E se não existissem Prémios GPS! Que mudaria no Geocaching!

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geocoin
Geocoin

Registado: quinta 21 jul 2011, 16:12

Mensagem Post: #1 a segunda 07 jan 2013, 17:53 

E se não existissem Prémios GPS! Que mudaria no Geocaching!

Carissimos,

E se não existissem Prémios GPS que mudaria no Geocaching ?

Deixaria de haver vontade de criar caches mais sofisticadas !

Voltariamos ao inicio, das Pioneiras ! A esse espirito !

Quem for desse tempo que se pronuncie !

abcs.
ImagemImagemImagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #2 a segunda 07 jan 2013, 17:59 

Re: E se não existissem Prémios GPS! Que mudaria no Geocachi

Acho que estás enganado... :)
Sou todo a favor das Pioneiras mas porque muitas das novas são crapy! Caches sofisticadas sempre houve... o que há agora é mais gente a colocar caches sofisticadas e com muito jeito para a coisa. Não me incluo aí, de todo.
Agora se me disseres que nos primeiros meses deste ano podem sair muitas caches boas... acredito, e será por causa dos prémios.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #3 a segunda 07 jan 2013, 18:04 

pcostaphotography Escreveu:E se não existissem Prémios GPS que mudaria no Geocaching ?

Deixaria de haver vontade de criar caches mais sofisticadas !

Provavelmente sim! Provavelmente também se perderia alguma motivação para se esconder caches em locais de cortar a respiração de difícil acesso e caches que envolvessem grandes aventuras ou grandes desafios, porque não havendo quaisquer medidores de qualidade, apenas se "trabalharia" para os medidores existentes, que são os Rankings de quantidade, seja de Founds seja de caches publicadas ;)

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #4 a segunda 07 jan 2013, 18:10 

Rui,

Parece-me bem a tua reflexão, aliás apesar de não nos conhecermos pessoalmente, tenho que te agradecer por um teu comentário a uma cache minha, que me parece muito propositado e revela a tua maneira de pensar:

"... Ultimamente ando a sentir-me tentado em fazer os passeio que vou vendo pelo Geopt, quando são em zonas interessantes, como é claramente o caso ..."

Agora parece-me que é indiscutível que existem como dizes, com este "prémios" gente com muito jeito para a coisa.

E que a segunda, também não é menos verdade.

Se os Prémios obrigarem a "excelencia" e aumento da qualidade nas caches aventura + local + container que venham eles.

Mas que não se complique muito, porque o nosso tempo é escasso e as caminhadas e contacto com a natureza ficam para segundo lugar.

Como costumo dizer, já lhe demos 10 minutos para a magana aparecer, se não o quer fazer, vamos mas é ver o mar !
ImagemImagemImagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 29 mar 2010, 17:23

Mensagem Post: #5 a segunda 07 jan 2013, 18:15 

isso é a tua opinião... o geocaching não se restringe a isso, e apesar de gostar de uma boa caminhada e uma aventura pela natureza, também não deixo para trás caches engenhosas, com enredos bem montados, etc... há lugar para tudo a meu ver.

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #6 a segunda 07 jan 2013, 18:21 

hulkman Escreveu:isso é a tua opinião... o geocaching não se restringe a isso, e apesar de gostar de uma boa caminhada e uma aventura pela natureza, também não deixo para trás caches engenhosas, com enredos bem montados, etc... há lugar para tudo a meu ver.

Sem dúvida, que sim João.
Também gosto de caches engenhosas com enredos bem montados.
E se estas estiverem na natureza melhor ainda !

Reformulo dizendo:

Um bom enredo que nos leve numa aventura a um belissimo local com engenho !

abcs.
ImagemImagemImagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #7 a segunda 07 jan 2013, 18:48 

Paulo, a meu ver os prémios GPS (vá lá na sequencia dos favoritos) permitiram pela primeira vez criar mecanismos de classificar qualitativamente as caches e ainda mais importante do que isso a levar os geocachers a visitando-as preferencialmente terem um geocaching muito melhor do que o que poderão ter com uma escolha aleatórias das caches.

Acho que é uma iniciativa fantática e que tem a credibilidade de as caches não serem escolhidas por considerações mais ou menos subjetivas, mas apenas pelo que da quantidade pode indiciar qualidade.

A meu ver nas votações GPS 2011 começou-se foi a evidenciar uma tendência que se irá cada vez mais acentuar se se mantiverem os critérios de votação.

Cada vez mais serão caches engenhosas ou de aventura/urbex perto de grandes centros populacionais. São as de mais fácil acesso, têm mais visitas e são habitualemnte visitadas em grupos.

Isso vai tirar visibilidade às cahes Natura, especiamente às de difícil acesso e poucas visitas. No entanto essas caches devem ser acarinhadas, mesmo que esteja de acordo que o Geocaching não tem de ser restringido ao sentido original de containers normais cujo objectivo principal a levarem-nos a lugares remotos e poucoi conhecidos.

Como a dakidali disse, cada vez as caches serão mais tecnológicas. Como tu disses, essas caches terão tendência a ter um ciclo de vida muito inferior ao das Naturas.

Pode-se andar aqui a discutir muita coisa. Eu com o outro tópico não pretendo moldar os gostos de ninguém, nem evitar que os "engenhocas" ganhem prémios. Quero que os owners de caches natura também possam ver as suas caches reconhecidas, sem com isso terem de colocar um painer solar no meio do penhasco, para terem electricidade para fazerem abrir o container :)
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #8 a segunda 07 jan 2013, 18:48 

Pode-se criar essa visibilidade por fora dos prémios GPS, mas não é a mesma coisa...
Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: sexta 09 abr 2010, 22:39

Mensagem Post: #9 a segunda 07 jan 2013, 18:54 

Percebo o teu ponto de vista, os containers são o último motivo que me leva a dar um favorito, e na verdade poucas vezes o faço.
No entanto, se os prémios GPS não existissem estávamos algures no início de 2010 (?), e nessa altura, já há muito tempo que as Pioneiras eram passado!
Acho que os prémios foram uma lufada de ar fresco na qualidade das caches, e na forma de distinguir caches acima da média em relação às restantes. Puxando em muitos casos pelo brio dos owners, na colocação de novas caches, e isso acontece quer nas mais engenhosas quer nas natura.
Agora claro que cada um pode e deve seleccionar as caches de acordo com as suas preferências.
ImagemImagem

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #10 a segunda 07 jan 2013, 18:58 

jasafara Escreveu:
Pode-se andar aqui a discutir muita coisa. Eu com o outro tópico não pretendo moldar os gostos de ninguém, nem evitar que os "engenhocas" ganhem prémios. Quero que os owners de caches natura também possam ver as suas caches reconhecidas, sem com isso terem de colocar um painer solar no meio do penhasco, para terem electricidade para fazerem abrir o container :)

Acho que isso também é possivel, não sei é se o painel não levaria umas pedradas.

No entanto como já disse, Terreno 5 e dificuldade 3 a 5 vai sempre reduzir os possiveis candidatos á sua visita.

E as urbex engenhosas iram ter sempre mais visitas e mais possibilidades de serem mais votadas.

Mas se os owners aos poucos que lá forem obtiverem bons comentários já é uma grande recompensa.

Recordo uma das caches á qual ainda não me atrevi a ir do Arqueolobo a da Malhada do Ouriçal (que até está em destaque aqui no site).

É uma cache natura 100%, cheia de aventura, o local é fabuloso, a emoção e adrenalina estão garantidas, o container é simples e tem poucos founds e alguns deles são founds de bancada cá em baixo.

Para mim seria uma vencedora nata, na categoria Natura !
ImagemImagemImagem
Próximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes