E se não existissem Prémios GPS! Que mudaria no Geocaching!

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geocoin
Geocoin

Registado: sábado 14 ago 2010, 12:39

Mensagem Post: #31 a segunda 07 jan 2013, 23:32 

Re: E se não existissem Prémios GPS! Que mudaria no Geocachi

pcostaphotography Escreveu:Na prática, o que interessa é elevar o gecoaching e a sua prática.

Tiraste-me a frase da mente ;)
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

TB
TB

Registado: segunda 10 dez 2012, 15:24

Mensagem Post: #32 a quarta 09 jan 2013, 01:24 

Ao ler este tópico, veio-me à ideia aquela noção que às vezes se utiliza da "subsidiodependência". Isto é, só se faz algo porque há uma contra partida evidente.
Quero acreditar que existem mais geocachers que se preocupam principalmente com a experiência que proporcionam à comunidade através das suas caches do que aqueles que o fazem com a principal motivação a centrar-se nos prémios! Agora sem dúvida que alguns prémios são uma homenagem justíssima à criatividade e inovação de vários donos de caches!
Para o sistema funcionar ainda melhor, era fazer-se como se fez à uns tempos com a vinha: Pagar-se para arrancar a velha, neste caso, acabar com algumas caches "roscof malaguetas" (embora de vez em quando uma around the corner também seja boa para dar moral [:)] ) e estimular a criação de novas e a manutenção de boas caches (e vinhas! hehehe)!

Small
Small

Registado: terça 25 set 2012, 23:11

Mensagem Post: #33 a domingo 13 jan 2013, 03:26 

Ando nisto há muito pouco tempo, mas os Prémios GPS desde o início que me deixaram algumas dúvidas em relação ao serem ou não um plus para o Geocaching Nacional..

Antes de mais, não tiro o mérito a ninguém envolvido nos prémios GPS. Seja vencedor de prémio, organizador, etc etc.

O que me faz balançar, é o facto de ter percebido que Janeiro/Fevereiro/Março está para o Geocaching, como Agosto para o Verão.
É quase como abrir de um bom vinho nesta altura do ano para festejar. Um daqueles vinhos que andamos a guardar há uns tempos.
Podemos ver ainda, mais à letra, como uma cache que andamos a preparar há uns tempos, digamos que ali entre dois ou três meses de 2011(exemplo) e curiosamente só é publicada no ano seguinte. São as coincidências!! Para o ano, em vez de férias em Agosto, está decidido qual o mês!

Mais, chocou-me, talvez por ingenuidade de rookie nestas andanças, a quantidade de favoritos vs founds vs data de publicação que uma cache pode ter.

Não estou com isto a dizer que a culpa é dos prémios GPS. Se assim fosse, ninguém se podia mexer.
Mas a "simplicidade" da preparação de uma cache para único e exclusivo prazer de quem a faz, fica, em alguns casos, comprometida.
Claro que sabe sempre bem receber favoritos, reconhecimento de uma cache é sempre muito agradável. Agora, se é essa a razão da publicação de algumas caches, e a sua publicação feita nesta altura do ano para os prémios? Isso é garantido.

Prémios GPS, sim, acho que sim. Parece-me uma boa opção de dizer "obrigado por te dedicares a fazer uma boca cache".
Caches colocadas para ganhar prémios?... Por amor de Deus... Posso vir a engolir o que estou a escrever, mas parece-me um pensamento tão pequenino que enfim............. Favoritos a favor, founds em meses que parece que as excursões de Fátima tiveram um desvio até a cache? Parece-me um bocadinho de mais... ou de menos!

Enfim, espero um dia ter a oportunidade de ir até uma entrega dos prémios GPS, para ver como é, e espero sinceramente que os continuem a fazer.
Antes dinâmicos que parados, sem margem para dúvidas.

Ainda assim, e concordando com um "grande amigo", um tal de Saramago, acho que a frase "o heróico num ser humano é não pertencer a um rebanho", se aplica neste caso. E em muitos casos, parece que os "heróis" andam a perder as capas...

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 12:14

Mensagem Post: #34 a domingo 13 jan 2013, 03:29 

TreasureHunterPT Escreveu:"o heróico num ser humano é não pertencer a um rebanho"

gosto tanto desta frase. ando há 3 dias a resistir a colocá-la na minha assinatura deste forum.
--
BR

TB
TB

Registado: terça 23 out 2012, 22:35

Mensagem Post: #35 a quinta 21 fev 2013, 14:01 

pcostaphotography Escreveu:Carissimos,

E se não existissem Prémios GPS que mudaria no Geocaching ?

Deixaria de haver vontade de criar caches mais sofisticadas !

Voltariamos ao inicio, das Pioneiras ! A esse espirito !

Quem for desse tempo que se pronuncie !

abcs.

Não concordo !

Uma das minhas caches foi nomeada para os premios GPS 2012.

Ora eu só faço geocaching (infelizmente ) há um ano e quando fiz esta cache (Outubro de 2012) foi sem saber sequer que havia premios GPS. criei a cache pelo simples prazer do Geocaching e de tentar maravilhar (modestia à parte) geocachers que fossem fazer a cache.

Os premios GPS trazem uma motivação acrescida ? Eu acho que sim, mas não são (pelo menos para mim) a razão de tentar criar caches divertidas e com muita imaginação.

Abraco,

Bruno Santos
Geocaching com Pinguins !
Imagem Imagem Imagem

TB
TB

Registado: terça 23 out 2012, 22:35

Mensagem Post: #36 a quinta 21 fev 2013, 14:13 

Ah, e também o prazer de ler os logs deixados pelos diversos Geocachers - perceber a percepção deles da cache! Criticas -construtivas- são sempre bem vindas !

Como li neste topico, se há alguma conspiração para os prémios GPS - provavelmente há, mas como num outro topico que criei sobre os premios GPS (na minha total ignorancia sobre o assunto) - onde questionei que caches publicadas no final do ano não tinham hipotese - bem, a nomeação da minha cache provou o contrário - e é um distrito onde são nomeadas apenas 8 (Castelo Branco) - Quem quer esperar pelo inicio do ano para submeter a cache para publicação - que espere... Mas perde o grande objetivo do Geocaching - a diversão e o descobrimento e talvez, em algumas caches - ser maravilhado por tamanha engenhosidade do owner !

Abraco

Bruno Santos
Geocaching com Pinguins !
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #37 a quinta 21 fev 2013, 14:54 

Depois da noite de ontem dira que se não existissem Prémios GPS o Geocaching seria muito mais monótono.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Large
Large

Registado: terça 13 abr 2010, 19:25

Mensagem Post: #38 a quinta 21 fev 2013, 15:41 

Todos os anos acompanho com alguma curiosidade as caches nomeadas para os prémios GPS, quando das votações, manifesto o meu direito ao voto. Todavia não vou propositadamente visitar as caches nomeadas para os prémios GPS só porque foram nomeadas ou porque assim fico com um leque maior de caches para votação. Quando decido votar, vou ver as caches que estão na minha lista e voto, são as caches que encontrei sem qualquer tipo de influência de uma nomeação. Desde o primeiro dia que assim foi e assim continuará a ser.
Hoje fui ver que caches estavam na minha lista para votação, estão 6, somente 6 caches, logo tenho direito a votar em 3, aproveitei e votei, não terei mais a preocupação de ir visitar esta ou aquela cache, além de estar longe e sem essa possibilidade também não o faria de outra forma, a não ser que num dia de geocaching alguma dessas caches calhe no rol, mas também ai sem a preocupação de saber se está ou não numa lista de nomeação dos prémios GPS ou de outro qualquer prémio.
Tudo isto sem retirar o mérito da iniciativa com a qual sempre concordei.
Julgo que muitos dos que me acompanham frequentemente nestas aventuras, fazem o mesmo, mas não posso falar por eles.
Revolução é uma palavra antiga para uma ideia moderna.

Imagem

Boas cacheadas!

Large
Large

Registado: domingo 20 mai 2012, 11:09

Mensagem Post: #39 a quinta 21 fev 2013, 16:14 

prodrive Escreveu:Depois da noite de ontem dira que se não existissem Prémios GPS o Geocaching seria muito mais monótono.

thats it! [;)]

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #40 a quinta 21 fev 2013, 16:49 

mtrevas Escreveu:Todos os anos acompanho com alguma curiosidade as caches nomeadas para os prémios GPS, quando das votações, manifesto o meu direito ao voto. Todavia não vou propositadamente visitar as caches nomeadas para os prémios GPS só porque foram nomeadas ou porque assim fico com um leque maior de caches para votação. Quando decido votar, vou ver as caches que estão na minha lista e voto, são as caches que encontrei sem qualquer tipo de influência de uma nomeação. Desde o primeiro dia que assim foi e assim continuará a ser

Eu vou propositadamente visitar as Caches Nomeadas, não para ficar com um maior leque de caches para votação, mas simplesmente porque em mais de 90% dos casos são sinónimo de satisfação garantida. E também porque estou farto de fazer kilómetros e de gastar combustível para procurar caches banais, só porque sim, pelo acto de coleccionar mais um smile :)
Imagem Imagem Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes