Revisores Nacionais

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 10:52

Mensagem Post: #131 a quinta 08 nov 2012, 18:42 

Re: Revisores Nacionais

Caro,

Parece que não atingiste a gravidade da situação: o problema não é a porcaria da cache nem a porcaria dos favoritos, dos logs, as notas, mas sim que é ilegal o acesso àquele local. Trata-se de um crime punível na Lei Portuguesa. Caso alguém seja apanhado lá dentro pelas autoridades não é a cache a desculpa para lá estarem. Acima de qualquer porcaria de cache está a lei do país onde a mesma esta colocada.

Tipicamente os geocachers dão mais importância à cache que ao local, ou seja, já lá vão porque há uma cache, se não não iam e iam a outro qualquer lugar que tivesse uma cache. O local passa para 2º plano, assim como se é ilegal ou não o seu acesso, entre outros.

Se é uma grande aventura, não duvido disso, mas é ilegal. Assim como essa outras (muitas, se calhar a maioria) também o são. O que move as pessoas não é o geocaching, é o gosto de estar com os amigos, o fazer algo inédito, uma aventura irrepetível e impensável, e porque "o fruto proibido é o mais apetecido".

Se dizes que não é uma ilegalidade, então não venhas falar da Mata do Buçaco. Provavelmente quando aquela cache foi colocada não fazias a mínima ideia que existia o geocaching e provavelmente eu nessa altura já era geocacher à mais tempo que tu o és, assim como não sabes o que foi feito na altura para a cache ser colocada ali. E se estão a ser elaborados procedimentos apenas agora, agradece à prolifração de caches que ocorreram por ali nos ultimos tempos, pois se continuassem a haver apenas duas ou três seriam suficientes para mostrar o local e não era necessário os responsáveis do espaço tomarem atitudes no sentido de "regulamentar" a colocação de caches naquele espaço.
E mais, para que conste e para quem não conhece, a cache Mata do Buçaco está colocada no local de acesso público (por enquanto) ao contrário da tal letter ilegal que falas, que pelos vistos para além do crime de invasão de propriedade privada ambém houve arrombamento, se de facto isso aconteceu conforme já foi dito ali atrás.

Vamos lutar juntos por um geocaching melhor, legal e sustentável, boa?
Imagem
Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 10:52

Mensagem Post: #132 a quinta 08 nov 2012, 18:53 

hautamaki Escreveu:Muito me estranha o teu discurso quando contra ti próprio falas.
Tens aqui uma prova do que falo, de uma cache que estava ilegal como está a tua:
http://www.geocaching.com/seek/log.aspx?LUID=6565893e-b13b-4243-b718-5fb7ffe88ddf

Parece que não viste o que escrevi acima :
"Que ninguém se abstenha de assumir a sua cota parte de culpa. Todos somos humanos e cometemos erros, seja nas atitudes seja na escrita. "
Ou não viste, ou queres continuar a "incendiar" a conversa. Vou acreditar que apenas não viste.

Quanto à Mata do Buçaco,não me fieram chegar nada acerca desse assunto como owner de uma cache no local. Se o owner da cache das Portas de Sula desactivou a cache dele por esse motivo, ou é porque sabe do assunto ou porque foi avisado para tal, provavelmente por ser teu amigo, digo eu, uma vez que estás por dentro como já disseste.
Não é uma nota que prova nada, mas agradeço a tua preocupação. Aliás, a cache da Mata do Buçaco esteve de boa saúde até à uns meses atrás, quando desapareceu misteriosamente na altura em que apareceram umas caches nas imediações. E se muito boa gente acha que são só os muggles que vandalizam e roubam caches, há muitos mais que acham que uma boa parte delas começa também aser roubada e vandalizada por colegas geocachers que ou por inveja ou por quererem colocar uma cache no local o fazem.

Quando for aí para os teus lados faço questão de combinar contigo uma cachada para abordarmos estes assuntos pessoalmente, pode ser?

E já agora, conheces aqueles geocachers todos que na cache das Portas colocaram notas por estarem cheios de fome de Founds? Que achas daquilo?
Imagem
Imagem Imagem Imagem

Regular
Regular

Registado: terça 31 jul 2012, 23:30

Mensagem Post: #133 a quinta 08 nov 2012, 19:24 

Quando alguém faz um log "needs mantainence" numa cache, os revisores são informados que pode estar ali uma situação anormal? Vou dar um exemplo que me deparei ontem:

Estava à procura de umas caches numa determinada zona para ir fazer nas próximas semanas, e encontrei uma cache que nos últimos dias tem acumulado vários "did not find". Decidi ler esses logs e reparei que os geocachers que ali tinham ido não encontraram a cache e que desconfiam que ela desapareceu, pois há vestígios de que ela pode ter sido vansalizada. Neste tempo todo o owner não fez nada para verificar se a cache ainda lá se encontrava. Como tal, fiz um log "needs mantainence" para chamar à atenção do owner para a situação. Estou a pensar dar duas semanas para o problema ser resolvido. Se não for resolvido entretanto, vou fazer um log "needs archived" porque acho que é necessário que tal seja feito para as pessoas não irem lá para nada.

Sent from my Galaxy Nexus
Imagem] Imagem Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #134 a quinta 08 nov 2012, 19:29 

Acho que não é maneira de se proceder. Fazes e bem o need maintenance. Se entretanto o owner não fizer nada um revisor irá colocar a cache como Inactiva. Se o owner continuar sem resolver, o Revisor arquivará a cache. Não deves pedir o Arquivamento só porque achas que a cache não está lá. E que tal se te ofereceres para ir lá recolocá-la ao Owner?
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 31 jul 2011, 19:54

Mensagem Post: #135 a quinta 08 nov 2012, 19:34 

clcortez,

Parece que não viste o que escrevi acima :
"Que ninguém se abstenha de assumir a sua cota parte de culpa. Todos somos humanos e cometemos erros, seja nas atitudes seja na escrita. "
Ou não viste, ou queres continuar a "incendiar" a conversa. Vou acreditar que apenas não viste.

Sim, claro que vi. Não estou a incendiar coisa alguma, estou apenas a constatar um facto. A tua cache está ilegal, é ponto assente. Erraste? Cabe a ti concluir e fazeres a correcção do erro ou não.

Quanto à Mata do Buçaco,não me fieram chegar nada acerca desse assunto como owner de uma cache no local. Se o owner da cache das Portas de Sula desactivou a cache dele por esse motivo, ou é porque sabe do assunto ou porque foi avisado para tal, provavelmente por ser teu amigo, digo eu, uma vez que estás por dentro como já disseste.

Não faço a mais pequena ideia de quem seja o owner. Tomei conhecimento do que se está a passar justamente por essa WN dele. Pesquisei e rapidamente inteirei-me do assunto. A Fundação está a "legislar" a actividade do Geocaching na Mata, onde irá limitar zonas, bem como estipular a quantidade máxima de geocaches no terreno. Qdo estiver tudo pronto, deverás dirigir-te a eles para te entregarem o regulamento ou mais fácil ainda: chegas lá e dizes que queres colocar uma geocache na Mata...eles depois orientam as coisas. Conheço 2 geocachers da zona que estão à espera de luz verde da Fundação para avançar com os projectos deles. E descansa, nenhum de les passa sequer perto da Cruz Alta.

Não é uma nota que prova nada, mas agradeço a tua preocupação. Aliás, a cache da Mata do Buçaco esteve de boa saúde até à uns meses atrás, quando desapareceu misteriosamente na altura em que apareceram umas caches nas imediações. E se muito boa gente acha que são só os muggles que vandalizam e roubam caches, há muitos mais que acham que uma boa parte delas começa também aser roubada e vandalizada por colegas geocachers que ou por inveja ou por quererem colocar uma cache no local o fazem.

Para mim, o pior prevaricador é aquele que está a prevaricar e sabe que o está a fazer. Em tudo na vida. Se achas que a nota não prova nada, então é porque provavelmente não acreditas naquele owner, não acreditas em mim, acreditas pura e simplesmente na tua cache que além de estar num lugar ilegal...está ilegalmente colocada (GZ). Deixo-te aqui uns links de leitura rápida para perceberes que afinal a tal nota...tem o seu quê de veracidade. Era bom que tu lesses...era óptimo se TODOS lessem:
:arrow: http://www.fmb.pt/bright/images/galeria/flyer%20adernal.pdf
:arrow: http://www.boasnoticias.pt/noticias_Bu%C3%A7aco-Habitat-%C3%BAnico-na-Europa-vai-ser-salvo_8621.html
:arrow: http://www.fmb.pt/index.php/pt/a-fundacao/regulamentos
:arrow: http://www.fmb.pt/images/regrasbasicasversao2.pdf

Quanto ao desaparecimento da tua cache em detrimento do aparecimento de outras (segundo dizes), eu vejo-as lá todas...as tuas e as dos outros. Não vou opinar aqui.

Quando for aí para os teus lados faço questão de combinar contigo uma cachada para abordarmos estes assuntos pessoalmente, pode ser?

Sem sombra de dúvidas. É só avisares.

E já agora, conheces aqueles geocachers todos que na cache das Portas colocaram notas por estarem cheios de fome de Founds? Que achas daquilo?

O que acho daquilo? Simples...é gente que gosta de ver os números a subirem. Faz parte do jogo, os números existem, não há nada nas guidelines que o proíba, portanto....
Até já acho que era mais que tempo de acabar com esse tabú dos números. Uns gostam, outros não...mas eles existem e são para serem usados. O facto de um geocacher gostar dos números não faz dele um geocacher inferior a outro que não lhes ligue.

Um abraço

Regular
Regular

Mensagem Post: #136 a quinta 08 nov 2012, 19:36 

RuiJSDuarte Escreveu:Acho que não é maneira de se proceder. Fazes e bem o need maintenance. Se entretanto o owner não fizer nada um revisor irá colocar a cache como Inactiva. Se o owner continuar sem resolver, o Revisor arquivará a cache. Não deves pedir o Arquivamento só porque achas que a cache não está lá. E que tal se te ofereceres para ir lá recolocá-la ao Owner?

Vai ser o que eu vou fazer. Obrigado pela sugestão! Vou agora mesmo enviar um email a oferecer-me para a repôr.

Relativamente ao resto da resposta, em que situações se devem pedir então um arquivamento de uma cache? E ainda me surgiu agora outra dúvida: cada vez que um log "Needs Maintenance" ou um "Needs Archived" é feito numa cache, elas entram em revisão para os revisores as acompanharem?

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 31 jul 2011, 19:54

Mensagem Post: #137 a quinta 08 nov 2012, 19:43 

clcortez,

Até posso admitir que na altura da colocação não houvessem estas restrições e penso que não haviam mesmo.
Mas agora existem...e tens conhecimento delas...e sabes que a tua cache está lá inserida. Mais não preciso dizer.
Quanto ao seres geocacher há mais tempo que eu...eh pá...não vejo a importância disso. Eu também sou aeromodelista há 5 e provavelmente nunca tocaste num comando! [:D]

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #138 a quinta 08 nov 2012, 19:49 

tiagom0702 Escreveu:Quando alguém faz um log "needs mantainence" numa cache, os revisores são informados que pode estar ali uma situação anormal? Vou dar um exemplo que me deparei ontem:

Sim, são notificados mas nem sempre actuam de imediato.

Tens aqui este tópico (http://www.geopt.org/index.php?option=com_jfusion&Itemid=53&jfile=viewtopic.php&f=2&t=1538&hilit=sem+founds+activas) que é monitorizado pelos revisores para referenciares essas caches, contudo em geral só desactivam a cache depois de ter teres tentado um contacto pessoal com o owner (através de um mail para o profile), alertando para a necessidade de ser tomada alguma providência :)

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #139 a quinta 08 nov 2012, 19:58 

tiagom0702 Escreveu:Relativamente ao resto da resposta, em que situações se devem pedir então um arquivamento de uma cache? E ainda me surgiu agora outra dúvida: cada vez que um log "Needs Maintenance" ou um "Needs Archived" é feito numa cache, elas entram em revisão para os revisores as acompanharem?

Em ambos os casos o revisor recebe uma Notificação e a cache fica em Watch List. Mediante as necessidades da cache, o revisor toma as devidas providências para regularizar a situação. Desactivará a cache se for o caso, ou arquivará caso se justifique.

Regular
Regular

Mensagem Post: #140 a quinta 08 nov 2012, 20:03 

prodrive Escreveu:
tiagom0702 Escreveu:Quando alguém faz um log "needs mantainence" numa cache, os revisores são informados que pode estar ali uma situação anormal? Vou dar um exemplo que me deparei ontem:

Sim, são notificados mas nem sempre actuam de imediato.

Tens aqui este tópico (http://www.geopt.org/index.php?option=com_jfusion&Itemid=53&jfile=viewtopic.php&f=2&t=1538&hilit=sem+founds+activas) que é monitorizado pelos revisores para referenciares essas caches, contudo em geral só desactivam a cache depois de ter teres tentado um contacto pessoal com o owner (através de um mail para o profile), alertando para a necessidade de ser tomada alguma providência :)

Obrigado pela partilha do link!

prodrive Escreveu:
tiagom0702 Escreveu:Relativamente ao resto da resposta, em que situações se devem pedir então um arquivamento de uma cache? E ainda me surgiu agora outra dúvida: cada vez que um log "Needs Maintenance" ou um "Needs Archived" é feito numa cache, elas entram em revisão para os revisores as acompanharem?

Em ambos os casos o revisor recebe uma Notificação e a cache fica em Watch List. Mediante as necessidades da cache, o revisor toma as devidas providências para regularizar a situação. Desactivará a cache se for o caso, ou arquivará caso se justifique.

E qual é basicamente a diferença, e em que situações devem ser aplicadas?

P.S. - Desculpem-me tantas perguntas, mas sou mesmo muito verde nisto!
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 30 visitantes