por RuiJSDuarte
Tive ontem o prazer de acompanhar o Guilherme num pequeno troço de 20km... infelizmente, num dos mais feios e entupidos de transito da sua viagem, entre a Trafaria e Fernão Ferro.
Mesmo assim, foi com grande alegria que pude fazer parte desta sua jornada!
Para a Lusitana Paixão fica o registo de que me confessou que a Ciclovia do Pinhal de Leiria é um mimo... a perder de vista e super recomendável!
De super fácil conversa e trato (apesar de trabalharmos para a mesma companhia, ele é da base do Porto e não tinhamos trocado mais que umas frases até agora) foi sem admiração que percebi que a escolha da sua profissão é por demais adequada (Comissário de Bordo) pois tem um enorme à vontade para falar com quem seja (pedimos várias vezes direcções) e claro, adora viajar. Muitas das nossas conversas ficaram por terminar...
Afinal não é geocacher apesar de já ter ouvido falar do "Jogo" e de inclusivé à passagem pela zona (acho eu) da Nazaré ter visto pessoal a "praticar" a actividade.
A coisa que acabou por me causar mais espanto foi o facto de não levar... GPS! Levava apenas um vulgarissimo mapa de estradas (quase inutil para ir da Trafaria para Fernão Ferro) que até ia arrumado nos alforjes, debaixo da protecção, e o seu à vontade para abordar os seres humanos (Taxistas, nos cafés, nas bombas de gasolina, nas paragens de autocarro) em busca do melhor percurso.
Aliás, só soube exatamente em que Cais iria desembarcar depois de perguntar no Cais em Lisboa o melhor caminho para Sul.