Paradoxos, Charadas e Problemas

Desde a cor dos cortinados à discussão sobre o próximo prémio nobel...

Moderadores: ajsa, KimPossible

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #1 a segunda 11 out 2010, 18:19 

Paradoxos, Charadas e Problemas

1º Problema de XXXX ou paradoxo de XXXX (não revelo o nome para ser um tudo de nada mais complicado chegarem lá por pesquisa na .Net)

A propósito disto e de como as probabilidades/estatísticas por vezes não são evidentes deixo-vos este clássico, conhecido por todos com formação matemática/estatística.

----

O problema de XXXX ou paradoxo de XXXX é um problema matemático e paradoxo que surgiu a partir de um concurso televisivo dos Estados Unidos da América chamado XXXX, exibido na década de 1970.

O jogo consiste no seguinte: XXXX (o apresentador) apresentava 3 portas aos concorrentes, sabendo que atrás de uma delas está um carro (prémio bom) e que as outras têm prêmios de pouco valor.

Na 1ª etapa o concorrente escolhe uma porta (que ainda não é aberta);
De seguida XXXX (o apresentador) abre uma das outras duas portas que o concorrente não escolheu, sabendo à partida que o carro não se encontra aí;
Agora com duas portas apenas para escolher -- pois uma delas já se viu, na 2ª etapa, que não tinha o prêmio -- e sabendo que o carro está atrás de uma delas, o concorrente tem que se decidir se permanece com a porta que escolheu no início do jogo e abre-a ou se muda para a outra porta que ainda está fechada para então a abrir.
Qual é a estratégia mais lógica? Ficar com a porta escolhida inicialmente ou mudar de porta? Com qual das duas portas ainda fechadas o concorrente tem mais probabilidades de ganhar? Porquê?

Divirtam-se e procurem chegar à solução sem irem à .Net... Se responderem ao Post, respondam com conclusões da vossa cabeça ;)
Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 20:30

Mensagem Post: #2 a segunda 11 out 2010, 19:50 

Re: Paradoxos, Charadas e Problemas

Na minha cabeça, é exactamente a mesma. Mas, como probabilidades e estatística consistem em manipulação de números, acredito que exista uma fórmula para "provar" que uma delas é mais provável que outra. Desde que me "provaram" que 13 x 7 =28, acredito em tudo ;)
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #3 a segunda 11 out 2010, 19:59 

Eu diria que a probabilidade de manter a porta escolhida seria a maior de ganhar o carro. Se o apresentador abriu aleatoriamente uma das portas que sobravam, é porque saberia que nenhuma delas tinha o prémio, porque esse estaria já na porta escolhida. Ou então não [:D]
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #4 a segunda 11 out 2010, 20:46 

prodrive Escreveu:Eu diria que a probabilidade de manter a porta escolhida seria a maior de ganhar o carro. Se o apresentador abriu aleatoriamente uma das portas que sobravam, é porque saberia que nenhuma delas tinha o prémio, porque esse estaria já na porta escolhida. Ou então não [:D]

Ou então não [:D]
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #5 a segunda 11 out 2010, 20:56 

Paulo_Domingues Escreveu:Na minha cabeça, é exactamente a mesma. Mas, como probabilidades e estatística consistem em manipulação de números, acredito que exista uma fórmula para "provar" que uma delas é mais provável que outra.

Não posso concordar contigo que "probabilidades e estatística consistem em manipulação de números"...
Mas tens razão é possível provar que uma delas é mais provável que outra... No entanto a maior das pessoas responde como tu. 50% para cada porta.

Paulo_Domingues Escreveu:Desde que me "provaram" que 13 x 7 =28, acredito em tudo ;)

Muito giro e neste tempos de uso de calculadoras não me admira nada que haja quem julgue que as contas se fazem assim :shock:
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: quinta 25 mar 2010, 05:07

Mensagem Post: #6 a terça 12 out 2010, 02:49 

Sou da opinião do prodrive.
Life would be so much easier if we just had the source code.
Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: quinta 01 abr 2010, 01:36

Mensagem Post: #7 a terça 12 out 2010, 10:28 

Eu mudava de porta!

Apesar de ser 50% de hipóteses se o apresentador não escolheu a outra poderá ser uma pista de que essa poderá ter o prémio escondido!

:lol:
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 29 mar 2010, 17:23

Mensagem Post: #8 a terça 12 out 2010, 12:05 

eu também diria que era indiferente... a porta escolhida inicialmente apresenta cerca de 33% de hipóteses... quando a outra porta é aberta, sobe para 50% de hipóteses, sendo que será indiferente manter ou alterar a escolha estatisticamente falando (digo eu)...
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:01

Mensagem Post: #9 a terça 12 out 2010, 12:20 

Eu mudo sempre de canal quando começa o Preço Certo (ou afins).
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Coloque as dúvidas, perguntas e respostas ao revisor
Work with the reviewer, not against him.

Imagem Imagem Imagem
Pecador e Geocacher normal, como quase todos. A esmagadora maioria das minhas participações são realizadas sem o chapéu de reviewer.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #10 a terça 12 out 2010, 12:48 

Kinder Escreveu:Eu mudava de porta!

Apesar de ser 50% de hipóteses se o apresentador não escolheu a outra poderá ser uma pista de que essa poderá ter o prémio escondido!

:lol:

E mudavas bem! Só tens de explorar melhor o raciocínio para verificares que a resposta mais 'evidente' de que ficas com 50% entre a porta que escolheste originalmente e a outra que o apresentador não escolheu não está correcta...
Imagem Imagem
Próximo

Voltar para OFF-TOPIC

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes