OSM (OpenStreetMaps)

Tenha à mão toda a informação relativa ao terreno e nunca perca o Norte. Saiba onde põe os pés.

Moderadores: hulkman, migueis

Large
Large

Registado: quinta 30 ago 2012, 11:19

Mensagem Post: #111 a sábado 20 out 2012, 19:52 

Re: OSM (OpenStreetMaps)

RuiJSDuarte Escreveu:Se os owners de caches perdidas no meio das serras e afins mapeassem os trilhos até ás ditas é que era!!! ;)

Partilha da mesma opinião que eu.
Por acaso, se vou fazer uma cache e não tenho caminho no GPS, uma das coisas que tento fazer é editar o mapa, para os próximos não andarem não desnorteados como eu andei andei

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #112 a sexta 26 out 2012, 18:56 

E pronto, um passeio btt com recurso apenas ao OSM activo no GPSr.

Considerações,

Fiz Porto Salvo - Algés - Monsanto - Loures e achei muito, muito completo.
Não tive grandes duvidas e apenas o facto das ruas terem cores tipo amarelo me confundiu, até me habituar. O facto de cada um colocar as ruas do tipo que lhe apetecer torna a coisa um pouco anarca mas como as linhas são fininhas e simples fica fácil de navegar na mesma.
Achei que a funcionalidade de definir prédios, habitações e mais que tudo, acaba por tornar zonas mais povoadas, no caso Algés, mais difíceis de "ler", aparecem zonas pretas enormes que confundem a visualização. Nas zonas em que esses prédios estão definidos de outra forma, não sei qual, estão a um cinza clarinho que fica bem melhor.
No Parque Florestal de Monsanto, e não sendo de forma alguma para me gabar, já que fiz muito do que está no OSM, a leitura é fantástica com os trilhos no meio do verde... aqui os trilhos podiam ser um pouco mais grossos, para se distinguirem melhor mas está bem bom.

E é isto, estou convencido!
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #113 a sexta 26 out 2012, 18:58 

Excelente! Sinto que os OSM estão a ter boa adesão em Portugal :)

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #114 a terça 04 dez 2012, 10:27 

Para os utilizadores desta ferramenta (é mesmo muito mais que um mapa) que estiverem interessados, a zona da Azoia, Biscaia e Abano, perto do Guincho estão mais "ricas" depois do meu passeio de ontem.

Micro
Micro

Registado: sábado 16 out 2010, 12:13

Mensagem Post: #115 a quarta 20 fev 2013, 00:45 

Boas.
Após este post, comecei a contribuir para o mapa. A primeira vez que tinha ouvido falar deste mapa, não percebi como usar, mas agora sim :)

Claro está que quando começas a mexer, começam a aparecer as dúvidas. E cá ficam elas:
Que propriedades se deve dar a cada estrada.
Onde posso esclarecer questões de como implementar cruzamentos "complicados".
E por fim, onde há um tutorial que esteja bem compilado, para poder responder à maioria das questões :p

Obrigado desde já

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #116 a quarta 20 fev 2013, 14:25 

MeanMachineKite Escreveu:Boas.
Após este post, comecei a contribuir para o mapa. A primeira vez que tinha ouvido falar deste mapa, não percebi como usar, mas agora sim :)

Claro está que quando começas a mexer, começam a aparecer as dúvidas. E cá ficam elas:
E por fim, onde há um tutorial que esteja bem compilado, para poder responder à maioria das questões :p

Obrigado desde já

Encontrei estes tutoriais:

Micro
Micro

Mensagem Post: #117 a quarta 20 fev 2013, 18:39 

Obrigado :)
Esses realmentes são bem fixolas, mas queria algo mais detalhado, com situações esquisitas e coisas que nos aparecem, e ficamos a olhar porque raio aquilo não aceita :S
Mas sim, foi por esses que me guiei para começar a mexer.

Também nos piores dos casos, vou pondo alguns erros, e quando os souber responder corrigirei :)

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #118 a quarta 20 fev 2013, 19:03 

O RuiJSDuarte tem criado muitas ruas e trilhos. Coloca-lhe as tuas dúvias que ele já deve ter passado também por esse processo ;)

Large
Large

Registado: quinta 30 ago 2012, 11:19

Mensagem Post: #119 a quarta 20 fev 2013, 23:06 

MeanMachineKite Escreveu:Boas.

Obrigado desde já

também tive essas duvidas
será uma estrada de que tipo? optei pelo que já existia, sabendo que uma estrada é secundária, uma outra nas mesmas circunstâncias será tambem secundária. Por vezes é melhor ir cortando as ruas aos poucos, pois por vezes a rua contigua já tem outro nome. Isto para quem não conhece os nomes da ruas. Porque depois quem conhece os nomes apercebe-se que aquela rua está unida com outra e terá de separar, fazendo tudo de novo.
Mesmo não sabendo os nomes das ruas vou mapeando, depois pode vir quem saiba e faz o resto. Houve ruas da minha zona que estavam mal mapedas e tive de andar a cortar-las pois, a rua acabava onde já era outra
Quando vou caminhar, descarrego o ficheiro GPX para ficar alojado no OSM, se não houver caminho mapeado, faço o novo caminho no mapa.
Os cruzamentos complicados, se não souberes deixa apenas um cruzamento, pois pode vir um que saiba e faz o resto.
O que para um é um generic path, outro poderá dizer que bridleway.

Micro
Micro

Mensagem Post: #120 a sexta 22 fev 2013, 02:41 

dd já obrigado ;)
m por exemplo: http://keepright.ipax.at/report_map.php?schema=84&error=38641819 prq raio é que está a dar este erro? Está tudo ligado.
Outro que também não percebo:
http://keepright.ipax.at/report_map.php?schema=84&error=38641901 Aqui também me parece que esteja
E por fim, http://keepright.ipax.at/report_map.php?schema=84&error=33527946 (este é o único que o JOSM está a avisar antes de fazer o upload.
(supostamente o keepright foi actualizado, porque fui eu que criei 2 das ruas que estão a dar problemas)

Isso de partir as ruas, já consegui fazer e parece-me que correu bem :)

Mas outra coisa que me deparei, são os sentidos proibidos e afins. Já vi que é com relations. Ainda não tentei descobrir um local onde precise, mas não me parece o mais trivial de ser feito.

Mas estou a gostar disto :)

O autoroute que experimentei para vir para minha casa é que correu mesmo mal. Mas por o que estive a ver, deveria ser por essas estradas sem ligação. Ver quando o novo mapa estiver disponível se já fica melhor :p
AnteriorPróximo

Voltar para CARTOGRAFIA

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante