Porque damos favoritos?

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #21 a quinta 17 jan 2013, 20:48 

Re: Porque damos favoritos?

Já agora e voltando um pouco ao referido pelo Prodrive.
Esta é para mim uma grande diferença entre votação e rotulagem (ou categorização).
Para a votação cada um terá a sua apreciação subjectiva como acontece em qualquer votação e os critérios não tem de ser equivalentes embora seja importante esclarecer bem o pretendido.

A rotulagem depois é simples. A partir da apreciações individuais cada cache terá um conjunto de picos sobre a categoria. Quanto mais picos (independentemente da votação) mais a cache se encaixará naquela categoria. Parece-me claro...

Aqui e com estas caches estou a fazer o processo de categorização de forma directa o que até não me ofereceu especial dificuldades...
Mas estou à espera das vossas discordâncias [:D]
Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: quinta 21 jul 2011, 16:12

Mensagem Post: #22 a quinta 17 jan 2013, 20:50 

jasafara Escreveu:
pcostaphotography Escreveu:...Deste modo ao votar vou utilizar este esquema de pensamento...

Compreendo perfeitamente. É outra hipótese.
Mas por exemplo isso levaria a que não votasses em nenhuma das caches do helderjust acima indicadas. Tudo bem!
Mas eu com este tópico, mais do que saber qual é a tua opinião pessoal (ou a de qualquer outro) gostaria de saber o que vocês pensam sobre a razão de as caches terem favoritos. Aì independentemente de não votares nelas, não terás dúvidas nenhuma que as caches do helderjust tem os favoritos pelo containers. Certo? E isso mesmo sem as teres visitado, eventualmente :)

Foi o mesmo tipo de raccioccínio que tive para calssificar pelo local as caches de Belém, Parque das Nações ou Castelo. Um lisboeta nunca se lembraria de votar nelas pelo local, mas é por isso que elas tem pelo menos uma parte dos favoritos (a do Castelo todos...).

Joaquim,

Quanto falei a nível pessoal tem a ver com a minha opiníão pessoal.

Porque são favoritas !

Ai entramos noutro campo !

Porque existem visitas guiadas ... e nessas dão-se muitos favoritos ...
Porque são de fácil acesso, quase drive in, e o container pergunta-nos como queremos o café ! E ainda nos dá um rifa !
Porque é uma cache ao nosso "gosto".
Porque para a fazer superámos os nossos medos próprios.
Porque estão "num local histórico" numa zona central e alguém que o venha visitar e seja geocacher, forçosamente se o visitar o vai tentar fazer, seja Português ou de outra nacionalidade !
Porque não temos nenhum critério nem queremos saber nada disso e apeteceu-nos favoritar.
Porque conseguimos com um bom plano de marketing e divulgação atrair muitos geocacher e afinal a cache até valia a pena.
Porque é visivel que existiu trabalho, enredo, aventura, local e container.
Porque somos da região e preferimos que seja a nossa a ganhar que a dos outros.

E até me revejo em muitas das anteriores afirmações e, estas são apenas algumas das razões porque penso que damos favoritos !

Faz-me lembrar que até a razão pode ser uma parecida a esta "Desde que ganhemos o campeonato da segunda circular, tá-se bem" !

É evidente que reconheço hoje que com os teus tópicos e as diferentes opiniões que têm sido expressas, parece-me que e porque também votei a favor,
para organizarmos o nosso pensamento e sermos justos na votação e já que vamos premiar a excelência o trinómio:

local / aventura / container

Vai-nos fazer reflectir e pontuar eventualmente de outra forma !

A ti o meu obrigado por isso.

abcs,
ImagemImagemImagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #23 a quinta 17 jan 2013, 20:57 

Assim e avançado um pouco o que é a minha proposta para os GPS 2012 e como já lá referi, mas resumo aqui.

Na página de votação que seria quase exactamente à actual davam-se os votos para a votação principal. À frente de cada cache haveria como no exemplo dado neste tópico 3 caixinhas que se poderiam picar ou não. Esse picar não tinha de implicar nenhum interesse pessoal em votar naquela categoria, mas sim da apreciação do geocacher sobre se para sim e/ou para a maioria da comunidade a cache faz sentido ser categorizada por aí.

E poderia ficar por aí ou então aceder às votações complementares. Aí só lhe seriam propostas para hierarquização de votação as caches préviamente picadas.

A categorização das caches será divulgada. A votação das categorias, só se se considerar que o processo decorreu bem.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #24 a quinta 17 jan 2013, 21:01 

pcostaphotography Escreveu:...
É evidente que reconheço hoje que com os teus tópicos e as diferentes opiniões que têm sido expressas, parece-me que e porque também votei a favor,
para organizarmos o nosso pensamento e sermos justos na votação e já que vamos premiar a excelência o trinómio:

local / aventura / container

Vai-nos fazer reflectir e pontuar eventualmente de outra forma !

A ti o meu obrigado por isso.

abcs,

Foste ao fundo da questão! É mesmo esse o objetivo principal.
O "damos" no título deste topico, é mesmo para fazer reflectir sobre o colectivo e daí eventualmente interrogar-nos a nós próprios ;)
Muito obrigado eu, por o teres dito, melhor do que eu o tinha conseguido fazer :)
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #25 a quinta 17 jan 2013, 21:16 

Esta discussão faz-me lembrar os rótulos que os críticos de música insistem em colocar às bandas de música, e que depois degeneram em números verdadeiramente circensses como o dos Grateful Dead a ganharem o Grammy para a categoria de Metal cilindrando os, pasme-se... Metallica [8D].
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #26 a quinta 17 jan 2013, 21:26 

prodrive Escreveu:Esta discussão faz-me lembrar os rótulos que os críticos de música insistem em colocar às bandas de música, e que depois degeneram em números verdadeiramente circensses como o dos Grateful Dead a ganharem o Grammy para a categoria de Metal cilindrando os, pasme-se... Metallica [8D].

Podes fazer o favor de te pronunciar sobre as categorizações feitas ;)
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #27 a quinta 17 jan 2013, 21:48 

pcostaphotography Escreveu:Porque existem visitas guiadas ... e nessas dão-se muitos favoritos ...
Porque são de fácil acesso, quase drive in, e o container pergunta-nos como queremos o café ! E ainda nos dá um rifa !
Porque é uma cache ao nosso "gosto".
Porque para a fazer superámos os nossos medos próprios.
Porque estão "num local histórico" numa zona central e alguém que o venha visitar e seja geocacher, forçosamente se o visitar o vai tentar fazer, seja Português ou de outra nacionalidade !
Porque não temos nenhum critério nem queremos saber nada disso e apeteceu-nos favoritar.
Porque conseguimos com um bom plano de marketing e divulgação atrair muitos geocacher e afinal a cache até valia a pena.
Porque é visivel que existiu trabalho, enredo, aventura, local e container.
Porque somos da região e preferimos que seja a nossa a ganhar que a dos outros.

Esta perspectiva do Paulo resume um bocado o que penso.
Uma cache pode ter inúmeras características que a tornam especial.
Acho que por muitas categorias que arranjes, há-de haver sempre uma categoria que ficou por inventariar, porque as categorias são isso mesmo, infinitas :)

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #28 a quinta 17 jan 2013, 22:25 

prodrive Escreveu:Esta perspectiva do Paulo resume um bocado o que penso.
Uma cache pode ter inúmeras características que a tornam especial.
Acho que por muitas categorias que arranjes, há-de haver sempre uma categoria que ficou por inventariar, porque as categorias são isso mesmo, infinitas :)

Podes fazer o favor de te pronunciar sobre as categorizações feitas :)
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #29 a quinta 17 jan 2013, 22:56 

jasafara Escreveu:Podes fazer o favor de te pronunciar sobre as categorizações feitas :)

Acho fraquinhas [:P]

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #30 a quinta 17 jan 2013, 23:05 

prodrive Escreveu:
jasafara Escreveu:Podes fazer o favor de te pronunciar sobre as categorizações feitas :)

Acho fraquinhas [:P]

Mas eu estou aqui a pedir, que me ajudem a melhorá-las...Por favor :roll:
Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes