GPS - TomTom XL 330

O último grito em tecnologia... Novos Firmwares...

Moderadores: hulkman, migueis

Nano
Nano

Registado: segunda 24 dez 2012, 03:56

Mensagem Post: #1 a quinta 27 dez 2012, 16:17 

GPS - TomTom XL 330

Boa Tarde!

Depois de bastante pesquisa e sem sucesso, socorro-me da vossa ajuda.
Tenho um GPS de estrada, (TomTom XL 330) e se fosse possivel gostava de saber se o mesmo serve para encontrar caches, até agora não consegui colocar nenhum ficheiro no mesmo, mesmo convertendo o ficheiro para ov2, talvez tambem por não saber o sitio correcto para o colocar, ou seja todas as coordenadas até ao momento foram colocadas manualmente, o problema que se segue é a questão da aproximação. O GPS leva-me até as proximidades da cache, mas a proximdiade dele é ainda bastante longe para mim.. Não a sei se é possivel e muito menos faze-la! Alguém com o mesmo tipo de GPS? ainda que não seja 330?

Espero atentamente por respostas!

Cumprimentos

Geocoin
Geocoin

Registado: quinta 20 out 2011, 00:04

Mensagem Post: #2 a quinta 27 dez 2012, 16:36 

Re: GPS - TomTom XL 330

:)
TomTom o melhor GPS para fazer Geocaching :)

Por partes, os ficheiros .ov2 metem-se na pasta do mapa que estás a utilizar, se tiveres vários mapas deves saber qual o que estás a utilizar.
Os ficheiros .ov2 podem/devem ter uma imagem associada (.bmp) estas imagens devem ter o mesmo nome do ficheiro .ov2.

Relativamente a fazer caches vais ter um pequeno problema, aproximação final à cache. Para que tudo corra bem e a aproximação seja feita com um erro máximo de 8m (erro default do sinal GPS, e sim TODOS os GPSs por melhor que sejam têm esse erro) deves primeiro desbloquear o sistema de segurança que o TomTom trás de origem.

Sistema de segurança (Static GPS), como o sinal de GPS é sempre variável os GPSs de "carro" depararam-se com um pequeno problema que é quando o carro pára (num semáforo por exemplo). Quando isto acontecia o GPS, uma vez que o sinal estava sempre a variar, começava a recalcular rotas. Para resolver este problema foi implementado um sistema de segurança chamado Static Navigation. O que isto faz é, a menos que o GPS se mova 30m ou a velocidades superiores a 10km ele não actualiza a posição. Com este sistema torna-se complicado acertar as coordenadas para encontrares caches.

Sobre esta situação fica aqui o link:
http://dl.dropbox.com/u/14040081/ArtigoGZ-final.doc

Depois de desbloqueares o Static Navigation basta meteres as caches para dentro do GPS, recomendo usares o GSAK e a Macro http://dl.dropbox.com/u/14040081/TomTom%20Export%20POI%202.0.gsk

Mais alguma duvida avisa ;)

Nano
Nano

Mensagem Post: #3 a sexta 01 fev 2013, 22:13 

Bem, gostava de esclarecer as seguintes questões:

Primeiro e mais imoprtante de tudo é preciso saber o local onde colocar os 2 ficheiros que o GSAK cria, a imagem seguinte pertence ao GPS. A pasta será qual?

Imagem

No que se refere à aproximação da cache, não queria muito desbloquear o sistema de segurança, uma vez que o GPS é usado diariamente em estrada, e isso é uma das suas funções recalcular trajectos.. E se fizer o seu desbolqueio não recalculará certo?

Não conhece outro método para fazer a aproximação? À alguns dias vi num topico outro método, nao sei se será válido, aqui fica o link para saber a sua opinião:

http://forum.geocaching-pt.net/viewtopic.php?f=10&t=4286

''2º quando chegares ao destino fazes:
- navegar mapa...
- localizar» minha localização» áde te aparecer um hexagono a piscar mostrando-te a tua localização exacta...depois leva a seta até á cache...
Ps - se houver uma estrada perto , não te guies pela seta!!!pois ela vai sempre ficar na estrada... Vais actualizando a tua localização guiando o hexagono até este estar em cima da cache...''

Cumprimentos

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #4 a sexta 01 fev 2013, 23:20 

Que granda confusão!!! hehehehe

OK, primeiro pontos os ficheiros criados são postos dentro da pasta do mapa que estás a utilizar, neste caso penso que será Southern_Europe.

Usar a aplicação para desbloquear o GPS não a interfere com recalcular trajectos, em todo o caso a aplicação tem um botão ligar/desligar ;) apenas tens de o reiniciar depois.

Aproximação... Aqui vai demorar mais... Tens várias formas, uma delas é marcares a cache e navegares com o mapa normalmente, não gosto muito por dois motivos, o primeiro é que para a "seta" "descolar" da estrada tens de andar quase 80m, a segunda é que tens um erro muito grande.
Outra forma que também tens é instalar o programa de navegação por coordenadas, Offroad Navigator:

http://www.yournav.com/forum/index.php?showtopic=12234
http://www.webazar.org/tomtom/plugins.php?lang=uk

Outra, e é a que eu uso, é navegar por mapa e quando me aproximo da cache mudo o visor para coordenadas GPS. Carregas em cima das horas, depois em cima do sinal GPS, isto leva-te ao menu do GPS. Outra forma, menos parida é ires as configurações e GPS.

Nano
Nano

Mensagem Post: #5 a quinta 14 fev 2013, 16:05 

WIMM Team Escreveu:Sistema de segurança (Static GPS), como o sinal de GPS é sempre variável os GPSs de "carro" depararam-se com um pequeno problema que é quando o carro pára (num semáforo por exemplo). Quando isto acontecia o GPS, uma vez que o sinal estava sempre a variar, começava a recalcular rotas. Para resolver este problema foi implementado um sistema de segurança chamado Static Navigation. O que isto faz é, a menos que o GPS se mova 30m ou a velocidades superiores a 10km ele não actualiza a posição. Com este sistema torna-se complicado acertar as coordenadas para encontrares caches.

Sobre esta situação fica aqui o link:
http://dl.dropbox.com/u/14040081/ArtigoGZ-final.doc

Decidido a alterar esta função básica do TomTom pelo que li já sei que tenho de criar uma pasta de nome SdkRegistry e terei de colocar um ficheiro TomTom.mnu, a dúvida que se segue é onde encontrar este ficheiro?

Cumprimentos

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #6 a quinta 14 fev 2013, 16:58 

o TomTom.mnu é criado por ti, escolhas feitas por ti.

http://www.opentom.org/Menu_structure

Nano
Nano

Registado: quarta 14 mar 2012, 11:42

Mensagem Post: #7 a quinta 04 abr 2013, 13:25 

WIMM Team Escreveu:o TomTom.mnu é criado por ti, escolhas feitas por ti.

http://www.opentom.org/Menu_structure

esse ficheiro é criado por nós mas o que se mete lá dentro exatamente? :s
cumprimentos

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #8 a quinta 04 abr 2013, 16:34 

Viste o link?

O link mostra-te todas as opções, e organizas as coisas como quiseres. Cada menu tem 6 icons. Atenção que deve ter pelo menos um icon com o menu seguinte, também podes meter um icon para o menu anterior, gastas é mais um icon por menu.

Nano
Nano

Registado: quarta 14 mar 2012, 11:42

Mensagem Post: #9 a quinta 04 abr 2013, 16:58 

WIMM Team Escreveu:Viste o link?

O link mostra-te todas as opções, e organizas as coisas como quiseres. Cada menu tem 6 icons. Atenção que deve ter pelo menos um icon com o menu seguinte, também podes meter um icon para o menu anterior, gastas é mais um icon por menu.

Sim eu vi o link e percebi mas aí já tem a parte de meter on/off o chamado “Statnav ON/OFF”, como tem no tutorial?
Nesse tutorial fala que está disponível no site da GZ um ficheiro TomTom.mnu como modelo mas não encontrei nada :s

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #10 a quinta 04 abr 2013, 17:37 

Próximo

Voltar para GADGETS & GIZMOS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes