[Almada] Pequena história de caches em locais bem Históricos

Moderadores: KimPossible, jasafara

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #1 a sábado 29 dez 2012, 22:04 

[Almada] Pequena história de caches em locais bem Históricos

Ora estava eu aqui a pensar numa desculpa para atalhar a direito para as caches de que queria escrever quando vi que a primeira é a mais antiga activa pois as outras três foram arquivadas (ou quase) e já está. Estou de consciência tranquila.
Não vou mostrar caches urbanas, apesar dos locais já o terem sido. Mostro duas Caches, daquelas para serem feitas num dia de semana pela manhã de modo a garantir o sossego e a retirar o máximo da experiência.

Falo das "Guns of Navarone [Trafaria]" e "Navarone's Fortress [Trafaria]", as duas ultimas caches a serem publicadas em 2005 e 2006 respectivamente e saídas da fina pena do/dos "SUp3rFM & Cruella", alter-ego de um dos nossos queridos revisores.
O facto do Owner ser adepto da maior Equipa Lusa e da segunda parte do nick fazer parte da banda desenhada mais genial que já tive o prazer de ler chegava para a chamada de atenção mas alem disso são mesmo grandes caches. [:P]

"Guns of Navarone [Trafaria]" -http://coord.info/GCRQT1- de Dezembro de 2005 (vi agora que fez anos ontem!!!), pelo que este log de FTF do "Danieloliveira" faz anos hoje!
Simply outstanding! Recommended to all!
Cache location = ****
Cache title = ***** (I had the same name planned for one in Parede!)
Interest of the location = ****
Views = *****
Photogenic value = *****

E faz bem jus à cache com o seu rate, ficando apenas por classificar a listing, uma das melhores que já tive o prazer de ver, a jeito dos cinéfilos.

Imagem

Imagem

Imagem
E que tem o privilégio de ter visitas e fotografias de entendidos na matéria! ;)

Teve mais uma visita durante esse ano, por parte do "Indiana Rasa", [:I)] , para um segundo STF, e não, não é engano. [:o)]

Lendo um pouco da história da cache algumas coisas saltam à vista... a de que ninguém conhecia o incrível local e que quase, quase toda a gente fazia trocas.

Uma história paralela... a meados de Janeiro passa o "rifkindsss" que deixa um TB... o "El Diablo" :twisted: ... e pouco depois começam a aparecer "queixas" de que o TB não lá está... até o Owner (da cache) lá vai tentar perceber o que aconteceu! Seria possível que desaparecesse um TB?!? Que tempos maravilhosos seriam esses para o Geocaching em que parece imconcebivel que alguem não logasse no livrinho a saída de um traveler!?

Imagem
Aqui está ele.

A história continua... a primeira pessoa a informar da falta do TB foi o "[Walrus]" que se calhar sem dar por isso foi apanhá-lo poucos meses depois a Linhares numa sua cache (http://coord.info/GCPA9C) onde o TB tinha aterrado de Parapente... ;)
A sorte foi bafejando o TB até à cerca de um !mês! onde com cerca de 14712.6km realizados foi colocado numa cache que veio a ser vandalizada... :shock: , para variar.

Entre os logs da cache encontra-se algumas curiosidades... foi por exemplo o local onde o "Prodrive" tirou a foto do seu avatar, e uma que demorou imenso tempo a ser visitado pelo Mantunes (nada normal pelo que tenho visto noutras caches antigas).
E depois a pérola:
Na Ribeira:
- Ó Guida, logo à noite bais ao Dragãouim?
- Naue, bou ó cinema.
- Bais ber o quiê?
- Olha, bou ber os "Colh**s de Nabarone.
- Ó Guida, naum é os "Colh**s de Nabarone" ; é os "Canhões de Nabarone".
- Óh??? F*da-se!!! Atoun, bou ao Dragãouim!!

Fim da primeira parte...
Imagem Imagem Imagem Imagem

Large
Large

Registado: quarta 09 mar 2011, 02:27

Mensagem Post: #2 a domingo 30 dez 2012, 02:13 

Re: [Almada] Pequena história de caches em locais bem Histór

RuiJSDuarte Escreveu:A história continua... a primeira pessoa a informar da falta do TB foi o "[Walrus]" que se calhar sem dar por isso foi apanhá-lo poucos meses depois a Linhares numa sua cache (http://coord.info/GCPA9C) onde o TB tinha aterrado de Parapente...

As coisas que me foste recordar... Bem me parecia que já tinha visto esse TB algures [^] E que bela cache, a Guns of Navarone... Obrigado pela recordações [^]

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #3 a domingo 30 dez 2012, 03:06 

RuiJSDuarte Escreveu:Entre os logs da cache encontra-se algumas curiosidades... foi por exemplo o local onde o "Prodrive" tirou a foto do seu avatar

Pois foi [:P]
O nosso found #41.

Imagem

Para acrescentar à história, essa foto surgiu porque dentro da cache havia uma bandeira de Portugal e o SUp3rFM pedia a todos os visitantes que tirassem uma foto com ela. A nossa foi essa, e acabou por ficar a imagem do nosso profile.

A Navarone's Fortress foi encontrada num verdadeiro cenário de guerra e foi provavelmente o ambiente mais realista que o Geocaching já me proporcionou:

Desta vez, a missão foi ainda mais estimulante, com uma fase final apoteótica, sobrevoados por um helicópetro e com jogadores de paintball aos tiros por todo o lado. Não é ficção, aconteceu MESMO! Não sei se vinha incluído no pacote, ou foi mera coincidência, mas de facto, houve emoção!

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #4 a domingo 30 dez 2012, 03:15 

Muito bom! Rui, estás um verdadeiro geo-historiador [:D]
Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #5 a domingo 30 dez 2012, 17:32 

Navarone's Fortress [Trafaria] - http://coord.info/GCY503 de Outubro de 2006

Se a sua vizinha é uma cache Tradicional que, dependendo do acesso escolhido, até se pode alcançar sem passar pelas instalações, esta é uma bela Multicache que nos "obriga" a percorrer espaço militar e que nos permite uma bela prespectiva do mesmo... apesar de,
infelizmente esta multicache nao obriga aos geocachers a correr aventuras dentro dos prédios abandonados

pelo "Garri" que queria emoções mais fortes.

FTF pelo "NFreitas" no dia seguinte à sua publicação que revela numa das suas fotos uma bela AmmoBox,
Imagem
À quanto tempo a cache já lá estava?! É que logo no FTF já parece ter andado na Guerra! Infelizmente desapareceu entretanto, tal como uma série de outras.

Entretanto visitada pelo "Torgut",
Imagem
e mais tarde pelo Insano,
Imagem
(os mesmos suspeitos das fotos da outra cache, claro).

O Geocacher que tinha baralhado a história do TB El Diablo, nesta teve o displante de não colocar uma única foto do
a condizer após encontrar-mos a dita cuja, ao largo avistamos o USS ENTERPRISE

que teria sido uma interessantissíma adição para a recheada biblioteca da cache.

Duas sitiações recorrentes!
Batalhas campais de PaintBall nas instalações (tal como descritas pelo Prodrive, acima) e invasões daqueles animais de olhos manhosos (expressão da minha esposa)... :lol:
Imagem

Enquanto o "Btrodrigues"
hiding from the creatures (hundreds of them) which had planted that mine field and which were running towards us. Thousands of them ;)!
,
optou por se enconder das criaturas, o "Mantunes" interrogou-as a todas!
Imagem - Olá! Viram a cache?
Imagem - Por favor, viu alguma cache?
Imagem - Senhora? Viu a cache?
Mas não se safou de ter o primeiro DNF na cache! E, ou muito me engano ou este DNF está por vingar! Confirma-se?

Uma leitura algo exastiva dos logs deixa perceber que o agora conhecido por "PauloHercules", à altura com outro nick, deixou uma bandeira sua para substituir a entretanto desaparecida (tambem desaparecida, a que lá encontrei à poucos dias era outra)
Imagem
mas outros hove que levaram a sua!
Imagem
e que ainda citaram um poema de Fernando Pessoa:
O DAS QUINAS
“…Os Deuses vendem quando dão.
Compra-se a glória com desgraça.
Ai dos felizes, porque são
Só o que passa!

Baste a quem baste o que Ihe basta
O bastante de Ihe bastar!
A vida é breve, a alma é vasta:
Ter é tardar.

Foi com desgraça e com vileza
Que Deus ao Cristo definiu:
Assim o opôs à Natureza
E Filho o ungiu. …”

Os Corvos, quem mais!? 8-)

Resumindo, duas belas caches misto de bélicas e de urbex, bem pertinho uma da outra, que merecem mesmo destaque.

PS - como brinde, está ali um outro forte mesmo à mão de semear, cortezia do almeidara. ;) de onde é possível perceber o quanto toda a instalação está camuflada, a meros 50/100 metros.
Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:01

Mensagem Post: #6 a domingo 30 dez 2012, 18:01 

Obrigado pelas simpáticas palavras. É bom reler e saber que o que fzemos é apreciado.

Quanto às localizações, elas fizeram parte da minha infância, quando vinha de Almada de bicicleta e percorria esses caminhos. Já nessa altura as instalações estavam dotadas ao abandono. Ainda estive para colocar uma cache na Bataria da Fonte da Telha mas não se compara. Queria ter concluído esta "triologia". Fica adiado para depois.

Obrigado.
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Coloque as dúvidas, perguntas e respostas ao revisor
Work with the reviewer, not against him.

Imagem Imagem Imagem
Pecador e Geocacher normal, como quase todos. A esmagadora maioria das minhas participações são realizadas sem o chapéu de reviewer.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #7 a domingo 30 dez 2012, 20:43 

Muito bom!!
Ambas as caches foram por mim encontradas logo no início da actividade, antes de ter atingido a milestone dos 100 Founds sequer. Desde logo marcaram a diferença, e me despertaram o gosto para a actividade. Estão ambas entre as minhas favoritas e ambas cumprem o propósito que mais me agrada nesta actividade que é a revelação de locais que jamais descobriria se não fosse o Geocaching.
Olhando em retrospectiva e mesmo depois de mais de 8000 caches encontradas, estas foram efectivamente especiais e memoráveis!!

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 12:14

Mensagem Post: #8 a segunda 31 dez 2012, 13:56 

Nem só de caches activas vive a pequena história. Os historiadores estão a falhar...

Por motivos completamente díspares, urge falar de 3 caches de Almada que deixaram marcas bem vincadas:

Kir-5 on the hill - http://coord.info/GCA261
Flashit [Almada] - http://coord.info/GCNZ0N
Torre Velha [Margem Sul] http://coord.info/GC136QE

:D
--
BR

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #9 a segunda 31 dez 2012, 14:01 

btrodrigues Escreveu:Nem só de caches activas vive a pequena história. Os historiadores estão a falhar...

Por motivos completamente díspares, urge falar de 3 caches de Almada que deixaram marcas bem vincadas:

Kir-5 on the hill - http://coord.info/GCA261
Flashit [Almada] - http://coord.info/GCNZ0N
Torre Velha [Margem Sul] http://coord.info/GC136QE

:D

Alerta muito pertinente. Mas o Rui, também disse que aqui em Almada tinha feito um curto-circuito para as duas que lhe apetecia referir ;)
E não sejas tão modesto... Cristo Rei [Almada] - http://coord.info/GCJW6E
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #10 a segunda 31 dez 2012, 14:20 

E ainda por cima depois de ele dizer uma "barbaridade" destas [:D] (só agora verifiquei a afirmação...)

RuiJSDuarte Escreveu:Ora estava eu aqui a pensar numa desculpa para atalhar a direito para as caches de que queria escrever quando vi que a primeira é a mais antiga activa pois as outras três foram arquivadas (ou quase) e já está. Estou de consciência tranquila.

Três...? Existem 13 caches mais antigas...entre as quais uma das únicas três caches do tipo webcam criadas em Portugal.
foram arquivadas (ou quase)? É verdade que o btreviewer está a tratar duma...(não era para ter sido arquivada antes de ontem?), mas não é para que a cache do outro revisor fique a mais antiga. É para que a cache que ele não deixou morrer fique com esse título!
Imagem Imagem
Próximo

Voltar para SETÚBAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes