GPS - Proposta para desdobrar a votação

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Os GPS 2012 deveriam permitir votações independentes para as vertentes Local, Container e Aventura?

Sim
44
71%
Não
18
29%

Total de votos : 62

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: quinta 25 mar 2010, 05:07

Mensagem Post: #51 a segunda 07 jan 2013, 15:24 

Re: GPS - Proposta para desdobrar a votação

@jasafara dou uma sugestão.
Implementas o sistema de classificação de caches do geopt pelos critérios que ja foram muito debatidos e eventualmente acrescenta-se essa classificação como mais um critério na formula de obtenção das nomeadas.
Life would be so much easier if we just had the source code.
Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #52 a segunda 07 jan 2013, 15:49 

migueis Escreveu:@jasafara dou uma sugestão.
Implementas o sistema de classificação de caches do geopt pelos critérios que ja foram muito debatidos e eventualmente acrescenta-se essa classificação como mais um critério na formula de obtenção das nomeadas.

Caro Óscar, está visto que a clareza na apresentação das propostas, não é o meu forte :)

Já disse mas repito. Esta proposta não tem nada a ver com o sistema de nomeações. Esse está bem e recomenda-se. O seu grande forte é ser um processo algoritimico sem nenhum factor subjetivo envolvido.

O que estou a propor é apenas a possibilidade de decompor a votação, essa sim um processo subjectivo e em que a simples hierarquização de todas as caches feitas, não permite ter diferentes destaques para componentes que sendo todas importantes para a vivenciação da cache, podem no entanto ser individualizadas. Não seria obrigatório, pelo que quem quisesse continuar a votar á antiga teria à vontade para o fazer.
Só não é igual à proposta do Filipe (mais simples) porque permitiria hierarquizar de forma diferente as caches por critério e eventalmente deduzir a classificação final a partir das parciais.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #53 a segunda 07 jan 2013, 15:53 

Ok. Percebi. Mas se existisse o tal sistema de classificação geopt para o terreno, local, aventura, etc. Conseguia-se via iaan, extrair-se essa info toda sem serem necessárias votações.
Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #54 a segunda 07 jan 2013, 16:03 

migueis Escreveu:Ok. Percebi. Mas se existisse o tal sistema de classificação geopt para o terreno, local, aventura, etc. Conseguia-se via iaan, extrair-se essa info toda sem serem necessárias votações.

Ah! Sem dúvida e seria esse o meu grande objectivo!

jasafara Escreveu:...
Gostava de saber se existe massa crítica para se reivindicar junto à admnistração do Geopt, especificamente junto do Gustavo / João para que se possam votar as caches de forma independente por estes três factores.

A minha proposta seria aplicar-se isso aos prémios GPS 2012 e dependendo da aceitação/resultado, voltar a dinamizar a proposta Qualidade de uma Cache - O método perfeito!...

Mas se não se consegue implementar isso para os prémios GPS, muito menos se consegue criar uma tool de classificação de caches [:D]
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #55 a segunda 07 jan 2013, 16:08 

Essa tool nada depende dos prémios gps.
É mais uma ferramenta como o gcvote.
Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #56 a segunda 07 jan 2013, 16:25 

migueis Escreveu:Essa tool nada depende dos prémios gps.
É mais uma ferramenta como o gcvote.

Eu sei que não tem nada a ver, mas se aqui os principais argumentos contra são a complexidade de classificar esses factores, de certeza que haveriam as mesmas objecções em relação a uma tool em que isso seria solicitado para todas as caches! Claro que como nas votações GPS só o faria quem quisesse, mas isso não pareceu impressionar muito os partidários do "Não".

Imagem

Eu até concordo, mas receio que a forma actual, muito simples, não permita captar algumas subtilezas importantes, ficando simplesmente algumas caches sem o reconhecimento devido...

Para não ser só no @pt que faço provocações...É mais ou menos o mesmo, que nos ficarmos pelas contas de somar e subtrair, porque as de multiplicar e dividir já são muito complicadas, e então mais do que isso como raizes quadradas e tal, estariam totalmente fora de questão :)
Imagem Imagem

TB
TB

Registado: domingo 19 dez 2010, 01:00

Mensagem Post: #57 a segunda 07 jan 2013, 16:47 

Se estamos simplesmente a querer eleger ou classificar as caches segundo as nossas preferências, qual o sentido se tornar todo este processo complicadissimo e pesado??

Eu por exemplo (e acredito que com a maioria também) antes de avaliar 2 caches completamente diferentes, faço uma analise pessoal e vejo qual gostei mais.. A sensação de superação da aventura na cache X, foi superior ou inferior à surpresa de encontrar um container completamente fora de normal.

Explica-me só 1 coisa, então se o processo de votação nesse novo modelo seria opcional, achas que os resultados seriam realmente os "verdadeiros" ?
Ou os verdadeiros dentro da amostra das pessoas que quiseram submeter-se a esse processo complexo ?
ImagemImagem Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #58 a segunda 07 jan 2013, 16:56 

hum... não vou votar... :) acho que percebo os dois pontos de vista (ou três,ou quatro...) e não sendo contra a mudança, acho que está bom assim.
Tive uma nomeada o ano passado e espero ter outra este, e quem as fez, NÃO tem assim uma grande aventura... não tem NADA um belo container... e na vertente Local, NAO são Natura... acho que as minhas caches não se enquadram em lado nenhum... :)
E no entanto acho que são boas caches, talvez tenham enredo... talvez, porque acho que também não será isso.
Assim só posso extrapolar de que quem as favoritou ou outro que permite que sejam automaticamente identificadas como boas caches para as nomeação tenha tido uma boa experiência e que provavelmente não iria votar nelas para nenhuma das categorias.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 29 mar 2010, 17:23

Mensagem Post: #59 a segunda 07 jan 2013, 17:00 

mais um bom argumento para o não, este do Rui... caches que não entram claramente nessas categorias, saem penalizadas relativamente a outras... não?
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: quinta 21 jul 2011, 16:12

Mensagem Post: #60 a segunda 07 jan 2013, 17:14 

Os GPS 2012 deveriam permitir votações independentes para as vertentes Local, Container e Aventura?

Sim deveriam.

Uma cache GPS deveria reunir esses três factores, sendo que para mim pessoalmente pontuaria:

1) aventura para chegar ao local
2) local
3) container, a menos importante para mim

Receio que em breve teremos para além do GPS carregar com uma caixa de ferramentas, um portátil e acesso permanente á net, para podermos completar os desafios.

Sendo a permanência de caches mais sofisticadas sempre um ponto de interrogação, pela manutenção que envolvem, as mais "natura" quanto muito verão ao final de algum tempo, o logbook mais cheio e será necessário ir acrescentando uns papelinhos se o owner não fizer entretanto a manutenção.

A minha questão até se põe doutra maneira, quando vejo um local com grande potencial e que obriga a alguma aventura para lá chegar, raramente não está já reservado com algum projecto iniciado.

Por outro lado, a proliferação de caches em tudo quanto é terreno urbano, acaba de certa forma por transformar, o lado de caminhada e aventura, num mero para, estaciona, inspecciona o sinal, mete um rabisco e parte para a próxima.

Haverá sempre uma incompatibildade dificil de superar, se a cache é aventura e local, e este está em terrenos 4 ou 5, e ainda existe alguma dificuldade, o universo de geocachers que o irá procurar será diminuto e por este motivo susceptiveis de menores votações que outras.

O mediatismo do owner também será sempre um factor a considerar nesta dificil equação.

Em conclusão, se o owner é de aventuras e locais, dificilmente ele colocará caches fora desses parâmetros, e favoritará sempre esse tipo de caches em deterimento de outras mais "container".

Façam o favor de serem felizes.

abcs.
ImagemImagemImagem
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 19 visitantes