Será maldade ou extrema falta de cuidado?

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Large
Large

Registado: segunda 13 jun 2011, 13:43

Mensagem Post: #1 a quarta 14 nov 2012, 15:20 

Será maldade ou extrema falta de cuidado?

Eu sei que todas as caches passiveis de danos, quer por parte de quem as procura quer pelo meio envolvente. Sei que por vezes é descuido outras vezes nem por isso.

Aconteceu algo numa Letter minha que julgo não ser apenas descuido por parte de quem joga mas sim maldade... A letter em questão é composta por vários pontos onde, existe sempre a possibilidade de se partir um container, de se colocar fora o que deveria estar dentro e vice versa ou outros danos do género, causados por alguém menos cuidadoso ou animado de mais pela realização da mesma, até aqui tudo normal... Agora arrancar um tubo (das caleiras) que está preso à parede e fazê-lo desaparecer misteriosamente, parece-me um pouco de mais para simples descuido.

Acabo por não perceber muito bem certos geocachers que o único prazer que têm não é fazer caches e sim destruir as mesmas.

Alguém me explica a lógica da batata

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #2 a quarta 14 nov 2012, 16:35 

Re: Será maldade ou extrema falta de cuidado?

Por vezes é simplesmente falta de pensar um bocado, outras vezes já fizeram ou ouviram falar de "uma cache em que era preciso desencaixar o tubo do suporte", e depois começam a forçar e tentar fazer coisas que não era suposto fazer ali até que arrancam aquilo tudo...
Nestas situações uma boa dica, nem que seja colocada no ponto que antecede o ponto em questão, ajuda os visitantes a perceber o que não é suposto fazer...
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: quarta 05 jan 2011, 16:31

Mensagem Post: #3 a quarta 14 nov 2012, 16:41 

Infelizmente esses "danos colaterais" vão sempre acontecer!
Como em tudo na vida, há pessoas mais cuidadosas, mais respeitadoras... e se há "as mais", também há "as menos"!

A sugestão do Filipe é pertinente. Cabe ao owner pensar nas várias possibilidades e tentar minimizar os "riscos" deixando pequenas dicas... infelizmente em PT temos que destacar mais o que é suporto não fazer...
... porque o nosso mindset é sempre "como é que posso dar a volta a isto???"

:S

Large
Large

Mensagem Post: #4 a quarta 14 nov 2012, 17:02 

Felinos Escreveu:Infelizmente esses "danos colaterais" vão sempre acontecer!
Como em tudo na vida, há pessoas mais cuidadosas, mais respeitadoras... e se há "as mais", também há "as menos"!

A sugestão do Filipe é pertinente. Cabe ao owner pensar nas várias possibilidades e tentar minimizar os "riscos" deixando pequenas dicas... infelizmente em PT temos que destacar mais o que é suporto não fazer...
... porque o nosso mindset é sempre "como é que posso dar a volta a isto???"

:S

Cada ponto tem uma pequena hint do que procurar a seguir... Acho que não deveria ser necessário colocar "Nao removam o cano da parede"...
Mas concordo contigo sobre o espírito do geocacher portugues

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #5 a quarta 14 nov 2012, 17:08 

MightyReek Escreveu:Por vezes é simplesmente falta de pensar um bocado, outras vezes já fizeram ou ouviram falar de "uma cache em que era preciso desencaixar o tubo do suporte", e depois começam a forçar e tentar fazer coisas que não era suposto fazer ali até que arrancam aquilo tudo...
Nestas situações uma boa dica, nem que seja colocada no ponto que antecede o ponto em questão, ajuda os visitantes a perceber o que não é suposto fazer...

Eu partilho esta opinião.
Sinto que cada vez mais, os owners têm que equacionar todos os cenários possíveis de salvaguarda do património. Acredito que muitos dos acidentes e danos causados ao património, são provocados pela ânsia de encontrar (por vezes cega) e não intencionalmente, por maldade :)

Large
Large

Mensagem Post: #6 a quarta 14 nov 2012, 17:12 

prodrive Escreveu:
MightyReek Escreveu:Por vezes é simplesmente falta de pensar um bocado, outras vezes já fizeram ou ouviram falar de "uma cache em que era preciso desencaixar o tubo do suporte", e depois começam a forçar e tentar fazer coisas que não era suposto fazer ali até que arrancam aquilo tudo...

Sinto que cada vez mais, os owners têm que equacionar todos os cenários possíveis de salvaguarda do património. Acredito que muitos dos acidentes e danos causados ao património, são provocados pela ânsia de encontrar (por vezes cega) e não intencionalmente, por maldade :)

Mas será que assim não se perde a essência, ao chapar o local exacto?

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 04 set 2010, 02:01

Mensagem Post: #7 a quarta 14 nov 2012, 17:17 

É certo que há alguns geocachers sem respeito pelo trabalho dos outros.~
Neste tópico são levantadas duas hipóteses:
1) Descuido
2) Maldade
Sendo uma situação que aconteceu em apenas um ponto e que o mesmo desapareceu parece-me que falta uma outra hipótese:
3) Não foi um geocacher mas sim alguém que encontrou algo estranho enfiado numa parede onde se viam pessoas a remexer frequentemente

Large
Large

Mensagem Post: #8 a quarta 14 nov 2012, 17:20 

ArqueoLobo Escreveu:É certo que há alguns geocachers sem respeito pelo trabalho dos outros.~
Neste tópico são levantadas duas hipóteses:
1) Descuido
2) Maldade
Sendo uma situação que aconteceu em apenas um ponto e que o mesmo desapareceu parece-me que falta uma outra hipótese:
3) Não foi um geocacher mas sim alguém que encontrou algo estranho enfiado numa parede onde se viam pessoas a remexer frequentemente

A cache está numa fabrica abandonada, por isso é que nem coloquei essa terceira hipotese

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #9 a quarta 14 nov 2012, 17:22 

Clamie Escreveu:Mas será que assim não se perde a essência, ao chapar o local exacto?

Acho que tem que haver um equilíbrio entre uma coisa e outra. No meu caso, privilegio bastante mais a preservação do património do que o desafio do jogo. Deve ser por isso que as minhas caches têm tão poucos Favoritos :)
Mesmo assim, continuo a privilegiar a preservação do património em detrimento da obtenção de Favoritos, mas cada um é como cada qual :)

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 23 jun 2011, 16:21

Mensagem Post: #10 a quarta 14 nov 2012, 20:38 

Clamie Escreveu:
prodrive Escreveu:

Mas será que assim não se perde a essência, ao chapar o local exacto?

Eu concordo. Perde-se a essência da coisa, mas por vezes é a única solução. :(

Tenho uma cache que deu tanta "luta" a alguns geocachers, por causa das ideias pré concebidas do tipo "já vi uma destas em que se fazia assim, vou fazer igual" que a estragaram.

Depois de ponderar, decidi deixar a dica tão clara que o desafio deixou de ser um desafio... Passou a ser uma cache com "instruções" e não com uma dica.
Deixei de ter problemas com ela. Ela passou a ter menos piada. Paciência. As vezes é preferível desistir dos nossos ideais e adoptar alternativas. [B)]
Imagem
Próximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes