Arquive-se!

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Regular
Regular

Registado: quinta 16 jun 2011, 18:26

Mensagem Post: #21 a quinta 24 jan 2013, 15:34 

Re: Arquive-se!

Gilocas Escreveu:Aqui é que nevou, e estão a deitar mais lenha para a fogueira!!!!!

concordo contigo Gilocas :roll:

À certas coisas aqui no Geo-Pt que não tem pés nem cabeça, sem comentários.....

Abraço amigo, vê lá se apareces para pagares um copo.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #22 a quinta 24 jan 2013, 16:03 

jsousa40 Escreveu:
Gilocas Escreveu:Aqui é que nevou, e estão a deitar mais lenha para a fogueira!!!!!

concordo contigo Gilocas :roll:

À certas coisas aqui no Geo-Pt que não tem pés nem cabeça, sem comentários.....

Abraço amigo, vê lá se apareces para pagares um copo.

Caros amigos. Deitar lenha para a fogueira é necessário para a manter acesa e não apenas para nos queimarmos, ou para lançar fogo a tudo...
É verdade que esqueço por vezes que há pessoas que tendem a levar á letra o que lêem e assim terão levado à letra que eu acharia boa ideia arquivar todas as caches que estão em sinais de trãnsito, caixas da EDP, árvores e na generalidade a quer arquivar 99% das caches que estão em espaço público ou de acesso público sem autorização expressa do dono do terreno.

Mas se o facto de não perceberem que eu estava precisamente a dizer o contrário, não é grave, e espero que com este post fiquem esclarecido, já é mais grave que exista uma guideline que tem a formulação que tem para defender a GS de forma legal e que não corresponde à sua aplicabilidade práctica pelos revisores.

Como eu já escrevi noutro tópico a guideline que proibe a instalação de caches sem autorização do owner é redundante (fora legalmente) com a que proibe que se ultrapassem proibições e se entre em propriedade privada de usufruto privado.

Assim a interpretação correcta dessa guideline está no entendimento implicito que todos fazemos da sua razoabilidade. E isso é muito perigoso, quando a comunidade de geocachers já não é reduzida e tem tido um crescimento enorme.

E por isso lá existe a tal regra de que cada "caso é um caso".

Em resumo o que é que eu acho. Não vale a pena mexer das guidelines. Como já disse o primeiro objectivo delas é potenciarem defesa legal. Assim seria importante que de uma vez se colocasse preto no branco as regras implicitas, seguidas pela equipa de revisão.

Poderiam ser.

:arrow: A guideline que proibe a cache em buracos, é para ter um entendimento restrito
:arrow: As autorizações deverão ser obtidas à priori nas seguintes situações [detalhar pela inclusão ou pela exclusão...]. Caso seja descoberto que isso não foi feito a cache será imediatamente arquivada.
:arrow: Embora não esteja explicito em nenhuma guideline, não aceitamos caches em muro NENHUM.
:arrow: Containers a imitar caixas de electricidade são SEMPRE proibidos ou só serão aceites se contiverem de forma A QUE NÂO POSSA SAIR uma marca a identificá-lo.
:arrow: ...

Por isso meus amigos e porque acho que as coisas sub-entendidas não são saudáveis, prefiro manter o fogo acesso nas fogueiras que me interessam ;)

edit: estou a escrever isto como geocacher e não membro do staff do geopt. Nessa condição escreverei aqui o que tiver pés e cabeça para mim e não para quem ache por bem comentar-me.
Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 04 set 2010, 02:01

Mensagem Post: #23 a quinta 24 jan 2013, 16:24 

jasafara Escreveu:Que pena, mas tem de ser...

(tradicional-) No topo das Radiotelecomunicações [Sintra]

(tradicional-) Sniper Spot (em representação dos 5 pedidos que já leva...)

(tradicional-) KAOS (em representação dos 4 pedidos que já leva...)

E mais um nick falso, um bocadinho menos antipático, versão amigo dos morcegos

(tradicional-) A FENDA [Lourinhã] by Bat Conservation

Quatro grandes caches que tive o prazer de fazer [^]

Tem que ser....ou não, pelo menos essa última não me parece estar em risco de ser arquivada ;)

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #24 a quinta 24 jan 2013, 16:27 

jasafara Escreveu:
jasafara Escreveu:Em 2012 e 2013 (até ao momento) foram arquivadas 3.089 caches.

Trivia (não vale ir investigar ao IAAN).

Qual a percentagem de arquivamentos da responsabilidade da equipa de revisão?

:arrow: < 25%
:arrow: 25% a 45%
:arrow: 45% a 55%
:arrow: 55% a 75%
:arrow: > 75%

Ninguém responde? Aposto que estão desconfiados...Nhan. Isto tem água no bico...E estão certos, tem mesmo [:D]

Pronto agora que já estão esclarecidos podem avançar com um palpite?

Os revisores também podem tentar a sua sorte...Será que eles têm noção da resposta?

Quem (mesmo eventualmente os revisores) se arriscasse a responder sem consultar o IAAN, muito provávelmente erraria.

O Prodrive tem razão os revisores não são responsáveis por nenhum arquivamento, mas arcam com o trablaho de arquivar quase 50% das caches (47% para ser mais preciso). Acham que não se deve fazer nada, para diminuir isso ou acham que não é possível fazer nada? Eu acho que sim, é possivel fazer alguma coisa. Logo mais e com outros números já desenvolvo.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #25 a quinta 24 jan 2013, 16:32 

ArqueoLobo Escreveu:
jasafara Escreveu:Que pena, mas tem de ser...

(tradicional-) No topo das Radiotelecomunicações [Sintra]

(tradicional-) Sniper Spot (em representação dos 5 pedidos que já leva...)

(tradicional-) KAOS (em representação dos 4 pedidos que já leva...)

E mais um nick falso, um bocadinho menos antipático, versão amigo dos morcegos

(tradicional-) A FENDA [Lourinhã] by Bat Conservation

Quatro grandes caches que tive o prazer de fazer [^]

Tem que ser....ou não, pelo menos essa última não me parece estar em risco de ser arquivada ;)

O tem de ser referia-se às três primeiras caches. Uma não houve mesmo hipóteses. As outras quem sabe se o ftomar consegue convencer o dono da aquicultura a não largar os dobermans aos geocachers. Quem sabe se a presença de practicantes de paintball e de geocahing até não é positiva para o crescimento dos peixinhos [:)]

Aproveito para deixar a minha opinião sobre chaminés a cair. Acho (noutro tópico) que era importante criar a classificação de perigosidade, mas a partir daí cada um corre os riscos que acha que deve tomar. Afinal há desportos com componentes perigosas e não há razão para que o geocaching não seja um deles...
Assim o perigo não é a meu ver razão para o arquivamento de uma cache. Quanto muito éo para a obrigatoriedade de adequação de atributos e de referência explicita na listing (ninguém lê...azar).
Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #26 a quinta 24 jan 2013, 16:41 

Duas pequenas considerações....
Uma, tenho de ir à Bruxa! Uma das caches que mencionava naquele meu tópico que já referi duas vezes nos últimos dias era precisamente a "canto das sereias"... estava a adivinhar!
Segunda, há uma clara diferença entre algo que pode cair e de nós cairmos de algo. Assim, se eu achar que não consigo subir a uma torre, não subo para não cair; se eu achar que a torre vai cair porque a vou subir, peço para arquivar (contexto de geocaching, claro, não vou pedir para colocar a torre num arquivo).
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #27 a quinta 24 jan 2013, 16:47 

RuiJSDuarte Escreveu:...
Segunda, há uma clara diferença entre algo que pode cair e de nós cairmos de algo. Assim, se eu achar que não consigo subir a uma torre, não subo para não cair; se eu achar que a torre vai cair porque a vou subir, peço para arquivar (contexto de geocaching, claro, não vou pedir para colocar a torre num arquivo).

Certíssimo. Percebo o teu ponto de vista e quem fala em torres fala em moinhos ;)
Digamos que eu me referia a um estado intermédio de "a torre pode cair enquanto a estou a subir". Dependente de o pode ser muito ou pouco provável na nossa opinião, concordo que se peça o arquivamento...
Porque "pode" hipotético é uma certeza a longo prazo, a torre vai cair, como nós vamos morrer, como...Não é possivel quantificar a probabilidade, mas cada um terá o seu "bom senso" mais ou menos afinado para tomar a decisão correcta.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #28 a quinta 24 jan 2013, 17:45 

jasafara Escreveu:Quem (mesmo eventualmente os revisores) se arriscasse a responder sem consultar o IAAN, muito provávelmente erraria.

O Prodrive tem razão os revisores não são responsáveis por nenhum arquivamento, mas arcam com o trablaho de arquivar quase 50% das caches (47% para ser mais preciso). Acham que não se deve fazer nada, para diminuir isso ou acham que não é possível fazer nada? Eu acho que sim, é possivel fazer alguma coisa. Logo mais e com outros números já desenvolvo.

Isto inclui os Eventos?

Também recebi um pedido de arquivamento na BH12 Miradouro de São Pedro de Alcântara [Lisboa], mas não o levo a sério, tal como a equipa de revisão também não o levará. É nitidamente um erro de avaliação/falta de informação do tipo de log adequado :)
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #29 a quinta 24 jan 2013, 17:47 

prodrive Escreveu:
jasafara Escreveu:Quem (mesmo eventualmente os revisores) se arriscasse a responder sem consultar o IAAN, muito provávelmente erraria.

O Prodrive tem razão os revisores não são responsáveis por nenhum arquivamento, mas arcam com o trabalho de arquivar quase 50% das caches (47% para ser mais preciso). Acham que não se deve fazer nada, para diminuir isso ou acham que não é possível fazer nada? Eu acho que sim, é possivel fazer alguma coisa. Logo mais e com outros números já desenvolvo.

Isto inclui os Eventos?

Inclui. Os eventos são cerca de 1/3 dos arquivamentos dos revisores. Logo mais dou números mais detalhados.
Fica também o registo que o btreviewer é o Arquivador Mor do Reino [:D]

Eles não dizem nada, mas o IAAN podia-os ajudar tanto...
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #30 a quinta 24 jan 2013, 17:51 

prodrive Escreveu:...Também recebi um pedido de arquivamento na BH12 Miradouro de São Pedro de Alcântara [Lisboa], mas não o levo a sério, tal como a equipa de revisão também não o levará. É nitidamente um erro de avaliação/falta de informação do tipo de log adequado :)

Mas tu claro, que como um geocacher daqueles que acha que as coisas se devem fazer principalmente pela positiva, de certeza que já mandaste um mail a explicar isso e a oferecer os teus préstimos, para ajudar a CristinaMaya :twisted:
Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 27 visitantes