Stellarium

Tenha à mão toda a informação relativa ao terreno e nunca perca o Norte. Saiba onde põe os pés.

Moderadores: hulkman, migueis

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #1 a domingo 21 out 2012, 23:04 

Stellarium

Como também dá jeito saber-mo-nos orientar pelo céu, aqui fica o programa recomendado pelo astrônomo residente do Observatório Astronómico da Ribeira Grande - Monte das Estrelas.

http://www.stellarium.org/pt/

Mas especialmente fica o convite para que vão lá. Em Portugal não há melhor sítio para olhar para o céu do que o Alentejo!
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #2 a domingo 21 out 2012, 23:12 

Re: Stellarium

Este programa permite ver tudo o que é observável no céu a partir de qualquer ponto da Terra (e de muitos outros objectos celestes...) e do tempo (passado, futuro e presente).

Não tem o mesmo sabor do que a observação a olho nu ou por telescópio, mas dá para utilizar em qualquer lugar e não está dependente de condições metereológicas :)
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 09:08

Mensagem Post: #3 a domingo 21 out 2012, 23:54 

este também é interessante: http://www.google.com/sky/ 8-)
It's not always the find that brings the smiley... Imagem
It's not about the number you've found.
It's about the fun you had along the way.

The only numbers that matter are the friends you make!
It's all about the journey, the challenge, and enjoying the outdoors!

Large
Large

Registado: domingo 26 fev 2012, 23:18

Mensagem Post: #4 a terça 23 out 2012, 16:23 

Deixo outra sugestão: Celestia.

Tal como o Stellarium é um simulador do céu, e open source, mas o ponto de vista é radicalmente diferente. O Stellarium mostra o céu visto da terra (e muito bem por sinal) mas o Celestia mostra principalmente o Sistema Solar, do Sistema Solar :)

Com o Celestia é fácil fazer uma Viagem pelo Sistema Solar, com a desvantagem que não saímos de casa nem incrementamos o contador, mas é giro para ver uma série de fenómenos de outros pontos de vista, por exemplo um eclipse solar visto do espaço, ou um eclipse lunar visto da Lua!

E as costuras são melhores do que no Google Sky ;)
ImagemImagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #5 a quinta 25 out 2012, 02:00 

Algumas grandes imagens (http://www.eso.org/public/images/)

Imagem

E uma gigantesca fotografia de 9 gigapixels de resolução que mostra 84.000.000 de corpos celestes.

http://www.eso.org/public/images/eso1242a/zoomable/
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: quinta 25 mar 2010, 05:07

Mensagem Post: #6 a quinta 25 out 2012, 02:12 

Eu ia jurar que esta foto foi tirada por mim quando desentupi o ralo do lavatório de casa da minha avó.
Life would be so much easier if we just had the source code.
Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #7 a quinta 25 out 2012, 09:28 

migueis Escreveu:Eu ia jurar que esta foto foi tirada por mim quando desentupi o ralo do lavatório de casa da minha avó.

Nã. Estás a fazer confusão. Esta é uma fotografia da neblusa Cabeça de Cavalo na constelação de Órion a 1.500 anos-luz de distância...
Foi referido no evento que temos alguma dificuldade em perceber estes número astronômicos.
Para se visualizar melhor digamos que corresponde a 39.093.927.572.648 x a distância de Lisboa a Esposende. Ou seja se tu fizesses a viagem de ida e volta todos os dias demorarias 53.553.325.442 anos (mais de 50.000 milhões de anos) ou seja mais de 10 x a idade da Terra e cerca de 4 x a idade do Universo.
Imagem Imagem

Large
Large

Registado: domingo 26 fev 2012, 23:18

Mensagem Post: #8 a quinta 25 out 2012, 09:30 

migueis Escreveu:Eu ia jurar que esta foto foi tirada por mim quando desentupi o ralo do lavatório de casa da minha avó.

O ralo da casa da tua avó tem um uma vista espectacular :)

Para quem esteve em Fronteira, esta é a Nebulosa da Cabeça do Cavalo (surpreendente, não ?) que foi mencionada na noite de observação. Para se conseguir ver apenas com o olho, é preciso um céu bom e um telescópio grande.

Com os meus próprios olhos só a vi duas vezes, primeiro num telescópio de 45cm, e passado uns anos num de 38cm "irmão" do primeiro.
É impossível conseguir ver esta nebulosa no telescópio que estava em Fronteira (na varanda), mesmo para um observador experiente.
ImagemImagem Imagem Imagem

Voltar para CARTOGRAFIA

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes