[GeoMagazine] Sugestões, propostas e opiniões

Espaço onde são apresentados e discutidos todos os temas relacionados com projectos geopt.org tais como mini-super liga, trackable race, projecto Geogare, GeoScouts, Floresta Viva, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive, migueis

TB
TB

Registado: segunda 10 dez 2012, 15:24

Mensagem Post: #11 a quarta 02 jan 2013, 19:12 

Re: [GeoMagazine] Sugestões, propostas e opiniões

Pintelho Escreveu:
Esclarecidas ambas as ideias. Continuo a não ver grande vantagem no calendário, visto que a Mónica Dias faz um excelente trabalho na publicação dos mesmos no Calendário de Eventos. A isso acresce o facto de muitos eventos serem publicados até duas semanas antes de ocorrerem, o que limitaria uma revista com periodicidede que não será, certamente, quinzenal.

Já quanto ao artigo regional, parece-me haver mais margem para explorar a tua ideia, sem dúvida. @Safara, tens aqui um voluntário de Braga - concelho e distrito.

Da maneira como o calendário está estruturado ou organizado imagino que não seja difícil "copia-lo" para a revista. Mas como, actualmente, se mantém o formato digital para a revista, provavelmente era apenas "overlapping" de informação e como tal, desnecessário.

Safara, sou um novato nisto, mas qualquer ajuda que seja necessária para Castelo Branco (concelho e, vá lá, também devo poder dar uma perninha ao nível do distrito) podes igualmente contar comigo!

Quanto às NUTS, acho que agora mais vale deixá-las estar quietinhas. Já fiz um pequeno trabalho sobre um par de NUTS e não são bem aceites pelas populações de várias regiões. E assim também já vamos "off topic" por ai a fora. heheh

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #12 a quarta 02 jan 2013, 19:22 

Cacheight Escreveu:Relativamente à segunda ideia, a VMT, parece-me a mim, adopta uma estrutura mais indicativa e expositiva... Com esta ideia a lógica era complementar um pouco as referências que são deixadas no VMT com uma experiência mais sensitiva! Ou seja, a título de exemplo no VMT - C. Branco (http://www.geopt.org/index.php?option=com_content&view=article&id=1770:vmt-castelo-branco-castelo-branco&catid=918:viagens-da-minha-terra-&Itemid=1018 que é de onde sou natural) temos uma ideia daquilo que existe no concelho em termos de caches, mas esta informação pode ser enriquecida com uma espécie de roteiro que fosse um pouco além das caches de referência, complementado com algumas fotografias dos "places to go". A ideia elementar seria mostrar o que a região tem de bom para além das caches, (já que boas caches existem em muitos lugares), não deixando estas de ser o elemento central, mas devidamente complementadas com uma paisagem, uma característica identitária regional, enfim, toda a aventura que se deu ao procurar certa e determinada cache e perceber até que ponto as diferenças geográficas se reflectem nas experiências que temos ao procurar e fazer caches!

Falo nisto porque faço BTT, e ultimamente tenho andado quer pelos arredores de Lisboa quer por Castelo Branco, e certos pormenores paisagísticos, culturais, sociais e etnográficos de cada região que antes me passavam despercebidos, são agora fonte de grande interesse!

Gosto bastante. Basicamente é um VMT mais esmiuçado e contado na primeira pessoa em vez de ser apoiado nos logs de terceiros. Não te queres candidatar a fazer um artigo piloto sobre Castelo Branco para a edição #1? :)
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 02 set 2010, 13:09

Mensagem Post: #13 a quarta 02 jan 2013, 19:40 

Cacheight Escreveu:
Pintelho Escreveu:
Esclarecidas ambas as ideias. Continuo a não ver grande vantagem no calendário, visto que a Mónica Dias faz um excelente trabalho na publicação dos mesmos no Calendário de Eventos. A isso acresce o facto de muitos eventos serem publicados até duas semanas antes de ocorrerem, o que limitaria uma revista com periodicidede que não será, certamente, quinzenal.

Da maneira como o calendário está estruturado ou organizado imagino que não seja difícil "copia-lo" para a revista. Mas como, actualmente, se mantém o formato digital para a revista, provavelmente era apenas "overlapping" de informação e como tal, desnecessário.

O grande problema é que o calendário na revista é pouco útil, sobretudo porque a maioria dos eventos é publicada muito em cima do deadline, o que levaria, numa publicação bimensal, a que apenas os primeiros 15 dias do período estivessem actualizados. Por exemplo, a edição 0 saiu a 25 de Dezembro. Só teria o calendário 100% correcto até 9 de Janeiro. A partir daí, estaríamos perante uma secção desactualizada (dado que os eventos podem ser publicados até 14 dias antes da data de realização).

Mas isso lembrou-me de que poderia haver uma referência, sendo on-line, um link, para o Calendário de Eventos, o próprio.

TB
TB

Mensagem Post: #14 a quarta 02 jan 2013, 23:45 

Sem dúvida, tens razão, para ter uma agenda desactualizada mais vale não ter. A ideia do link é uma boa alternativa e resolve esse problema!

TB
TB

Mensagem Post: #15 a quinta 03 jan 2013, 03:41 

prodrive Escreveu:Gosto bastante. Basicamente é um VMT mais esmiuçado e contado na primeira pessoa em vez de ser apoiado nos logs de terceiros. Não te queres candidatar a fazer um artigo piloto sobre Castelo Branco para a edição #1? :)

Peço desculpa pela demora, mas só agora me apercebi deste post!
Estou disponível, nem podia ser de outra forma já que a ideia até foi avançada por mim! É apenas uma questão de conversar com quem está mais por detrás da revista e perceber onde se encontra o ponto de comum interesse!
Mas quem sabe não aparecerão mais e melhores ideias! Estou curioso para ver a participação do resto do pessoal!

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #16 a quinta 03 jan 2013, 15:02 

A ideia principal da revista é ter artigos apelativos sobre Geocaching e as actividades associadas, seja pedestrianismo, BTT, escalada, mergulho, TT, etc., mostrando também as jóias do nosso património (arquitectónico, paisagístico, gastronómico, etc.).

Se nos conseguires apresentar um artigo que inclua um tour de BTT na zona de Castelo Branco que inclua Geocaching e nos mostres locais/caches recomendados nessa área, através de um texto apelativo (já deu para perceber que escreves bastante bem, de forma assertiva, com as ideias muito bem arrumadas) e boas fotografias, acho que temos o pacote completo para um belíssimo artigo :)

TB
TB

Mensagem Post: #17 a sexta 04 jan 2013, 21:19 

Certo! Ok, da minha parte é só conversar um pouco para ver qual a melhor forma para se fazer o que se propõe!

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #18 a sexta 04 jan 2013, 22:07 

Cacheight Escreveu:Certo! Ok, da minha parte é só conversar um pouco para ver qual a melhor forma para se fazer o que se propõe!

Excelente! Qualquer dúvida envia-me uma PM ou um mail ;)

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #19 a quarta 23 jan 2013, 15:46 

Muito obrigado a todos os que opiniram sobre os conteúdos da revista, assim como se prontificaram para colaborar activamente na sua construção.

Graças a isso, já conseguimos constituír uma redacção activa pela qual passará a discussão de conteúdos e a direcção que a revista deva tomar em cada edição.

De igual forma, engrossou significativamente a lista colaboradores, que de forma mais ou menos continuada deverá assegurar a edição regular da revista.

Para a Edição #1, com lançamento previsto para o dia 25 de Fevereiro, o corpo da revista já está praticamente estruturado e completo, mas se houver novas ideias e sugestões não deixem de as colocar, pois poderão ser aproveitadas para as seguintes edições.

Obrigado a todos pela participação :)

Geocoin
Geocoin

Registado: sábado 19 fev 2011, 16:38

Mensagem Post: #20 a quarta 23 jan 2013, 16:32 

Também estou disponível para ajudar no que saiba e/ou possa. Parabéns pelo projeto, vou tentar ser um leitor atento [:)]
AnteriorPróximo

Voltar para PROJECTOS GEOPT

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes