STATS (ou falta delas...)

Estatísticas... It's All About Numbers!

Moderadores: hulkman, IDILIO49

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #91 a quinta 07 out 2010, 19:42 

Re: STATS (ou falta delas...)

prodrive Escreveu:
jasafara Escreveu:Associado a cada cache e a cada geocacher além dos dados básicos, era a meu ver muito interessante ter os seguintes atributos:
-tamanho mínimo (MIN), máximo (MAX) e especialmente médio (AVG) dos logs (agregando os logs de um geocacher para uma mesma cache/data)
-número de founds por período (SUM) por ano (2001, 2002,...,2010,...) e mês a mês para os últimos 12 meses.

Não sei se será uma opinião compartilhada pela maioria dos geocachers, mas para mim o tamanho médio das logs será o indicador mais seguro de qualidade de uma cache. Não deixa de ser um dado quantitativo. Quem o quiser utilizar como tendo valor qualitativo fica com essa possibilidade.
No que diz respeito ao mesmo valor associado aos geocachers já acho que não devem fazer parte de nenhum ranking. No excel cada um dar-lhe-á a interpretação que quiser.

Creio que esse ranking não será exequível. Dado o número exorbitante de logs recolhidos na base de dados, que está prestes a chegar a 1 milhão, e pela cadência de logs novos, que se prevê venha a duplicar o número existente no espaço de tempo de um ano e meio a dois anos, optámos por não fazer a recolha do texto de cada log, correndo o risco de ficar com uma BD maior que a do Banco de Portugal.

Não seria preciso manter os logs, mas apenas o length dos mesmos o que não ocuparia espaço significativo. É verdade que eles teriam de ser importados, mas depois podiam ser descartados.
Fora um tratamento inicial e histórico que poderia ser bastante pesado, calculo que os logs diários estarão na ordem dos milhares/dezenas de milhares o que é um volume perfeitamente tratável pelos poderosos servidores que dão suporte a este fórum [:D] (já agora e como informático, tinha curiosidade de saber qual é a plataforma técnológica de suporte ao fórum ;) )

De qualquer forma fica o pedido dos excels com os valores que forem possíveis....

prodrive Escreveu:
jasafara Escreveu:Quanto a rakings sugiro (a maioria óbvios):

-Evolução de caches, founds e geocachers por ano e dentro do último ano por mês.
-Rankings de founds por geocacher total, ano, mês e semana.
-Totais de caches por Distrito/Pais, Dificuldade, Terreno e Tipo.
-Ranking de caches por Distrito com mais founds.
-Caches/geocachers a atingirem um determinado número de founds (100,200,500,1000,2000,5000) mais rápidamente e ao contrário (1,10,100,1000) mais lentamente.

Muitos dos quadros que aparecem na macro GSAK seriam interessantes de serem extrapolados para a totalidade das caches/founds/geocachers

Sim, para além disso tudo, ou da maior parte, já há muitos outros em desenvolvimento. Quando pedi sugestões, referia-me a "fazer o que ainda não foi feito" ;)

Volto à questão do tamanho dos logs ou de qualquer outros dados/rankings que permitam uma análise qualitativa (mesmo que subjectiva) á qualidade das caches. Não é possível fazer-se uma análise de qualidade apenas pelo número de founds. E essa análise com a proliferação de caches é cada vez mais necessária para separar o trigo do joio...
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 29 mar 2010, 17:23

Mensagem Post: #92 a quinta 07 out 2010, 21:38 

numa primeira fase prevemos disponibilizar umas stats mais simples e na medida do possível e tempo disponível irmos evoluindo com novas funcionalidades... Algumas sugestões poderão ser anotadas para serem feitas mais tarde, outras não poderão ser feitas pois não serão exequíveis, e outras já estarão contempladas ou passarão a estar... Essa questão do tamanho dos logs levanta desde logo um problema... De um peso excessivo na obtenção dos dados... Imagina que estou a ver um log que surgiu na página de latest logs do geocaching.com... Nesse caso, para ter o tamanho do log, só mesmo abrindo a página da cache em questão... Se houver 10 logs a cada dois minutos, significa que vai ter que abrir 10 páginas de caches... o que adiciona um peso extra de processamento e levanta uma questão que provavelmente nos iria levar a que a groundspeak deixasse de autorizar estas stats... Estarmos a martelar em demasia os servidores! Com muito pena minha, não vejo como essa informação possa ser inserida sem que o processamento extra seja demasiado!
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #93 a quinta 07 out 2010, 21:44 

relativamente à qualidade... tens sempre o gcvote. Não sei se usas, mas tenho tido bons resultados... Por norma, caches com mais de 3 estrelas de qualidade são realmente caches acima da média. Quando vês mais de 4 estrelas são realmente caches bastante boas... Até o cachebox te permite teres esses dados quando importas um gpx!

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #94 a quinta 07 out 2010, 22:16 

hulkman Escreveu:relativamente à qualidade... tens sempre o gcvote. Não sei se usas, mas tenho tido bons resultados... Por norma, caches com mais de 3 estrelas de qualidade são realmente caches acima da média. Quando vês mais de 4 estrelas são realmente caches bastante boas... Até o cachebox te permite teres esses dados quando importas um gpx!

Não uso mas se calhar devia usar. No entanto a ideia que tenho é que é muito pouco representativo e que existem poucos geocachers a utilizá-lo. No entanto é verdade que quem o utilizar deve ser mais selectivo do que quem escreve logs curtos e sempre simpáticos... Vou investigar e ver se para as caches que já fiz o gcvote está de acordo com a minha percepção.
Compreendo os argumentos que invocas no post anterior. Estava a falar, ignorando a forma de como obtens a informação do geocaching.com.
Outra ideia eventualmente mais exequível é indicar o número de vezes que nos logs consta para a mesma cache/dia/geocacher um found e uma nota. Isso na maior parte das vezes indicará um log longo. É verdade que por aqui apenas se distinguirão as caches excepcionais, enquanto que o comprimento dos logs me parece que daria uma visão mais contínua de qualidade.

Bem venham as stats e depois logo se irão aperfeiçoando. O que importa destacar é a trabalheira que tens tido para nos fornecer ferramentas de qualidade, seja o cachebox seja as desejadas STATS. Pela minha parte e mais uma vez um grande obrigado pelo teu trabalho. E quando é que sai o log do #4000? :)
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #95 a quinta 07 out 2010, 23:45 

eheh o log do #4000 está para sair, mas o tempo tem sido pouco... Ver se amanhã tenho oportunidade de o fazer! [;)]

quanto ao gcvote... instala e aposto que vais ficar surpreendido! Uma grande maioria das caches têm votos, e considero que as votações na grande maioria das vezes se adequam à percepção que tenho das mesmas! Faz isso no cachebox e rapidamente percebes!

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #96 a sábado 09 out 2010, 17:07 

mais um teaser... Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #97 a sábado 09 out 2010, 18:14 

hulkman Escreveu:mais um teaser... Imagem

Fixe! Apesar de só dever aparecer no da Suécia...
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #98 a sábado 09 out 2010, 18:28 

apareces... mas há muitos à tua frente! [;)]

Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: quinta 25 mar 2010, 05:07

Mensagem Post: #99 a sábado 09 out 2010, 19:56 

STAY TUNED!
Life would be so much easier if we just had the source code.
Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #100 a sábado 09 out 2010, 19:59 

migueis Escreveu:STAY TUNED!

Olha! Olha! É para celebrar o 10-10-10 [:D]
Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para IAAN, BADGES, BANNERS, MAPAS

Quem está ligado: