Geocacher Viciado
Mensagens: 1088
Registado: terça 27 abr 2010, 10:52
[História] S.A.G., a cache inovadora no seu tempo




O Hugo refere que é uma novidade para ele o uso de telemóvel para encontrar uma cache, mas penso que isso se deve a ele não ter chegado a encontrar a S.A.G. (a família Prodrive ainda fez um esforço para a recolocação para a tentar fazer mas foi arquivada entretanto, ver logs na cache).
A ideia para esta cache surgiu no início de 2006 numa das viagens de geocaching que fiz com os Rifkinds e com a Crá e o Why devido ao crescente número de pedidos de "helpdesk" que havia quando alguém procurava uma cache e não a encontrava. Se agora é banal, na altura era quase um "pecado" ler a hint ou pedir ajuda para encontrar uma cache, o que levou a muitas conversas sobre o tema. O Cachapim foi dos primeiros a referí-lo no fórum do @PT, e também podemos encontrar uma referência ao uso do Helpdesk pelo BTRodrigues a 25 de Abril de 2006 sobre a recente na altura Um Poço de Mistério. De salientar que metade dos que responderam nesse tópico já não são geocachers activos, embora tenham dado uma grande contribuição para o GC.
Depois, em agosto de 2006 surge um post do Manchanegra(outro histórico afastado) a assumir que recorreu ao Helpdesk.
Em Abril de 2007 é a vez do Diamantino (2Cotas) falar do Helpdesk, mas para referir os tempos em que não o havia. Sim, porque houve um periodo e que não havia mesmo Helpdesk porque os geocachers não conheciam outros (ou os owners) que tivessem feito determinada cache para pedir uma ajuda. Recomendo uma leitira atenta deste post do Diamantino (deste e dos outros todos dele)...
E foi só em 2011 que o Torgut abre um tópico exclusivo sobre o Helpdesk, que gerou uma série de respostas interessantes.
Depois de uma introdução sobre o Helpdesk, voltamos à S.A.G. Foi então uma ideia conjunta de 5 pessoas, que quiseram usar o Helpdesk como parte integrante da cache. Assim, criou-se o Serviço de Apoio ao Geocachere esta cache foi a sua "obra", colocada já nos finais de 2006, mas que levou meses a preparar.
A cache concistia em 3 pontos, o inicial numa pedreira abandonada onde estava uma cache física que tinha instruções para os pontos seguintes, e que tinha um "puzzle" feito em pedra mármore onde estavam gravados os 3 números do Serviço de Apoio ao Geocacher (um de cada rede móvel). O geocacher encontrava a cache, tinha que fazer o puzzle de pedra e ligar para um dos números. Do outro lado da linha recebia as instruções para encontrar a cache final. Na tampa da cache inicial estava a coordenada do ponto intermédio e as coordenada incompleta do ponto final.
(não tenho agora comigo fotos da cache deste ponto, mas ficam fotos do local)




O 2º ponto tem agora uma Earthcache, que conta com 7 favoritos. Mas na altura, era "apenas" o ponto intermédio da S.A.G., o que valia uma enorme surpresa a quem visitava este ponto.

Curiosamente, a EC também pede para fazer algumas contas que queram pedidas também ao geocacher que ligava ao S.A.G.
E o ponto final era mesmo o melhor desta cache! Hoje existe lá a cache Parque da Segueteira, que conta com 39 favoritos, um rácio superior a 50%. Basta ver os logs de ambas as caches para perceber o porquê de tanto favorito e porque é que a S.A.G. tem favoritos mesmo tendo sido arquivada muito antes destes terem surgido!
O log do vsergio na cache actual é ilustrativo disso.






E ainda uma "pérola" num dos logs:

Sem deixar de referir as fotos do log do Portelada....


E já agora, chamo a atenção para o método de avaliação das caches inventado pelo Paulowjorge, que dava "smile's" conforme os critérios dele de 1 a 5, no log dele.
E pronto, espero que tenham gostado deste "pedaço" de história do GC em Portugal, onde não quis deixar passar uma cache inovadora para o seu tempo. Uma daquelas que leva meses a preparar, visitas várias prévias ao local, trabalhos manuais, etc. Ainda tenho guardados os containers (entre os quais o contaneir novo do 1º ponto que não chegou a ser substituido pois a cache foi arquivada entretanto), o puzzle de pedra, e alguns artefactos desta cache, tudo pronto para voltar a ser colocada, mas só fazia sentido se fosse no mesmo local noamente. Infelizmente deixei passar o tempo e "ocuparam" os locais em questão, mas quem sabe um dia alguém queira pegar na ideia e recolocar a cache.