MegaFavoritizada - Porquê?

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

TB
TB

Registado: domingo 25 abr 2010, 12:58

Mensagem Post: #31 a quinta 03 jan 2013, 16:20 

Re: MegaFavoritizada - Porquê?

jasafara Escreveu:
pimigas Escreveu:
jasafara Escreveu: (as 32 que têm pelo menos 20 favoritos e 90% de rácio favoritos/founds PM)

As dessa lista tem que cumprir os dois critérios ou apenas um?

Os dois. Senão com mais de 20 favoritos haveria umas centenas largas...

Eu só vi 3 e nenhuma cumpria os 2.
ImagemImagem ImagemImagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quarta 28 abr 2010, 08:32

Mensagem Post: #32 a quinta 03 jan 2013, 16:22 

jasafara Escreveu:Com o excel do IAAN extraindo ontem tinha 92,11% 35 favoritos (gc.com) para 38 founds PM..Para as contas que estão na GC.com teria de terem havido 42 founds PM. Possivelmente enquanto a GC.com conserva a memória de quem era PM na altura do favorito o IAAN não. João. É verdade?

Não faço ideia se é verdade, mas parece-me lógico que assim seja. Afinal um favorito só pode ser atribuído por PM, actual ou não. Assim o rácio deve ser, para ser correcto, todos os membros PM.

Nas contas do IAAN, o número de favoritos varia consoante o estado de PM? Ou seja, uma cache tem duas visitas (números pequenos para simplificar), são os dois PM e atribuem favoritos. 100% de favoritos hoje. Amanhã um deles já não é favorito, a cache tem 1 ou 2 favoritos atribuídos?

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #33 a quinta 03 jan 2013, 16:27 

pimigas Escreveu:
jasafara Escreveu:
pimigas Escreveu:
jasafara Escreveu: (as 32 que têm pelo menos 20 favoritos e 90% de rácio favoritos/founds PM)

As dessa lista tem que cumprir os dois critérios ou apenas um?

Os dois. Senão com mais de 20 favoritos haveria umas centenas largas...

Eu só vi 3 e nenhuma cumpria os 2.

Não é impossível nem desfavoritizar (o que podia ainda não estar reflectido no IAAN) mas que para estas caches não será muito normal, nem a questão de o número PM estar deflacionado (aí está com certeza e pode-se notar mais ou menos conforme o número total de Founds PM...).
Mas mesmo que não se esteja a falar de 90% e possa ser 80% para o objectivo com que abri o tópico é a mesma coisa...
Imagem Imagem

TB
TB

Registado: domingo 25 abr 2010, 12:58

Mensagem Post: #34 a quinta 03 jan 2013, 16:33 

jasafara Escreveu:Mas mesmo que não se esteja a falar de 90% e possa ser 80% para o objectivo com que abri o tópico é a mesma coisa...

Era a mesma coisa se aflorasses o tema e não colocasses nenhuma lista de caches... A partir do momento que metes uma lista tem que se discutir essa lista, porque estão essas e não estão outras, se elas cumprem o critério ou não, etc... Provavelmente o teu objectivo passa para segundo plano, mas devias ter pensado nisso antes [;)]
ImagemImagem ImagemImagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #35 a quinta 03 jan 2013, 16:59 

pimigas Escreveu:
jasafara Escreveu:Mas mesmo que não se esteja a falar de 90% e possa ser 80% para o objectivo com que abri o tópico é a mesma coisa...

Era a mesma coisa se aflorasses o tema e não colocasses nenhuma lista de caches... A partir do momento que metes uma lista tem que se discutir essa lista, porque estão essas e não estão outras, se elas cumprem o critério ou não, etc... Provavelmente o teu objectivo passa para segundo plano, mas devias ter pensado nisso antes [;)]

O meu objectivo era perceber porque é que estas 32 caches foram favoritizadas. Para o efeito estas nuances não são relevantes ;)

PS: Não estou com isso a desconsiderar o que dizes, nem a cercear o teu direito à livre expressão...Por favor, não me chames nomes :?
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 29 mar 2010, 17:23

Mensagem Post: #36 a quinta 03 jan 2013, 20:21 

o melhor é deixar de usar esse rácio que considero pouco fiável devido a todas essas variantes... mais vale definir um rácio um pouco mais baixo por founds totais, sem depender de founds PM.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #37 a quinta 03 jan 2013, 20:42 

hulkman Escreveu:o melhor é deixar de usar esse rácio que considero pouco fiável devido a todas essas variantes... mais vale definir um rácio um pouco mais baixo por founds totais, sem depender de founds PM.

Achas! Eu apesar de tudo considero-o mais fiável do que um rácio por todos os founds...
Dependendo das regiões do país, o rácio de PM é muito diferente em umas e outras (é a sensação que tenho...).
O número de founds PM é inferior ao real pelo que os rácios obtidos estão "puxados" (e essa é a razão para haverem rácios superiores a 100%...), mas mesmo assim para mim são mais comparáveis entre si (o que considero o mais importante) do que um rácio baseado em todos os founds...
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #38 a quinta 03 jan 2013, 20:49 

E porque é que o Project Geocaching conhece quem é que favoritizou quem e tu não conheces :twisted:

Se conhecesses, já poderias saber quem é que favoritizou e já não é PM e poderias fazer o acerto ;)
Imagem Imagem

TB
TB

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:26

Mensagem Post: #39 a quinta 03 jan 2013, 21:34 

Destas caches todas fiz 10 e não sei se favoritei todas.
Mas dou favoritos quando os tenho e quando gosto do local, ou do container, ou da aventura.
Bom ano a todos e boas cachadas.
ImagemImagemImagem

Imagem

Large
Large

Registado: quarta 29 dez 2010, 21:18

Mensagem Post: #40 a quinta 03 jan 2013, 23:25 

Parece-me um pouco exagerado querer fazer "ciência" ou simplesmente criar regras para uma atividade que para a grande maioria das pessoas que a pratica é um hobby. Custa-me a crer que o favoritizar ou não uma cache seja uma atividade objetiva, pelo menos para mim não é. Não chega já a nossa atividade profissional para nos impor regras, critérios, leis etc etc.
Quase apetece responder à pergunta: porque deste um favorito aquela cache? porque me apeteceu!!
Para quê complicar o que, estou convencido, para a quase totalidade dos geocachers é apenas um "passatempo"?
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes