[BADGE] Estrada Nacional 2

E porque fica sempre bem uma medalha no teu perfil ou no listing da cache...

Moderadores: hulkman, IDILIO49

TB
TB

Registado: sábado 04 dez 2010, 21:06

Mensagem Post: #1 a domingo 13 jan 2013, 16:36 

[BADGE] Estrada Nacional 2

A Estrada Nacional 2 foi o primeiro grande eixo rodoviário a ligar verdadeiramente Trás-os-Montes ao Algarve.
De Chaves a Faro, 737 km de norte a sul.
Foi projectada como ligação entre CHAVES e FARO com percurso pelo centro do País em situação equidistante do litoral e da fronteira.
No plano de 1945 esta era a mais longa estrada do país, ligando-o pelo interior desde o seu extremo norte (Chaves) ao seu extremo sul (Faro). A maior parte do seu antigo itinerário foi absorvido pelos IP2 e IP3. Os troços Penacova - Góis, Portela do Vento - Pedrogão, Mora - Ervidel e Aljustrel - Castro Verde foram reclassificados como Estrada Regional (ER 2).
É a estrada nacional mais extensa, passa pelas cidades de Vila Real, Régua, Lamego, Viseu, Abrantes e Faro. Na fase final do seu trajecto contém as celebres CURVAS DO CALDEIRÃO que até á década de 70 do século XX eram o caminho mais percorrido pelos automobilistas que rumavam ao Algarve. Entre Abrantes e Castro Verde a "NACIONAL 2" percorria um dos mais inóspitos recantos do Alentejo. A E.N.2 tinha igualmente uma componente de estratégia militar, era uma estrada "especial", assim não admira que o marco quilométrico indicativo do quilómetro 300 tivesse sido executado de modo diferente. Está colocado no Concelho de Góis sensivelmente no ponto médio da ESTRADA.

EN2 (Chaves-Faro) Km 0
One for the Road - EN 2, que é o Km 50,2
EN 2 (Chaves-Faro) - Km 100
Estas são algumas caches já colocadas e, de certo que deve haver mais.
Com isto apenas queria saber se alguém interessado em colocar caches pela EN2 até Faro. Todos os contributos serão aceites.
Imagem
Imagem Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #2 a domingo 13 jan 2013, 17:02 

Re: Estrada Nacional 2

Eu ja tenho algumas e tenho intenção de colocar mais. Ja fiz os primeiros 100km dessa estrada e fiquei maravilhado. Entre o km 560 e 650 posso garantir...

A fazer rappel em cima de um tractor, com uma chave de fendas espetada nas costelas e o iPhone na mão livre...
Imagem Imagem Imagem Imagem

TB
TB

Mensagem Post: #4 a domingo 13 jan 2013, 17:31 

MightyReek Escreveu:Eu ja tenho algumas e tenho intenção de colocar mais. Ja fiz os primeiros 100km dessa estrada e fiquei maravilhado. Entre o km 560 e 650 posso garantir...
A fazer rappel em cima de um tractor, com uma chave de fendas espetada nas costelas e o iPhone na mão livre...

Por todos não custa nada. E já tens pelo menos uma colocada :lol:
Imagem
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #5 a domingo 13 jan 2013, 21:52 

Há uns tempos atrás, o Manuel dos Timearth já tinha feito aqui no fórum uma sugestão semelhante: http://www.geopt.org/index.php?option=com_jfusion&Itemid=53&jfile=viewtopic.php&f=2&t=2065

Seria GIRO que unissem esforços para fazer o projecto resultar ;)

Havendo troços de rara beleza e uma baixíssima densidade de caches, acho que todos teríamos a ganhar com este projecto :)

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #6 a domingo 13 jan 2013, 23:48 

O meu outro post foi feito à pressa e verdadeiramente de cima de um tractor por isso não me pude esticar tanto quanto pretendia.

Como disse, o meu regresso do Geomagusto foi feito propositadamente pela N2. Começámos no Km 0 e viemos por ali abaixo. Andámos tanto o que pudemos até anoitecer (já tinham passado quase 3 horas e continuávamos a mais de 500km de casa, tivemos que passar para a AE e vir embora) e pessoalmente fiquei deslumbrado com a beleza dessa estrada nos seus primeiros 100km.

Uma coisa que também percebi é que não é preciso uma cache a cada 160 metros, nem 1000. Não fizemos muitas delas precisamente porque queríamos fazer km e caches ao mesmo tempo e não dá para andar a parar de 5 em 5 minutos.

Apesar de ser um projecto que tem tudo para ser engraçado e no qual estou empenhado em participar ainda mais, penso que se devia deixar ao critério de cada owner decidir o espaçamento entre as suas próprias caches.
Como tal, a minha participação será precisamente nesse sentido: colocar algumas caches entre Torrão e Castro Verde mas sem fazer uma carreirinha seguida de caches de 1000 em 1000 metros. Esta é uma estrada onde a condução merece ser desfrutada e andar sempre a parar quebra o ritmo de quem gosta de conduzir.

Tenho 3 já previstas há algum tempo (uma num parque de descanso na fronteira dos distritos Setúbal/Beja, outra junto ao Km600 perto de Ferreira do Alentejo e outra em Carregueiro (antes da Spacebits) onde também há um antigo parque de descanso).

TB
TB

Mensagem Post: #7 a segunda 14 jan 2013, 00:20 

MightyReek Escreveu:Apesar de ser um projecto que tem tudo para ser engraçado e no qual estou empenhado em participar ainda mais, penso que se devia deixar ao critério de cada owner decidir o espaçamento entre as suas próprias caches.

É isso mesmo que se pretende, cada owner toma a sua decisão.
De momento existem 38 caches em 737Km, não é para fazer nenhum PT, caso contrário é necessário 1 semana para chegar a Faro ou vice-versa.
Imagem
Imagem Imagem Imagem

Large
Large

Registado: sexta 16 mar 2012, 07:03

Mensagem Post: #8 a segunda 14 jan 2013, 02:07 

Este é realmente um projecto que merece ganhar vida. O desafio foi lançado à comunidade e da minha parte espero que todos o recebam de bom grado e que tentem, se o desejarem, fazer algo por ele. Talvez daqui a uns tempos seja merecedor de um site e de uma badge. [:D]
A EN 2 é a Route 66 portuguesa e bem merece um projecto como este!

GEOCACHERS, ACEITEM ESTE DESAFIO!

TB
TB

Registado: segunda 10 dez 2012, 15:24

Mensagem Post: #9 a segunda 14 jan 2013, 04:11 

Muito boa ideia! Não havia melhor desculpa para cruzar o país de Sul a Norte ou Norte a Sul! ;)

Micro
Micro

Registado: quarta 07 dez 2011, 17:34

Mensagem Post: #10 a segunda 14 jan 2013, 13:44 

Contem com a nossa colaboração para a colocação de uma Cache no último kilómetro 737.[^]
Como moradores na Rua do Alportel, que no fundo é a rua onde terminam os 737 km do primeiro grande eixo rodoviário que ligava Trás-os-Monte ao Algarve. Não podemos deixar passar em branco esta ideia!
Ainda durante o dia de hoje será feito um estudo do local, de modo a confirmar-se a existência do marco.
Imagem Imagem
Próximo

Voltar para BADGES

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante