[Mafra] pequena história das caches ainda menos urbanas

Moderadores: KimPossible, jasafara

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #1 a sábado 15 dez 2012, 17:49 

[Mafra] pequena história das caches ainda menos urbanas

Ora em Mafra...

A história em Mafra começa em 2001 com "A Praia e o Rio [Ericeira]" - http://coord.info/GC1C89, de Pedro Regalla e por estes dias adoptada pelo btrodrigues, é a cache física e activa mais antiga de Portugal Continental.

Imagem

Teve o seu primeiro found ainda nesse ano, :), naquele que acabou por ser também o único found desse user, o "lamela". Nove meses depois aparecia o Mantunes, para o STF e para fazer também a outra cache da Freguesia, numa pequena gruta.

Imagem

A primeira está orgulhosamente activa e a segunda arquivada depois de uma "Barracada com um gajo parvo!!!!" - http://coord.info/GC26C3
Foi outro STF do Mantunes depois dos Greenshades que "...just sat there enjoying the view and listening to the birds and the wind."

Esta foi curiosamente encontrada e retirada do local à cerca de um ano, mais de dois anos depois de ter sido arquivada, pois tinha ficado no local de modo a evitar problemas como os que levaram ao seu arquivamento. A foto foi tirada pelos que retiraram a cache do local.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #2 a sábado 15 dez 2012, 21:02 

Re: [Mafra] pequena história das caches ainda menos urbanas

A" Praia e o Rio" é na verdade a 1ª cache física em todo o Portugal a estar disponível e o found do lamela em 29 de Setembro de 2001, corresponde ao primeiro registo alguma vez registado num logbook!

Mais não fosse, bastaria isso, para esta cache e este concelho serem parte importante da história do Geocaching em Portugal!
Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: segunda 09 jul 2012, 12:53

Mensagem Post: #3 a domingo 16 dez 2012, 00:47 

Curiosamente, esse foi o único found desse utilizador.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #4 a domingo 16 dez 2012, 02:01 

A J Pombo Escreveu:Curiosamente, esse foi o único found desse utilizador.

Não é assim tão anormal. Aliás a maioria dos primeiros geocachers fizeram muito poucas caches. Elas eram mesmo poucas e não chegavam para se criarem hábitos.

O lamela até se registou só depois de fazer o found desta, em 1 de Outubro de 2001. Curiosamente, logo no dia seguinte até apareceu uma nova cache em Lisboa (a "Entre a Cidade e a Floresta [Lisboa]") que lhe poderia ter permitido fazer outro FTF, que só aconteceu em 23 de Outubro pela mulher do Pedro Regalla e em 27 de Janeiro de 2002 pelos GreenShades...
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #5 a domingo 16 dez 2012, 02:05 

O Rui já colocou uma foto da praia.
Fica uma do rio.

Imagem
Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Mensagem Post: #6 a domingo 16 dez 2012, 09:03 

jasafara Escreveu:A" Praia e o Rio" é na verdade a 1ª cache física em todo o Portugal a estar disponível e o found do lamela em 29 de Setembro de 2001, corresponde ao primeiro registo alguma vez registado num logbook!

Mais não fosse, bastaria isso, para esta cache e este concelho serem parte importante da história do Geocaching em Portugal!

Tinha essa convicção mas ao olhar para o Excel comecei a ter duvidas... (bolt meu), esse do primeiro registo também é de assinalar! [^]

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Mensagem Post: #7 a domingo 16 dez 2012, 11:02 

Para terminar 2001 e na senda do que merece estar na história do Geocaching em Portugal, temos a "Room with a View" - http://coord.info/GC291F, primeira cache dos Greenshades!

Imagem

Um FTF do Pedro Regalla e família num local fantástico e que considero um dos meus pontos altos em termos de Geocaching... aqueles locais que deveríamos visitar, sem falta!

Foi arquivada depois da passagem do Mantunes, pelo mesmo motivo que foi colocada, por causas arqueológicas. Entretanto nasceram no mesmo local a "Penedo do Lexim" - http://coord.info/GCPC2W que se focava no que para os Greenshades era apenas "uma formação rochosa interessante." :) e que teve o mesmo desfecho da sua precursora, ainda antes de ser encontrada.

"Due to the archaelogical sensitivity of the surrounding area, I decided that it would be unwise to have people searching for a container and lifting all the rocks in the surrounding area.
I am still pursuing to list a different cache type in this place but for now this will be archived.
Thanks to all the people that warned me about this area sensitivity and importance and that presented all kind of ideas to enable this cache."

e a "Penedo do Lexim Earthcache", ambas, claro, do "lynx pardinus". A primeira EC do Concelho foi uma excelente alternativa ás caches físicas.
Pelos 2 Cotas "Olhavez.....! Quem não tem cão, caça com gato!"

Imagem

Quem mais que o... danieloliveira para vir fazer o FTF!? [^]

Imagem

Como não há três sem quatro, e à nossa boa maneira, uma outra tradicional apareceu no local... lá bem em cima! "[244] No topo do Lexim[33/33]" - http://coord.info/GC2RMQQ, uma cache com uma vista fantástica, para terminar um PT e com muitos favoritos acumulados. Esta apareceu em 2011.

Imagem

Pergunto-me o que terá acontecido ás escavações arqueológicas...

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Mensagem Post: #8 a domingo 16 dez 2012, 12:02 

Como candidatas a primeira cache urbana temos 3 alinhadas! Uma de 2002, uma de 2003 e uma de 2005.

2002 - de MikeAndCows temos a "Last Home of Gertrude [Mafra]" num local que já tinha sido urbano... :) ... uma aldeia abandonada! http://coord.info/GC54DD

Imagem

Uma verdadeira corrida por parte dos Greenshades para este FTF, apenas três dias depois da publicação já lá andavam a explorar.

As soon as I noticed this cache, I knew I had to hunt it! The mention of an abandoned old village was just iresistible! ... Looking at that ball, we couldn't help thinking that indeed the world is getting smaller, but with caches like this, we keep find new amazing secret places!

Um ano depois (entretanto vieram outros geocaches e... o Mantunes, claro) apareceu
o grupinho das aventuras, que acampa no meio de nenhures, que sobe antenas até ao topo e que faz rappel em pontes altas em noites escuras. Dei-lhes umas luzes do que era o Geocaching e de como funcionava o GPS e arranjei 3 voluntários.
Assim, pela mão do Btrodrigues apareciam o Clcortez e o Dfelix para as lides do Geocaching!!! [8D]

Imagem , Imagem

2003 - de Rechena, uma Virtual que é também um enigma num local que me é muito querido - Aldeia Jose Franco [Mafra] - http://coord.info/GCG3TW

Foi com muita nostalgia que escolhi esta para ser a minha cache nº50!!!
Tendo vivido 20 anos nesta localidade, passei por aqui centenas de vezes, fosse para andar nos baloiço quando era pequeno ou para comer os maravilhosos pães com chouriço de antigamente... os de hoje não são de perto nem de longe como os que eram feitos antes da aldeia do Zé Franco passar a ser apenas para dar dinheiro.
Foi com grande pena que observei que aquilo já não está para durar... o desleixo é evidente, mas,outra coisa não seria de esperar depois do falecimento da Alma do lugar.
À memoria do Sr. José Franco, deixo um muito Obrigado por todos os momentos que passei nas ruas da sua aldeia e por todo o tempo em que o pude observar a trabalhar!

Imagem

FTF e uma das muitas "virtuais" na colecção do Lobo Astuto... entre virtuais e locationless tem uma belíssima série delas. Conta também com um raro DNF do Mantunes (eu ainda não tinha tropeçado em nenhum) por estas alturas.

2005 - nas oito caches nascidas neste ano está provavelmente a primeira verdadeiramente urbana, a multi "O Mar e as Gentes [Ericeira]" - http://coord.info/GCQ05J , do Bargão Henriques.

Uma cache que "obriga" a oito paragens num belo passeio pela pitoresca Ericeira mas que não garante que se consiga aceder à cache sem a colocar em risco... e por isso
Caso não consiga oportunidade para procurar a cache, devido à presença de "mirones", aceito como confirmação da visita uma foto do local.

Imagem

Tenho uma foto deste local a desaparecer debaixo de uma onda "à Ericeira"! :shock:

Um FTF algo claustrofóbico do Lamas a roubar o FTF ao Btrodrigues por poucas horas. Com essa "jogada" sacou da cache um TB deste ultimo colocado lá pelo owner da cache! Por esta altura o Lamas já contava com 116 caches feitas!!!!
O referido TB também tem cá uma história!!! Engraçado! Praticamente todos os que são "conhecidos" no Geocaching lhe colocaram a vista ou as mão em cima! n"H20"kia 7650 - http://coord.info/TBGCBX

Imagem

O que lhe aconteceu em 2008? O que é a cache "" The pit"?

Assim e entre estas nasceu a primeira cache urbana do Concelho de Mafra, é escolher!

TB
TB

Registado: sexta 10 ago 2012, 01:29

Mensagem Post: #9 a domingo 16 dez 2012, 12:49 

Pessoal!!! Este tópico dá-me para falar!!! E sabe-se lá pq?! :lol:
Tenho ideia que existia uma cache frente ao Palacio. Alguem me pode confirmar ou dar o GC code para consulta?
_PoPeYe_

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 10:52

Mensagem Post: #10 a domingo 16 dez 2012, 13:57 

RuiJSDuarte Escreveu:Ora em Mafra...

Mafra...esse concelho que tanto me deu e que tantas memórias me trás. Sem esquecer Loures, que é sempre será o meu concelho, não podia deixar passar em claro a referência a Mafra,e aproveito para dar o meu contributo a este tópico.
Coincidência ou não, o Rui (que vive quase no meu quintal) pegou primeiro em Loures (já lá vou, vou primeiro "limpar" Mafra) e depois passou logo para Mafra, que na verdade são os concelhos mais importantes para mim, por esse ordem.

RuiJSDuarte Escreveu:A história em Mafra começa em 2001 com "A Praia e o Rio [Ericeira]" - http://coord.info/GC1C89, de Pedro Regalla e por estes dias adoptada pelo btrodrigues, é a cache física e activa mais antiga de Portugal Continental.
...
Teve o seu primeiro found ainda nesse ano, :), naquele que acabou por ser também o único found desse user, o "lamela". Nove meses depois aparecia o Mantunes, para o STF e para fazer também a outra cache da Freguesia, numa pequena gruta.

Parece-me que o Rui não tem o mesmo "faro" de pesquisa que o Joaquim, ou ainda não lhe ganhou o jeito. ;)
O geocacher Lamela é o Luis Lamela, um dos membros (e quiçá o mais "dinâmico") dos Greenshades. Esta foi a sua primeira e unica cache, pois decide mais tarde (cerca de 1 mês depois) juntamente com os amigos com que visitou esta cache criar os Greenshades, e encontrar a sua primeira cache em Novembro de 2001, também um mês depois do registo no GC.com.

Curiosamente depois do founds dos Greenshades e do MAntunes nestas duas caches (A Praia e o Rio e a Pequena Gruta) eu e alguns dos elementos do Team Snaita fomos os 3ºs a encontrar ambas as caches, em Maio de 2003, depois de uma tentativa frustrada em Abril (na verdade, já nem me recordava que tinha ouvido falar em Geocaching um mês ou dois antes de realmente encontrar a minha 1ª cache a 1 de Maio de 2003, foi precido reler o log do dfelix para me relembrar que a 1ª experiência de Geocaching no terreno foi um DNF (não registado) na Praia e o Rio).
Imagem
Imagem Imagem Imagem
Próximo

Voltar para LISBOA

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes