Validação de utilizador

Boas Vindas, Felicitações, Sugestões e Duvidas sobre o fórum.

Moderadores: hulkman, prodrive, migueis

TB
TB

Registado: quinta 10 mai 2012, 10:30

Mensagem Post: #1 a terça 06 nov 2012, 16:29 

Validação de utilizador

Boa tarde ao fórum.
Penso que será o melhor tópico este, para poder deixar uma sugestão.
Independentemente da dificuldade ou não de a aplicar, deixo a ideia.
Apenas num tópico aqui do fórum é permitido publicar "Venda e oferta de bens pessoais". Refiro-me ao tópico dos Classificados.
Deixo a sugestão de criar uma validação do utilizador que publica.
Não era preciso ser em todos os novos tópicos de classificados, nem tão pouco nos outros tópicos, mas quando se desse a primeira vez em que algum utilizador criaria um tópico novo (e apenas nos classificados), seria necessário uma validação de utilizador ou usuário, poderia ser por trocar dados com a "gerência" do fórum, por verificação de documentos de identificação, tantas hipóteses que poderão ser feitas. Seria verificada a identidade do utilizador, e em próximos anuncios já não era necessário. E vejamos que me refiro apenas aos Classificados. Em termos de privacidade, não sei muito do assunto, mas apenas mexia com aqueles que quisessem publicar nos Classificados.
Digo isto porquê?
Há pouco acabei de comentar dois novos tópicos nos classificados. Alguém que se regsitou hoje, passado 5 minutos tem um tópico, e passado 1 minuto do anterior já tem outro e somente esses. Alguém que definitivamente sabe ao que vem e o que quer.
Deixo esta ideia, pois conheço alguém de perto que já sofreu na pele burla em compras pela internet, e isso é aos pontapés por esse mundo fora.
Foi apresentada queixa na polícia, e a polícia entrou em contacto com o site de internet a fim de recolher informações do anunciante.
Num hipotético caso destes que se pudesse passar aqui no fórum, que informações poderia o "fórum" fornecer? Digo já que percebo pouco de informática, mas dariam o mail? O IP? E os locais de acesso à internet públicos?
Penso que isto seria uma mais valia para o bom nome do fórum, e de forma a manter a qualidade que já me habituei a ter.
Desculpem qualquer coisa, deixando somente a minha opinião, que poderá ou não agradar aos utilizadores.
Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: quarta 05 jan 2011, 16:31

Mensagem Post: #2 a terça 06 nov 2012, 16:43 

Re: Validação de utilizador

Concordo.

Em alguns foruns só é possível criar um tópico nos classificados após um "x" número de posts no forum.
Sugiro fortemente que o geopt implemente essa regra... por exemplo, só poderá criar tópicos nos classificados após 50 posts no forum.

TB
TB

Mensagem Post: #3 a terça 06 nov 2012, 16:48 

Há bastantes possibilidades de validação. Num fórum estrangeiro por exemplo, e mesmo ao início aquando o registo, tive de deixar o meu contacto telefónico e logo a seguir validar. Recebi uma chamada automática (em inglês - globalmente acessível), que identificava o site, e me fornecia um código que teria de o anotar para depois colocar num campo do registo. E desta forma fez-se a validação.
Imagem

Large
Large

Registado: sábado 09 jun 2012, 20:41

Mensagem Post: #4 a terça 06 nov 2012, 18:00 

Concordo a 100%!
Isto porque quem não deve não teme e assim caso haja problemas futuros tornaria os casos de resolução mais fácil e também daria mais confiança nos negócios aqui efectuados.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #5 a terça 06 nov 2012, 18:49 

Penso que até aqui a questão nunca se pôs, porque a comunidade é pequena e quase todos os nicks são familiares, seja do fórum, seja dos logs no Geocaching.com. Aliás, aí até têm um profile detalhado da sua "vida". Caso algum negócio corra mal, até lhe poderão fazer uma espera nas caches da sua área de influência que lhe faltam encontrar [:D]

A questão coloca-se basicamente nos utilizadores novos, que só cá vêm usar a secção de Classificados, e nem sequer estão registados com o seu nick de Geocacher (se é que o são).

Nesses casos (que são muito raros), até alguma prova fidedigna de credibilidade será prudente usar uma postura de desconfiança :)

Não creio que uma pré-triagem do Geopt pudesse avaliar a credibilidade do vendedor. Mas esta é apenas a minha opinião pessoal. Não estou sequer a falar em nome do Geopt :)
Imagem Imagem Imagem Imagem

TB
TB

Mensagem Post: #6 a terça 06 nov 2012, 19:04 

prodrive Escreveu:A questão coloca-se basicamente nos utilizadores novos, que só cá vêm usar a secção de Classificados, e nem sequer estão registados com o seu nick de Geocacher (se é que o são).

Nesses casos (que são muito raros), até alguma prova fidedigna de credibilidade será prudente usar uma postura de desconfiança :)

Exactamente! No mínimo, será esta a postura a adoptar.
Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: quinta 05 mai 2011, 10:44

Mensagem Post: #7 a terça 06 nov 2012, 19:59 

E que tal obrigar a ter fotos do artigo para venda. E se o mesmo tiver, a colocação do número de série do artigo.

Sent from my GT-S5660 using Tapatalk 2

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: quinta 25 mar 2010, 05:07

Mensagem Post: #8 a terça 06 nov 2012, 20:24 

Penso que as coisas transaccionadas são de montantes pequenos acho pessoalmente que nao é necessário tomar medidas que possam ser consideradas de desconfiança.
Caso julguem conveniente e em caso de duvidas, podem fazer o pagamento ao geopt, o vendedor envia ao geopt, eu verifico a transação e envio o material e o dinheiro as respectivas partes :)
Life would be so much easier if we just had the source code.
Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: quarta 05 jan 2011, 16:31

Mensagem Post: #9 a terça 06 nov 2012, 21:11 

migueis Escreveu:Penso que as coisas transaccionadas são de montantes pequenos acho pessoalmente que nao é necessário tomar medidas que possam ser consideradas de desconfiança.
Caso julguem conveniente e em caso de duvidas, podem fazer o pagamento ao geopt, o vendedor envia ao geopt, eu verifico a transação e envio o material e o dinheiro as respectivas partes :)

Eh lá, isto é que é servir a comunidade!!!

Clap, clap, clap!
Vénia

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quarta 27 jun 2012, 17:22

Mensagem Post: #10 a quarta 07 nov 2012, 02:47 

Daí eu ter sugerido a criação (OPCIONAL) de um tópico de feedback por vendedor.
Próximo

Voltar para FORUM

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes