? quais os impactos? a coisa vulgoralizou-se?

Geocoin
Geocoin

Registado: segunda 05 abr 2010, 21:58

Mensagem Post: #10 a segunda 26 abr 2010, 22:56 

Que vantagem teriam os geocacheres organizarem-se numa associação?

Por outro lado, vendo as missões das quais o IDP esta incumbido não me parece que elas se enquadrem na nossa actividade.

MISSÃO
Apoiar a definição, execução e avaliação da política pública do desporto, promovendo a generalização da actividade física, incumbindo-lhe, igualmente, prestar apoio à prática desportiva regular e de alto rendimento, através da disponibilização de meios técnicos, humanos e financeiros.

ATRIBUIÇÕES DO IDP, I. P.
a) Propor a adopção de programas que visem a integração da actividade física nos hábitos de vida quotidianos dos cidadãos e apoiar técnica, material e financeiramente o desenvolvimento da prática desportiva;
b) Propor medidas tendo em vista a prevenção e o combate à dopagem, à corrupção, à violência, ao racismo e à xenofobia no desporto;
c) Propor e executar um programa integrado de construção e recuperação dos equipamentos e das infra estruturas desportivas, em colaboração, designadamente, com as autarquias locais, bem como pronunciar-se sobre as normas de segurança desportiva a observar na sua construção e licenciamento;
d) Promover a generalização do controlo médico-desportivo no acesso e no decurso da prática desportiva;
e) Assegurar a valorização e qualificação dos agentes desportivos;
f) Proceder a actividades de fiscalização e emitir as autorizações e licenças que lhes estejam cometidas por lei e proceder às certificações e credenciações legalmente previstas;
g) Promover a apoiar, em colaboração com instituições, públicas ou privadas, a realização de estudos e trabalhos de investigação sobre os indicadores da prática desportiva e os diferentes factores de desenvolvimento da actividade física e do desporto.

http://www.idesporto.pt/conteudo.aspx?id=16&idMenu=2
The Chase Is Better Then The Catch!
Imagem

Imagem
Próximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes