MegaFavoritizada - Porquê?

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #41 a quinta 03 jan 2013, 23:49 

Re: MegaFavoritizada - Porquê?

zepedroso Escreveu:Parece-me um pouco exagerado querer fazer "ciência" ou simplesmente criar regras para uma atividade que para a grande maioria das pessoas que a pratica é um hobby. Custa-me a crer que o favoritizar ou não uma cache seja uma atividade objetiva, pelo menos para mim não é. Não chega já a nossa atividade profissional para nos impor regras, critérios, leis etc etc.
Quase apetece responder à pergunta: porque deste um favorito aquela cache? porque me apeteceu!!
Para quê complicar o que, estou convencido, para a quase totalidade dos geocachers é apenas um "passatempo"?

Porque me apeteceu!! é uma bela resposta :)
Não é propriamente fazer "ciência" ;) Julgo ser mais ou menos concensual que com a quantidade de caches existentes é importante fazermos selecções se quisermos ter um geocaching com uma percentagem elevada de satisfação. Os favoritos, os prémios GPS, em resumo os "números" não servem apenas para quantificar, mas também para qualificar.
Os favoritos no entanto não são perfeitos. Os três parametros que identifiquei (local, container e aventura) parecem-me ser os principais para a decisão de dar um favorito. Com este tópico só pretendo confirmar isso. Neste momento parece-me claro que não é o local que dá o mais rápido retorno de favoritos a uma cache. Assim o número de favoritos não é suficiente para perceber a que tipo de cache foi atribuido. Claro que com a conjugação com outros atributos e com a leitura das logs vai-se lá... Mas é possível automatizar isso. É aí que quero chegar ;)
Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #42 a sexta 04 jan 2013, 00:13 

Offtopic... agora que voltei a ser PM não deveria ter disponiveis Favoritos para atribuir?! É que não me aparecem... estou a zero. Sabem com quem devo reclamar (email, claro)?
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #43 a sexta 04 jan 2013, 00:20 

RuiJSDuarte Escreveu:Offtopic... agora que voltei a ser PM não deveria ter disponiveis Favoritos para atribuir?! É que não me aparecem... estou a zero. Sabem com quem devo reclamar (email, claro)?

Isso é dar uma das respostas do trivial... :)
Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Mensagem Post: #44 a sexta 04 jan 2013, 00:23 

Então pode ser por pm... é que queria mesmo atribuir os bicharocos! :)

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #45 a sexta 04 jan 2013, 00:27 

RuiJSDuarte Escreveu:Então pode ser por pm... é que queria mesmo atribuir os bicharocos! :)

Já foi. Mas não percebo. Se a pergunta te saísse ias falhar? :twisted:
Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Mensagem Post: #46 a sexta 04 jan 2013, 00:57 

Não, já acertei nessa... eu pensava que um dos emails era o certo para estes casos, assim, enviei para todos! :)

Large
Large

Registado: quarta 29 dez 2010, 21:18

Mensagem Post: #47 a sexta 04 jan 2013, 01:14 

jasafara Escreveu:Julgo ser mais ou menos concensual que com a quantidade de caches existentes é importante fazermos selecções se quisermos ter um geocaching com uma percentagem elevada de satisfação. Os favoritos, os prémios GPS, em resumo os "números" não servem apenas para quantificar, mas também para qualificar. É aí que quero chegar ;)

Percebo perfeitamente, e claro que também olho para o nº de favoritos de uma cache, quando planeio uma cachada. O que quis chamar a atenção foi para a subjetividade da atribuição dos favoritos. Depende do clima por exemplo. Se quando visito um local com uma vista espectacular, mas nesse dia está chuva, nevoeiro, etc e não se vê nada, muito possivelmente terei uma avaliação completamente diferente se tivesse visitado o local num dia de sol. Se fizer uma cache em excelente companhia, com um grupo divertido de amigos, etc, vou muito possivelmente valorizar o que me diverti para fazer a cache. Haverá de de certeza muitos exemplos subjetivos que fazem os geocachers valorizar ou não determinada cache.
Por exemplo, eu gosto muito de caches com "humor", aquelas em que, depois de as encontrármos, não conseguimos evitar um grande sorriso, tal a "malandrice" com que o owner a concebeu.

Claro que ao fim de determinado tempo ou nº de visitas, a existencia de um nº substancial de favoritos tem real significado e serve para nos orientar na seleção de caches que planeamos fazer.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 29 mar 2010, 17:23

Mensagem Post: #48 a sexta 04 jan 2013, 01:40 

jasafara Escreveu:E porque é que o Project Geocaching conhece quem é que favoritizou quem e tu não conheces :twisted:

Se conhecesses, já poderias saber quem é que favoritizou e já não é PM e poderias fazer o acerto ;)

Quem disse que nao tenho ja?

Sent from my eZee Tab972 using Tapatalk 2

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #49 a sexta 04 jan 2013, 01:45 

hulkman Escreveu:
jasafara Escreveu:E porque é que o Project Geocaching conhece quem é que favoritizou quem e tu não conheces :twisted:

Se conhecesses, já poderias saber quem é que favoritizou e já não é PM e poderias fazer o acerto ;)

Quem disse que nao tenho ja?

Sent from my eZee Tab972 using Tapatalk 2

Nada como uma provocaçãozinha, para estimular a criatividade :)
Imagem Imagem
Anterior

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 14 visitantes