Caches adaptadas.


Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Avatar do Utilizador

Geocoin
Geocoin

Mensagens: 602

Registado: segunda 05 abr 2010, 21:58

Localização: Porto

Mensagem Post: #1 a segunda 06 set 2010, 01:32 

Caches adaptadas.

Houve recentemente um pedido de arquivamento numa cache LOST que foi adaptada de um conceito já existente.

Apesar do consentimento do owner que construiu a ideia original.
Apesar de na cache serem mencionados os respectivos créditos.
Apesar de ter havido inovações ao conceito original da cache.

Há por ai muitas "One For The Road", "Meeting Point", "Don´t Find Me" e afins, cujo conceito tem sido copiado por se achar ser uma ideia engraçada, eficaz e bem engendrada.
Isto para não falar de containers.
Quantos geocachers mais criativos na invenção de containers viram as suas ideias e conceitos recriados por outros.

Pessoalmente até acho gratificante para qualquer owner, ver um conceito por si inventado ser recriado por outros geocachers.

Que diriam vocês se vissem um container ou um conceito de cache vosso, ser adaptado por outro geocacher para criar uma cache?
The Chase Is Better Then The Catch!
Imagem


Imagem
Avatar do Utilizador

Large
Large

Mensagens: 149

Registado: domingo 01 ago 2010, 10:51

Localização: Estepes do Norte...

Mensagem Post: #2 a segunda 06 set 2010, 09:58 

Re: Caches adaptadas.

Que diriam vocês se vissem um container ou um conceito de cache vosso, ser adaptado por outro geocacher para criar uma cache?


Ficava todo contente... um bocado babado :)

Quanto ao resto... gente mesquinha existe em todo lado... Mas só têm a importância que lhes dá-mos.
Avatar do Utilizador

Geocoin
Geocoin

Mensagens: 546

Registado: sexta 26 mar 2010, 02:17

Mensagem Post: #3 a segunda 06 set 2010, 12:18 

Re: Caches adaptadas.

O plágio é a maior das homenagens

Ninguém copia algo que não gosta

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagens: 29303

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #4 a segunda 06 set 2010, 12:59 

Re: Caches adaptadas.

Na minha opinião, adaptar ou vazer uma nova versão de qualquer coisa é o melhor tributo que se pode fazer ao seu criador.

Creio que neste caso, o tributo é de tal forma honesto que nem sequer há aproveitamento comercial nem qualquer proveito financeiro. Apenas um reconhecimento da qualidade da sua criação.

Encaro a birra como uma mera lavagem de roupa suja de alguns assuntos que vêm de trás. Como não poderia deixar de acontecer, alguém aproveitou a água turva para ír lavando também a sua. Tão previsível...
Imagem Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagens: 1255

Registado: sexta 12 mar 2010, 01:58

Mensagem Post: #5 a segunda 06 set 2010, 15:39 

Re: Caches adaptadas.

Como para mim esse pedido de arquivamento não passa de amuanço, eu gostaria mais de pedidos de arquivamento a individuos do que a caches. Deixei a minha opinião, mas rapidamente apareceu necrosyrtes que encaixava perfeitamente nessa minha request de feature. Apaguei os post porque a mensagem certamente terá chegado a quem de direito e a cache, o owner e quem as lê não merecem "poluição". Eu prefiro por a roupa a corar nos foruns de discussão (nem pessoalmente, que há vozes que me causam urticaria)

Poucas são as caches que são realmente originais. Hoje em dia quase tudo é copia de algo... se essa fosse uma nova regra, os reviewers tinha que ter um trabalho bem mais complexo em analisar se já existiria algo semelhante, se as fotos tinham sido copiadas com autorização dos autores, se os textos estavam creditados, etc. Já imaginaram haver só umas 100 caches em Portugal??
Avatar do Utilizador

Large
Large

Mensagens: 158

Registado: segunda 03 mai 2010, 12:47

Localização: Lisboa

Mensagem Post: #6 a segunda 06 set 2010, 17:30 

Re: Caches adaptadas.

Concordo com quase tudo o que foi escrito, só falta a clarificação de um pormenor: a identificação de quem teve a ideia deverá ser explícita. O autor.
Isto não se aplica apenas a geocaches, aplica-se a tudo, desde publicações de artigos em revistas (papers) a excertos literários, fotografias, etc.

Alguns temas estão protegidos por sociedades protectoras de autores; outros não. Contudo, é tudo a mesma coisa: utilizar uma ideia sem a referência explícita a quem a teve é usurpá-la.
Se tal for assegurado, sim, é um enorme elogio.
Se tal for contornado e, hipoteticamente, eu for o autor copiado, independentemente de existirem mecanismos legais que me permitam salvaguardar a autoria da minha ideia, antes de sentir qualquer elogio, ocorrer-me-á um filho da mãe....
A vós não?

My 2 cents.
"Never argue with an idiot, they will drag you down to their level and defeat you with experience!" - Dilbert
Avatar do Utilizador

Large
Large

Mensagens: 158

Registado: segunda 03 mai 2010, 12:47

Localização: Lisboa

Mensagem Post: #7 a segunda 06 set 2010, 17:44 

Re: Caches adaptadas.

the_Ateam Escreveu:(...)
Poucas são as caches que são realmente originais. Hoje em dia quase tudo é copia de algo... se essa fosse uma nova regra, os reviewers tinha que ter um trabalho bem mais complexo em analisar se já existiria algo semelhante, se as fotos tinham sido copiadas com autorização dos autores, se os textos estavam creditados, etc. Já imaginaram haver só umas 100 caches em Portugal??


Isto cabe a cada um e, concordo, é impossível vistoriar tudo. Assumo que a informação publicada nas páginas de cada cache seja da responsabilidade dos referidos donos; pelo menos, eu assumo a minha quota parte.
No meu exemplo concreto, que é o único pelo qual posso falar, 100% das fotos e imagens são minhas e 100% da informação possui referência bibliográfica, se obtida de terceiros.
Tenho este cuidado porque os meus pêlos ficam em pé com facilidade com o tema plágio.
Acredito que malta mais descontraída acabe por falhar nisto, mesmo que sem intenção; apenas falta de consciencialização.
"Never argue with an idiot, they will drag you down to their level and defeat you with experience!" - Dilbert
Avatar do Utilizador

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Mensagens: 2037

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:01

Localização: Lisboa

Mensagem Post: #8 a segunda 06 set 2010, 18:17 

Re: Caches adaptadas.

Como revisor:

O material usado pelos proprietários das caches nas suas listings é da sua responsabilidade. Cá deste lado, verificamos se está de acordo com as guidelines e com as regras do bom senso. Parte-se do princípio que o proprietário da cache acautelou o uso de material com direitos de autor, desde que tal não se transforme numa promoção comercial de algo (exibição de logotipos, promoção comercial de marcas, obras, etc).

Eu, nem nenhum revisor voluntário, temos capacidade para validar os conteúdos colocados nas listings, pela perspectiva que aqui estamos a discutir.

Digo eu que tudo se resolve a conversar, sem necessidade de muito mais. Como geocacher, já tive dois pedidos para replicar uma listing nossa, na Rep. Checa e na Califórnia. O método foi simples, os geocachers enviaram uma mensagem a pedir. Gostámos, autorizámos e demos o código HTML e as imagens. Nada mais simples.

Não estou a dizer que deve ser desta forma. Estou só a referir um exemplo em que tudo correu bem.
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Coloque as dúvidas, perguntas e respostas ao revisor
Work with the reviewer, not against him.

Imagem Imagem Imagem
Pecador e Geocacher normal, como quase todos. A esmagadora maioria das minhas participações são realizadas sem o chapéu de reviewer.
Avatar do Utilizador

Large
Large

Mensagens: 199

Registado: terça 27 abr 2010, 17:12

Localização: Torres Vedras / Leiria

Mensagem Post: #9 a segunda 06 set 2010, 18:37 

Re: Caches adaptadas.

Mas se vamos dizer "container original é da autoria do XPTO" corre-se o risco de estarmos a ser "SPOILER" não?
Imagem
Avatar do Utilizador

Geocoin
Geocoin

Mensagens: 545

Registado: domingo 25 abr 2010, 16:43

Mensagem Post: #10 a segunda 06 set 2010, 18:53 

Re: Caches adaptadas.

Peço desculpa.
Alguém me sabe dizer quem foi o 1º geocacher a utilizar os rolos de filmes fotográficos?
È que eu costumo usar esse tipo de contentor nas minhas micros e queria fazer referência ao dono da idéia, só para estar legal.
Ah! Já agora se souberem o autor da 1ª cache num "taparuére", também agradecia...
Obrigado
Imagem Imagem Imagem
Próximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

Powered by PHPBB - Geopt.org 2013