[Sondagem] Feedback participativo de caches

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #41 a quarta 23 jan 2013, 02:20 

Re: [Sondagem] Feedback participativo de caches

WIMM Team Escreveu:
jasafara Escreveu:
WIMM Team Escreveu:Joaquim, Joaquim....

REMEMBER: Rating a cache is always anonymous, unless you choose to disclose it using the optional Template box in the Configuration panel.
....

É pacífico assumir os favoritos e os elogios. Não é pacífico assumir as classificações negativas e as críticas. Chama-lhe cobardia ou outra coisa qualquer...

Juro-te que não entendo isso (modo completamente honesto e sincero), dou-te um exemplo. A cache que o Ribeiro publicou na A1, falei com ele e disse-lhe que a cache representava um grande perigo. De seguida pedi o arquivamento. Falei com o Ribeiro desde ai e que eu tenha conhecimento ele não está chateado comigo. Não tenho o Ribeiro como cínico e sempre que estou com ele falamos muito bem.

Compreende que eu nao critico de forma nenhuma quem como tu, toma frontalmente as decisões. Só não considero quem não o faz (neste tipo de questões) cobarde ou pelo menos necessáriamente cobarde. É só isso ;)

Os verdadeiros cobardes fazem sentir o seu veneno por meios enviesados. Os "falsos" cobardes calam-se...
Prefiro dar voz aos segundos do que viver com os primeiros.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #42 a quarta 23 jan 2013, 02:23 

WIMM Team Escreveu:É sempre que se toca num desses pontos existe uma boa cache que morre.... Tipo à e tal quero meter uma cache e o revisor não deixo, mas existe ali uma outra igual... Uma não nasce e a outra morre... Podes não tocar nos bons (atenção no meu ver claro) exemplos?

Não... Infelizmente, com este método vai tudo a eito. Serão pedidas para arquivar excelentes, boas, razoáveis e más caches.
Só que é a unica solução possível para se fugir à fulanização e à personalização. Os owners de excelência depois de um impacto mais ou menos forte, adaptar-se-ão e conseguirão publicar caches fantásticas sem estarem enterradas (é disso que estamos a falar, não é [:D]).
Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: quinta 20 out 2011, 00:04

Mensagem Post: #43 a quarta 23 jan 2013, 02:32 

Vai dizer isso à realidade americana, eles deviam seguir o teu exemplo... há seguiram desculpa, milhares de caches Co^2 e caches boas puff...

Não, estou a falar de caches (não enterradas) que não seguem à risca as guidelines. Se vires ai nos meus badges eu basicamente ando sempre à caça das caches favoritadas e dos prémios. Nem tudo se resume a caches enterradas.

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #44 a quarta 23 jan 2013, 02:41 

Como é óbvio não vou dar bons exemplos mas se quiseres podes começar por experimentar a tua teoria com esta cache:

http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?guid=49d2b847-59fa-45b4-8dea-89b5fc33b609

Mesmo do pior que já vi... Está inactiva não pelo qualidade mas porque desapareceu... :) felizmente.

PS: A dica dessa cache é mesmo para levar a sério, não há qualquer brincadeira na dica. NO corrimão, cheira mal. A cache Passa a ser micra

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #45 a quarta 23 jan 2013, 02:42 

WIMM Team Escreveu:Vai dizer isso à realidade americana, eles deviam seguir o teu exemplo... há seguiram desculpa, milhares de caches Co^2 e caches boas puff...

Não, estou a falar de caches (não enterradas) que não seguem à risca as guidelines. Se vires ai nos meus badges eu basicamente ando sempre à caça das caches favoritadas e dos prémios. Nem tudo se resume a caches enterradas.

Sabes que o meu lema é "Work with the reviewer, not against him or her.". Os revisores são nossos amigos e eu quero ser amigo deles. Vamos ver o que eles acham da minha proposta...
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #46 a quarta 23 jan 2013, 02:45 

WIMM Team Escreveu:Como é óbvio não vou dar bons exemplos mas se quiseres podes começar por experimentar a tua teoria com esta cache:

http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?guid=49d2b847-59fa-45b4-8dea-89b5fc33b609

Mesmo do pior que já vi... Está inactiva não pelo qualidade mas porque desapareceu... :) felizmente.

PS: A dica dessa cache é mesmo para levar a sério, não há qualquer brincadeira na dica. NO corrimão, cheira mal. A cache Passa a ser micra

Óptimo exemplo que dás!
O revisor não é polícia do gosto. Agiu apenas e bem por não resposta do owner. Bom exemplo para a primeira ferramenta.

A cache é inqualificável de má. Toda a "censura social" sobre o owner. Bom exemplo para a segunda ferramenta.
Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #47 a quarta 23 jan 2013, 02:49 

Eu tento ser amigo de todos os geocachers, não apenas dos revisores. Já agora, tu não tens esse problema ;) tu não publicas caches lolol

Já agora Joaquim, este foi o meu log nessa cache:

Como já andamos aqui há uns anos e o owner é novo, passamos a explicar algumas coisas: o objectivo do Geocaching não é colocar uma cache em todos os recantos só porque sim. Convém que seja um local COM INTERESSE, e/ou convém que o container seja de interesse também, convém que não esteja escondido de forma a ferir os geocachers, seja fisicamente seja como esta está... Ao lado de uma levada de caixotes do lixo ? Com uma dica a dizer "cheira mal" ? Não, e não, e não . Não é MESMO isso que se quer. Pense o owner se gostava de andar a fazer caches com cheiro a lixo, a podre, num local sujo, cheio de porcaria... ou se gostava mais de encontrar um sítio limpinho, onde não cheirasse mal, onde não tivesse NOJO de meter as mãos e de... respirar . Este GZ não faz sentido e não são os (IDIOTAS, na nossa opinião!) logs genéricos que vêm agradecer muito o local como fazem massivamente em TODAS, que devem dar força para que esta e outras estejam escondidas desta forma . Deixamos a sugestão da alteração de GZ, há muitas possibilidades de sítios melhores para mostrar a estação. Caso queira fazer alguma pergunta, pedir uma opinião, esclarecer alguma dúvida, cá estamos para opinar/esclarecer/AJUDAR. Porque enfiar a cabeça debaixo da areia não é ajudar, nem dar força no que sabemos estar errado. E amigos são os que nos chamam a atenção e nos repreendem quando erramos, em vez de nos darem palmadinhas nas costas.

TFTC

Continuo a dizer a tua ferramenta vai ser usada como a PIDE usava os denunciadores, muitos faziam-no por fome, inveja, motivações pessoais...

Sejam directos e não se escondam atrás do anonimato.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #48 a quarta 23 jan 2013, 03:05 

WIMM Team Escreveu:Eu tento ser amigo de todos os geocachers, não apenas dos revisores. Já agora, tu não tens esse problema ;) tu não publicas caches lolol

É verdade. Mas duvido que tivesse outra postura se publicasse...

WIMM Team Escreveu:Já agora Joaquim, este foi o meu log nessa cache:

Como já andamos aqui há uns anos e o owner é novo, passamos a explicar algumas coisas: o objectivo do Geocaching não é colocar uma cache em todos os recantos só porque sim. Convém que seja um local COM INTERESSE, e/ou convém que o container seja de interesse também, convém que não esteja escondido de forma a ferir os geocachers, seja fisicamente seja como esta está... Ao lado de uma levada de caixotes do lixo ? Com uma dica a dizer "cheira mal" ? Não, e não, e não . Não é MESMO isso que se quer. Pense o owner se gostava de andar a fazer caches com cheiro a lixo, a podre, num local sujo, cheio de porcaria... ou se gostava mais de encontrar um sítio limpinho, onde não cheirasse mal, onde não tivesse NOJO de meter as mãos e de... respirar . Este GZ não faz sentido e não são os (IDIOTAS, na nossa opinião!) logs genéricos que vêm agradecer muito o local como fazem massivamente em TODAS, que devem dar força para que esta e outras estejam escondidas desta forma . Deixamos a sugestão da alteração de GZ, há muitas possibilidades de sítios melhores para mostrar a estação. Caso queira fazer alguma pergunta, pedir uma opinião, esclarecer alguma dúvida, cá estamos para opinar/esclarecer/AJUDAR. Porque enfiar a cabeça debaixo da areia não é ajudar, nem dar força no que sabemos estar errado. E amigos são os que nos chamam a atenção e nos repreendem quando erramos, em vez de nos darem palmadinhas nas costas.

TFTC

Perfeito. É assim mesmo que deve ser.

WIMM Team Escreveu:Continuo a dizer a tua ferramenta vai ser usada como a PIDE usava os denunciadores, muitos faziam-no por fome, inveja, motivações pessoais...

Sejam directos e não se escondam atrás do anonimato.

Já reparaste que para todos os efeitos mandar um mail aos revisores vai dar ao mesmo.
Ao contrário de ti acho que uma ferramenta com as caracteristicas que estão por aí referidas num post já muito lá para trás, coloca muito mais transparência no processo, do que como as coisas se passam actualmente.

Achas melhor que as caches boas que não cumprem as guidelines estejam a ser encobertas ao abrigo de um plano tácito de encobrimento em que quase todos nós participamos e que estejam vulneráveis casuísticamente ao abrigo de denúncias essas sim cobardes ou então mais ou menos inocente do tipo "então mas o outro pode e eu não posso...".

Pode haver alguma convulsão e serem arquivadas algumas caches boas ou muito boas. Não serão assim tantas...digo eu.

Isso será um efeito secundário de uma ferramenta que não se destina só nem principalmente à denúncia dessas, mas sim das muitas mais que não cumprem as guidelines.
A "lei" deve ser igual para todos. Para a cache excepcional e para a cache péssima. Se a lei está mal, tentemos-a mudar.
Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #49 a quarta 23 jan 2013, 03:10 

jasafara Escreveu:Os verdadeiros cobardes fazem sentir o seu veneno por meios enviesados. Os "falsos" cobardes calam-se...
Prefiro dar voz aos segundos do que viver com os primeiros.

Eu não considero quem se cala cobarde!!! Quem se cala ou não está para se chatear (que é realmente o melhor) ou gosta de algumas coisas que estão à margem das guidelines (o meu caso muitas vezes é o segundo).

Considero sim cobardes, e muito pior do que isso quem se esconde atrás do anonimato.

Joaquim as caches péssimas, a maioria estão dentro das guidelines. Existe uma cache nos USA que está no meio da MERDA e eles consideram isso um grande desafio.... Só vais atingir os prémios... Entende isso!!!

A ferramenta de anonimato existe exactamente como disseste, MAIL dos revisores. Não existe transparência quando o anonimato está implícito.

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #50 a quarta 23 jan 2013, 03:13 

jasafara Escreveu:
Achas melhor que as caches boas que não cumprem as guidelines estejam a ser encobertas ao abrigo de um plano tácito de encobrimento em que quase todos nós participamos e que estejam vulneráveis casuísticamente ao abrigo de denúncias essas sim cobardes ou então mais ou menos inocente do tipo "então mas o outro pode e eu não posso...".

Mas achas mesmo que os owners não sabem perfeitamente que estão sujeitos a isso quando publicam as caches??? Vá de ingénuo não tens nada.
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes