Geopt Proud Member
Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07
Re: STATS (ou falta delas...)
prodrive Escreveu:jasafara Escreveu:Associado a cada cache e a cada geocacher além dos dados básicos, era a meu ver muito interessante ter os seguintes atributos:
-tamanho mínimo (MIN), máximo (MAX) e especialmente médio (AVG) dos logs (agregando os logs de um geocacher para uma mesma cache/data)
-número de founds por período (SUM) por ano (2001, 2002,...,2010,...) e mês a mês para os últimos 12 meses.
Não sei se será uma opinião compartilhada pela maioria dos geocachers, mas para mim o tamanho médio das logs será o indicador mais seguro de qualidade de uma cache. Não deixa de ser um dado quantitativo. Quem o quiser utilizar como tendo valor qualitativo fica com essa possibilidade.
No que diz respeito ao mesmo valor associado aos geocachers já acho que não devem fazer parte de nenhum ranking. No excel cada um dar-lhe-á a interpretação que quiser.
Creio que esse ranking não será exequível. Dado o número exorbitante de logs recolhidos na base de dados, que está prestes a chegar a 1 milhão, e pela cadência de logs novos, que se prevê venha a duplicar o número existente no espaço de tempo de um ano e meio a dois anos, optámos por não fazer a recolha do texto de cada log, correndo o risco de ficar com uma BD maior que a do Banco de Portugal.
Não seria preciso manter os logs, mas apenas o length dos mesmos o que não ocuparia espaço significativo. É verdade que eles teriam de ser importados, mas depois podiam ser descartados.
Fora um tratamento inicial e histórico que poderia ser bastante pesado, calculo que os logs diários estarão na ordem dos milhares/dezenas de milhares o que é um volume perfeitamente tratável pelos poderosos servidores que dão suporte a este fórum
De qualquer forma fica o pedido dos excels com os valores que forem possíveis....
prodrive Escreveu:jasafara Escreveu:Quanto a rakings sugiro (a maioria óbvios):
-Evolução de caches, founds e geocachers por ano e dentro do último ano por mês.
-Rankings de founds por geocacher total, ano, mês e semana.
-Totais de caches por Distrito/Pais, Dificuldade, Terreno e Tipo.
-Ranking de caches por Distrito com mais founds.
-Caches/geocachers a atingirem um determinado número de founds (100,200,500,1000,2000,5000) mais rápidamente e ao contrário (1,10,100,1000) mais lentamente.
Muitos dos quadros que aparecem na macro GSAK seriam interessantes de serem extrapolados para a totalidade das caches/founds/geocachers
Sim, para além disso tudo, ou da maior parte, já há muitos outros em desenvolvimento. Quando pedi sugestões, referia-me a "fazer o que ainda não foi feito"
Volto à questão do tamanho dos logs ou de qualquer outros dados/rankings que permitam uma análise qualitativa (mesmo que subjectiva) á qualidade das caches. Não é possível fazer-se uma análise de qualidade apenas pelo número de founds. E essa análise com a proliferação de caches é cada vez mais necessária para separar o trigo do joio...